terça-feira, 19 de agosto de 2014

Tipologias de horários na mobilidade interna

É essencial que quem concorre  neste concurso de mobilidade interna saiba que existem duas situações em questões de horários possíveis em termos de colocação:

a) Os colegas que concorrem na 1.ª prioridade (a tal ausência de componente letiva) assim como na 3.ª prioridade (para os colegas que ingressaram agora nos quadros por vinculação extraordinária) poderão ficar colocados em qualquer tipologia de horário (ou seja, número de horas - completo e incompleto - e duração - anual e temporário). 

b) Os colegas que concorrem na 2.ª prioridade (num mecanismo de aproximação à residência) apenas poderão ficar colocados em horários cujo número de horas seja igual ou superior àquele a que se encontram obrigados pelo ECD (e depende também de eventuais reduções) e obrigatoriamente anuais.

Deste modo, quem concorre em 2.ª prioridade, para além de concorrer numa prioridade abaixo, também só poderá contar com horários cujo número de horas é igual ou se aproxima daquilo que denominamos por completo (salvo exceções resultantes de reduções), assim como terem se ser obrigatoriamente anuais.

10 comentários:

  1. Ricardo, gostava de saber ao certo onde está escrito o que indica na alínea b), que os que concorrem em 2ª prioridade têm de ficar colocados em horário completo.
    Será que me pode facultar essa informação?

    ResponderEliminar
  2. Bom dia.
    Um professor com horário zero, que concorra, também a outro grupo fica, para efeitos de graduação nesse OUTRO grupo, com prioridade sobre um professor que, tendo horário, pretenda mudar de escola?

    ResponderEliminar
  3. Estou muito feliz, fiquei efetiva. Já trabalho no ensino há 17 anos. Estou em dúvida se agi corretamente ao efetivar quando eu tinha um horário completo o ano passado, numa escola muito agradável, em que se colocou a hipótese de renovação de contrato. É triste que o sistema esteja cheio de furos, obrigações, problemas, confusões. É cansativo.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Ricardo,será possivel ajudar-me no meu caso, sou QA,mas no ano passado fiquei c horário zero e fui colocada na 1ªprioridade noutra escola,este ano vou novamente a concurso de mobilidade interna porque não tenho 6 horas para me atribuirem,a Diretora da minha escola de provimento disse-me que este ano haveria horas para mim na de provimento, já manifestei por escrito o meu interesse em regressar e conto faze-lo tb por via da aplicação eletrónica.Agora será que o horário deve aguardar por mim na escola? é que parece que embora eu manifeste o meu interesse na aplicação eletrónica não existe a garantia de voltar à escola de provimento,embora seja um direito que me assiste, convinha a nós docentes saber se de facto há essa garantia, e convém que na aplicação eletrónica exista mesmo o aplicativo para manifestarmos o interesse, parece que as coisas não estão muito claras para o regresso a provimento, pode ver alguma coisa sobre isto? Atenciosamente, Maria Caeiro

    Agosto 19, 2014 4:30 da tarde

    ResponderEliminar
  5. Ricardo, peço de ter chegado como anónima,é que não consegui desbobrir como me identifico, no entanto vai asinado no final, Maria Caeiro

    ResponderEliminar
  6. Acabei agora de perceber como funciona a aplicação, peço desculpa pelos erros, agradeço se conseguir responder a minha msg que só vai assinada no final, pois a minha dúvida é mesmo se os Diretores não devem enviar o horário a concurso, caso haja um docente QA que manifeste o seu interesse em regressar a escola (Eu fui a DACL no ano passado e este ano novamente,porém penso que ao existirem horas posso regressar a escola de origem, tendo já manifestado o meu interesse por escrito e contando faze-lo na aplicaçaõ eletrónica)ainda outra dúvida que se me coloca é se tendo horas em provimento posso ir em 1º prioridade, eu penso que sim, pois fui colocada em DACL pela escola onde estava destacada tb em DACL. Atenciosamente Maria Caeiro

    ResponderEliminar
  7. Espero que não tenham razão.
    Estou na mobilidade e tenho + de 6 horas na atual escola.
    Estou bastante distante da minha residência e quero concorrer na 2ª prioridade.

    ResponderEliminar
  8. E facil, a colega Sofia agora concorre a essa escola agradavel para esse horario

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Ricardo.
    Venho insistir na questão apresentada ontem pelo "BMW" referente há informação que dá sobre as mobilidades em 2ª prioridade.
    Sei que a escola da minha residência, para a qual tento vir já alguns anos, vai ter um horário mas provavelmente incompleto, e estava pela primeira vez com muita esperança de este ano conseguir a mobilidade, até ler seu poste.
    Estive a ver o DL 83-A/2014 e o aviso de abertura dos concursos e não consegui encontrar nenhuma referencia há necessidade da na 2ª prioridade os horário terem de ser completos (para o meu caso), pode-me ajudar nesta procura e dizer-me onde posso ler esse normativo?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  10. Uma questão:

    Os professores que agora vincularam no CVE podem concorrer às escolas TEIP e de Autonomia?

    ResponderEliminar