sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Esclarecimentos relativos à mobilidade interna (parte 1)

Partindo do princípio de que ainda não submeteram a candidatura, seguem alguns esclarecimentos a algumas das questões mais relevantes (e para as quais consigo responder com alguma facilidade). Relembro que existem situações particulares, que pela sua especificidade ultrapassam o estudo genérico que costumo fazer dos normativos legais e do manual de candidatura. Acrescento ainda que as respostas que dou poderão ser alvo de discordância, no entanto, (e como sempre) é a minha interpretação... Vale o que vale.

Deste modo, por vezes colocarei questões génericas intercaladas por algumas citações de questões tentando remeter para um esclarecimento curto.

Q1 - "Será que também temos que enviar para a nossa escola uma declaração de oposição à MI? Só encontro o documento relativo ao CEE..."

R1 - Não é necessário entregar qualquer declaração de oposição à mobilidade interna, no entanto, se a vossa escola/agrupamento vos estiver a "chatear" para entregar uma adaptem a do Concurso Externo Extraordinário. Não vale a pena arreliarem-se por causa disso.

Q2 - "Se concorro à ausência de componente lectiva e à 2.ª prioridade transição de agrupamento será que se for colocada na primeira me retiram da segunda no concurso?"

R2 - Para o mesmo grupo de recrutamento só poderá concorrer para uma das prioridades, dependo de ter ou não componente letiva, e de acordo com a tabela da página 23 do manual de candidatura (aqui).

Q3 - "Quem é do QA e já ficou colocado no ano passado em mobilidade pode concorrer novamente este ano? Há tempos falou-se que não mas havia muitas dúvidas. Agora estive a dar uma vista de olhos ao manual de instruções a não me pareceu ver nenhum impedimento. No entanto, já li comentários noutro sentido pelo que a dúvida permanece."

R3 - Bem... Este é um tema com ampla discussão desde há uns meses, mas que já foi elucidado no manual de candidatura (leiam este post). Deste modo, quem é QA/QEna e possui componente letiva na escola de colocação não poderá concorrer em 2.ª prioridade (ex-DAR).

Q4 - Aparentemente a aplicação permite a quem foi colocado no ano anterior através da 2.ª prioridade (ex-DAR) concorrer novamente em 2.ª prioridade. Será que a interpretação que afirma que não podemos concorrer está errada? 

R4 - Devido às especificidades e multiplicidade de situações, a aplicação aparenta não acautelar esta situação, no entanto, recordo-vos que a entidade que irá validar a vossa candidatura também terá acesso às tabelas da página 23 do manual, e que como tal, poderão ser sujeitos a invalidação desse campo (e por inerência a uma eventual "não admissão" a concurso). 

Q5 - "Fiquei colocada na zona 7 no CEE e gostaria de saber se posso concorrer a outras zonas mais próximas da minha área de residência."

R5 - Aconselho leitura atenta deste post. Está lá tudo explicado... No entanto, transcrevo a parte que interessa especificamente para esta questão: "Os colegas dos quadros de zona pedagógica (atuais e recentemente integrados por concurso externo extraordinário - CEE) colocam as suas preferências pela ordem que quiserem, podendo colocar em primeiro lugar, códigos de escolas, agrupamentos, concelhos de outros quadros de zona pedagógica que não o seu (aquele onde se encontram vinculados) e mesmo códigos de quadros de zona pedagógica diferentes do seu. A única obrigatoriedade é que algures na sua manifestação de preferências (poderá ser perfeitamente no final) deverão colocar códigos do seu quadro de zona pedagógica (ou apenas o código do mesmo se vos for indiferente a escola ou agrupamento, por ficar demasiado distante do vosso local de residência) de modo a colocarem em concurso todo o seu quadro de zona".


Com tempo, e após submeter a minha candidatura, irei colocar mais um ou dois posts com esclarecimentos a questões genéricas.

22 comentários:

  1. Mas essa tabela só faz referência a quem já esteve o ano passado em DAR ou DACL

    ResponderEliminar
  2. Muito muito obrigada por tudo

    ResponderEliminar
  3. Quando temos uma escola de provimento e outra de colocação (por DAR em 2013/2014), as seis horas do ponto 4.1.1. referem-se apenas à de colocação ou também à de provimento? Obrigado Ricardo

    ResponderEliminar
  4. Prof de Inglês e Alemãoagosto 23, 2014 3:16 da manhã

    Boa noite, antes de mais, obrigada pela preciosa ajuda prestada através do seu blog! Sou QZP licenciada em ensino de Inglês e Alemão. Vou concorrer à 1ª prioridade por ausência de componente lectiva no grupo 330 (Inglês). Pelo que entendi, posso ser opositora ao concurso também no grupo 340 (Alemão) para o qual tenho as mesmas habilitações que no grupo 330. Sendo eu QZP, aplica-se também a 1ª prioridade para o Alemão (o qual não lecciono há mais de uma década)? Desde que iniciei a prática docente sempre leccionei Inglês (tenho 5844 dias de serviço após a profissionalização), mas só leccionei Alemão durante 3 anos (1096 dias de serviço). Como docente do extinto 9º grupo (código 22, que incluía ambas as disciplinas), só leccionava Inglês por não haver turmas de Alemão na escola ou serem atribuídas a professoras com mais tempo de serviço. Antigamente, Inglês e Alemão eram um só grupo de recrutamento, agora são dois. Isso significa que terei de indicar um tempo de serviço diferente para Alemão (apenas 1096 dias de serviço)? Desde já muito obrigada pelo esclarecimento! Bem-haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que apenas tem um tempo de serviço para lecionar, não interessa qual a disciplina que leciona, o total serve para os 2 grupos de recrutamento, pelo menos eu irei concorrer assim.
      Se pedimos um documento com o tempo serviço não faz distinção da disciplina.

      Eliminar

  5. Ricardo, comecei a preencher o formulário, mas o campo relativo a "entidade de validação" aparece automaticamente preenchido com o código da escola de colocação e não com o código da escola de provimento. Segundo li no manual, o campo é automaticamente preenchido com o cód. da escola de provimento no caso dos QA, e com o de colocação no caso dos QZP. Se puser manualmente o código da escola de provimento, não posso prosseguir. dá erro e diz-me que tenho de por o código 2.2.3.1 (escola de colocação). Ocorreu-me que tenha a ver com o facto de estar sem componente letiva na escola de colocação, sendo por isso essa a escola a validar. Ou então é erro informático...Conhece mais alguém nesta situação?

    ResponderEliminar
  6. Prof de Inglês e Alemãoagosto 23, 2014 3:35 da manhã

    Estive a reler o manual de instruções, e lá diz na pág.30 que "o tempo de serviço é o apurado de acordo com o registo biográfico do candidato e contado até 31 de
    agosto de 2013, confirmado pelo órgão de gestão do agrupamento de escolas/escola não agrupada." Alguém me sabe dizer se o tempo de serviço registado no registo biográfico está especificado grupo 330 (que é só Inglês) ou aparece apenas "Inglês/Alemão"? É que, no 2º caso, o meu tempo de serviço em Alemão seria igual ao de Inglês... ou estou errada?

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, eu sou qzp...ja preenchi a candidatura e a graduacao mas nao consigo manifestar preferencias, segundo o aviso porque nao conclui as duas primeiras partes, mas aparece como finalizado. Alguem esta a ter essa dificuldade?desculpem, os erros mas o teclado nao me permite escrever corretamente. Obrigado!

    ResponderEliminar
  8. Leandro, tive exatamente o mmo problema e, dp de mto procurar na aplicação eletrónica lá consegui avançar p a manifestação de preferências. Tem q fazer o seguinte: submenu candidatura onde aparece tudo o q já preenchemos. No topo tem q carregar no botão verde editar (apesar de n ir escrever/alterar nada), faz 1 scrool p o final dessa página e surgem vários botões, se estiver tudo correto carrega no botão verde confirmar graduações. Dp volta p o submenu preferências e aí já pode começar a carregar as suas preferências. Dp de 30m é q consegui descobrir isto. O manual mais uma vez n é claro neste ponto .Espero ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida disponha.Boa sorte!

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, Ricardo!
    Tenho uma dúvida acerca do concurso: sou QA, mas estou em situação de permuta, num outro concelho, num outro agrupamento... Vou a concurso, por ausência de CL na escola de colocação, ou há alguma coisa que me obrigue a regressar à minha escola de provimento, desde que esta última tenha CL para mim? Aguardo a tua ajuda. Obrigada.
    Sónia

    ResponderEliminar
  10. Sou QA e no ano letivo anterior fique sem componente letiva pelo que fui opositora ao concurso MI. A minha escola de colocação tem componente letiva para me atribuir em 2014/15, mas a minha escola de provimento também tem horário para mim. Pretendo regressar. Tenho que concorrer este ano mas não consigo avançar no preenchimento da aplicação. Em 4.1 coloquei "Não"; em 4.1.1.1 "Sim" e em 4.2 "Não". Não consigo preencher o quadro 5 (Graduação) e aparece na quadro 6 a mensagem: "Docente sem indicação de intenção de concurso a qualquer opção. Sem prioridades." Não me permite avançar por não ter preenchido as graduações.

    Alguém que possa ajudar, agradeço.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      Não tem que concorrer, aliás nem pode. Tem é que indicar por escrito ambos os directores que pretende regressar à escola de provimento. Depois, ter-se-á que apresentar na escola de provimento no dia 1 de Setembro.

      Eliminar
  11. Muito obrigada, Ana Santos! Tinha o mesmo problema e já estava aqui com a cabeça às voltas sem saber como confirmar as Graduações!
    Boa sorte a todos!

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde
    Sou QZP fiquei colocada num outro agrupamento e noutro concelho, no entanto exerci funções noutro agrupamento após permuta.
    De qual agrupamento tenho que colocar o código?colocação ou permuta?
    Obrigada Cláudia

    ResponderEliminar
  13. Boa noite. tenho o mesmo problema no preenchimento da candidatura que a Madalena R. o código de validação deveria ser o mesmo que o da escola de provimento, e no entanto verifico que é igual ao da escola de colocação. Entretanto alguém já lhe disse como resolver esta situação? No meu caso na escola de colocação tenho horário e na de provimento não. O CAT não atende e os sindicatos não sabem responder a estas dúvidas. Alguém sabe como posso solucionar este problema? Obrigada.

    ResponderEliminar
  14. Não consigo imprimir o recibo, alguém teve o mesmo problema?

    ResponderEliminar
  15. Olá Tb não consegui imprimir o verbete, como faço agora?

    ResponderEliminar
  16. Olá Vanda.
    Como só me apercebi desse problema na sexta à tarde, já não consegui ir à escola. Vou lá amanhã, na esperança de que me consigam ajudar.

    ResponderEliminar

  17. Ó Vanda, mas se tem horário na escola de colocação, vai concorrer?

    ResponderEliminar
  18. Para Ana, Alice e Ricardo:
    O meu problema é igual, penso que tem de ser:
    4.1.1. Sim
    4.1.1.1. Sim
    4.2.1.Não

    Dp temos de manifestar preferencias nem que seja apenas um código para prosseguir, alguém sabe se posso por o da minha escola de provimento já que quero para lá voltar?Disseram-me na DGAE Sexta feira que se colocarmos no ponto 4.1.1.1.Sim que anula tudo o que fizemos em 1 prioridade, ...foi o q me diressam,alguém sabe se é de facto assim?pois quem quer regressar a provimento, é lá colocado e não chega a aparecer na lista da 1 prioridade, foi o que me disseram...

    ResponderEliminar
  19. para Madalena: depois de ter colocado a minha dúvida à escola eles garantira-me que é a escola de colocação que valida a nossa candidatura e não a de provimento. garantiram-me tb que posso concorrer em 2ª prioridade. Quero aproximar-me de casa, o ano passado fiquei ainda a 300km de casa. Boa sorte a todos os colegas.

    ResponderEliminar
  20. Olá Vanda!
    Hoje consegui ligar para a Dgae, que me garantiu que o tal erro de código é defeito do sistema informático, e que não conseguiram alterar o programa, pelo que quem deve validar, será a escola de colocação. Boa sorte!

    ResponderEliminar