quarta-feira, 31 de julho de 2013

Esclarecimentos rápidos relativos à mobilidade interna

Todos os esclarecimentos que abaixo coloco são respostas às questões recorrentes e mais comuns de alguns colegas.

Assim,

a) É possível aceder à plataforma SIGRHE do MEC de qualquer parte do mundo, bastando para tal ter acesso à internet;

b) Não é necessário entregar declaração de oposição ao concurso de mobilidade interna (no entanto, e como existem escolas/agrupamentos que a estão - erradamente -  a solicitar, o melhor mesmo é confirmarem para não se chatearem);

c) Relativamente aos colegas de QZP:
c.1) no primeiro campo ("Preferências - 1.ª prioridade") que vos aparece, podem colocar códigos de escolas / agrupamentos / concelhos / zonas pedagógicas pela ordem que quiserem. Traduzindo: podem colocar códigos (de escolas / agrupamentos / concelhos) da vossa zona pedagógica alternados com códigos  (de escolas / agrupamentos / concelhos) de outras zonas pedagógicas.
c.2) não se esqueçam que têm de concorrer (no primeiro campo) a toda a zona pedagógica onde estão "vinculados", sob pena de serem colocados por ordem crescente do código de agrupamento de escolas ou escola não agrupada dessa zona pedagógica; 
c.3) no segundo campo ("Preferências para outro QZP") têm de colocar pelo menos um código de uma escola de uma zona pedagógica que não a vossa. Podem, por exemplo, inserir o primeiro código (de escola / agrupamento / concelho) fora da vossa zona pedagógica que colocaram no primeiro quadro.

d) Relativamente aos campos da manifestação de preferências:
d.1) O campo "Preferências - 1.ª prioridade" destina-se aos colegas dos quadros de agrupamento ou escola não agrupada, que não conseguiram as tais 6 horas de componente letiva e a todos os professores de QZP (anteriormente denominado "Destacamento por Ausência da Componente Letiva);
d.2) O campo "Preferências para outro QZP", apenas de destina aos professores de QZP;
d.3) O campo "Preferências - 2.ª prioridade" destina-se aos colegas dos quadros de agrupamento ou escola não agrupada, que pretendem exercer transitoriamente funções docentes noutro agrupamento de escolas ou escola não agrupada (anteriormente denominado "Destacamento por Aproximação à Residência").

e) Para submeterem a vossa candidatura terão de inserir novamente a vossa palavra passe. Se não o fizerem, nada ficará submetido. Cuidado com isto.

41 comentários:

  1. Sempre em cima do acontecimento! Obrigada Ricardo :)

    ResponderEliminar
  2. Enquanto não estiver a "banhos", podem contar sempre comigo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma dúvida: sou QA e, embora nos anos anteriores já não tenha tido componente letiva, este ano tenho!!!!!Na aplicação surge uma situação que me deixou a pensar, relativamente à 1ª prioridade. Não me aparece o SIM(relativamente à ausência da componente letiva), mas diz que opcionalmente posso colocar SIM/NÃO!!!Opcional, como assim?Posso ser eu a decidir e optar pelo SIM?Sei que podíamos ser voluntários ao concurso DACL, mas no meu agrupamento de provimento nem me informaram de nada, tive que andar sempre a ligar para lá e só diziam:"ainda não sabemos de nada"!E hoje de manhã disseram:"até ver, tem componente letiva"!!!!Até ver...

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado. Aqui de Madrid com este apoio tudo é fácil.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde. Sou QA e quero tentar aproximar-me de casa. Na minha escola de provimento disseram-me que tinha horário, logo, no ponto 4.1 devo colocar NÃO. Mas a aplicação não aceita o NÃO. Dá a mensagem: Deve selecionar o campo 4.1 Docente de carreira a quem não é possível
    atribuir pelo menos 6 horas de componente letiva. Sabem-me dizer porquê?

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada Ricardo pela paciência, disponibilidade e atenção...

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma dúvida: sou QA e, não tenho componente letiva Na aplicação surge uma situação que me deixou a pensar, relativamente à 1ª prioridade. Não me aparece o SIM(relativamente à ausência da componente letiva)logo tem de ser não. Certo

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado Ricardo, excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  9. No concurso não consegui colocação noutro AE (isto é, fiquei no mesmo agrupamento; o meu nome está na lista dos não colocados)tenho uma dúvida: onde pergunta se fiquei colocada em AE/ENA através do concurso interno/externo de 2013 respondi não. Está correto?

    ResponderEliminar
  10. Campo 4.1....
    Mesmo tendo neste momento componente letiva pode-se colocar "SIM", neste campo, uma vez que em meados de agosto podemos ser indicados para DACL? E aí deixar de concorrer na 2ª prioridade e passar para a 1ª?
    Foi isto que entendi depois de ler o manual de instruções, pag. 21.
    Agradecia esclarecimento.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Também gostaria de saber se quem tenha um horário mínimo e é o último da sua escola, na graduação,(+-6/9 horas) pode preferir ir a DACL e deixar de ir a DAR. Se assim for tem que avisar a sua escola em como é voluntário a DACL?
    Agradecia esclarecimento.

    ResponderEliminar
  12. Peço desculpa pela ignorância da minha pergunta, mas todos os anos resolvem mudar o tipo de linguagem que utilizam nos concursos.Alguém me sabe dizer qual é a minha escola de provimento. É a escola onde estive a lecionar este ano letivo como destacada ou a escola onde estou efetiva?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  13. Obrigada. Barcelona é demais!

    ResponderEliminar
  14. Professora Maria, a escola de provimento é a escola onde está efetiva.

    ResponderEliminar
  15. Maria Musica - colegas, uma questão, sou dacl e estou a manifestar preferencias. tenho obrigatoriamente que colocar o meu concelho de provimento mesmo não querendo lá ficar ? obrigada

    ResponderEliminar
  16. http://olhequenao.wordpress.com/2013/08/01/a-lei-da-atracao/

    A LEI DA ATRAÇÃO

    É incrível como a bosta atrai bosta. Juntam-se, em cargos diferentes mas com o mesmo objectivo, os dois piores “ministros da educação” após o 25 de Abril (que antes disso nem se pode falar propriamente de educação): ao Nuno Crápula da Deseducação junta-se agora (escolhido, como não podia deixar de ser, pelo CaVácuo) o nojento David Injustino, o mesmo que além de tudo fazer para acabar com a educação pública em Portugal ainda sentia um sádico prazer em rir-se da sorte dos professores e continuamente escarnecer, rir, zombar, gozar, troçar deles. Estes asquerosos tipos são ambos filhos dos obscuros interesses de Oeiras e do ensino privado, ambos homens de negócios a soldo, infiltrados no meio educativo para destruir o que resta da educação pública neste país já tão maltratado, saqueado e espoliado. Em relação ao homem de negócios Nuno Crápula, eis que lemos Gonçalo M. Tavares e vem à memória a sua fala melíflua e sibilina, de serpente neoliberal:

    “Lembro-me ainda de outra lição do meu pai.
    Vigiai os crápulas – diria – e vigiai os homens
    que falam manso; há no excesso de fragilidade
    exibida a preparação de uma maldade, pelo menos isso entendi”

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde.
    Permitam-me uma dúvida ignorante: um docente do QA/QE que tenha de concorrer a DACL perde definitivamente o lugar que tinha no seu agrupamento ou passa para os QZP?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  18. Paulo Vasco não perde o seu lugar na escola de provimento mas se não conseguir ficar colocado pode vir a ser proposto para a famigerada MOBILIDADE ESPECIAL e aí 6 meses a 66% do ordenado outros 6 meses a 50% e depois RUA.

    ResponderEliminar
  19. Obrigada, Ricardo, sempre em cima do acontecimento; não sei o que seria de nós sem as suas análises. Bom trabalho e boas férias.

    ResponderEliminar
  20. A 1ª prioridade para introduzir a manifestação de preferências não deveria estar bloqueada para os docentes do QA com componente letiva?

    ResponderEliminar
  21. Muito boa tarde!
    Quando concorrem os contratados? Ainda não percebi :(

    ResponderEliminar
  22. Muito boa tarde!
    Quando concorrem os contratados? Ainda não percebi :(
    Será que alguém pode esclarecer-me?

    ResponderEliminar

  23. Olá boa tarde!
    Sou do QA, quero concorrer para a aproximação à residência, na 2ª prioridade, e vamos supor que fico mais perto, mas se daqui a 1 ou 2 anos fechar uma sala e for eu a ter que sair, para onde vou?
    Concorro a DCL, ou vou para o meu Agrupamento e a colega que lá está é que tem de concorrer ???

    ResponderEliminar
  24. Olá boa tarde. Já li o manual de instruções umas 3 vezes e fico sem entender se um QA de 1.º ciclo sem componente letiva pode concorrer também à 2ª prioridade. A aplicação deixa-me colocar sim na 1.ª e na 2.ª prioridade. Quer isso dizer que se não obtiver colocação na 1.ªprioridade continuo em concurso e sigo para a 2.ª prioridade? Agradecia resposta.Obrigada

    ResponderEliminar
  25. Uma dúvida. Os professores que são horário zero e que conseguirem ficar colocados será por 1 ou 4 anos?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  26. Sou professor de QA, mas não participei no concurso anterior.Posso concorrer agora a este concurso de mobilidade interna para me aproximar da residência?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  27. joaooo,
    Pode. tendo componente letiva, concorre em 2ª prioridade.

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde.
    Alguém sabe dizer se e quando concorrem os contratados?
    Agradecimentos.
    Ana Rita

    ResponderEliminar
  29. Maria Antonieta: obrigado pelo esclarecimento. A minha dúvida foi só porque na aplicação não me deixa colocar "sim" na componente letiva que efetivamente tenho. Diz que tenho de colocar "não" .

    ResponderEliminar
  30. joaooo,
    tenho visto mais colegas com esse problema; não lhe sei responder. O melhor será ligar para a DGAE se não encontrar a resposta no manual de instruções da candidatura.
    Boa Sorte :)

    ResponderEliminar
  31. Fui reconduzida para Professora Bibliotecária por mais 1 ano, sendo que deposi deveraá haver concurso externo podendo ou não ser eu a ficar. Acham que devo fazer o concurso por aproximação à residência dado que este tem um caráter quadrienal e posso precisar desse concurso nos anos seguintes?

    ResponderEliminar
  32. Tenho falado com QZP +/- bem posicionadas que vão arriscar concorrer para todo o país. O ridículo é que serão "MAL" colocadas em final de Agosto e, em início de setembro, abrirão vagas ao lado de suas casas para gente menos graduada. Estarei enganada?!... Ana Sofia

    ResponderEliminar
  33. Olá boa tarde. Professora de quadro. A aplicação deixa-me colocar sim na 1.ª e na 2.ª prioridade. Quer isso dizer que se não obtiver colocação na 1.ªprioridade continuo em concurso e sigo para a 2.ª prioridade?
    É necessário entregar declaração de oposição ao concurso'
    Agradecia resposta.Obrigada
    Isabel

    ResponderEliminar
  34. Olá bom dia. Professora de quadro. A aplicação deixa-me colocar sim na 1.ª e na 2.ª prioridade. Quer isso dizer que se não obtiver colocação na 1.ªprioridade continuo em concurso e sigo para a 2.ª prioridade?
    É necessário entregar declaração de oposição ao concurso.
    Agradecia resposta.Obrigada

    ResponderEliminar
  35. Tenho algumas questões urgentes: Quero desistir do concurso de mobilidade interna, como e quando posso fazê-lo?
    Sou professora do quadro de uma escola, mas actualmente moro a mais de 60km do meu local de trabalho, e queria também saber se ao ficar colocada neste concurso, na escola para onde for, se fico no fim de todos os professores dessa mesma escola (incluindo QZPs e contratados); e se, no fim do ano, não tiver serviço e voltar para a escola de provimento, volto para o meu lugar no quadro, ou fico atrás de quem tiver ocupado as vagas?

    Muito obrigado,

    Fátima Gato

    ResponderEliminar
  36. Muitíssimo obrigada pelo excelente "serviço", Ricardo! Bem-haja! Que Deus lhe pague! Votos de umas excelentes férias!

    ResponderEliminar
  37. Para quem ainda não concorreu, aqui vai um link que decerto dará uma ajuda no cálculo da distância e tempo de viagem entre o lar e o local de trabalho, bem como respectiva despesa em combustível e portagens:
    http://www.viamichelin.pt/
    Boa sorte para tod@s!

    ResponderEliminar
  38. Caro Ricardo, peço um esclarecimento se puder ser: sou QA, com componente letiva para o ano letivo 2013/2014, que pretende exercer transitoriamente funções docentes noutro agrupamento de escolas (DAR), qdo concorro a uma escola, se não conseguir colocação, volto para a escola de provimento? Então o que significa o aparecimento dos vários concelhos de Lisboa no ponto 2.2.3.1. que diz "caso não obtenha colocação nos horários das suas preferências, poderá ser colocado(a) na área do
    concelho do lugar indicado em 2.2.3.1, sendo que, se esse lugar se situar nos concelhos de Lisboa (...), a colocação far-se-á em lugares neles situados, independentemente do acordo do interessado.
    Corro o risco de com horário na minha escola, mas concorrer a outra escola (apenas uma preferência), não ficar em nenhuma das duas e ser colocada numa qq escola do concelho de Lisboa, aleatoriamente?
    Grata pela atenção, e um bem-haja por toda a ajuda e esclarecimentos que obtemos através do site que dinamiza. :)

    ResponderEliminar
  39. Boa noite,
    embora as colocações já tenham saído e eu nem tenha concorrido à mobilidade interna (sou prof QE com componente letiva mas queria mudar de escola) pois pensava que só se podia concorrer para escolas fora do concelho da escola de proveniência. Agora vejo que há colegas que mudaram de escola dentro do mesmo concelho e fiquei baralhada e mesmo revoltada pois se tivesse concorrido estava à fente de muitos colegas que conseguiram colocação.
    Alguém sabe alguma coisa sobre isto?
    Obrigada
    Sandra

    ResponderEliminar