domingo, 3 de setembro de 2017

Recolocação na Reserva de Recrutamento?!


Comentário: Por norma, não transcrevo artigos de forma quase integral, mas este parece-me ser suficientemente relevante. Cá vai:

"A Federação Nacional de Professores (Fenprof) propôs esta sexta-feira uma solução para o problema dos docentes dos quadros de zona pedagógica (QZP) que foram colocados a centenas de quilómetros de casa. A proposta passa por permitir que os professores que assim o desejarem possam concorrer e ser recolocados através da Reserva de Recrutamento, concurso que deverá realizar-se na próxima semana. 


"A Fenprof defende que os docentes que o pretendam deverão poder manifestar a intenção de, no âmbito da primeira reserva de recrutamento (RR), serem recolocados em função das preferências por si manifestadas", afirmou o secretário-geral Mário Nogueira, que espera pela marcação de uma reunião no Ministério da Educação (ME) para apresentar a proposta. 
(....)
Os professores já colocados são os mais graduados e podem agora ser ultrapassados por docentes mais jovens, que serão colocados na primeira RR, na qual já serão disponibilizados horários incompletos. (...)"

Bem... Não conheço a proposta em pormenor, mas creio que tenha existido algum erro na redação do artigo, pois quero acreditar que a mesma se refira a uma proposta da FENPROF onde todos os professores que foram oponentes à Mobilidade Interna, possam optar por uma nova colocação através da Reserva de Recrutamento. E se esta proposta já é polémica, então se for apenas destinada a professores QZP ainda o será mais.

Certo é que o Ministério da Educação não a ponderará... 

7 comentários:

  1. Joke!
    O concurso está feito. As colocações é que estão erradas!

    ResponderEliminar
  2. Do comunicado da Fenprof: "Relativamente aos docentes dos quadros de zona pedagógica (QZP), sem que nada o fizesse prever, o ME decidiu quebrar um procedimento com 11 anos, não preenchendo horários incompletos e isso faz toda a diferença, provocando grandes injustiças.

    (...)

    Que solução para este problema? Para a FENPROF, a solução passaria por retirar as listas da Mobilidade Interna que foram publicadas, substituindo-as por outras que também incluíssem os horários incompletos, tal como propôs, em tempo útil, à Secretária de Estado Adjunta e da Educação e reiterou no protesto realizado no Porto. Não sendo adotado este procedimento, a FENPROF defende que os docentes que o pretendam deverão poder manifestar a intenção de, no âmbito da primeira reserva de recrutamento (RR1), serem recolocados em função das preferências por si manifestadas. Esta é a proposta que a FENPROF apresenta ao Ministério da Educação, que, no entanto, apenas reduz os efeitos negativos da decisão anterior."

    É de facto o que consta na proposta!

    ResponderEliminar
  3. Os Professores de QZP?!?!?!
    E os QA que se viram ultrapassados por tantos QZP menos graduados!??! Com todo o respeito a eles pois quem inventou estas prioridades da forma que estão feitas é que está completamente " #$%&..%67*# "
    Até parece que não somos filhos do mesmo patrão!!!
    QA e QZP nem parecem ser ambos do quadro!!!
    A sério ...
    Tenho perto de casa dezenas de professores QZP que poderiam estar na sua zona pois haviam vagas, mas concorrem primeiro para onde desejam, à frente de QA mais graduados que têm lugar na sua escola a centenas de klms de casa...
    Já não sei que diga...
    É impossível que quem dita as regras seja professor, ou então teve sempre a sorte de ficar em casa...

    ResponderEliminar
  4. Só sabem reclamar e a Fenprof é uma vergonha. QZP, QA, Blablabla ... Por acaso alguém se lembra dos milhares de contratados sem colocação? Quem luta por eles? Pois é, os quadros é que são importantes, sim porque os contratados não são casados, não tem filhos, nem se sujeitam a dar aulas a km de casa, sim esses nem merecem que se fale deles...que vergonha de país é que classe tão hipócrita. ��

    ResponderEliminar
  5. O que me interessa ser QA ou QZP? O objectivo dos professores é ficarem perto de casa....
    As Prioridades servem para quê?
    As listas graduadas não servem para nada...
    No concurso interno os QA passam à frente dos QZP ( não há QZP mais graduados pergunto eu? Pura injustiça...
    No concurso de mobilidade interna os QZP passam à frente dos de QA ( não há QA mais graduados que querem ficar perto de casa? )
    Não percebo estas prioridades?
    A LISTA GRADUADA COMO O MAIS SIMPLES E JUSTO CRITÉRIO DE COLOCAÇÃO.... independentemente do vínculo ao estado... no fundo são todos efetivos...

    ResponderEliminar
  6. Mais importante que a lista graduada é a "classe" em que se encontra o colaborador.
    (
    QE/QA Sem horário (1ª prioridade)
    QZP (2ª Prioridade)
    QE/QA/QZP para aproximaçao em Com horário (3ª Prioridade)

    Contratados com profissionalização ("4ª Prioriade")
    Técnicos Especializados
    Prof. das AEC's
    )
    A solução é que seja a entidade patronal a suportar os custos de transporte / alojamento superiores a 50 km do domicilio fiscal do efetivo a 31 de dezembro do ano anterior ao concurso.

    ResponderEliminar