domingo, 12 de agosto de 2012

Uma questão de pregão...

Existem dois vendedores de bolas de berlim que costumam deambular pela zona onde me costumo instalar... Um deles tem um pregão que embora não seja original, acaba por chamar um pouco à atenção:

"Bolas de berlim, quentinhas, fofinhas... as originais. Estas não enganam".

Durante cerca de 10 dias ouvi este pregão de manhã à tarde. Cansativo... Extremamente cansativo... Muitos veraneantes repetiam o que o vendedor dizia. Alguns miúdos chegaram mesmo a perder a vergonha (e a educação) e começaram a repetir em bom som o tal pregão, de cada vez que o homem atravessava aquela área. Isto durante estes últimos 3 a 4 dias. O homem não se acanhava, mas lá ia apregoando um pouco mais baixo quando passava por perto. Quase parecia envergonhado. 

Ontem, introduziu uma novidade que acabou por ser falatório nos "chapéus de sol" que se encontravam à minha volta:

"Bolas de berlim, quentinhas, fofinhas... as originais. Estas não enganam. Acabadas de fazer".

E podem não acreditar, mas esta última pequena frase ("Acabadas de fazer"), foi suficiente para pôr todos a sorrir e eliminar a competição no pregão. 

Resumindo e concluindo, por vezes não é necessário fazer muito para calar quem chateia.

5 comentários:

  1. Nem precisa dizer onde é...ainda ontem frequentei esse mesmo espaço...moro eu a uns 70km da ilha e quase que o oiço em casa...Ha uns anos ate achava piada, mas confesso que hoje em dia incluo a atitude dessa pessoa no grupo da "poluição sonora"!

    ResponderEliminar
  2. Percebi a mensagem! Boas férias :-)

    ResponderEliminar
  3. Bem, deve ser mesmo chato! Para considerarem poluição sonora!
    Gostei da "moral da história -não é necessário fazer muito para calar quem chateia"!
    No entanto, como adoro bolas de berlim (embora me contenha muitas vezes), imagino como seria bom se passasse alguém agora aqui pela minha porta a grita "bolas de berlim...".

    ResponderEliminar