sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Não existe exceção... É uma obrigação legal.

Crato rejeita excepção no superior e diz que valorização salarial decorre da lei 

Comentário: De acordo com esclarecimentos dados ontem pelo MEC, "os professores do ensino superior não terão qualquer regime de excepção no próximo ano e que a valorização remuneratória associada à progressão na carreira decorre de obrigações legais"

Assim, aparentemente essas obrigações legais já foram instituídas em 2010, quando foi aprovado um regime transitório para a progressão na carreira de professores do ensino superior público. Apenas não foram cumpridas por causa de uma norma prevista no Orçamento do Estado (OE) para 2012... Agora, e após diversas ações judiciais interpostas pelo Sindicato Nacional do Ensino Superior o entendimento passa a ser outro.

Curioso... A questão da caducidade do contrato também tem sido alvo de diversas ações judiciais, sempre com resultados favoráveis aos professores (no caso, do ensino não superior) e nem por isso o MEC está a repor  a legalidade.

Pode até nem ser, mas estão reunidas diversas condições para nos fazer acreditar que estamos perante um lobby com forte influência no seio do MEC. E a fazer justiça nessas aparências, não será complicado determinar os motivos de tal "permeabilidade" ministerial.

16 comentários:

  1. Pois!

    Quando há professores do ensino não superior encalhados no indice 126. Com estes ninguém se preocupa.

    ResponderEliminar
  2. A leitura é muito fácil de fazer: Crato vai cair e está a prepapar o seu regresso ao Ensino Superior!

    ResponderEliminar
  3. Nem por um segundo acredito na queda de Nuno Crato. É um ministro que está a conseguir cortar imenso na educação... A revisão curricular é um exemplo disso.

    ResponderEliminar
  4. O aumento salarial decorre da lei, E QUEM FAZ A LEI?

    Este crato faz-me lembrar o Miguel Relvas, esse cabrão, filha da puta, ladrão e corrupto que já devia estar preso à muito tempo.

    Esse animal, tinha moradas falsas para receber subsidios indeviduos do ESTADO PORTUGUES, essa coisa que nem se pode chamar de ser huamno, recebia a correspondencia em moradas falsas, depois alguem a enviava para Almada onde ele estava mesmo a morar.

    É assim a vida, somos governados por meninos da Jota ou como é que esa porcaria se chama, e não passa dum caminho para um ladraozeco chegar a deputado e roubar TODOS OS PORTUGUESES.

    O sonho dos maiores vigaristas é chegarem a deputado, afinal lá ninguem vai preso, o sistema PORTUGUES, O ESTADO PORTUGIES NÃO TEM NEHUM MECANISMO DE AUTOCONTROLO, que permita o pais se livrar de ANTI-PATRIOTAS E LADROES.

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa por alguns erros de digitação, mas ser governados por vigaristas e ladrões tiram-me do sério e é uma pouca vergonha para o país todo !!!!!!!!!!!!!!!!!

    E vai em bom português para toda a gente entender.

    A Democracia é entregar o poder a vigaristas e a clubes de interesses.


    PORTUGAL OU COMO É QUE ISTO SE CHAMA, NÃO TEM FUTURO.

    ResponderEliminar
  6. Afinal o povo tinha razão.


    A LEI É SÓ PARA ALGUNS.

    O crato gastou milhoes em advogados, pago com o dinheiro dos impostos do povo para negar uma coisa a que os docentes contratados tinham direito, e depois de forma bondosa dá a quem já tem muito.


    Portugal país sem futuro.

    Crato não arreias caminho, já sabes o que te vai acontecer e a seguir vai o governo todo, e a seguir ía todos os clubes de interesses que andam a roubar o pais , esses corruptos todos, deveriam ser obrigados a devolver ao erário publico aquilo que roubaram e eram corridos para a ilha da Madeira, ao cuidado do João jardim.

    ResponderEliminar
  7. Exatamente, Portugal não tem futuro de que serve encher o balde se ele tem vários buracos? (Corrupção e desvios de verbas)

    Sá Carneiro bem tentou mudar isso.

    ResponderEliminar
  8. É um claro lobby...todos sabemos, mas as coisas são como são... tb têm familia, prestigio, respeito, ... e uma data de graudos à retaguarda... coisa que a "raia miúda" não tem, pelo menos "tomates" para se impor!!!

    ResponderEliminar
  9. Para a "raia miuda" se impor é preciso destruir o sistema.
    Um dia voçê vai-se arrepender dessas palavras.

    ResponderEliminar
  10. GRAVÍSSIMO.

    Quando há professores do ensino não superior encalhados em contratos de trabalho sucessivos, não tendo futuro na profissão, a trabalhar com os colegas a fazer a mesma coisa que eles, mas sem direitos e com 23 anos desta porcaria, com estes ninguém se preocupa.

    Não se preocupem depois quando QUISEREM OS FILHOS EDUCADOS, PAGUEM SE QUISEREM.

    OU ENTÃO AGUENTEM-SE E FORMAM-SE PALHAÇOS, JÁ HÁ POR AI TANTOS.


    O POVO E O CRATO NÃO LEIAM BLOGS QUE NÃO VALE A PENA.

    Querem saber quantos são?? Basta ir às listas e VER A BOMBA QUE VAI EXPLODIR.


    JÁ FORAM AVISADOS.

    ResponderEliminar
  11. Para o anónimo 2:12

    1º não tem "tomates" para se identificar.

    2º não irei arrepender-me das palavras que escrevi porque eu tenho "tomates" para escrever verdades que alguns cobardes não gostam de ler.

    3º já agora ganhe barba e tomates para poder opinar.

    ResponderEliminar
  12. Pelo que já li há menos sete mil professores contratados em relação ao ano letivo 2011/2012. Portanto deve dar uma média de menos sete professores por Agrupamento.
    Sinto que este ano houve muitos “truques” para não haver um grande número de professores do quadro com horário zero, no entanto, no próximo ano letivo a situação vai apertar e vai surgir um grande número em DACL…o MEC está atuar por fases.
    A situação só ficaria estável pricipalmente se houvesse um número menor de alunos por turma (ao contrário do que o MEC fez!).


    ResponderEliminar
  13. O MEC está a atuar por fases sim e o que vem aí é a destruição de parte do sistema e não é só no ensino.

    Alguns pequenos setores ficam a salvo e determinadas pessoas também, entretanto outras vão comer o pão que o diabo amassou, vem aí grandes tribulações. Entregaram o pais aos masons e venderam-no a interesses que estão fora de Portugal.

    Portugal já não é independente há muitos anos.Isto está cheio de corruptos, cobardes e gentalha sem valor, grandes valores já emigraram.

    ResponderEliminar
  14. Basta ver os recentes comentários do António Borges, são inqualificáveis e mostram bem
    o estudo, a noção e a competência que têm para governar o país ou então é um bandido.

    Um homem que nunca trabalhou numa empresa, a vida dele tem sido só tachos através da corrupção. Mas também levou logo a resposta, os empresários portugueses dizem que ele nunca irá ter trabalho numa empresa portuguesa. E ele ralado , vive à conta dos portugueses.

    Isto é o estado caótico do nosso país e a educação não foge à regra. Dizem que isto é mundial mas não é verdade, muitos paises ja se tornaram independentes da "crise" se calhar é porque não toleram corrupção.

    http://www.youtube.com/watch?v=nK7f1SzhBms

    http://www.youtube.com/watch?v=Bi6YjsqyiRg

    http://www.youtube.com/watch?v=YzMKS-1XEt0

    CUIDADO COM ESTE SENHOR, É UM MASON E UM TRAIDOR DA PÁTRIA.

    UM LADRÃO E UM CORRUPTO.

    ResponderEliminar
  15. CRATO E AS BOLSAS

    Não digam mal do Cratinho o coitado veio de familas muito pobres pelo que os seus estudos foram pagos pelo estado português, bolsas de estudos, até como "cientista" convidado teve bolsa.

    Olha se não houvesse bolsas do estado, e pelos visto gostou tanto das bolsas que continua.
    Só que agora as bolsas são mais bem pagas, e por ironia do destino, fecha a bolsa aos outros.

    ESTRANHO PAÍS ESTE, COINCIDÊNCIAS OU REMANESCÊNCIAS?

    ResponderEliminar
  16. A LEI NÃO SERVE O POVO NEM O PAIS.

    ResponderEliminar