sexta-feira, 15 de março de 2013

Concurso de professores para quando?

Desde que se soube que a aplicação "e-Bio" iria estar indisponível a partir de 28 de março (leiam aqui) que tem surgido rumores acerca do início do próximo concurso nacional de professores... Certo é que se aponta o final deste mês (acolá), como o início daquele que muitos classificam como o "último" grande concurso de professores.

Obviamente que não será o último, mas será certamente dos mais importantes para quem se quer manter como professor. Com os cortes, despedimentos, mobilidades, reformas e reorganizações curriculares, muitas cadeiras vão "dançar". Quem concorrer de forma similar a anos anteriores, este ano terá uma desagradável surpresa. Estou certo que muitos sairão da sua área (geográfica) de conforto e muitos outros irão arriscar como nunca pensaram arriscar.

Assim, e para quem está habituado a pensar nos concursos de forma mais leviana, aconselho alguma atenção ao que se vão escrevendo nos blogues e na imprensa, assim como uma leitura atenta dos normativos legais.

2 comentários:

  1. O pior é que muito do que se escreve nos jornais e blogues apenas confunde.
    Importante é que os sindicatos saibam o que fazer quando se reunirem com o MEC e exijam esclarecimentos claros e concretos sobre o que nos espera...

    ResponderEliminar
  2. É, de facto, muito importante que os sindicatos saibam efetivamente defender as colocações de professores. De todos! Mesmo dos que já se encontram em quadro, pois até muitos desses irão ter horário zero dadas as vagas negativas já lançadas para este concurso. Assim, quem já pertence a um quadro de escola/agrupamento (agora com vagas negativas) deverá concorrer, não é? ... Imaginem a enorme parte de prof. de QZP que, depois, não ficará colocado?! E lugares de quadro para contratados, nem vão existir... E se a redução do artigo 79º terminar mesmo, então ... não haverá "prof. experiente" que aguente... e muitos poderão rescindir amigavelmente/obrigatoriamente???

    ResponderEliminar