quarta-feira, 5 de setembro de 2012

É essencial ter calma...

O tema da vinculação extraordinária está a começar a gerar as primeiras ondulações na curiosidade de como a mesma se irá processar e a quem será destinada. Parece-me mais do razoável que os receios e dúvidas sejam explorados convenientemente, para que as negociações possam ir ao encontro das expectativas de toda uma classe profissional.

Como já tive oportunidade de referir, tenho algumas dúvidas relativas à exequibilidade desta vinculação extraordinária... Mas não passa disso. Não me posso opor ou defender algo, cujo conteúdo desconheço... Como tal, considero algo excessivo começar a fazer circular uma petição contra a vinculação extraordinária sem conhecermos as linhas com as quais esta se vai coser...

Calma.

27 comentários:

  1. Pelos nomes dos 18 que subscreveram a petição, dá para perceber a palhaçada.

    ResponderEliminar
  2. Acima de tudo dá para perceber a pouca educação de algumas pessoas...

    ResponderEliminar
  3. Acreditar numa vinculação extraordinária nesta altura é quase uma loucura...
    Tenho 21 anos de contrato com o ministério da educação, já percorri o país de norte a sul...e também já era contratada com alguns anos de serviço quando o António Guterres anunciou uma vinculação deste tipo...que nunca aconteceu!pois demitiu-se...
    Não compreendo que alguém se lembre de fazer uma petição contra a vinculação...Já se conhecem as condições/requisitos para a vinculação?
    Lamentável.

    ResponderEliminar
  4. Num ano de concurso Nacional é uma palhaçada o que estão a fazer aos professores. Devem fazer um apuramento real de vagas e obedecer a graduação profissional. Batota é que não...

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente! Acho vergonhosa e tremendamente egoísta esta petição!

    ResponderEliminar
  6. dezoito anos a leccionar pelo continente e ilhas para tentar efectivar e aparecer uma vergonha como esta. lamentável.

    ResponderEliminar
  7. Com esta tirada, Nuno Crato conseguiu baralhar os sindicatos, colocando (novamente) a Fenprof e a FNE de costas voltadas, ao mesmo tempo que baralha a classe docente, distraindo-os do essencial: os problemas e injustiças que estão a afectar este novo ano lectivo.
    De resto, esta proposta é de tão difícil exequibilidade que o mais certo é em Dezembro vermos a FNE e Nuno Crato dizerem que tem de ser adiada para o concurso geral de 2013. E até lá a contestação docente afrouxou...

    ResponderEliminar
  8. O lema deste governo tem sido dividir para reinar e tem conseguido em todas as vertentes: os professores dos quadros contra os contratados, como se nós, contratados, lhes fizessemos frente; os sindicatos, que mais parecem baratas tontas; directores contra professores (salvo raras excepções, como o caso do Director Luis Braga)...a esperança de melhorias tardam em chegar!

    ResponderEliminar
  9. Não sei ao certo qual a base desta petição, mas não será com certeza, intenção de quem a criou colocar professores contratados contra os do quadro... Concordar com uma vinculação extraordinária de professores contratados, não será a situação ou expressão mais correta. Apuramento de vagas reais e abertura de um concurso extraordinário de professores, com possibilidade de mobilidade para os docentes de quadro, isso sim, será certamente o mais justo, concordemos ou não. E colegas, acima de tudo é bom que haja educação sempre, para com os outros, quer nos comentários, quer nas petições, concordemos ou não. Todos são livres de ter uma opinião, só concorda e assina quem quer, agora não se excedam!

    ResponderEliminar
  10. Acho muito bem que coloquem no quadro professores contratados que são necessários às escolas e que vivem há anos numa grande instabilidade. Não concordo com a altura em que vai ser realizada. Quem entrará nos quadros?? Os docentes que ficaram colocados na lotaria deste concurso? Os reconduzidos que por um golpe de sorte o conseguiram fazer ou por outro motivo menos claro renovaram nas escolas onde estão? Não são os mais graduados que estão neste momento colocados nas escolas. A forma mais justa de fazer a vinculação será num concurso geral em que as regras sejam conhecidas antes do concurso. A não ser assim, será mais uma injustiça a coroar aquelas a que temos assistido ultimamente.

    ResponderEliminar
  11. Ui!!! Mas o que é isto, meu Deus? A Milú bem tinha razão numa coisa, nós somos uma classe de canalhas uns com os outros e ela consegui dividir para reinar.
    Não lhe foi nada difícil. Aqui está a prova...

    ResponderEliminar
  12. Como é possível!? até nisto a classe é desunida. Que tristeza. Esperem para ver as condições e somente depois se manifestem. Tanta gente a olhar para o seu umbigo...

    ResponderEliminar
  13. Bem, acabei de assinar a petição, espero que estes nomes sigam para a frente ahahahha

    ResponderEliminar
  14. Machado (PROFESSOR CONTRATADO HÁ 11 anos, com saco as costas)setembro 06, 2012 10:53 da manhã

    Tenho muita pena deste indivíduos que implementaram essa petição. Não sei muito bem como os deverei tratar ou descrever... Aí vemos as pessoas que temos na nossa classe, em lugar de rumarmos todos no mesmo sentido, existem alguns que continuam a ver apenas o próprio umbigo.
    A vinculação é um direito que os vários governos tem menosprezado tendo mão de obra qualificada mais barata, e não só nos professores.
    Espero sinceramente que haja uma vinculação extraordinária para aqueles que possuam os anos de trabalho estipulado (não deveriam ser 10 ou mais anos, mas sim 3 ou mais como se estipula na lei).
    Para os iluminados da petição na farmácia existem várias pastilhas para a azia a venda, aconselho irem lá. Serão sempre bem recebidos pelos farmacêuticos (que necessitam de clientes devido a crise).
    Um bem haja a todos os professores que tem orgulho em o ser.
    E para ti Ricardo um Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Estou chocada com a falta de civismo dos autores da petição.
    Fazer uma petiçao contra a vinculação dos professores contratados era muito maus, demonstrava um tremendo egoismo, mas brincar com um instrumento de exercicio da democracia, que os cidadãos anónimos dispõe, não tem palavras para qualificar.

    Atrevo-me a pensar que o/a autores desta petição não são professores. P*or favor retirem a petiçao pois a sua existência não dignifica em nada os seus intervenientes e enxovalha toda uma classe!


    ResponderEliminar
  16. Para não variar, não consigo ficar indiferente perante alguns comentários (a propósito da vinculação extraordinária) tãoooo, qualquer coisa que nem consigo arranjar uma palavra para os classificar! Petições a favor, petições contra... Mas o que é isto? Alguns colegas referem a lei e no meu entender é com base nela que tem de se agir, porque potenciais injustiças sempre houve e poderá continuar a haver! O principal critério tem a ver com o facto do MEC ser das poucas entidades que renova/contrata anos a fio arranjando alguns pretextos na lei (como os contratos a tempo determinado)para poder ultrapassar a lei e não entrar em incumprimento! Quanto aos motivos que levam cada um a concorrer ou não, arriscando ou não, só a cada um diz respeito e são todos mais que válidos. já ouvi aqui falar em contratados por opção. É verdade, eles existem, mas tb sabemos que existem muitos vinculados que só arriscaram porque sabiam que estavam salvaguardados (em tempos idos, embora, actualmente, ainda se verifiquem algumas situações pontuais em que as mesmas ocorrem (os destacamentos por condições específicas, as requisições para o lugar A ou B e ainda as muito procuradas Intervenções Precoces! Desculpem-me todos, mas (infelizmente) o grosso que temos é que efetivamente cada um recorre aos meios que melhor servem os seus interesses! Se está mal? Talvez, mas se assim o é, é a lei que o permite. De facto não vale a pena andar em lutas pró ou anti. Mediante os critérios a definir cada um tomará as suas opções, porque ninguém é obrigado a nada! Se calhar eu sou uma daquelas que sempre pensou "não vale a pena pensar no ovo no cú da galinha" e desculpem-me a expressão! mas, tb me custa ver e ouvir falar dos "coitadinhos" que arriscaram, deixaram tudo e todos e puseram sempre à frente de tudo a sua profissão, ou até daqueles designados por comodistas que não arriscam nada porque não querem sair do pé da porta! cada um tem as suas razões! Puseram os seus interesses no prato da balança e cada um fez a sua opção no seu tempo, por isso agora não percamos tempo com aquilo que fizemos ou deixamos de fazer, porque efetivamente (e ainda bem) coagidos, talvez, mas obrigados não! ninguém é obrigado a arriscar ou a concorrer, mas quando o faz, tem de assumir as suas opções! Perante isto, vamos é estar atentos às propostas e quando elas forem mais concretas (aí sim) já podemos comentar e agir! Bom ano a todos!

    ResponderEliminar
  17. Já agora, concordo com o Machado! Com ou sem saco às costas em cada uma das situações (contratado/Vinculado) o importante é lutar pela equidade e justiça, tudo o resto surgirá naturalmente por acréscimo:-))

    ResponderEliminar
  18. Concordo em absoluto com "na sala de aula"! Fogo de artifício p distrair as crianças... Qt à petição...cm eu costumo dizer... "n há maior pobre, q o pobre de espírito"...

    ResponderEliminar
  19. Por razões óbvias esta petição não deveria ter sido publicada neste blogue!
    DORA

    ResponderEliminar
  20. Pelas razões óbvias, esta petição DEVERIA ter sido divulgada neste e em OUTROS blogues.
    DORA, dói-te qualquer coisinha, é?
    Que tristeza...

    ResponderEliminar
  21. A nossa classe bateu mesmo no fundo!!! Dividir para reinar e nem foi preciso o MEC sujar as mãos. Os próprios colegas, que pelos vistos já se esqueceram que também outrora foram contratados encarregaram-se de abortar algo que nem sequer ainda ganhou vida. Tenham paciência, colegas do quadro mas, isto não faz sentido. Se houver concurso é óbvio de que os contratados ficarão com as vossas migalhas, que diga-se de passagem serão poucas. A nossa classe está mais que fragmentada, graças a atitudes mesquinhas, invejosas e irracionais como a que os colegas do quadro evidenciaram com esta petição. Zelar pelo ensino e pela estabilidade do corpo docente deveria ser uma preocupação de todos, Não há professores de 1ª e de 2ª. Temos todo o direito a ter alguma estabilidade. Eu sou contratada e já corri muitas escolas, deixando filha, marido e pais idosos para trás. Somos todos professores, mas alguns devem aprender a serem mais HUMANOS.

    ResponderEliminar
  22. Para Dordisse:
    qual é o objectivo de publicar esta petição?Será para muitos a assinarem?

    ResponderEliminar
  23. É por este tipo de coisas que os professores estão onde estão. Eu sou professora dos quadros estou de acordo com a vinculação de professores, tenho colegas da minha idade, com 15 e 16 anos de serviço ainda contratados. Essa petição tem intenções vergonhosas, como diriam os brasileiros "baixaria mesmo"! mas há-de ser sempre assim, algumas pessoas para se sentirem maiores têm que achincalhar os outros, e o ideal é serem os mais fracos. Tristeza!

    ResponderEliminar
  24. Bom, sem querer ferir suscetibilidades, gostaria de deixar alguns apontamentos.
    1- Na minha opinião as vagas para integrar estes profs contratados, deveriam aparecer na altura dos concursos gerais, altura em que os professores dos quadros também pudessem mudar de quadro, caso contrário não me parece justo para os docentes dos quadros que querem mudar de escola e que sacrificaram as suas vidas pessoais para conseguir ficar num quadro.

    2- Apesar de defender sempre os professores ( com pessoas fora da profissão) não posso deixar de colocar a seguinte questão quando falo para professores: será que todos os colegas que afirmam ter dezenas de anos de profissão e ainda são contratados,e alguns nem conseguiram contrato este ano, tentaram ir para qualquer parte do continente e ilhas para efetivar ? é que vida familiar todos temos, e quem não tem descendentes tens ascendestes a seu cargo, etc etc. é que sendo assim, também é difícil argumentar. No entanto sei que realmente há colegas que na verdade concorreram para todos os distritos do país incluindo as ilhas.
    3- Boa sorte para todos, mas que seja algo justo e que se respeitem prioridades.

    ResponderEliminar
  25. MEUS AMIGOS.

    DEIXEM LÁ OS COLEGAS VINCULAREM-SE, MESMO QUE VOS PASSEM INJUSTAMENTE Á FRENTE..E DE MIM TAMBEM.
    ACASO há SALVAÇÃO NO inferno??

    250.000 SERâo JA ELIMINADOS E 8000 SE VICULARÃO.

    arbeit mach frei.

    O que é que é pior morrer com um tiro na cabeça ou morrer de fome, na expetaviva?

    ONDE É QUE ESTÁ A LUCIDEZ??? MMMMM...



    ResponderEliminar
  26. MEUS AMIGOS.

    DEIXEM LÁ OS COLEGAS VINCULAREM-SE, MESMO QUE VOS PASSEM INJUSTAMENTE À FRENTE...E DE MIM TAMBÉM.
    ACASO HÁ SALVAÇÃO NO inferno??

    250.000 SERÂO JA ELIMINADOS E 8.000 SE VICULARÃO.

    arbeit mach frei.

    O que é que é pior? Morrer com um tiro na cabeça ou morrer de fome na expetativa?

    ONDE É QUE ESTÁ A LUCIDEZ??? MMMMM...

    ResponderEliminar
  27. Também fui contratado mais de dez anos.Vinculei por concurso nacional. Parece-vos coerente que que o ministro anuncie, simultaneamente, que terá de despedir professores e que haverá vinculação extraordinária? Sem falar nos professores com horário zero, quantos há, por todo o país e em todos os grupos com apenas 6 horas letivas e o resto é na BE? Por que não esperar pelo próximo concurso?Há professores do grupo 110 com horário zero que não puderam ser opositores a outros grupos para os quais têm habilitação profissional, nomeadamente o 910, que vêm, nas escolas onde aguardam colocação, docentes contratados em vagas do 910 que eles poderiam ocupar, pois têm especialização. Bastava deixarem-nos concorrer a dois grupos, como acontece com os contratados que podem ser opositores aos gupos para os quais tenham habilitação profissional.Correm o risco de perderem a vinculação porque são horário zero, não podendo concorrer a dois grupos nesta fase.Na próxima poderão estar essas vagas ocupadas devido a uma vinculação extraordinária. O concurso nacional é o mais justo para todos.

    ResponderEliminar