segunda-feira, 11 de julho de 2016

Mais uma vez... os concursos de professores

Colegas, desde há um bom par de anos que decidi não me deixar arrastar pela angústia dos esclarecimentos repetitivos a questões com resposta óbvia nos diversos normativos legais (incluindo os manuais). Passei imensas horas a "roer as unhas", a "puxar cabelos" e cheguei mesmo a dar cabo de um teclado (quando ainda tinha uma "caixa de conversa" virtual, que entretanto eliminei) por causa de pedidos de ajuda que não eram mais do que resultado de profundo e inequívoco comodismo.

Deste modo, o que coloco (e continuarei a fazê-lo) são esclarecimentos genéricos a situações que poderão ser alvo de dúbia interpretação, e que com base no que aconteceu no passado se tenta dar resposta. Nem sempre a mais rigorosa, mas não costuma andar muito longe da interpretação ministerial.

Também será complicado dar resposta a situações específicas, que envolvam cruzamento de diversos normativos legais... Bem sei que muitos têm alguma dificuldade em perceber, mas eu sou um "generalista". E quando sei mais de um ou de outro tema, é porque eu já passei por ele ou alguém muito próximo de mim.

Assim, não me peçam para fazer as contas ao tempo de serviço, verificar possibilidades de pagamento por caducidade de contrato, aferir consequências de um pedido de determinada mobilidade ou mesmo dar conselhos específicos sobre como concorrer, pois não consigo ter tempo para o fazer e por mais que não queira, acabo por me sentir mal com isso. Verifiquem ainda na "caixa de pesquisa" deste blogue as respostas a algumas dúvidas, pois existem questões que mais do que denotar absoluta falta de leitura de normativos legais, indicam que as visitas a este blogue são concretizadas apenas para verificarem qual o endereço da caixa de correio eletrónico para contactarem.

Amanhã termina a fase de manifestação de preferências para a Contratação Inicial... Se for este o concurso a que têm de se submeter, espero que já o tenham feito. Nas últimas horas, com o nervosismo e com a tendência masoquista em ler comentários em fóruns e chats, estão criadas as condições para algo correr mal.

3 comentários:

  1. Grande parte quer a papinha feita. Curiosidade - porque é que não "chateiam" a DGAE, o MEC etc... ?

    Papinha, já temos a cerelac...

    ResponderEliminar