sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Concursos de professores 2015/2016 - algumas informações relevantes

Destaco algumas informações relevantes relativas aos concursos de professores que se irão concretizar neste ano civil, que encontrei no sítio virtual da FNE (aqui) e num artigo no "Económico" (acolá). 

Deste modo:

a) O MEC confirmou aquilo que muitas alertavam para o facto de poder a não vir acontecer, ou seja, o concurso interno extraordinário (para professores dos quadros) vai mesmo ocorrer;

b) O concurso interno extraordinário irá arrancar já no próximo mês (ou seja, fevereiro) e os resultados do mesmo deverão ser conhecidos no final de junho (e com óbvios efeitos a partir de 1 de setembro);

c) Este concurso extraordinário vai permitir também a vinculação a um quadro de zona pedagógica de cada um dos 1.954 professores que entraram nos quadros através da vinculação extraordinária de 2014. Todos os docentes dos quadros de escola podem também, através do concurso interno, concorrer a um lugar noutra escola.

d) Os concursos de Contratação Inicial e a Bolsa de Contratação de Escola deverão ser antecipados (para mim, se cumprirem com o regulamentado, não é necessário antecipar... basta cumprir). Deste modo, e de acordo com a notícia "os concursos arrancam em Julho e os resultados serão divulgados antes do início do próximo ano lectivo".

11 comentários:

  1. Boa noite, Ricardo!
    Não percebi o que diz na alínea c) "Este concurso extraordinário vai permitir também a vinculação a um quadro de zona pedagógica de cada um dos 1.954 professores que entraram nos quadros através da vinculação extraordinária de 2014."
    Não entendi. Entrei no CEE de 2014 e vinculei no QZP 7, bem longe da minha residência. haverá a hipótese de mudar de QZP? É isso?
    Obrigada

    Ana Guedes

    ResponderEliminar
  2. Estou convencido disso, pela análise que fiz dessa informação. No entanto, só o saberemos quando surgir o aviso de abertura.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo

    penso que a alínea c) não está bem escrita:

    Quando diz: "Este concurso extraordinário vai permitir também a vinculação a um quadro de zona pedagógica de cada um dos 1.954 professores que entraram nos quadros através da vinculação extraordinária de 2014."

    Esses docentes já estão vinculados a um QZP.

    Quereria dizer: "Este concurso extraordinário vai permitir também a vinculação a um OUTRO quadro de zona pedagógica de cada um dos 1.954 professores que entraram nos quadros através da vinculação extraordinária de 2014. "

    ResponderEliminar
  4. Vai ser lindo...ainda na sexta deram uma DCE a um colega do concurdo14/15 e ja se vao meter noutro ....desculpa Ricardo mas tens a certeza que náo e só para entrar em vigor a 1de setembro de2017?????

    ResponderEliminar
  5. E os tais que têm 5 anos de contrato anual e completo no mesmo grupo de recrutamento? Não há nada?

    ResponderEliminar
  6. E em relação a lugares de quadro de escola? Acham que vai ser como o último concurso de 2012, onde o aviso de abertura só tinha vagas negativas? É que eu pertenço ao quadro de uma escola e concorro desde sempre para aproximar... mas como nunca abrem lugares de quadro de escola, tenho de ficar na mesma escola, longe de casa e vendo colegas de quadro de zona pedagógica (posicionados bem atrás de mim na lista de graduação) a ficarem perto de casa. Só gostaria de passar de quadro de escola para quadro de zona pedagógica a fim de poder concorrer na segunda parte em igualdade de circunstâncias à dos meus colegas de zona pedagógica.

    ResponderEliminar
  7. A minha dúvida é igual à do Rui M. O que entendi foi exatamente a vinculação a OUTRO qzp.Será?

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde. Estou há 12 anos no quadro de zona 08 e pretendo mudar para o 07, será que também vou poder ter esperança? toda a gente se sente injustiçada e pensa que se estivesse noutra situação seria melhor. Cada um sabe o que tem passado. às vezes os que mais calam são os que mais têm sofrido.

    ResponderEliminar
  9. Sou quadro de escola. se não abrirem vagas para qe mais perto de casa, também vou concorrer a qzp. pelo menos deixo de ter gente atrás de mim na lista a ficar nas escolas perto de minha casa, enquanto que eu vou para longe!

    ResponderEliminar
  10. Esta "engorda dos QZP" não me agradou. Se não há lugares nos QE, não percebo qual é a ideia. Já cá estou há 17 anos a apanhar "as sobras", que agora podem ser tão longe de casa que poderei não conseguir pagar as despesas que isso acarreta. Não consigo passar para os QE e só vejo gente a passar-me á frente, alguma dela que trabalhou durante anos à portinha de casa, nunca arriscando altos voos. Quanto mais alto o voo, maior o tombo!(AI!)



    ResponderEliminar
  11. Boa tarde, em julho deste ano acabo o mestrado em ensino de matemática do 3.º CEB e Secundário e como tal, gostava de poder concorrer no concurso de colocação de professores. No entanto, ninguém me consegue informar de como concorrer, quando ou como. Também não me sabem responder como é calculada a média dos professores. Alguém me consegue ajudar? Agradeço desde já a disponibilidade

    ResponderEliminar