quarta-feira, 17 de junho de 2015

Mais tretas...

Passos irá estudar redução da carga burocrática dos professores

Comentário: A hiperburocracia nas escolas existe, subsiste e aumenta anualmente, com objetivos bem claros... Um deles passa obviamente por manter os professores suficientemente "embrenhados" em papéis para não se poderem dedicar realmente aos alunos, passando do frenesim do futuro exame (e das classificações) para o relatório e a justificação de algo que já nem se sabe muito bem a razão de ser.

Mas não será o governo central o principal culpado da loucura burocrática... Ao longo destes últimos anos já passei por diversas escolas, e com (mais ou menos) a mesma legislação a exigência do preenchimento muda. É que em muitos locais, se o "central" refere um ou dois papéis, o "local" multiplica esse número por 2 ou 3. 

E nunca se esqueçam disto: enquanto as autarquias não tomarem a 100% conta das escolas, o "local" ainda somos nós, professores.

1 comentário:

  1. É bem verdade! Culpa dos senhores diretores mais papistas que o dito e da IGE que só atribui MB a quem lhes apresentar resmas de papelada. Eu sei do que estou a falar!! Oh se sei...

    ResponderEliminar