quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Conselhos para os que concorrem à Mobilidade Interna

Caríssimos colegas, como já devem ter constatado este concurso de Mobilidade Interna encontra-se "ferido" de grande atraso. E se por norma, os atrasos implicam o empurrar de datas, neste concurso não existe grande possibilidade de empurrar prazos, porque estamos a pouco mais de 10 dias de iniciar setembro. E mesmo que o MEC "fale" em 11 de setembro, certo é que tudo está realmente atrasado (lembrem-se que ainda tem de ser dado tempo às escolas para que validem aquilo que vocês vão preencher).

Deste modo, e sabendo que não deverão ser publicitadas listas provisórias deste concurso nem tão pouco dada hipótese para reclamação (apenas será dada a possibilidade de recurso hierárquico... e todos sabemos o que isso implica), aconselho que não se metam já a entrar na aplicação SIGRHE e a precipitarem-se com preenchimentos pouco ou nada esclarecidos. Lembrem-se que se houver problemas, tudo será mais complicado de resolver.

Uma vez que este ano (mais uma vez) serei sujeito à mobilidade interna, deixo-vos com aquilo que irei fazer: 

1.º - Hoje à noite irei ler com calma e atenção o manual de candidatura (o aviso de abertura e o normativo legal dos concursos de professores já conheço, como tal, não irei ler a não ser que tenha dúvidas);

2.º - Posteriormente irei rever os códigos das escolas / concelhos / qzp que me interessam e a estabelecer uma ordem (de acordo com as minhas preferências);
Nota: Obviamente que irei utilizar a sequência que utilizei no ano passado, mas terei de confirmar os códigos para verificar se não ocorreram alterações ou novidades.

3.º - Eventualmente na 6.ª feira irei aceder à aplicação SIGRHE e inserir os elementos que estiverem em falta, em termos de identificação, situação profissional e graduação;

4.º - Por último, possivelmente no sábado ou no domingo (de manhã... que por norma, é quando se regista uma menor afluência à internet) irei inserir as minhas preferências.

Podem pensar que é demasiado lento, que demora demasiado tempo, que são "mariquices" a mais, mas como não vão existir listas provisórias nem possibilidade de reclamação não quero fazer tudo em 1 hora e depois correr o risco de gerar problemas perfeitamente evitáveis. Fica a dica... Se precisarem de esclarecer dúvidas que não encontram resposta óbvia na legislação, contem comigo.

62 comentários:

  1. Se eventualmente houverem colegas a desistir da CEE a Dgrhe informa os próximos candidatos como? E tem só um dia ou uma tarde para fazerem a candidatura?

    ResponderEliminar
  2. Tenho aqui uma dúvida!
    Já não é necessário o envio de documentos a comprovar os dados inseridos?
    Alguém me pode ajudar?

    ResponderEliminar
  3. Será que também temos que enviar para a nossa escola uma declaração de oposição à MI? Só encontro o documento relativo ao CEE... Muito obrigada! Ana Silva

    ResponderEliminar
  4. também estou a fazer o mesmo....mas tenho a mesma dúvida...
    se concorro à ausencia de componente lectiva e à 2ªprioridade transição de agrupamento será que se for colocada na primeira me retiram da segunda no concurso?

    ResponderEliminar
  5. Estou a cooncorrer a Mobilidade Interna por ausencia de CL (1ªp)...E POSSO CONCORRER A 2 GRUPOS..acedi a aplicação e surgiram as seguintes duvidas:
    Quando preencho as graduaçoes fico 1A para a Graduaçao que estou provido e 1B para a segunda Graduaçao.Parece que nao consigo alterar a ordem (a-b)Alguém sabe é possível?
    segunda questão ao preencher as preferencias no 1A(1ºGRUPO) se colocar poucas preferencias vai automaticamente buscar as preferencias do outro grupo ou primeiro esgota as hipotes do QZP?

    ResponderEliminar
  6. Quem é do QA e já ficou colocado no ano passado em mobilidade pode concorrer novamente este ano? Há tempos falou-se que não mas havia muitas dúvidas. Agora estive a dar uma vista de olhos ao manual de instruções a não me pareceu ver nenhum impedimento. No entanto, já li comentários noutro sentido pelo que a dúvida permanece. Espero que não nos passem mais essa rasteira. Já chega termos ficado longíssimo de casa o ano passado em virtude de nos passarem à frente às centenas!!!

    ResponderEliminar
  7. Os candidatos que concorrem à MI na 2ª prioridade têm de entregar a declaração de oposição ao concurso na escola em que se encontram providos?

    ResponderEliminar
  8. O meu racíocinio está correto?
    Sou QZP, grupo 100 e pretendia muito mudar de agrupamento.No ultimo concurso 13/14 concorri 1.ª Prioridade : Docente de carreira a quem não é possível atribuir pelo menos 6 horas de componente letiva e docente de carreira do quadro de
    zona pedagógica não colocado no concurso interno. Pelo que li no manual de instruções não posso concorrer porque tenho 25 horas de CL no agrupamento onde fiquei colocada.Estou certa?

    ResponderEliminar
  9. Como o Ricardo afirma, muitas vezes as duvidas surgem por falta de atenção na leitura dos artigos. Foi o que me aconteceu agora. Quando coloquei o meu comentário: o meu raciocínio está certo?, tinha mesmo essa duvida, mas ao continuar a ler as publicaões do blogue fiquei esclarecida. Tenho CL de 25 horas não posso concorrer à MI. Só espero que haja o prometido concurso 2014/2015.

    ResponderEliminar
  10. Fiquei colocada na zona 7 no CEE e gostaria de saber se posso concorrer a outras zonas mais próximas da minha área de residência.

    ResponderEliminar
  11. Ricardo preciso de ajuda!
    Sou QZP e no ano 2012/13 fiquei em MPD; no presente ano não pude concorrer à MPD por a minha escola anterior à mobilidade ser a mesma. Assim, no campo 4.1.2 Docente de carreira de quadro de zona pedagógica colocado/a em resultado do concurso 2013/2014, a quem não é possível atribuir, pelo menos, 6 horas de componente letiva., coloco o “sim”, certo? Se temos de concorrer na 1ª prioridade só podemos colocar Sim! Obrigada, Helena Botelho

    ResponderEliminar
  12. Eu sou QZP 7 do grupo 110-1ºciclo,mas a escola onde estive este ano já me informou que não tem horário para mim, mas eu até tenho preferência pelo 260 Educação Física. Penso que posso concorrer aos dois grupos neste concurso, mas surge uma dúvida e no manual não está contemplada.
    5 Graduação
    Fase de preenchimento : Grupo Recrutamento por confirmar
    Tipo de Graduação : Qualificação Profissional
    Ordem de Manifestação de Graduação : B
    Ordem da Graduação 1.ª Prioridade : ( Opções)
    - Não pretendo concorrer em 1ºprioridade neste grupo;(???)
    - 2 (???)
    5.B Graduação para Mobilidade Interna (Qualificação Profissional)
    Não entendo a que obriga cada uma das opções para poder escolher, alguém me sabe esclarecer??? No manual ( a página 24 fala do assunto, mas não entendo)
    Não vejo nada que me esclareça!!!
    Alguém me ajuda?!

    ResponderEliminar
  13. Temos de atualizar também o e-bio? O meu tem códigos desatualizados mas não vejo referência ao e-bio em lado nenhum...Basta preencher a candidatura?

    ResponderEliminar
  14. Um professor QA que tenha ficado com horário zero tem de concorrer à MI. É obrigado a concorrer a quantas escolas? Tem de concorrer obrigatoriamente a todas as escolas da zona pedagógica a que a sua escola pertence? Agradecia este esclarecimento.
    Teresa

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde. Tenho uma dúvida: no ano letivo de 2013/2014 fui colocada em mobilidade estatutária, o que já não vai acontecer este ano. Qual será a escola que deverei colocar para a validação da candidatura? Se alguém souber, agradeço a ajuda. Obrigada.
    Teresa

    ResponderEliminar
  16. Boa noite
    Sou QE numa escola onde nunca tive CL e mais uma vez não tenho. Durante 7 anos estive no órgão de gestão de outra escola e apesar de concorrer á MI todos os anos , era retirada do concurso de DACL. Na presente candidatura deparei me com uma situação que , mesmo tendo lido toda a documentação , não percebo. Há um ponto na candidatura que pede o código da escola de provimento, aqui tudo bem. Mas no ponto seguinte pede o código da escola de colocação do ano 2103-14. Uma vez que nesta escola não fui colocada por DACL mas por pertencer á
    Direção , que código de escola devo mencionar?
    Obg
    Piedade Santos

    ResponderEliminar
  17. Olá. Sou QA e tenho de concorrer por ausência da Componente Letiva.
    Estive a preencher a aplicação SIGRHE e a inserir os elementos que estão em falta, em termos de identificação, situação profissional e graduação mas surgiu-me um problema ao preencher os dados sobre o Complemento de Formação Cientifica e Pedagógica. Quando vou confirmar a graduação parece o seguinte comentário: "AVISO
    Erro em: 5.A.3.2 Data de conclusão. A data '2007-07-02' deve ser igual ou anterior a '2007-01-18'." Mas, o facto é que a minha data de conclusão do Complemento de Formação é: 2007-07-02.
    Já no concurso de 2009 tive esta dificuldade mas não me lembro como a solucionei...
    Sei que a lei refere aquela data mas eu terminei o Complemento de Formação, depois.
    Será que me pode ajudar?

    Rosa Nascimento

    ResponderEliminar
  18. 4 Situação de Mobilidade
    Aferição da 1.ª Prioridade da Mobilidade Interna
    4.1.2 Docente de carreira de quadro de zona pedagógica colocado/a em resultado do concurso 2013/2014,a quem não é possível atribuir, pelo menos, 6 horas de componente letiva (ou não colocado/a no ano 2013/2014)- SIM

    6 Prioridade a concurso
    6.1.1 - 1.ª Prioridade
    6.1.1.1 - Sub-Prioridade 1
    Docente de carreira de quadro de zona pedagógica, colocado/a em resultado do concurso 2013/2014, a quem não é possível atribuir, pelo menos, 6 horas de componente letiva, ou não colocado/a no ano 2013/2014.

    O que está entre parêntesis é o que devia constar no ponto 4.1.2 conforme aparece no 6.1.1.1, de modo a não criar tanta confusão. Tem a ver com os docentes QZP que em 2013/2014 foram retirados do concurso por MPD, Mobilidade Estatutária..., não foram colocados, não existe 6h de C.L...

    4.1.2 - Assinalar SIM (1.ª Prioridade)

    ESPERO TER AJUDADO!
    José Seara

    ResponderEliminar
  19. 4 Situação de Mobilidade
    Aferição da 1.ª Prioridade da Mobilidade Interna
    4.1.2 Docente de carreira de quadro de zona pedagógica colocado/a em resultado do concurso 2013/2014,a quem não é possível atribuir, pelo menos, 6 horas de componente letiva (ou não colocado/a no ano 2013/2014)- SIM

    6 Prioridade a concurso
    6.1.1 - 1.ª Prioridade
    6.1.1.1 - Sub-Prioridade 1
    Docente de carreira de quadro de zona pedagógica, colocado/a em resultado do concurso 2013/2014, a quem não é possível atribuir, pelo menos, 6 horas de componente letiva, ou não colocado/a no ano 2013/2014.

    O que está entre parêntesis é o que devia constar no ponto 4.1.2 conforme aparece no 6.1.1.1, de modo a não criar tanta confusão. Tem a ver com os docentes QZP que em 2013/2014 foram retirados do concurso por MPD, Mobilidade Estatutária..., não foram colocados, não existe 6h de C.L...

    4.1.2 - Assinalar SIM (1.ª Prioridade)

    ESPERO TER AJUDADO!
    José Seara

    ResponderEliminar
  20. Olá, tenho uma dúvida sobre a opção 3.2.1 da Candidatura (Apresentação de comprovativos de candidatura).
    Deve-se colocar a escola de provimento ou a de colocação?
    É que no concurso anterior era a escola de provimento, mas este campo foi preenchido pelo sistema com a escola de colocação - embora o campo esteja em modo de edição.

    ResponderEliminar
  21. Boa noite,
    Tenho uma dúvida. Sou do QZP 1 e tenho horário na minha escola para o próximo ano letivo, mas segundo indicações da dgeste sou obrigada a ir a concurso de mobilidade porque fui lá colocada num horário temporário no início do ano. Na realidade o horário acabou por ser para todo o ano. Agora ao preencher o campo 4.1.2 não sei o que colocar. Sim ou não?Podem ajudar-me? Isto é um bocado confuso.

    ResponderEliminar
  22. Tenho dez telefonemas contados com a mesma questão. Quem vinculou num QZP pode concorrer a escolas de outro QZP? O manual não explica esta questão. Se assim for, pessoalmente acho muito injusto.

    ResponderEliminar
  23. Boa noite

    Já li e reli várias vezes o manual e a dúvida persiste. Será que alguém me consegue ajudar?
    Passo a expor:
    Na pag 23 do manual, aponta que o «docente deve manifestar a intenção no ponto 4.1.1.1 em regressar à escola de origem quando surja disponibilidade de horário...».
    No ano passado não cheguei a ir a consurso de mobilidade fui retirada a meio, esta intenção serve para caso surja a possibilidade de se ser retirado isso possa acontecer? Ou trata-se de outra situação?
    Não consigo perceber, se alguém puder ajudar....

    Desde já mt obrigada

    Marta

    ResponderEliminar
  24. Sou QZP do grupo 110.
    Posso concorrer ao grupo 260 uma vez que também possuo habilitação?
    Em que campo devo manifestar esta intenção?
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  25. Quem não foi indicado pelo agrupamento no IACL (porque foi colocado em RR, em horários temporários), mas que não tem componente letiva, deve concorrer na 1º prioridade?

    ResponderEliminar
  26. E indicar SIM na situação de mobilidade?
    Será que alguém me pode ajudar!!!
    Estou há várias horas à espera que me atendam e nada...

    ResponderEliminar
  27. Para Eva Pedrosa: Na eventualidade de desistência não sei como se processará a situação. O melhor mesmo é telefonar para a DGAE.

    ResponderEliminar
  28. Para Ricardo Fernandes: Depreendo que entrou agora através do concurso externo extraordinário. Certo? Parece-me que como já enviou documentos para a contratação inicial e para o concurso externo extraordinário, não deverá ter de enviar novamente. Mas ligue para a escola que lhe validou o concurso anterior... É melhor jogar pelo seguro.

    ResponderEliminar
  29. Colegas, reforço que não respondo a comentários anónimos, como tal, se não se sabem identificar procurem na caixa de pesquisa do blogue a forma de se identificarem em comentários.

    Para além disso, e quando estão a falar de situações muito específicas, não tenho tempo para as estudar. Terão de ser vocês a fazê-lo.

    ResponderEliminar
  30. O que me acontece se mesmo tendo que concorrer à mobilidade interna
    não concorrer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A resposta está no decreto e diz que lhe abrem um processo com vista ao despedimento

      Eliminar
  31. Para Ana Silva: Não tem que entregar, não se preocupe.

    ResponderEliminar
  32. Mal tenha tempo, vou tentar responder a mais algumas dúvidas. Por agora, terei de parar.

    ResponderEliminar
  33. Caro colega, desejo muita sorte para o seu concurso e aproveito para agradecer o seu trabalho neste blog, tão importante para todos nós.

    ResponderEliminar
  34. Tenho horas na escola de provimento mas não tenho na de colocação, tenho de concorrer a primeira e segunda prioridades?
    Ou é só à primeira prioridade?
    Obrigada

    Maria

    ResponderEliminar
  35. Rita
    Continuo sem saber se posso concorrer às duas prioridades 1ª e 2ª alguém me ajude

    ResponderEliminar
  36. Boa tarde. Tentei imprimir o comprovativo da candidatura à mobilidade interna depois da submissão e nao fui bem sucedido porque o sistema disse que iria demorar e que eu deveria tentar mais tarde. Entretanto sai e agora nao sei como o imprimir. Alguem me pode ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre novamente no item de candidatura e carregue na primeira linha.

      Eliminar
  37. desculpe colega joão Cortez, está a responder a quem? e ao meu caso sabe responder?

    ResponderEliminar
  38. olá
    vou concorrer à mobilidade interna, na 1ª prioridade, mas também quero concorrer à segunda prioridade pois estou sempre em risco de ficar ou não no meu agrupamento. Posso fazê-lo e como se processa de pois o concurso?

    ResponderEliminar
  39. Joana, ainda que pudesse concorrer às duas em simultâneo, se não ficasse colocada na 1ª prioridade jamais ficaria na 2ª. Eu acho que há aqui muitos colegas que ainda não perceberam o que significa isto das prioridades. Resumidamente, significa que em 1º lugar o programa informático tenta colocar todos os profs da 1ª prioridade e só depois disso, e com as vagas sobrantes da 1ª, coloca os professores da 2ª!

    ResponderEliminar
  40. Rita,
    Joana penso que está na mesma situação que eu...sempre a concorrer na 1ª e depois ser repescada...eu não sei se pudemos concorrer às duas por isso faço a mesma pergunta, mas gostava que a Helena me dissesse pois parece ter a certeza como não dá para concorrer às duas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  41. Rita, qual é a sua situação em pormenor?

    ResponderEliminar
  42. Alguém ja imprimiu o verbete da
    Mobilidade interna?

    ResponderEliminar
  43. Colegas que foram indicados para MI por ausência da componente letiva: podem concorrer às duas prioridades (1.ª e 2ª). Pelo menos eu já preenchi essa parte do formulário. O único problema é que realmente não restarão muitas vagas, mas há sempre esperança.
    Boa noite e boa sorte a todos

    ResponderEliminar
  44. Raquel do 110:
    Pode concorrer ao 260!
    Na área das GRADUAÇÕES pode manifestar as suas preferências de agrupamentos para os dois grupos de recrutamento, se quiser... tem que estar muito atenta. Não é fácil o preenchimento das Graduações e Preferências.
    Good luck

    ResponderEliminar
  45. Bom dia Ricardo. Será que me pode esclarecee numa dúvida? Um professor que ficou colocado em DAR em 2013/2014 e que agora é indicado como DACL tem de concorrer na 1° prioridade. Mas, será que também pode concorrer na 2° prioridade caso seja retirado da plataforma por a escola onde está colocado lhe vir a arranjar 6 horas? Ou seja, pode concorrer simultaneamente às duas prioridades? Fará sentido?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  46. Olá. Devo concorrer na segunda prioridade, mas a aplicação nem sequer me dá essa possibilidade. Só aparece a possibilidade de dizer "sim" ou "não" à 1ª prioridade e mais nada. Alguém me pode ajudar? Obrigada e um abraço. Filomena Mourinho

    ResponderEliminar
  47. Algo que não tem a ver com este assunto: receberam o pagamento da compensação por caducidade de contrato? Parece que às escolas foram enviadas instruções do gabinete das finanças a suspender o mesmo…ora, é um direito nosso mesmo que se fique colocado a 1 de setembro. Exemplo de requerimento ? Alguém tem?Houve alguma alteração ao DL de 2012? Obrigada.

    ResponderEliminar
  48. Quem não foi indicado pelo agrupamento no IACL (porque foi colocado em
    RR, em horários temporários), mas que não tem componente letiva, deve
    concorrer na 1º prioridade e indicar SIM na situação de mobilidade?
    Tânia Faísca

    ResponderEliminar
  49. Quem não foi indicado pelo agrupamento no IACL (porque foi colocado em
    RR, em horários temporários), mas que não tem componente letiva, deve
    concorrer na 1º prioridade e indicar SIM na situação de mobilidade?
    Tânia Faísca

    ResponderEliminar
  50. Boa tarde Ricardo

    Sou professora do QA e vou concorrer à MI em 2ª prioridade para tentar me aproximar da família. Coloco a morada atual (que consta do meu processo no Agrupamento)ou a morada da minha família.
    Outra questão: necessito de entregar no Agrupamento a declaração de oposição ao concurso? Não a encontro!

    Obrigada pela atenção
    Paula Pinto

    ResponderEliminar
  51. Entrei no CEE. Há um item que me solicita a escola de provimento, mas eu não tenho escola de provimento! Isto, depois de especificar que fiquei colocado em CEE!

    Já não entendo nada. Acho um desrespeito não estar tudo mais específico para os colegas que durante anos foram contratados!

    ResponderEliminar
  52. Ricardo gostaria imenso de lhe agradecer a sua atenção e consideração.Parabéns pelo excelente trabalho que tem feito.

    ResponderEliminar
  53. Para Helena Botelho: Se este não não tem componente letiva, penso que sim.

    ResponderEliminar
  54. Para Sónia: De acordo com o manual de candidatura:

    "Se é docente de carreira de QA/QE, os campos 3.1 e 3.2 surgirão preenchidos automaticamente com
    indicação do Agrupamento de Escola ou da Escola não Agrupada de provimento indicado(a) no campo
    2.2.3.2.

    Se é docente de carreira de QZP, os campos 3.1 e 3.2 são, para a maioria dos casos, de preenchimento
    automático, tendo por base o valor introduzido no campo 2.2.3.1. Quando este campo é preenchido
    com o código de uma escola de EHT, o campo 3.2 é de preenchimento livre".

    Mais do que isto, não sei.

    ResponderEliminar
  55. Olá helena
    Eu sou QA e vou concorrer à 1ª prioridade mas também queria concorrer à 2ª este ano estou na minha escola de provimento mas vou ficar sem componente letiva. Posso concorrer às duas é que o ano passado penso que isso foi possivel

    ResponderEliminar
  56. Ricardo,
    entrei no CEE deste ano, concorro a dois grupos (520 e 910)
    O que significa:
    -ORDEM DE MANIFESTAÇÃO DA GRADUAÇÃO -ORDEM GRADUAÇÃO 3ª. PRIORIDADE

    ?

    ResponderEliminar
  57. O meu nome é Lurdes Fernandes, uma das "felizes contempladas" com a entrada no QZP 7. Venho perguntar, embora já muito em cima do prazo, se neste concurso da M.I. já posso concorrer com a classificação do complemento de formação (licenciatura em educação de infância)obtido em julho de 2008. É que, embora tenha colocado a questão ao CAT, não me conseguiram responder... e tenho medo de ficar fora do concurso...
    Agradeço, desde já, a disponibilidade do(s) colega(s).

    ResponderEliminar
  58. Cara Rita e Helena,

    Fui informado pela minha escola de provimento que este ano não teria componente letiva na minha escola.

    Tenho agora duas opções, concorrer (obrigatóriamente) na 1º prioridade e/ou concorrer também na 2º.

    Se não ficar colocado na 1º prioridade julgo que dificilmente ficarei na 2º, também ainda não consegui perceber se existem vantagens em concorrer na 2º prioridade, gostaria de ouvir as vossas opiniões.

    Obrigado pela vossa disponibilidade.

    ResponderEliminar