terça-feira, 9 de abril de 2013

E dura... dura... dura...

Tribunal dá razão a sindicatos açorianos de professores sobre concursos nacionais  

Comentário: E para quem não sabe o que se passa exatamente com o concurso extraordinário de vinculação de professores contratados, transcrevo o primeiro parágrafo do artigo:

Nota: negrito e sublinhado de minha autoria.

"O Tribunal Administrativo e Fiscal de Ponta Delgada condenou o Ministério da Educação a admitir a concurso externo extraordinário nacional os professores contratados nos Açores com mais de 365 dias de serviço na região e associados de dois sindicatos".

Os sindicatos em causa são o Sindicato Democrático dos Professores dos Açores e o Sindicato dos Professores da Região Açores. 

Como sempre disse, este concurso de vinculação extraordinário teve origem numa ideia justa, mas com uma gestação demasiado conturbada. Tudo isto poderia ter sido resolvido de outra forma, através da colocação a concurso externo (ou se quisessem numa prioridade do concurso interno) do número real de vagas, ou seja, das reais necessidades das escolas.

10 comentários:

  1. Como sempre os sindicatos só defendem os do quadro, mais uma vez!!!!!!!

    Só somos precisos para fazer greve de resto somos lixo!

    ResponderEliminar
  2. Os senhores professores nem sequer se dão ao trabalho de ler a notícia. É ESTÚPIDO o tipo de comentário feito no início pela professora Sandra. Já reparou que estão a defender os contratados ou nem sequer leu a notícia?????

    SANTA IGNORÂNCIA

    ResponderEliminar
  3. Sou sócia da fenprof
    Amanhã vou deixar de ser
    Só fazem asneiras. As vagas eram poucas mas eram algumas. Agora será que vão ser?
    Eles sempre foram contra este concurso. Só protegem os professores dos quadros.

    ResponderEliminar
  4. Olhe Justo: Não sou ignorante, antes pelo contrário, os Sindicatos é que NUNCA quiseram esta vinculação,e se é para insultar...ESTÚPIDO é você ! Grande Parvo!

    ResponderEliminar
  5. ricardo: Apesar do assunto não estar relacionado com o tema do post, gostaria de saber como vai ser em relação as escolas TEIP... o meu agrupamento passou a TEIP durante este ano como vão ser preenchidas as vagas? Num concurso à parte aberto pela escola ?Ou inicialmente as vagas da escola vão a concurso nacional e depois então a escola abre concurso para preencher as vagas que ficaram???

    ResponderEliminar
  6. Pois... lá que lhes deram razão deram e até acho bem.Contudo, se forem consultar as listas, tanto dos Açores como da Madeira , particularmente no que à educação especial diz respeito, basicamente, aposto quedas ilhas não vincula ninguém! À parte o facto de nas ilhas fazerem a distinção entre o Especial nos vários níveis de ensino... Nos Açores dividem em 2 grupos (Pré-escolar-1ºciclo e 2º e 3º Ciclo- aqui o candidato graduado em 2º lugar tem 27.008 e o 2º 23.005 ou seja ocuparia o nº 222 da lista extraordinária de vinculação. Já na Madeira que é dividida em 3 níveis, 100-Ed Esp, 110-Ed esp e 700-Ed esp (2º e 3º ciclo) aqui os candidatos têm todos abaixo de 17.000. Como vêm, é só uma luta que (embora válida) na prática não vai alterar em quase nada. Se o numero de vagas a concurso fosse maior, aí a história já poderia ter um fim bem diferente para muita gente.

    ResponderEliminar
  7. Mas serve para criar confusão que é o objetivo dos sindicatos

    ResponderEliminar
  8. Colegas! só agora descobriram que prof. é abaixo de cão?

    ResponderEliminar
  9. pois Cristina... ainda bem que foi ver a EE, pois nos outros grupos já se tinha ouvido que ninguém das ilhas se enquadra nos elegíveis das poucas vagas para a VE, pois têm graduações mais baixas..a minha dúvida era no EE...mas tanta confusão se ninguém de lá entra...tudo bem se é pela igualdade, mas se nós concorrermos para lá tb não estaremos em igualdade... só vêm atrasar ainda mais o concurso. Será que agora abrirá só para eles?...

    ResponderEliminar