quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Formação em suporte básico de vida ou primeiros socorros

Professores e auxiliares terão formação em primeiros socorros

Comentário: A Direção-Geral da Saúde quer que no próximo ano, 10% dos professores e assistentes operacionais tenham formação em Suporte Básico de Vida (SBV) ou primeiros socorros, intenção essa que me parece importante, principalmente quando - enquanto docente do grupo de Biologia e Geologia - na eventualidade de lecionar o 9.º ano (Ciência Naturais), terei de explicar (e colocar em prática) determinados temas relacionados com SBV e apenas tive formação gratuita (e mínima) fornecida pelas editoras. E acredito que a esmagadora maioria dos meus colegas de grupo de recrutamento estejam na mesma situação...

Se em outros temas, a formação deveria ser cuidadosa, quando o assunto é SBV creio que tudo deveria ser levado com maior seriedade, principalmente da parte de quem nos tutela.

Para terminar, apenas isto: os sucessivos Governos demonstram "vontades", alteram "programas" e modificam "rumos", mas esquecem-se sempre de que quem está no terreno necessita de tempo... e formação. E acresce ainda que a maior parte das vezes, esta formação acaba por ser paga por nós, professores.

Sem comentários:

Enviar um comentário