segunda-feira, 29 de outubro de 2012

"Erro deixa de fora professoras com mais graduação"

(Jornal de Notícias, 29-10-2012)

Comentário: Em questões de renovação de contratação e manutenção da mobilidade interna, esta não é certamente a situação mais estranha... Li e ouvi imensos atropelos à legislação. Uns por desconhecimento ou interpretações erradas de diretores, outros cometidos de forma consciente por diretores que aproveitaram a subjetividade dos normativos legais para ficarem com quem queriam.

Nota: Para lerem com maior conforto o artigo em causa, cliquem na imagem para ampliar.

8 comentários:

  1. Que me desculpem, mas aqui há qualquer coisa que não bate certo. Alguém está a mentir.

    ResponderEliminar
  2. este comentário não tem nada a ver com o que foi escrito no post, mas preciso de saber se alguém me pode ajudar nesta questão:
    ainda não fui colocada mas sou a 1.ª do meu grupo.estou a trabalhar nas aec, e não pretendo trocar o incerto pelo certo... se for colocada num horário de 1 mês, perco as AEC... o que é que me acontece se desistir agora da RR? A aplicação de desistência apareceu na semana passada, mas ainda não vi comentários nem perguntas acerca disso... serei penalizada no próximo concurso? Não há nada escrito, nem uma notinha explicativa... nada, como é costume do MEC...obrigada!
    Dina

    ResponderEliminar
  3. Dina,

    Há legislação sim. Se recusares uma colocação ficas penalizada este ano e o próximo. Só poderás concorrer à vinculação, mas não à contratação.
    Caso fiques colocada, o truque é aceitar o lugar e denunciar o contrato logo a seguir, pois assim só ficarás impedida de regressar à RR, mas poderás concorrer à contratação de escola.
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  4. Ana

    Obrigada, mas não me devo ter explicado bem... Eu ainda não fui colocada, mas há uma aplicação, que apareceu na semana passada, na DGAE, que nos permite desistir da RR. é desta desistência que falo... antes de ser colocada posso desistir da RR sem penalização? Eu sei da hipótese da denúncia de contrato, mas acho mais lógico desistir da RR antes de ser colocada, do que denunciar depois o contrato... e agora essa possibilidade aparece (chama-se mesmo desitência da RR e está na pág da DGAE, logo abaixo da RR/contratação de escola), mas não sei as consequências.
    repara, vão penalizar-me sem ter sido colocada? no próximo concurso?

    Obrigada...

    ResponderEliminar
  5. Pelo que sei, não há neste caso nada a fazer. A lei não indica como desempatar professores para a renovação de contrato. A direção é que estipula em quem mete a cruzinha. Até pode não colocar a cruzinha em nenhum dos docentes e enviar os horários para RR. Compreendo a decepção das colegas, mas acho que não podem apelar à lei para inverter a sua situação.

    ResponderEliminar
  6. Dina, o link para desistência esteve sempre na aplicação desde a 1ªbolsa. Se não queres realmente ficar colocada, clicas em desistência parcial ou total, e desistes do concurso e consequentemente retirada da bolsa.Assim, para o próximo ano letivo concorres novamente sem qq tipo de penalização.

    ResponderEliminar
  7. A notícia é minha e da minha colega. A diretora da escola reconheceu que se enganou e tentou emendar o erro a 30 de agosto! Foi a Lisboa a DGAE no dia 3 de setembro!!!!Temos os documenos todos que provam que ela se enganou e foi a própria diretora que nos deu...chegamos a ser contactadas pra darmos as nossas 6 primeiras preferências!!! e ate agora nada!!!! A diretora queria nos lá...

    ResponderEliminar