terça-feira, 2 de julho de 2013

GAVE analisa queixa de docente sobre prova de Biologia

(Jornal de Notícias, 02-07-2013)

Comentário: Uma vez que me encontro a gozar a licença de parentalidade, não tive oportunidade nem curiosidade de ver a dita cuja... Mas como em tudo na vida, depois de ver esta notícia, fiquei curioso. Amanhã vou ver se consigo ver o exame em causa com alguma calma, para ver se consigo descobrir quais os problemas referidos no artigo.

3 comentários:

  1. Esta diz-me respeito diretamente!
    Tenho por hábito "devorar" estas provas no primeiro minuto em que me é permitido vê-las. Ao resolver a prova, deparei-me com duas situações que me deixaram com a pulga atrás da orelha. Mas isto não é novidade; é costume ter um ou outro grupo muito "esquisito" (para não dizer outra coisa). Até que enfim que alguém consegue fazer o gave refletir sobre estas provas.
    É uma das poucas disciplinas em que os exercícios do exame são uma novidade tão grande que não permitem avaliar os verdadeiros conhecimentos dos alunos nesta disciplina.
    Basta pensarmos que as turmas que realizam estes exames, são geralmente constituídas pelos alunos com melhores notas a todas as disciplinas (como os alunos que seguirão a área da saúde, por exemplo), e é um exame em que geralmente a média nacional é negativa. Algo não está bem...

    ResponderEliminar
  2. Para quem quiser ver outras opiniões, onde poderão ler muitas vezes a referência a ratoeiras e exercícios com casos de exceção.

    http://educar.wordpress.com/2013/06/25/apreciacao-do-exame-de-biologia-e-geologia-prova-702-11o-ano-2013/

    ResponderEliminar
  3. Há anos que os professores de bg falam das incongruências deste exame mas não há maneira do gave acatar! VEjam-se as opiniões https://www.facebook.com/groups/professoresdebiologiaegeologia/doc/500763393282482/

    ResponderEliminar