sexta-feira, 10 de abril de 2015

Não são... Mas deviam ser multados!

Mau comportamento obrigou a transferência de 400 alunos 

Comentário: 400 é o número de alunos que terá sido transferido de escola por motivos disciplinares nos últimos três anos. Quanto às contraordenações relativas à "manutenção da situação de incumprimento consciente e reiterado por parte dos pais ou encarregado de educação de alunos menores de idade dos deveres (...), aliado à recusa, à não comparência ou à ineficácia das ações de capacitação parental determinadas (...)" (ler artigo 45.º do Estatuto do Aluno e Ética Escolar) o número de situações onde se implementou esta medida é igual a zero.

Não se multaram pais, mas depois de vários anos consecutivos enquanto Diretor de Turma continuo a acreditar que em determinadas situações seria uma medida altamente eficaz. Quase impreterivelmente quando tenho de lidar com um progenitor menos competente (daqueles que se desligam por completo da educação dos seus "rebentos, afirmando que não são responsáveis por aquilo que os seus filhos fazem na escola), o recurso à ameaça (vã, eu sei...) da perda de subsídio dá resultado (surgindo uma resposta que não é muito diferente de "Ai isso é que não. Então diga lá!"). Como tal, apenas compreendo que não se implemente porque seria uma medida altamente impopular e os subsídios são sempre muito interessantes do ponto de vista político (e em consequência disso, partidário).

1 comentário:

  1. Basta olhar de relance para os dois cartoons acima e está quase tudo dito!! Alguém inventou umas ditas fórmulas milagrosas para a área da Educação/Instrução e o resultado está aí: monstros e mais monstros!! são tantos como a chuva!! Raisparta isto!!

    ResponderEliminar