quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O enunciado da prova

Para fazerem o download da mesma, cliquem na imagem abaixo. Quanto a possíveis análises quanto ao teor e dificuldade da mesma, ficarão para quem gosta de as fazer... Por mais interpretações que se façam, continuo a considerar esta prova, feita nesta altura e para este público-alvo completamente absurda.


11 comentários:

  1. chamar a "isto" uma prova....

    as criaças do 5º ano fazem testes mais dificeis.

    os professores são uma classe corrupta e incorrigivel.

    não se pode fazer nada com liberais descabelados.

    o país é ingovernável e o problema não são os professores nem o governo, o problema é que o adn desta gente toda é lixo genético.

    ResponderEliminar

  2. Sem mais concordo plenamente com o anónimo anterior

    ResponderEliminar
  3. Treinadores de bancada é aquilo que o nosso país mais tem... para os anónimos (que nem coragem de colocar um nome têm...).

    ResponderEliminar
  4. Eu concordo, crianças do 5º ano fariam esta prova! Então qual é o intuito de colocar professores a fazê-la também? O que é que isso vai aferir? E já agora, porque é que tem que ser paga? É vergonhoso!!!

    ResponderEliminar
  5. O que este episódio vem a revelar é que muita gente que está dentro do sistema de ensino não tem condições éticas e intelectuais para continuar. E mais grave, parte significativa dos professores não respeita a lei, e têm uma visão irreal do mundo actual.
    Seria bom que as pessoas deixassem de pensar em termos corporativos e sim em termos de interesse nacional ou se não for pedir muito, dos alunos. Eu já fui professor e sinceramente estou-me nas tintas para os “colegas” o meu interesse sempre foi exclusivamente o sucesso escolar dos meus alunos, sempre me repugnou ver gente que se intitula de professores não fazer mais nada do que olhar para o próprio umbigo e não reconhecer os fracassados e incompetentes que muitos são. Nunca me deixei seduzir por essa atitude, os professores simplesmente têm de se sentir humilhados por os alunos serem péssimos e não por outras coisas. Reconheçam que há gente dentro que não pode continuar, sejam honestos. Ser professor é servir e não ser servido.
    Toda a gente sabe que há professores maus e professores bons, ninguém de boa fé pode desejar que esta situação de impunidade pelo facto dos professores não serem avaliados continue. Que a prova está mal implementada e que não tem qualidade concordo inteiramente, mas pudera, estamos a falar de um país em que há sempre gente a remar contra a maré. Mas aqui alguém tem duvidas que o facto da prova ser absurda é algo de inesperado? Isso tem um propósito, o de descredibilizar o sistema de avaliação. Se realmente há aqui pessoas que são professores então procedam como tal e admitam que o acto de ensinar é muito complexo e exigente e não devia ser qualquer um que deveria ter o privilégio de ensinar. Um mau sinal dos tempos é que qualquer borra botas ignorante dá aulas em Portugal e isto devia envergonhar toda a gente. Na verdade, haveria de existir não uma, mas várias provas, para TODOS, sem excepções, incluído os directores das escolas, uma prova rigorosa e bem difícil e assim facilmente se “limpavam” parte dos incompetentes do sistema de ensino. Muita gente vai andar desesperada porque sabem bem que são medíocres e como tal querem que os outros sejam todos nivelados por baixo.
    E para os senhores que falam na suposta coragem com que falam e “dão a cara”, bem, nada mais ridículo, uma pessoa consciente do que “se passa” sabe perfeitamente que não existe coragem em dizer as coisas que são politicamente correctas e que são permitidas de dizer, enfim, não existe verdadeiramente oposição ao actual sistema, as alternativas são patéticas..
    Se os senhores pensam que há liberdade de expressão então vivem realmente no obscurantismo, casão não saibam há presos políticos em Portugal e constitucionalmente há tendências politicas que são proibidas, por isso, não vou dar a cara para andar a ser perseguido e insultado por lavados do cérebro.

    ResponderEliminar
  6. Eu gostava de ver muitos efetivos a fazer esta prova...pelo que vi achei difícil...

    ResponderEliminar
  7. As perguntas em si não eram difíceis. Difícil era responder corretamente a todas em 2 horas, porque era extensa.
    Por acaso, também gostava de ver os efetivos a realizarem esta prova. Aliás, nem se entende porque só os contratados têm de a realizar quando, na verdade, existem muito mais efectivos que contratados a trabalharem nas escolas, como tal, os maus resultados escolares não devem ser só da responsabilidade dos contratados.

    ResponderEliminar
  8. Na escola onde era suposto eu fazer a prova, só uns 30 entraram, os outros recusaram-se. Tenho vídeos que provam que deram mais uma hora aos professores que a fizeram. Ou seja, alguns só saíram as 13:30h. Alguns disseram que fizeram a prova em grupos de dois e com tlm. Alguém sabe onde fazer queixa para essas provas serem anuladas?

    ResponderEliminar
  9. Pois!
    Afinal se os contratados discordam de prova, por que é que aparecem agora uns quantos a querer alargá-la aos restantes professores!
    Ai, ai! Assim não vão a lado nenhum!

    ResponderEliminar
  10. Respondendo aos 2 primeiros comentários: O meu filho anda no 6ºano e não consegui responder a quase nenhuma das questões. Todos os professores dele são dos quadros. Será que não têm competências para ensinar?

    Meus caros, acordem para a vida. Algum dia um aluno do 5º ou 6º ano conseguiria fazer uma prova destas, tenham juízo nessa cabeça oca.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo das 3:20,

    Concordo com tudo o que diz.Há muitos incompetentes a lecionar mas acabam sempre por se safar. Sabem como contornar ou camuflar a sua mediocridade. É o país que temos e os professores que temos, salvo muitas exceções, claro.Então nestes últimos anos a classe docente virou lixo. Uma vergonha o que se passa nas salas de professores de muitas escolas. Víboras disfarçadas, culambistas e um p..., como diz o sr. Alfredo. Com 30 anos de docência é mesmo só esperar os 55 para dar de frosques. O/a colega é que fez bem em ter saído.

    ResponderEliminar