quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Alteração pontual

O nosso crescimento enquanto seres humanos, faz-se de aprendizagens constantes. Aprendizagens que de uma forma ou de outra contribuem para a definição da nossa personalidade, da nossa humanidade, daquilo que nos torna únicos... Mas chega um momento em que nada mais pode ser aprendido (ou ensinado) com uma determinada situação.

Assim, e ao longo destes últimos 2 anos tenho pedido de forma insistente e sistemática que os colegas se identifiquem de alguma forma, aquando da colocação de comentários. Durante meses e meses, lá fui resistindo ao desgaste que essa situação acarreta, no entanto, e desde há umas semanas para cá, os comentários anónimos vêem acompanhados de linguagem menos própria e de alguns insultos (que entretanto vou apagando para que poucos se apercebam... mesmo assim ainda passam umas boas dezenas). Desde setembro que estou a fazer um tremendo esforço de filtragem, mas com o acréscimo de trabalho que me foi "presenteado" este ano letivo, reconheço que tenho de gerir mesmo muito bem o meu tempo pessoal para ainda conseguir fazer atualizações diárias. E se para atualizações tenho menos tempo, se estiver preocupado com a filtragem de comentários então terei de reduzir ainda mais o número de posts colocados. Não estou disposto a isso...

Como este blogue reflete a personalidade do seu criador (eu), e como tal, serei o último responsável de tudo aquilo que aqui pode ser lido, opto a partir de hoje por eliminar a possibilidade de colocação de comentários de forma anónima. Podem não gostar (principalmente quem aprecia insultar a coberto do anonimato), mas é uma decisão que assumo conscientemente.

Apenas para terminar: para além de mim, escrevem neste blogue mais dois professores. Se me querem imputar ideias, definições, declarações, campanhas, intenções ou acusações, façam-no com conhecimento e propriedade. Estou totalmente farto que me atribuam declarações ou intenções que não me pertencem... Julguem-me por aquilo que escrevo. Peçam-me esclarecimentos se não compreenderam, mas não façam juízos de valor sem saberem exatamente o que defendo e porque defendo.

Não estou na blogosfera para ser julgado, mas se o querem fazer, façam-no com respeito e educação. Se não sabem criticar de forma construtiva, então estão na profissão errada e eu não tenho realmente de vos aturar.

E sim... Estou bem disposto! ;)

19 comentários:

  1. Acho que fazes muito bem em eliminar a possibilidade de fazer comentários anónimos (surpreende-me que ainda não o tenhas feito mais cedo), pois nada custa fazer o registo para comentar... e não acredito que qualquer pessoa que faça comentários válidos os deixe de fazer devido a um nick ou nome... quanto aos outros... é uma maneira de limpar a caixa de comentários!

    Na generalidade concordo com o que é "postado" neste blog... mas o facto de não concordar com algumas posições do seu autor e/ou colaboradores (caso do processo da vinculação extraordinária) não inviabiliza o excelente trabalho informativo que aqui é feito! E JAMAIS É RAZÃO PARA OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS que aqui são feitos aos autores e colegas sob a capa do anonimato!

    Espero que continuem o excelente trabalho feito até agora!

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente. Ao blog cabe informar. Aos professores cabe formar. Lastimável o que alguns colegas???? postam a coberto do anonimato.

    ResponderEliminar

  3. Ainda que, no meu caso, nada impeça de continuar a escrever exactamente o que penso, não aprecio bloqueios à liberdade de expressão, tenham eles o funamento que tiverem.
    Se o problema é o vernáculo, pode perguntar ao Paulo ou ao Arlindo como o controlam tão bem. Se o problema é mais lato, ous seja, a incapacidade para lidar com o contraditório mais ou menos assertivo, confesso que me desilude muito.

    Depois, há este tipo de equivocos que encerram uma perversidade à qual se deve dar muita atenção:

    "Ao blog cabe informar. Aos professores cabe formar"

    Não, meus caros, os blogues não informam, os blogues veiculam opiniões pessoais ou agendas que, podendo ser úteis, não dispensam cada um dos visitantes de consultar as fontes e formar opinião própria.
    No universo da blogosfera docente, só o Ad Duo informa, de facto.
    Também no papel dos professores há um equívoco: os professores ensinam, quem forma são as famílias.

    ResponderEliminar
  4. Faz muito bem. Não custa comentar com uma OpenId e facilita em muito o diálogo, é que às tantas são tantos Anónimos que já não há diálogo nenhum.

    Se somos todos crescidos, educados e formados, não há que temer e opinar de cabeça descoberta - ou com um nome, mesmo que falso.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem, Ricardo... Já não é sem tempo! Muito obrigada pelo esforço e empenho neste blog!

    ResponderEliminar
  6. Quem quer ter a liberdade plena, sem peias, até para insultar, deve criar o seu próprio espaço "blogosférico" e, como "webmaster", publica que quiser, da forma que entender. O único "senão" é que não vai poder esconder-se sob a capa do anonimato, sendo responsável e responsabilizado, a todos os níveis, por aquilo que escreve.~
    António Pereira

    ResponderEliminar
  7. Pois, eu sei!

    Isto da net, dos blogues, enfim, da liberalização da comunicação é muito giro mas...liberalizar exige responsabilizar ou pelo menos deveria.

    Para ser mais perfeita, esta suposta liberdade, exigia outro tipo de cidadania. Infelizmente nós, portugueses, não somos um país de bons cidadãos e os professores são também, proporcionalmente (quero crer) igualmente imperfeitos.
    Posto isto, ou se desiste, ou nos adaptamos e pacientemente esperamos que aos poucos a "hominização" siga o seu curso e que os pequenos gestos de boa cidadania inspirem outros e as coisas vão melhorando ...
    ... mesmo tendo a certeza de que este ainda é mundo maioritariamente ocupado por bestas egoístas, fundamentalmente irracionais, intelectualmente preguiçosas e, por isso, incapazes de uma cidadania minimamente aceitável (para o confirmar basta, infelizmente, ver o que escrevem os supostos educadores deste país nos diferentes blogues) mas... paciência!
    Também eles (nós) iremos evoluindo.
    Alexandre Trindade, professor em evolução.

    ResponderEliminar
  8. Para P etess: Exatamente... É muito fácil fazer um registo e assim acabam-se os comentários anónimos. Pode parecer que não, mas basta a colocação de uma "alcunha" para facilitar o diálogo.

    Quanto à discordância, é perfeitamente natural... e até mesmo saudável.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Para coasvaf: Esta medida seria dispensável se não tivesse menos tempo para gerir este blogue. Assim, fico com mais tempo para escrever posts, responder a comentários e até para o correio eletrónico.

    ResponderEliminar
  10. Ricardo, se foi por minha causa que restringiu o acesso ao seu blogue, fique à vontade que nunca mais cá comentarei seja o que for (e sei que também cá não fazem falta). E mais: se lhe chamei sonso e o ofendi assim tanto, fique também a saber que igualmente você chamou indiretamente "sonsos" (e com razão) a todos os diretores das TEIP com os tais "critérios manhosos", expressão criada por si neste blogue. Sim, porque um dos significados de "sonso" é precisamente "manhoso"
    (http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=sonso). Aconselho-o apenas a ser coerente e a apagar do fundo da página do seu blogue aquela parte em que um dos objetivos do blogue é ir "promovendo sempre a liberdade de opinião e uma salutar discussão."

    ResponderEliminar
  11. Para JedWar: E disseste muito bem... Eh eh eh.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Para Helena Mendes: Já não tenho idade nem vontade para reagir a essa tipologia de "desafios" e "insinuações".

    Aprecio a assertividade inteligente... não a assertividade arrogante.

    ResponderEliminar
  13. Para marta: Não, colega... Mesmo defendendo o seu ponto de vista de uma forma diferente, a colega não utiliza vernáculo ou termos impróprios. Como tal, todos os seus comentários aparecem...

    Quanto à continuidade das suas participações no blogue, apenas lhe "digo" que faz mal se deixar de participar. Principalmente porque temos pontos de vista díspares quanto à "salutar discussão". Creio que ao continuar a participar poderá contribuir, de forma clara e inequívoca, para o esclarecimento necessário do conceito.

    ResponderEliminar
  14. Para Uma Rapariga Simples: O objetivo principal da iniciativa foi dificultar a vida a quem gosta de boicotar apenas por boicotar... Para além disso, creio que o facto de existir um nome ou nickname irá ajudar ao diálogo.

    ResponderEliminar
  15. Para dina: Vê se não te cansas a responder a quem não ganhou esse direito. ;)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Para Ant P: Mas é exatamente por aí que eu não compreendo... O tempo e energia perdidos a insultar e a boicotar, poderiam ser utilizados a criar e gerir um espaço próprio.

    Quanto à responsabilização ela é possível quer enquanto gestor quer enquanto comentador. Apenas dá mais trabalho, quando estamos a falar deste último.

    Enfim...

    ResponderEliminar

  17. Ricardo,

    Acho muito bem esta atitude! Alías, devem ter noção os internautas que é possível seguir o rasto destes anónimos!!! Têm a mania de que podem dizer o que querem, mas esquecem-se que coisas chamadas IP e MAC ADRESS.... procurem saber.

    Mania que se pode ficar impune eternamente...

    Assistente Técnico

    ResponderEliminar
  18. Estou de acordo com os colegas Ricardo, acho que fizeste muitíssimo bem! Quem vem por bem não tem de se esconder! Quem vem por bem, pode muito bem defender as suas ideias! Aliás, se acreditamos no que dizemos, porque o temos de fazer "à cara tapada"?!
    Estamos numa sociedade idiota! A sociedade dos direitos!! Só direitos e nem um dever! Enfim...triste!
    Se num diálogo oral há desculpa para alguns devaneios em termos de vocabulário, na escrita só escreve "parvoíce" quem quer!

    Não ligues! Aprecio (ainda) mais o teu blog assim! Assim sim, fica quem de facto deve ficar! Quem não está satisfeito é porque as intenções não eram as melhores!

    Abraço!

    ResponderEliminar