terça-feira, 25 de março de 2014

Enfim...

Mestrados mais longos para quem quer ser professor 

Comentário: Aparentemente e de acordo com o artigo em causa, terá sido aprovado em Conselho de Ministros de 5.ª feira passada um novo diploma relativo ao estabelecimento de novas habilitações para quem pretende ser professore e em que uma das novidades consiste no acréscimo da duração dos ciclos de estudos dos cursos que formam professores. Este novo diploma deverá entrar em vigor em 2015.

Transcrevo ainda parte da notícia, por considerar de grande relevância:

"O novo regime de habilitações determina que os mestrados em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo passam de dois para três semestres. E o mestrado conjunto em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo passa de três para quatro semestres. 

Para além disso, a duração dos restantes mestrados, que poderiam ter entre três e quatro semestres, é fixada em quatro semestres. 

(...)

Desdobra-se ainda o mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (separando a formação de docentes do 2.º ciclo de Português, História e Geografia de Portugal da formação de docentes do 2.º ciclo em Matemática e Ciências Naturais) e o mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (ajustando-o às licenciaturas existentes — História e Geografia separadas). 

A todos os que pretendam ingressar num curso de professores do ensino básico passará a ser exigido que tenham feito exame, no 12.º ano, a Português e Matemática, lembrou ainda o ministro que sublinhou outras medidas já adoptadas para melhorar a preparação dos futuros professores, nomeadamente a regulamentação da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades para a admissão aos concursos de selecção e recrutamento de pessoal docente."

1 comentário:

  1. Quando entrei em Doutoramento em Educação na Universidade de Aveiro a primeira coisa que me perguntaram quando lá cheguei foi " O que é que uma Licenciada em Gestão e Mestra em Gestão de Recursos Humanos está fazer num Doutoramento em Educação ? "
    Pois eu creio que se esquecem que os Professores não são apenas os que saem do ex. Magistério Primário. Existem diversos grupos de recrutamento. Esses mestrados, em cada grupo de recrutamento, não são valorizados porquê ?

    ResponderEliminar