sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Na expectativa...

 
Comentário: Os cursos vocacionais (a par dos profissionais) tal como funcionam atualmente devem mesmo ser repensados... Mas não eliminados! E porquê? Em primeiro lugar, e se quisermos ser virtuosos, nem todos os alunos quererão prosseguir com estudos, optando por uma via que lhes permita um contacto mais prático com a realidade laboral. E assim seria, se realmente fosse este o caminho destes cursos... Não o é, e nós sabemos que não.

Em segundo lugar, e penso que numa perspetiva menos hipócrita (e política), a realidade é que o aumento da escolaridade obrigatória acrescentou problemas que antes não existiam (ou eram menores) e as escolas viram nestas alternativas de percurso, uma solução para esse problema. Bem sei que não o deveriam fazer, mas é indesmentível que tal ocorreu.

Deste modo, creio que é importante aproveitar o que de melhor se fez até aqui, e eventualmente reformular em algo que realmente funcione e que não sirva apenas como incubadora de indisciplina e de estatísticas de sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário