segunda-feira, 3 de setembro de 2012

As listas de colocação 2012/2013 em números...

Embora muitos se afastem do tema "concursos" a partir do momento em que obtêm uma colocação, importa registar que é sempre relevante ter em mente os números em termos de horários que vão sendo ocupados ao longo dos anos (cruzando com os normativos de organização de cada ano escolar) e principalmente, com a introdução de novas reformas ou revisões curriculares. Ao termos presente a evolução desses números (obviamente dentro do(s) grupo(s) de recrutamento que nos interessa(m)) a nível nacional e regional, poderemos concorrer de forma mais consciente.

Este ano, o Arlindo desenvolveu 3 tabelas que me parecem relevantes para aquilo que acima expliquei (nomeadamente para um eventual "estudo" a nível nacional) e que irei furtar para este blogue, para mais tarde recordar.

Assim, o que se apresenta de seguida, são as tabelas com os números de colocação por tipologia de horário e totais de colocações por grupo de recrutamento, para a mobilidade interna, contratação inicial e renovações (respetivamente). Cliquem nas imagens para ampliar.




20 comentários:

  1. De 30 km para 600 km, quem paga isto?setembro 03, 2012 5:10 da tarde

    Sou do Grupo 500 e passei do “ceú” ao “inferno” em 3 dias. Sexta, da aproximação desejada passo a lista de retirados. Menos mal, ficaria na escola de destacamento a 30 km.
    Segunda, vou a escola de destacamento, para receber o serviço atribuído e não tinha! Foi tirado de DACL pela escola que fica a 600 km…!
    Menos mal, se 2.ª PRIORIDADE, da Mobilidade Interna não tivesse “desaparecido”. Em 3 dias, passo de 30 kms para 600 kms…!
    Tenho mais que razão. Já fiz a consulta prévia e seguir-se-á o recurso, mas mesmo reparado a tempo, TEREI PREJUIZOS, de algumas deslocações a 20-30 km, só em Setembro, VÃO SER TALVEZ 1200 KM duas vezes, talvez 150-2000 euros de alojamento. E dúvidas, vou só? ou mais esposa e filhos pequenos? Vou muda-los de infantários por umas semanas? Como será com o emprego da esposa? rescinde!!?
    QUEM PAGA OS PREJUIZOS DESTES ERROS? A EMPRESA DE INFORMÁTICA? OU A “CULPA SOLTEIRA” DOS RESPONSÁVEIS?

    Read more: http://www.arlindovsky.net/2012/09/mobilidade-interna-1a-e-2a-prioridade%e2%80%8bs/#ixzz25QGpscgx

    ResponderEliminar
  2. Olá ricardo

    Nunca e demasiado o agradecimento pelo teu trabalho.
    Gostaria de te dar conhecimento da minha situação(sei que há mais casos). Fui colocado com horário completo numa escola, mas na apresentação foi-me dito que, devido a erro, a colocação foi errado, visto nao existir horário. Mandaram-me para casa aguardar por solução.
    Devo agir por conta própria ou aguardar visto o erro nao ter sido meu?

    RQ

    ResponderEliminar
  3. A DOCE INJUSTIÇA DAS RECONDUÇÕES.

    SE A VERA PEREIRA USASSE MINI SAI, SERIA MAIS UMA BELA RECONDUÇÃO. NEM QUE SE TIVESSSE QUE MARTELAR UM POUCO OS HORÁRIOS.Quantas marteladas não há por ai.


    QUEM PAGA OS PREJUIZOS DESTES ERROS? A EMPRESA DE INFORMÁTICA? OU A “CULPA SOLTEIRA” DOS RESPONSÁVEIS? Mete os responsáveis em tribunal e pede indemnização por todos os prejuizos, junta todas as faturas e mais algumas.

    ResponderEliminar
  4. ##### TOCA A PEDIR O SUBSIDIO DE FERIAS. ######


    A LEI NÃO TEM EFEITOS RETROATIVOS E COMO ENTROU SÓ EM VIGOR EM 2012, PODEM PEDIR O SUBSIDIO RESPEITANTE A SET ,OUT, NOV E DEZ.

    MEXAM-SE.

    ResponderEliminar
  5. Caso insólito: Professores com mais de 30 anos de serviço, obrigados a concorrer na sequência de horário zero, deslocam-se à nova escola para receber o horário e são informados que houve engano….Como? Engano de quem? Do Ministério ou da Escola? Andamos a brincar? Não há quem queira fazer uma reportagem desta palhaçada? Agrupamento de Escolas de Celeirós em Braga. Entretanto os colegas menos graduados ficaram na escola de origem e já têm garantia de horário. Não é justo!!!! É que são muitos professores, de diferentes grupos. Hoje de manhã era horrível o ânimo destes professores, que perto da reforma se encontravam pálidos de descontentamento…..tive pena :( (( Afinal as contas que fazem dos professores colocados estão erradas…..loool VERGONHAAAAAAAAAAAAA

    ResponderEliminar
  6. CProfessores com mais de 30 anos de serviço, obrigados a concorrer na sequência de horário zero, deslocam-se à nova escola para receber o horário e são informados que houve engano….AHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    ESTÃO A GOZAR CONTIGO

    Como? Engano de quem? Do Ministério ou da Escola? Andamos a brincar? Não há quem queira fazer uma reportagem desta palhaçada? CONTACTA A RTP JA SAO VÁRIOS OS CASO, OU ISSO NÃO SERÁ PARA AI UMAS JOGADAS, ESTEJAM ATENTOS PARA VER SE ENTRA LÁ ALGUEM.SE A ESCOLA FOR PERTO CONTROLEM ESSA SITUAÇÃO

    Agrupamento de Escolas de Celeirós em Braga. Entretanto os colegas menos graduados ficaram na escola de origem e já têm garantia de horário. Não é justo!!!!
    É O PAIS PORTUGAL DOS BANANAS E SEM FUTURO.


    Hoje de manhã era horrível o ânimo destes professores, que perto da reforma se encontravam pálidos de descontentamento…..OS PROFS MAIS ANTIGOS DIZEM QUE PAGAM PARA SAIREM.

    O POVO QUER PROESSORES ASSIM A ENSINAR OS SEUS FILHOS??? SE FOREM ESPERTOS COLOCAM MAS É OS FILHOS NOS PRIVADOS E NUNCA MAIS VOTAM, SUSTENTANDO UM SISTEMA DECADENTE E CORRUPTO.AFINAL A CULPA É DO POVO QUE OS COLOCA LÁ E SUSTENTAM ESTE SISTEMA CAIDO.

    tive pena :( (( Afinal as contas que fazem dos professores colocados estão erradas…..loool VERGONHAAAAAAAAAAAAA

    ELES SABEM FAZER CONTAS MAS É AS DELES, QUANDO ERA PUTO ÍA COMPRAR PÃO E A SRA. ENGANAVA-SE SEMPRE A DAR O TROCO, A FAVOR DELA NÃO A MEU FAVOR.

    QUEREM METER UNS QUANDO DO QUADRO A MEXER E SUSBSTITUIR POR NECESSIDADES RESIDUAIS,CONTRATADOS, LIXO. ATÉ QUE SÃO INTELIGENTES, MAS SÓ PARA O MAL.

    ResponderEliminar
  7. TODO ESTE MAU KARMA VAI DITAR O PAIS A UM FINAL TRISTE.

    A CULPA É DO POVO QUE PAGA TODOS OS IMPOSTOS E PRINCIPALMENTE VOTAM NELES.

    TODA A SITUAÇÃO DO PAIS SE DEVE A DESVIOS DE DINHEIRO E À REALIZAÇÃO DE DIVIDAS QUE O PAIS NAO SUPORTARIA, AGORA TÊM QUE PAGAR OS JUROS.

    MAIS UMA VEZ A CULPA É DO POVO QUE COM O ESPIRITO DE CORDEIRINHOS DE CATIVEIRO SUSTENTAM O SISTEMA CORRUPTO E DECADENTE.

    ResponderEliminar
  8. Continuo sem entender como é possível tão poucos colocados! Os alunos não desapareceram das escolas de um ano para outro e já vi escolas onde até há mais turmas.

    ResponderEliminar
  9. para quando a primeira bolsa de recrutamento.
    Alguem faz ideia?

    ResponderEliminar
  10. Eu fui apresentar-me à minha escola. Há dois horários, a escola pediu 2 professores. Apresentamo-nos 3.... e agora? O MEC não assume culpas de um concurso mal feito?

    ResponderEliminar
  11. Não há palavras... Temos de nos unir e combater estas e outras injustiças. A uma só voz e afastados de lobbies.

    ResponderEliminar
  12. Boa Noite Ricardo;


    Apenas te deixo uma consideração acerca do que se está a passar com alguns professores colocados;

    Bom trabalho o teu!!

    Relativamente aos professores que se estão a apresentar nas escolas e que se estão a aperceber do erro relativo a horarios fantasma que não existem, salvo a devida consideração em que possa realmente haver erro, o que se passa e passou, foi relativo ao preenchimento por parte das escolas no campo das reconduções de professores, ao assinalar a recondução, não deveriam na mesma aplicação preencher o numero de horas, uma vez que o mesmo não era para ser preenchido, ao preencherem o respectivo nº de horas lectivas, originaram novo pedido, (Duplicando)ou assim a aplicação informatica o tornou, originando em alguns casos, ex: 5 reconduções e 5 novas colocações, isto a mero titulo de exemplo.
    De quem é a culpa??
    Do professor colocado não é de certeza, da escola em parte, do MEC na totalidade.
    Reacção a meu ver a esta situação, uma vez que dificilmente se ira mexer nas listas.
    O professor colocado na escola onde existe um horario dito fantasma, permanece na escola onde foi colocado por concurso de professores, através de uma lista de graduação e não por outro tipo de expediente, ao qual o mesmo já aceitou a colocação informaticamente.
    Agora 2 soluçoes possiveis, é-lhe dado horario no referido agrupamento ou escola, ou é lhe proposto uma escola, na qual possa ser colocado seguindo a lista das suas preferencias! Bem... Se este for o caso, deverá analisar o prejuizo que eventualmente poderá ter nessa deslocação e se achar conveniente para si aceitar sem mais.
    Se eventualmente obtiver apenas colocação distante e tiver neste caso um prejuizo consideravel, deverá desde logo 1º aceitar a deslocação, mas contudo reclamar atraves de recurso hierarquico, com o fundamento de qualquer outro colega com menos graduação estar num estabelecimento mais perto(vulgo opositor a lista de colocação).
    Posto isto e após ser deslocado para outro estabelecimento e se com o recurso hierarquico, não obtiver a resposta desejada, deverá intentar acção no tribunal administrativo relativamente ao assunto, alegando prejuizo com a colocação,erro, vício de vontade e a violação descarada dos principios que norteiam a contratação publica, tal como os principios da igualdade, da equidade etc..
    Em ultima analise, poderemos sempre dizer que uma vez colocados pelas listas elaboradas pelo MEC, de uma maneira ou outra teem que ter um horario, independentemente do erro que não é do professor que apenas se limita a concorrer, toda a responsabilidade é de quem organiza e coloca os mesmos, neste caso o MEC.
    Se o MEC tem que apurar responsbilidades junto de alguém, que o faça junto dos (directores que se equivocaram), ou junto dos responsaveis da plataforma informática, jamais junto dos professores que são aqui o elo mais fraco.
    Se fosse no privado independentemente de outros expedientes legais, os mesmos colocados em horarios (dito fantasma), apresentavam-se todos os dias no seu local de trabalho, cumprindo o seu horario com ou sem trabalho distribuido, cabendo a entidade patronal resolver o assunto.
    No entanto é lamentavel que mais uma vez os sindicatos, estejam a dormir na forma e ainda não tenham reparado neste problema.

    ResponderEliminar
  13. Surreal: Professores contratados colocados com horário 0 no Cacém.
    E já somos 6 no mesmo agrupamento!!!
    Antigo agrupamento pede 6 professores do 110 para recondução e novo mega agrupamento volta a pedir mais 6.
    Resultado: os últimos 6 professores ficam com horário 0. Aguardamos resposta do Ministério.
    G Silva

    ResponderEliminar
  14. Erros desses já aconteceram noutros anos: profs. ficam colocados numa escola e quando lá chegam, não há horário. O ministério não assume o erro e diz q a esola é que tem q se "desenrascar" e atribuir serviço aos professores colocados.

    ResponderEliminar
  15. Se o problema foi as escola terem pedido as reconduções e ter também assinalado o número de horas, então porque isso só aconteceu com algumas reconduções e não com todas, se em todas o procedimento foi idêntico?

    ResponderEliminar
  16. É necessário que os sindicatos tomem uma posição em relação a estes concursos. Há que impugnar o que está mal feito! Há que pedir responsabilidades a quem de direito! Há muitos colegas de QE que tiveram que ficar em escolas bastante mais longe das escolas que ficavam. Foi como tivessem recuado cerca de 10 a 15 anos de serviço. Há muitas escolas que tiveram de receber mais professores dos que realmente pediram e agora? Eles vão ficar onde e passam à frente de quem? Ou ficam prejudicados aos que se encontram abaixo deles nas listas? É inadmissível…Sindicatos, meios de comunicação, Blogues, facebook… temos de agir….

    ResponderEliminar
  17. É possível aumentar a classificação profissional de um concurso para outro?

    ResponderEliminar
  18. No fim de alguns anos de serviço e dedicação à causa, o Ministério da Educação parece não se lembrar de que há professores que também têm contas para pagar no final do mês, têm filhos, família... Enfim, o mérito nunca é reconhcido...

    OPbrigada Ministério...

    ResponderEliminar
  19. É possível aumentar a classificação profissional de um concurso para outro?

    NÃO. NA ALTURA PERGUNTEI ISSO.

    A NÃO SER QUE HAJA PARA AI ALGUMA VERA PEREIRA. NUNCA SE SABE.

    Surreal: Professores contratados colocados com horário 0 no Cacém.

    PIOR, VÁRIOS COLOCADOS NO MESMO HORÁRIO.O MINISTÉRIO VAI TER QUE MANDAR UMA MOEDA AO AR E INDMNIZAR OS OUTROS.

    ResponderEliminar
  20. Sou Educadora de infÂncia ,e também fui colocada com horário 0 ,num agrupamento na zona de Carcavelos.... Continuo à espera de solução....Sou contratada.....

    ResponderEliminar