terça-feira, 28 de julho de 2015

Calma...

Caríssimos colegas, o último dia para submeterem a vossa candidatura à Mobilidade Interna é a próxima 2.ª feira (3 de agosto), como tal, parece-me excessivo algum do stress com que me tenho deparado em mensagens de correio eletrónico. Ainda temos muito tempo para telefonar para a DGAE, para conversar com outros colegas, para ler o que se vai escrevendo neste (e em outros) blogue e, acima de tudo, para decidir o que fazer.

Bem sei que queremos ir de férias descansados e deixar a treta do concurso para trás, mas a pressa nos concursos de professores é sempre má ideia. 

Dou-vos o meu exemplo: estou prestes a viajar e durante o dia de hoje apenas preenchi os campos relativos à candidatura e graduações.


Amanhã de manhã irei preencher a "Manifestação de Preferências", algo que não será muito complicado pois irei repetir (no essencial) a sequência que já utilizei aquando do concurso de Mobilidade Interna 2014/2015. Obviamente que irei confirmar tudo de novo, aumentar um pouco mais o raio geográfico das minhas preferências (o número de Mobilidades por Doença aqui pela minha zona foi "forte" e eu opto sempre por "jogar" pelo seguro) tendo sempre em mente que a escola mais distante de minha casa e pertencente ao meu QZP se encontra a quase 170 km de distância (quase 2 horas de viagem). Deste modo, julgo que antes do final da tarde terei a candidatura submetida. 

Obviamente que no meu caso apenas concorro para um grupo de recrutamento, como tal, tudo será mais rápido. Os colegas que têm hipótese de concorrer para dois grupos de recrutamento levarão mais tempo, mas é necessário preencher com calma e com tempo.

Quando tiverem as preferências manifestadas, não percam muito tempo em considerações (essas são feitas antes) e submetam a candidatura. Depois é mesmo tentar relaxar e não pensar mais nestes concursos até ao final de agosto.

22 comentários:

  1. Boas férias R e obrigada.. Só mais uma coisa: concorro aos dois GR em 1ª prioridade ou só o do meu provimento?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão das prioridades quando os colegas concorrem a mais do que um grupo de recrutamento não é a minha "praia", no entanto, se conseguir algum esclarecimento depois escrevo um post. Se entretanto ligares para a DGAE, envia-me um e-mail com os esclarecimentos que eu depois "passo a palavra".

      Eliminar
  2. Eu sou QA no grupo110 ao qual concorro habitualmente na 2ª prioridade. Se concorrer a 2 grupos como funcionam as prioridades??
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Nao consigo manifestar as preferências após ter completado Graduações que aparece como finalizada, mas quanto tento manifestar as preferênciasvremete sempre para graduações. Alguém está com o mesmo problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm de finalizar / confirmar as graduações no final da página, caso contrário, não conseguem avançar.

      Eliminar
    2. Eu. Tentei tantas vezes que desisti. Amanhã tento de novo. Fiz tudo direitinho.

      Eliminar
  4. Sim estou com o mesmo problema. Já finalizei tanto a candidatura como as graduações mas mesmo assim não deixa avançar para as preferências.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimentem clicar no lápis que se encontra na candidatura e confirmar / validar no fundo da página. Eu não tive qualquer problema com essa parte. Aliás, só falta mesmo submeter a candidatura...

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. boa tarde
      uma ajuda, por favor, já submeti a candidatura mas ao clicar no botão de impressão de recibo, não aparece um recibo descriminado, nomeadamente com as preferências colocadas. Aparece só um recibo parcial .Como devo fazer? Obrigada

      Eliminar
    4. se mais alguém tiver o meu problema, tente aceder com outro browser, como por exemplo o Mozilla Firefox, que já dá o recibo completo, enfim..

      Eliminar
    5. No final da impressão, aparece tudo :)

      Eliminar
  5. Eu tb tenho o mesmo problema, ja dei voltas e não consigo avançar, mesmo depois de finalizar e estar tudo completo...
    Espero que alguém seja mais habil do que eu e me dê um conselho.
    É desesperante concorrer...

    ResponderEliminar
  6. Eu estava com o mesmo problema... demorei 40 min(!!) a conseguir avançar para a manifestação de preferências...
    Ricardo Montes, obrigada pela dica do lápis e do fundo da página!
    (Malvados computadores)

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Uma dúvida! Já vi li que são 160 preferências! Mas... podem esclarecer-me se existe número máximo de preferências por escolas, concelhos e QZ? Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O máximo de preferências são 100 escolas, 50 concelhos e 10 QZP, perfazendo, portanto, um total de 160 preferências, tal como referido na página 33 do manual de instruções publicado na página http://www.dgae.mec.pt/web/14654/186

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Tb eu não consigo avançar. Nem vejo lápis algum.
    Pergunta: será a configuração do ecrã? Estará «escondido» no fundo da Página que julgo ver cortada abruptamente?

    Já com o IRS foi uma maluquice porque os pluigins colidiam com o meu windows e, simultaneamente, não lia os fundos...

    ResponderEliminar
  11. bom dia
    já finalizei a graduação mas agora queria voltar atràs e não consigo pq no ponto 5.A.2.1 grau não consegui escolher nenhuma das opções a minha formação inicial é bacharelato Curso de Formação Inicial de Educadores de Infância mas a licenciatura é curso de qualificação na área de supervisão pedagogica e formação de formadores e não consigui encontrar nenhuma opção para a minha situação o qu é q posso fazer? obrigada

    ResponderEliminar
  12. Digam s.f.f. onde vamos buscar a declaração de oposição para entregar na escola. Obrigada

    ResponderEliminar