segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Nuno Crato na TVI...

Algumas frases que consegui retirar da entrevista e que dizem respeito aos concursos de professores:

- "Estamos a contratar os professores estritamente necessários";

- "As necessidades do sistema (ao nível dos professores) deve continuar a baixar";

- "Não podemos ter complacência com algum amiguismo";

- "Estamos a pedir a todos (os professores) um trabalho extra";

- "Vamos fazer uma vinculação de professores que fazem parte das necessidades permanente (...) ainda este ano civil";

- "Não posso prometer emprego a todos os candidatos a professores".

37 comentários:

  1. Este senhor está a enervar-me com a conversa que tem!!!

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  2. Pedes um trabalho extra aos professores com todos estes cortes salariais?? Andamos com a corda no pescoço e vens apelar ao nosso profissionalismo?
    Não admito a este canalha que sequer refira o profissionalismo dos professores.

    Não vales nada! Corta no teu salário, reduz os teus acessores, anda num carro com menor cilindrada e cala essa boca!

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  3. O idiota deve ter lido o manual das respostas correctas que circula entre os membros do governo.
    Fantoche.

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  4. Ninguém arruma este gajo estupido. Parvalhão

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  5. Pelos visto, após 9 anos de exercício da docência, não passo de um "candidato a professor"... e o mesmo poderá dizer qualquer colega com mais tempo de serviço prestado à escola pública deste país...

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  6. Boa noite. Estive a ver a entrevista. Infelizmente fiquei sem saber quando serão feitas novas contratações de professores. Ainda esta semana, para a semana, para o mês que vem? Quando deixarei de estar desempregado.

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  7. Quantos efetivaram na última vez?!?!?

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  8. Temos de passar a ações sérias. Com peregrinações não iremos resolver nada !

    http://usnews.nbcnews.com/_news/2012/09/10/13778800-chicago-teachers-strike-affects-350000-students?lite

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  9. este cão quer trabalho gratuito. Não afirma o que diz nas entrelinhas por considerar que seria ofensivo. Ofensivo é ser um cão inteligente a receber um ordenado chorudo em empresas públicas em universidades em simultâneo...cambada de chulos! Eu vou para a rua gritar, partir tudo o que mexer quero ver alguém para-me? e tu vais ficar em casa?


    C.Rosa

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  10. Não vale a pena insultar o senhor aqui. Ele não lê blogs!
    Também não percebi o interesse da entrevista... Alguém ouviu algo de novo???!!!...

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  11. O homem parecia um robot, conversa não lhe falta.

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  12. Só há um caminho, que este ano letivo corra muito mal nas escolas, reprovem-se os alunos...
    Se tudo correr bem, lá bem o cabeça grande dizer uqe tinha razão, que com menos professores o resultados são excelentes.

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  13. Na reportagem final sobre Educação do jornal das 20h na RTP1 o jornalista perguntou-lhe se o número de 12 000 professores para vincular seria um número correto.
    Resposta:" não.. isso é muito, os números da última vinculação andaram pelos 400 e tal..aliás, não chegaram aos 400".
    Portanto..aqui temos uma espectativa numérica para a vinculação extraordinária de professores a fazer este ano segundo ele diz....mais coisa menos coisa, deve andar na mesma ordem.

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  14. Seria mais correto, se o Sr Ministro referenciasse que o elevado nº de professores se deve concretamente à eliminação de 4 disciplinas, no 2º e 3º ciclo de escolaridade, que são as seguintes: formação cívica, estudo acompanhado, área de projeto e ed. tecnológica. E que explicasse aos portugueses, de uma forma clara e sincera, as alterações na estrutura curricular aplicadas este ano letivo. Ou já se esqueceu do Dec-Lei 139/2012, onde consta as matrizes curriculares? Em vez de sacudir a chuva do capote e mentir, que a redução de professores se deve ao nº reduzido de alunos.
    Devido às alteraçoes da estrutura curricular, a disciplina que eu à partida devia dar, vai ser lecionada por professores de EVT e Ed. tecnológica. No grupo 600- Artes visuais apenas ficaram colocados 51 professores, que engloba prof. do quadro e contratados com 29 anos de tempo de serviço.
    Tenho 20 anos de tempo de serviço e sou considerada lixo. Ao longo destes anos deu jeito ter professores contratados. Aqui vai a minha revolta.

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  15. Colegas,
    se o Ministro seguir o mesmo número da última vinculação extraordinária (partindo do princípio que o número avançado por ele é o correto)será uma gota no oceano! Em certos grupos há imensas pessoas com mais de 20 anos a contrato!
    Isto vai ser um fiasco!

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  16. Este gajo é um palhaço vigarista que goza com a cara dos professores e ninguém lhe dá uma carga de porrada? Mas o que é isto colegas professores?Que individuo é este que nos representa?Se não fizermos barulho vamos ser comidos!Eles vem até onde podem esticar a corda.Se ninguém lhes dá um tiro eles vão continuar.

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  17. vinculação de professores que fazem parte das necessidades permanentes? Isto quer dizer, os que renovaram ou tiveram colocaçãp a 31 de Agosto? Que injustiça tamanha!!!Nem quero acreditar que isso possa acontecer!

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  18. Concordo com o colega que diz que temos de começar a reprovar os alunos. Estou farta de estar nas reuniões de fim de ano e os alunos com mais de 3 negativas passarem de ano, de ver os meus níveis negativos a serem votados pelo conselho de turma...os meus ou os de outros colegas... e os pais e os alunos a rirem-se de nós porque graças à porcaria dos TEIP´S fica bem passar alunos que não fizeram nenhum o ano todo, com negativas até ao pescoço. E ficamos supreendidos com estes cortes???? Afinal só há sucesso escolar....Estamos a criar analfabetos com diplomas de 12º ano!!!

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  19. Os 'candidatos a professores' são os estagiários, certo? Caso contrário, o senhor ministro devia inteirar-se dos certificados que as escolas e universidades passam a quem passa no estágio, diz que somos professores.

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  20. Temos que nos unir e fazer alguma coisa! Estes políticos mediocres gozam com a nossa cara: desgovernam o nosso país, tiram cursos sem estudar, têm empregos através de cunhas, têm carros de luxo sem os comprarem, roubam e não são presos, corrompem e são corrompidos e nada lhes acontece, têm 2, 3 reformas de luxo, vidas de luxo... E nós nada fazemos! Comandam mediocramente este país como se fosse apenas deles e o país é NOSSO, por isso nós também mandamos nele e naquilo que é melhor para todos nós! Revoltemo-nos!!! Apenas nos indignamos, manifestamos... mas não fazemos nada que realmente se reflita em verdadeiras mudanças e que faça com que esta gentinha perceba que o país não é o seu resort de luxo! Percebam que o país é NOSSO! Estamos revoltados, sentimo-nos injustiçados e a única coisa que eu vejo resultar de tudo isto são professores com depressões, baixa autoestima, com vidas destruídas. REVOLTEM-SE! Vamos criar um movimento, vamos lutar por um país que é de todos nós, vamos pôr a "nu" as verdades, não vamos permitir que continuem a gozar connosco, com a nossa vida!Greves de 1 dia eles só agradecem. Vamos fazer greves de verdade! A sociedade tem que perceber a importância do Professor, já ninguém nos valoriza, mas todos precisam de nós. Só que nós nunca demonstramos o quanto precisam. Experimentem fazer greve de 1 semana, experimentem fazer greve aos exames, experimentem fazer greve às reuniões de avaliação. Estou cansada!

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  21. De um Professor, para o candidato a ditador:

    Força a todos os Companheiros e Companheiras!!!!!!... A razão é nossa!!!!... Não calar e lutar não só pela Educação, mas também pela nossa Pátria e o Futuro daqueles que nos são Queridos!!!...

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  22. Penso que nenhuma das frases escolhidas pelo Ricardo constituem mentira.
    Aliás, as frases escolhidas até evidenciam frontalidade (as três primeiras), humildade (a quarta), esperança (a quinta) e realismo (a sexta).
    Alguém discorda do teor destas frases. Se sim, com que argumentação?

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  23. Ainda há tempo Portugal:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lNt7zc6ouco

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  24. VAMOS PROTESTAR CONTRA A AUSTERIDADE SÁBADO ÁS 17H00 NA PRAÇA LUIS DE CAMÕES, FAZ CIRCULAR A MENSAGEM O MAIS POSSIVEL. NA GUARDA.

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  25. Mas não há ninguém que fale com conhecimento de causa, é vergonhoso falar dos professores sem saber a realidade dos mesmos.
    Eu não sou candidata a professora, sou professora contratada há mais de 25 anos, muito mais do que alguma vez foram os candidatos a ministros.
    Eu só queria continuar a fazer o que sempre fiz com rigor e profissionalismo, não querem receber nenhum subsidio eu quero é trabalhar como sempre fiz.

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  26. VAMOS ENTÃO POR AQUI A VERDADE, ASSIM VOU JUNTAR AS FRASE DO MENDIGO PARA FAZER MAIS SENTIDO:

    SRS. JORNALISTAS ONDE ANDAM ??


    - "Estamos a pedir a todos (os professores) um trabalho extra";- a contratar os professores estritamente necessários"; FAZ SENTIDO NÃO? OU É NECESSÁRIO FAZER UM DESENHO?
    A PARTIR DE UMA DETERMINADA CARGA DE TRABALHO OS ALUNOS DEIXAM DE APRENDER COMO É SOBEJAMENTE CONHECIDO.

    - "As necessidades do sistema (ao nível dos professores) deve continuar a baixar"Estamos a pedir a todos (os professores) um trabalho extra"; SABEM O QUE ISTO SIGNIFICA, mais carga em cima DOS POUCOS, QUEM FICA QUE SE CUIDE

    - "Não podemos ter complacência com algum amiguismo";Não posso prometer emprego a todos os candidatos a professores" NAO ESTAMOS A PEDIR QUE SEJA CORRUPTO LONGE DISSO, POIS ISSO JÁ O DEVE SER.


    - "Vamos fazer uma vinculação de professores que fazem parte das necessidades permanente (...) ainda este ano civil";MESMO COM "As necessidades do sistema (ao nível dos professores) a continuar a baixar. POIS. OU METE-SE NA DROGA OU ANDA A GOZAR COM AS PESSOAS, E OS DO QUADRO QUE AINDA NÃO OBTIVERAM COLOCAÇÃO?

    EDUCAÇÃO É LIXO.

    EDUCAÇÃO É LIXO.


    EDUCAÇÃO É LIXO.


    EDUCAÇÃO está transformada em LIXO.

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  27. Os 'candidatos a professores' são os estagiários, certo?

    srs. jornalistras ..


    NÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    CANDIDATOS A PROFESSORES SAO OS CONTRATADOS COM 20 ANOS DE SERVIÇO, QUE ANDARAM DE ESCOLA EM ESCOLA, SEM TER VIDA PRÓRPIA.

    O ESTADO CHAMO-OS PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO EM SERVIÇO.

    O ESTADO DEU-LHES A PROFISSIONALIZAÇÃO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS, DURANTE DPOIS ANOS, PAGO PELOS CONTRIBUINTES.

    CADA DOCENTE DEU UM CUSTO AO ESTADO PORTUGUES DE UNS MILHARES DE EUROS.

    CADA DOCENTES DEU UM CUSTO AO ESTADO PORTUGUES DE MAIS EUROS, POIS FORAM OBRIGADOS A TIRAR CURSOS AO LONGO DOS ANOS COMPARTICIPADOS PELO ESTADO (CONTRIBUINTES)

    E AGORA SAO CANDIDATOS A PROFESSORES, DESCARTAM-SE !

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  28. ESSA BANDEIRA TEM LÁ UMA NÓDOA.

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  29. depois de tantos anos de estudo, trabalho, dedicação, profissionalismo, fui finalmente promovida... a candidata a professora!

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  30. Alguém falou em reprovar os alunos. Façamos o contrário, passemo-los a todos no último período! Os indicadores de sucesso vão por água abaixo, viciamos o sistema todo!

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  31. Se o Sr. Ministro da Educação, Nuno Crato, fala em contratar professores estritamente necessários, então porque não seleciona os candidatos a professores com mais tempo de serviço e, não os que saíram recentemente das Faculdades e Universidades com médias exorbitantes, que todos sabemos que se deve ao facilitismo ensino/aprendizagem da última década. Médias de curso, que os professores dos referidos discentes não conseguiram obter na época em que estudavam (16, 17,18 valores). Isto para não falar dos que saem do ensino secundário e superior privado. Na minha altura de estudante, só ia para o ensino privado, externatos, os alunos que não conseguiam atingir as “competências mínimas…”, só os que não entravam no ensino superior público é que optavam pelas particulares, pois, havia dinheiro…
    Nesta sequência, não seria mais justo deixar/selecionar os que estão no ensino há mais tempo? Que optaram por trabalhar mais no referido período de estudante, ensino público, num ensino mais exigente, mas com médias finais de curso mais baixas (médias entre 12 e 14 valores).
    Tenho 44 anos sou Licenciada em Engenharia, pós-graduada, não conclui o mestrado, devido às distâncias do local de trabalho, sou profissionalizada e possuiu outras formações.
    Estou no ensino desde 98, há 14 anos, com tempo efetivo de serviço de aproximadamente 7 anos e meio. Sujeitei-me a horários pequenos, Escolas bastantes distantes, lecionando até então várias disciplinas, tais como: Ciências Físico-Químicas (7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos); Técnicas Laboratoriais I e II (10.º e 11.º anos); Desenho Técnico, aos Cursos Profissionais de Mecânica (10.º, 11.º e 12.º anos); Tecnologias e Processos, aos Cursos Profissionais de Energias Renováveis e de Produção em Metalomecânica (10.º e 11.º anos); Tecnologias da Mecatrónica, aos Curso Profissional de Mecatrónica Industrial (10.º ano) e Educação Tecnológica (7.º, 8.º e 9.º anos).
    Nunca tive problemas com os meus Alunos e a minha avaliação de desempenho desde o inicio tem sido 7.9 – Bom.
    No ano letivo 2011/2012, com um horário de 14 horas, fiz 380 Km por dia, pois tenho uma filha de 9 anos a meu cargo total, não dei o apoio necessário, como é obvio, chegava a casa extremamente tarde e cansada, mas pelo menos pôde contar sempre, todos os dias, com a minha presença. Muito complicado…
    Pergunto ao Sr. Ministro da Educação, estes professores têm/devem ficar de fora, dando o Sr. Ministro prioridade aos acima mencionados, colocados à porta de casa e com um horário melhor?
    Se o Sr. Ministro está a atuar numa nova Estrutura Curricular, porque não alterar a forma como os candidatos a professores são selecionados, dando maior percentagem ao tempo de serviço?

    Saudações Cordiais.

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  32. Não sei em que Escolas é que o Sr. Ministro lecionou, se é que lecionou mas, a realidade é completamente diferente da que refere:
    “Um ensino mais exigente, optando pelos Cursos Profissionais que disponibiliza?!
    “Um ensino mais exigente, e disciplinado com grupos de 28 e 30 alunos?! A maioria das Comunidades Escolares não têm condições. A não ser que, os sente, 3 por carteira?!...

    Relativamente à disciplina que deixou de fazer parte do Plano Curricular do 3-º ciclo, não foi Educação Visual, como ouvi de um colega/diretor? Pois esta retirada implicaria desempregar docentes efetivos.
    Retirou isso sim, do Plano Curricular do 9.º ano, a disciplina de Educação Tecnológica, passando também, esta para oferta de Escola no 7.º e 8.º anos, quando era de caracter obrigatório. Introduziu as TIC.
    Sr. Ministro, não acha, que os alunos já perdem muito tempo no Facebook? e...

    Mais informo aos Alunos e Encarregados de Educação, que o Grupo 530 – Educação Tecnológica foi um grupo onde muitos contratados entravam até aqui e onde havia menos professores vinculados, razão pela qual foi extinta a Educação Tecnológica e não Educação Visual.
    Sr. Ministro, se o mais importante são os nossos Alunos, como diz e Bem, não acha que esta opção deveria ser feita pelos próprios?

    Sr. Ministro qual a próxima disciplina a retirar do Plano Curricular Escolar?! Será o Espanhol?

    “Tanto por dizer”….

    Sr. Ministro não engane os Alunos que temos e os Encarregados de Educação.

    POR TI FILHA!

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