sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Contratação de escola 2012/2013 - parte 2

Voltando ao tema iniciado aqui, e havendo a necessidade de compreender o que o MEC entende como "Entrevista de avaliação de competências" e "Avaliação curricular", convém ler de forma atenta dois artigos da Portaria n.º 145-A/2011, de 6 de abril:

Nota: Sublinhados e negritos são de minha autoria.

"Artigo 11.º
Avaliação curricular
1 — A avaliação curricular visa analisar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica ou profissional, percurso profissional, relevância da experiência adquirida e da formação realizada, tipo de funções exercidas e avaliação de desempenho obtida.
2 — Na avaliação curricular são considerados e ponderados os elementos de maior relevância para o posto de trabalho a ocupar, entre os quais obrigatoriamente os seguintes:
a) A habilitação académica ou nível de qualificação certificado pelas entidades competentes;
b) A formação profissional, considerando-se as áreas de formação e aperfeiçoamento profissional relacionadas com as exigências e as competências necessárias ao exercício da função;
c) A experiência profissional com incidência sobre a execução de actividades inerentes ao posto de trabalho e o grau de complexidade das mesmas;
d) A avaliação do desempenho relativa ao último período, não superior a três anos, em que o candidato cumpriu ou executou atribuição, competência ou actividade idênticas às do posto de trabalho a ocupar.
3 — Para efeitos do disposto na alínea d) do número anterior deve o júri do procedimento concursal, na definição dos elementos a que se refere a alínea c) do n.º 2 do artigo 22.º, prever o valor positivo a ser considerado na respectiva fórmula para o caso dos candidatos que, por razões que não lhe sejam imputáveis, não possuam avaliação do desempenho relativa ao período a considerar."


"Artigo 12.º
Entrevista de avaliação de competências
1 — A entrevista de avaliação de competências visa obter, através de uma relação interpessoal, informações sobre comportamentos profissionais directamente relacionados com as competências consideradas essenciais para o exercício da função.
2 — O método deve permitir uma análise estruturada da experiência, qualificações e motivações profissionais, através de descrições comportamentais ocorridas em situações reais e vivenciadas pelo candidato.
3 — A entrevista de avaliação de competências é realizada por técnicos de gestão de recursos humanos, com formação adequada para o efeito, ou por outros técnicos, desde que previamente formados para a utilização desse método.
4 — A aplicação deste método baseia-se num guião de entrevista composto por um conjunto de questões directamente relacionadas com o perfil de competências previamente definido.
5 — O guião referido no número anterior deve estar associado a uma grelha de avaliação individual que traduza a presença ou a ausência dos comportamentos em análise".


É extremamente importante que os colegas estejam atentos ao constante nos artigos acima referidos, para que saibam se efetivamente estão a ser sujeitos a uma seleção ou se estão a sujeitos a um "novela mexicana". E se verificarem que estão a ser atores secundários, há que agir em conformidade.

11 comentários:

  1. Ricardo, tem toda a razão!!!! Temos que estar atentos. A escola não pode escolher quem lhes apetece e pelos subcritérios que tenho visto em algumas ofertas de escola estão a tentar passar-nos a perna. Colegas, temos que agir!!! Existe legislação para as entrevistas e para a avaliação curricular. Existem algumas escolas que colocaram subcritérios de avaliação curricular destinados para determinadas pessoas...

    ResponderEliminar
  2. E o que consideram «agir em conformidade»?

    ResponderEliminar
  3. " A entrevista de avaliação de competências é realizada por técnicos de gestão de recursos humanos, com formação adequada para o efeito, ou por outros técnicos, desde que previamente formados para a utilização desse método. "
    Quem serão estes técnicos? A maior parte dos agrupamentos não tem deste "pessoal"... nem deve ter autorização para contratar... e a formação dos "outros técnicos" para a utilização do método da entrevista! Já foi feita? Onde será feita essa formação? Enfim... já estou mesmo a ver onde isto vai dar. Será a direção a fazer a entrevista não é??

    ResponderEliminar
  4. Boa noite. Tenho uma dúvida relativamente a esta aplicação de contratação de escola... O tempo de serviço após a profissionalização inclui já os dias do ano letivo que terminou... certo? Ou tem que corresponder ao tempo de serviço das listas provisórias que saíram em maio? Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Pela extrema actualidade:
    http://www.youtube.com/watch?v=I5K-1jwXFDU&feature=player_detailpage

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,

    sou professora de 1º ciclo com pós-graduação em Educação Especial e já concluí mestrado na mesma área.

    Tenho dúvidas em relação ao calculo da graduação profissional, para efeitos de candidatura para as ofertas de escola. Segundo o DL 2012 de 27 de junho, no ponto 4 do 11ºartg. vem referido que a graduação profissional dos docentes com formação especializada em educação especial, deve ser calculada consoante a graduação obtida no curso de especialização.

    A minha questão tem a ver com o facto de ainda não ter cinco anos de serviço. Esta situação ainda é considerada como fator de exclusão?
    A minha pós-graduação e mestrados, mesmo que tenham sido concluídos antes de completar os cinco anos de serviço, são considerados como curso de especialização ou não? Posso calcular a minha graduação tendo em conta a nota do mestrado.
    Se alguém conseguir esclarecer esta dúvida eu agradeço.

    ResponderEliminar
  7. Alguém sabe onde aparecem as listas de ordenação das escolas?
    para que possamos verificar em que lugar ficamos.

    ResponderEliminar
  8. Vejam esta pouca vergonha, critérios de selecção de escolas (nos 50% de entrevista ou avaliação curricular) continuam a querer perpetuar a cunha e os tachinhos:
    Agrupamento Manuel da Maia, LISBOA
    Graduação Profissional - Ponderação 50%
    Entrevista/Avaliação Curricular - Ponderação 50% - Avaliação Curricular foi a forma escolhida.

    SubCritérios- 50%
    A-Experiência de trabalho em escolas TEIP (apenas uma das opções):
    1.Experiência de trabalho no Agrupamento Manuel da Maia, em 2010/2011 e 2011/2012(com parecer favorável do Conselho Pedagógico)-40%
    2.Experiência de trabalho no Ag.M.M., em 2011/ 2012 com um mínimo de 180 dias(com parecer favorável do C.P.)-20%;
    3.Experiência de trabalho no Ag.M.M., em 2010/ 2011-10%;
    4.Experiência de trabalho noutras escolas TEIP-5%;
    5.Sem experiência de trabalho em escolas TEIP-0%.
    B-Classificação mais favorável obtida na Avaliação de Desempenho Docente entre 2010/2011 e 2011/ 2012:
    1.Excelente-10%;
    2.Muito Bom-8%;
    3.Bom-6%;
    4.Regular/Não avaliado-0%

    O QUE DIZEM A ISTO??

    ResponderEliminar
  9. Dúvidas urgentes:

    Anular candidatura

    Será possivel anular uma candidatura e fazer outra??

    Como se altera o que preenchemos nos critérios da oferta de escola,antes de submeter a candidatura? No manual não vem esta questão!!...

    Queria alterar um dos dados.

    Não entendo este critério:

    "O candidato deve enviar o curriculum vitae para o endereço eletrónico: aecardosolopes@gmail.com. Dados errados e o não envio de curriculum vitae implicam a exclusão."


    Isto é no caso de sermos um dos cinco selecionados?

    Pois senão iriam receber milhares de cvs....

    O que acham?

    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  10. Boa Noite, alguém consegue informar-me como é que os agrupamentos procederão à seleção dos candidatos? É que eu ainda não percebi muito bem esta parte "A aplicação do disposto na alínea b) é feita por tranches
    sucessivas de cinco candidatos, por ordem decrescente
    da graduação até à satisfação das necessidades."?? (Ou se calhar já percebi...)

    ResponderEliminar
  11. Eu penso que eles devem querer ver os cv's para desempatar entre 2 possíveis candidatos para entrevista, por exemplo. E um cv diz muito sobre uma pessoa...além de que há muita gente que não sabe redigir um! ;-)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...