sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Com peso e medida...

 
Comentário: Não serei dos professores que mais trabalhos de casa atribui aos alunos (talvez por ter sentido alguma sobrecarga quando era petiz), mas é necessário que exista algum equilíbrio e moderação na quantidade agendada para a semana pelos diversos docentes. Não são raras as vezes que me inibo de atribuir TPC com maior frequência quando sei que existe no Conselho de Turma, quem exagere.

Se a concretização de TPC diminui o risco de mais resultados?! Acredito que sim... Mas também me parece que alguns centros de estudo e explicações acabam por ter uma relevância tal (e até mesmo perniciosa), que perante ofertas gratuitas e na escola, os alunos (e mesmo os pais) acabem por as menosprezar.

1 comentário:

  1. A eterna controvérsia dos TPCs.
    Se por um lado ajuda a consolidar conhecimentos, por outro gera a maior tenção emocional entre pais e filhos (para os que fazem os TPCs em casa), com muito stress à mistura.
    Existe a dificuldade dos pais em ajudar os filhos em matérias e formas de ensino das quais não têm conhecimento, (já não são do seu tempo) que gera alterações no tom de voz, sopros, pancadas na mesa, palavras que desencorajam ("insultos"), enquanto as crianças sentem-se nervosas pois vão antecipando a situação que as espera e facilmente encontram trinta e uma situações de escapatória a tal martírio, deixam cair o lápis, a borracha, têm sede, têm fome, escorregam pela cadeira, precisam de ir à casa de banho... e chega por vezes ao extremo do choro tanto das crianças, como dos pais, tal não é a frustração da situação.
    Depois de um dia de trabalho e de um dia de escola, que por si só já se tornam exaustivos,... ninguém merece...
    Talvez fosse preferível a disciplina de apoio ao estudo, onde existiria meios humanos profissionais que ajudariam as crianças na realização dos TPCs e nas suas dúvidas...sim porque pagar explicaçãoes, centros de estudo não é para toda a gente.
    A aprendizagem seja na escola, centros de estudo, explicações, em casa... deveria ser, apelativa, encorajadora, estimulante, harmoniosa...
    Mas isto são apenas pensamentos sonhadores, mas sonhar nunca fez mal a ninguém.

    ResponderEliminar