quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Quadro esclarecedor relativo às prioridades e possibilidades de mobilidade interna

Há dias abordei a questão da possibilidade de alguns docentes poderem ou não concorrer neste concurso de mobilidade (aqui). Agora é possível confirmar (no manual de candidatura - página 23) que a interpretação dada por mim (pelo Nuno e pelo Prof. Infinito) aparentemente será a correta, ao contrário - infelizmente - daquela que foi dada por outros colegas.

No entanto, e como a leitura do quadro deve ser feita com alguma calma, peço-vos que o vejam com atenção e se existe outra interpretação possível.

(Cliquem na imagem para ampliar)


Nota: Como sei que ainda existe alguma confusão acerca da distinção entre escola de colocação e escola de provimento, fica o pequeno esclarecimento. Escola de colocação é a escola onde se encontram atualmente a lecionar (por destacamento por ausência de componente letiva ou aproximação à residência) e escola de provimento é a escola a cujo quadro pertencem.

14 comentários:

  1. E pergunto eu, ignorante destas coisas: sou doente de QA, tenho componente lectiva mas quero concorrer a DAR. Posso? E se, no próximo ano lectivo não tiver horário na escola onde ficar a trabalhar, volto à minha?
    Este concurso é para mudança definitiva de escola?

    Obrigada pelas vossas preciosas informações.
    Carmo Roby

    ResponderEliminar
  2. Uma pequena correcção: sou docente...doente serei se este ministério continuar a fazer tanto disparate ;)
    Carmo Roby

    ResponderEliminar
  3. O penultimo paragrafo da página 22 do manual de instruções contradiz o quadro 2!
    Passo a citar: "... Por outro lado, os docentes de carreira dos quadros de agrupamentos de escolas ou escolas não
    agrupadas do Continente e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, que pretendam exercer
    transitoriamente funções docentes noutro agrupamento de escolas ou escola não agrupada do
    Continente também podem ser opositores à Mobilidade Interna, concorrendo na 2ª prioridade...." fim de citação. Afinal posso ou não concorrer, tendo eu concorrido o ano passado em DAR e tendo horário na escola?

    ResponderEliminar
  4. Caro Ricardo, será que me pode dar uma ajuda?
    Sou docente QZP, fui colocada em 2013/2014 em mobilidade por doença (MPD) tendo, por isso, sido retirada do concurso de mobilidade interna. Tentei, este ano, concorrer novamente por MPD à mesma escola de colocação mas o pedido foi indeferido. Na minha escola de provimento tenho horário garantido. Dizem-me que terei de lá regressar, sendo que fica imensamente longe da minha área de residência. Poderei concorrer, agora, à mobilidade interna?
    Obrigado.
    Carla Araújo

    ResponderEliminar
  5. Algo do que diz está errado: se é QZP não tem escola de provimento. Leu o post que está a comentar? O Ricardo esclarece essa diferença na própria publicação que está agora a comentar.
    Helena

    ResponderEliminar
  6. Este quadro não pode estar correto. Um docente sem componente letiva na escola de colocação e na escola de provimento nunca tem a opção de concorrer "a DACL e/ou a DAR". É sempre obrigado a concorrer a DACL, sem qualquer hipótese de escolha.

    ResponderEliminar
  7. Concordo consigo, AM. Aliás acho que há vários "podes" no quadro errados já que não se tratam se possibilidades mas sim de obrigatoriedade.
    Helena

    ResponderEliminar
  8. Ricardo, veja por favor se me pode exclarecer estas dúvidas relativamente ao ponto 4.Mobilidade interna:
    1.nao tendo eu componente letiva na escola em que estava destacada em DACL, mas tendo na de provimento o que devo responder no ponto 4.1.1 ? Sim ou não?
    2.Sendo a minha intenção voltar à escola de provimento e não a de ir a 2ª prioridade devo responder que não no ponto 4.2.1?
    3.Que pretende regressar a provimento deve preencher codigos da 1º prioridade?
    Obrigada se me conseguir tirar estas dúvidas pois estou mesmo em pânico

    ResponderEliminar
  9. Caro RIcardo, tenho uma dúvida, será que me pode ajudar?
    Sou docente de QE em DACL. Recebi notificação da escola de provimento a informar que se mantém a ausência de componente lectiva. Na escola de colocação tenho componente lectiva. Será que tenho de preencher algum formulário de mobilidade interna ou não necessito de fazer nada?
    Agradeço sua resposta e desde já o felicito pelo excelente trabalho de divulgação e esclarecimento que presta no seu blogue.

    ResponderEliminar
  10. Maria, se tem horário na escola de colocação não tem que fazer nada. Só apresentar se ao serviço quando acabarem as suas férias.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia! Sou professora do QA, do grupo 100, embora tenha feito uma permuta. A escola onde lecionava ficou sem componente letiva para mim... Posso concorrer ou sou OBRIGADA a ir para a minha escola de provimento?
    Grata pela vossa atenção,
    Sónia

    ResponderEliminar
  12. Bom dia!
    Tenho uma dúvida acerca do concurso: sou QA, mas estou em situação de permuta, num outro concelho, num outro agrupamento... Vou a concurso, por ausência de CL na escola de colocação, ou há alguma coisa que me obrigue a regressar à minha escola de provimento, desde que esta última tenha CL para mim? Aguardo a tua ajuda. Obrigada.
    Sónia

    ResponderEliminar
  13. Boas tardes a todos os colegas!
    É a 1ª vez que vou concorrer na MI e estou cheio de dúvidas.
    Sou QA, grupo 110, estou a dar aulas no meu Agrupamento e pretendo concorrer para ir dar aulas para um outro Agrupamento mas do mesmo concelho. Basicamente o que necessito de fazer? Obrigado a quem responder.

    ResponderEliminar
  14. Marisa Morgado

    Sou QA, colocada no antigo DAR em 2013-2014, e pelos vistos em condições de não poder concorrer face ao famoso quadro presente no manual de instruções.
    Foi feita alguma alteração à lei???
    À dois anos letivos, o primeiro ano em que existiu a mobilidade interna, eu concorri na segunda prioridade estando nas mesmas condições atuais, o que mudou este ano???
    Alguém já teve esta confirmação pela DGAE??
    Tenho tentado telefonar para a CAT e não consigo ligação.
    Obrigado

    ResponderEliminar