sexta-feira, 27 de julho de 2012

Para os meus colegas contratados...

Quero acreditar que a 4 dias do final de um prazo alargado, a maioria dos colegas contratados já tenha inserido na plataforma informática da DGAE (o SIGRHE) as suas manifestações de preferências. Quanto a submeterem... Bem... Quanto à parte da submissão, creio que ainda são imensos os colegas que não o fizeram pois ao fazerem-no sabem que "já não há volta". 

Assim sendo, segue um conselho de quem anda nisto há alguns anos: 

Colegas, ninguém acedeu à plataforma de manifestação de preferências e colocou códigos, intervalos e duração de horários, de forma aleatória ou leviana. Sei que antes de o fazerem pensaram muito bem na área geográfica do vosso concurso, nas diversas hipóteses e tipologias de manifestação de preferências, conversaram com familiares e/ou amigos sobre as mesmas, assim como nos riscos que estão associados a cada uma das vossas escolhas. Enfim, tomaram decisões em consciência.

Assim sendo, se já colocaram na plataforma todos os códigos, porquê prolongarem o sofrimento por mais um fim de semana? Se sabem que não vão alterar aquilo que já inseriram, porquê adiar? Se têm a certeza do que fizeram, porquê continuar a pensar? Submetam de uma vez por todas e tentem descansar um pouco.

Acredito que na 2.ª e 3.ª feira o acesso à aplicação será uma verdadeira loucura... E é previsível uma acréscimo de stress e confusão. Como tal, não se sujeitem a mais sofrimento. Já basta tudo o que passaram durante um ano (que espero efetivamente letivo) e à ansiedade a que vão ser sujeitos no dia 31 de agosto quando forem publicitadas as listas de colocação.

Perdoem-me qualquer abuso da minha parte, no que concerne aos conselhos, mas custa-me imenso ver colegas de profissão a sofrer tanto, por aquilo que prevejo ser tão pouco.

56 comentários:

  1. Foi esta madrugada. O meu pensamento foi exatamente esse, para quê prolongar este sofrimento.

    Vamos esperar pelo melhor (o que quer que isso seja).

    ResponderEliminar
  2. Wise words! Os dados estão lançados... ...

    ResponderEliminar
  3. Bem, eu estou muito apreensiva, porque sempre que leio informação nos blogues, dá a entender que não haverá horários. Então para quê concorrer? Para que é toda esta ansiedade?!
    Nem me apetece concorrer...

    ResponderEliminar
  4. Concorre, Rosa. Independentemente do que é dito ou escrito, o concurso tem sempre de ser feito. Não concorrer é que é uma má decisão.

    ResponderEliminar
  5. Pronto Ricardo, palavras para quê?

    Há 12 anos que é isto, já nem os familiares têm pachorra para me ouvir (ou sou eu???)...

    Com filhos a cargo a situação é tão mais complicada, e a cada ano que passa pensamos "este ano a situação vai melhorar e equilibramos a nossa vida". Tantos projetos consumados, outros adiados sine die.

    E, mais uma vez, tens toda a razão. É como se conseguisses entrar na nossa cabeça e ler-nos o pensamento. E estás de férias. Como poderemos agradecer-te tanto altruísmo, dedicação, companheirismo, sacrifício...? A ti e à pessoa a quem desfalcas a atenção merecida :)

    Um grande bem-haja para vocês.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Ricardo!
    Em primeiro lugar muito obrigado por tudo o que coloca aqui no blogue, é sem dúvida uma ajuda preciosa, especialmente por somos o fim da linha.
    Bem tem toda a razão, porquê adiar!
    Vai ser uma confusão.
    Muito Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Já tenho as preferências todas guardadas, mas ainda não submeti a candidatura. Em primeiro lugar ainda não confio na aplicação. Em segundo tenho algumas dúvidas em relação a certos horários incompletos. Por último, fico a pensar na minha situação do ano passado, uma vez que não fui reconduzida e depois, como só tinha concorrido a horários anuais e completos, só fui colocada numa oferta de escola em novembro. Ou seja: nós bem que ponderamos, mas as regras do jogo não são seguras e a verdade é que, em muitos casos, a sorte vale mais que a graduação profissional. E isso irrita-me profundamente...

    ResponderEliminar
  8. Confesso que comecei a rir quando li o post. A descrição está perfeita :-D

    ResponderEliminar
  9. Para ML: É perfeitamente natural que os que te estão mais próximos, se não forem professores, não compreendam (ou compreendam menos bem) aquilo pelo que todos (ou quase) passamos nesta altura do ano. Mais cedo ou mais tarde, acabamos por desistir de explicar. É inevitável e acaba por ser o mais saudável a fazer. :)

    Quanto à leitura... É fácil fazê-la por conhecer bem o que é a ansiedade de um concurso. Se bem que nestes últimos anos, não me possa queixar.

    O agradecimento que podes fazer, é continuar a visitar-me sempre que possível e a deixares um comentário.

    Quanto à minha "cara metade", bem... como também é professora compreende perfeitamente as várias horas que aqui passo.

    Obrigado pelas tuas palavras e tudo de bom para ti.

    ResponderEliminar
  10. Muito realista, Ricardo!!!
    Eu submeti a minha candidatura ontem e a da minha mana, 10 anos mais velha do que eu e também contratada (e olhe que eu vou nos 9 anos de serviço):)
    Ambas concorremos para os açores, onde sabemos ter mais hipóteses (a julgar pelo ano passado, mas logo se verá). Ela não tem filhos e eu tenho uma que, a confirmar-se, irá comigo. Agora a família está serena quanto a esta decisão, mas não foi fácil...
    Obrigada pela sua lucidez e sensibilidade,
    Carolina

    ResponderEliminar
  11. ML como o compreendo, ando sempre longe de casa e da família (tenho 3filhas, a mais velha vai este ano para a universidade, mais uma despesa e preocupação). Além disso, a distância desgasta as relações, pelo que pode calcular, estou neste momento a sofrer as consequências disso na minha vida pessoal. E, agora, o receio de ficar sem colocação após 18 anos de contratos, quando se aproxima uma possível vínculação de docentes contratados. Estou bastante desiludida com a conjuntura do país e com as reformas deste sr. Crato.

    ResponderEliminar
  12. Ricardo, gostraia de lhe colocar uma questão. Na renovação ( questão colocada no concurso) tendo estado numa TEIP posso colocar sim? O meu sindicato diz não, colegas ligaram para o CAT a uns disseram sim a outros não...
    Que fazer? Pois não quero ser penalizada...

    Grace

    ResponderEliminar
  13. Uma semana a concorrer e não consigo acabar a tarefa. Bloqueia muitas vezes. Já experimentei em bibliotecas públicas, às 23h , pela noite fora, de dia. diz-me muitas vezes "erro da aplicação"
    gostaria de saber se também acontece com os colegas. isto é de loucos.

    ResponderEliminar
  14. Grace: estou na mesma situação. Eles estão a perguntar se eu quero. Quero! Se estivessem a perguntar se eu podia..

    ResponderEliminar
  15. O que me leva a outra questão: vamos imaginar que fico colocada a 1 de setembro e que depois abre o concurso da TEIP e fico lá colocada. Posso desistir da escola na qual fiquei colocada em virtude do concurso nacional? Qual a penalização?

    ResponderEliminar
  16. Ricardo,

    Parece que lê os nossos pensamentos, talvez porque se preocupa tanto conosco e analisa todos os documentos com imensa o betividade.
    Obrigado pelo tempo que dispensa a ajudar-nos. É indiscutivelmente uma ajuda indispensável.

    Os meus profundos agradecimentos.

    Eu submeti a minha manifestação de preferencias hoje à 1 hora da manha,

    ResponderEliminar
  17. De Sofia

    Submeti hoje, era uma da manhã...o meu filho de 3 anos dormia serenamente, eu e o meu marido trocamos olhares e eu carreguei no botão com um pensamento final...seja o que Deus quiser!

    Boa sorte a todos, visto que a lógica POUCO se relaciona com a nossa situação :(

    ResponderEliminar
  18. Bem colegas após 14 anos a concorrer, ganhei tal experiência que despacho logo o assunto nos primeiros dias.
    Agora, não tenho memória de tanta trapalhada de prazos, aplicações alteradas a meio e outras histórias loucas que tenho vindo a ler... no que concerne a vinculação dos contratados, também já tenho calo suficiente neste inferno, para saber que este ministro parece o bobo da corte mas... já não faz rir ninguém com tanta má fé.
    Bom concurso para quem ainda não concorreu.

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde a todos os colegas!!!

    Passei a noite a colocar códigos e afins...

    Hje lembrei-me, falta-me o concurso da madeira... alguém já concorreu??? Não consigo criar listas novas...afinal a "nossa" aplicação está muito mais acessível...

    Boa a sorte a tds os colegas, em especial aos contratados que, como eu, esperam e desesperam por ter um cantinho onde trabalhar !

    ResponderEliminar
  20. Bons conselhos, Ricardo! Foi extatamente o que pensei ontem à tarde: de que me vale adiar este sofrimento? Já vi, revi, vou submeter! E assim fiz, mas... sofri atrozmente pq a aplicação demora séculos a submeter (ou a mim demorou).
    Estava indecisa em relação à questão da renovação, mas, como tinha horário incompleto, coloquei NÃO, pois não cumpro os requisitos. Acha que fiz bem?
    Obrigada, com toda a siceridade, por todo o trabalho que faz por todos os contratados!

    ResponderEliminar
  21. Obrigado pelo apoio.
    Já há muito pouca gente assim.....;)

    ResponderEliminar
  22. Obrigada Ricardo! Eu submeti a minha candidatura cerca da meia-noite...há vários anos com horário anual e completo, neste ano concorri para anuais e temporários até 15 horas.
    Não fazer ideia se concorri bem ou mal é o que mais me angustia, porque todos sabemos que nestes concursos, muitas vezes, o fator sorte é o mais importante de todos. Assim, respirei fundo umas 10 vezes e, ao fim de umas boas dezenas de minutos, executei o corajoso click para submeter a candidatura. Seja o que Deus quiser!
    Vou passar os próximos tempos com um nó na garganta a fazer sombra às minhas ferias em familia e a tentar acreditar que "não vai ser tao mau como parece".
    A melhor sorte possível para todos os que estão a concorrer! Gostava que não houvesse um único prof nesta situação.

    ResponderEliminar
  23. Quem já tem tudo pronto, de que serve adiar a submissão da candidatura? De nada. Ou ainda estão à espera de alguma alteração? Já tudo funciona, felizmente. Se algum colega não consegue trabalhar bem na aplicação, poderá ser de ter internet lenta. Nada tem a ver com a aplicação, sem problemas agora.
    Quanto mais depressa submeterem a vossa aplicação, melhor. O Ricardo tem razão, nada impede que submetam para a coisa começar a andar no Mec. Bem viram o que aconteceu agora. As listas têm de começar a ser formadas.

    ResponderEliminar
  24. Depois de todas as escolhas feitas e bem ponderadas (dentro daquilo que este ano nos é imposto) realmente, não há porque manter a agonia... Vale a pena é ter trabalho! Seleccionar todos os códigos possíveis para evitar que o mal (tb tendo em conta o factor sorte e se tiver de acontecer) possa ser o menor possível! Quanto a concorrer, tem mesmo de ser, nem que seja para depois se poderem habilitar às ofertas de escola e ao concurso do próximo ano lectivo! Não podemos pensar só:"Que seja o que Deus quiser!" Tb temos de fazer o nosso trabalho (dentro dos mínimos que nos são exigidos)...

    ResponderEliminar
  25. Olá Ricardo!

    Cá estou sempre atenta. Ao ler a resposta a um comentário aqui, apercebi-me que é importante vir e comentar (coisa que ultimamente nem tenho feito). Porém, passo cá todos os dias e leio quase tudo. Aliás, este blogue é mais credível que certas páginas que supostamente oficiais não informam como vocês, aqui. Portanto, venho reforçar o meu apreço e reconhecer o valor deste trabalho tão nobre, que nos vai salvando de dúvidas e angústias de aluns colegas.

    Sinceramente, eu não fico nervosa com estas coisas e talvez seja por isso que "todos" me ligam à procura da minha opinião, mais do que para se informarem, precisam de uma palavra de apoio, coisa que acabaste de fazer com este post.

    Quanto a mim, segui o teu conselho, manifestei as preferências durante a noite e, como já tinha os códigos prontos, nem foi nada complicado, tendo submetido logo a seguir, porque não queria perder mais tempo a pensar naquilo.

    É preciso acreditar que quem concorre para o país inteiro (inclusive ilhas) há-de ter uma vaga para substituir... eu sempre pensei assim e olha que até me tenho "safado"!

    Cumprimentos e um abraço se me permites.

    :)

    ResponderEliminar
  26. "De Sofia

    Submeti hoje, era uma da manhã...o meu filho de 3 anos dormia serenamente, eu e o meu marido trocamos olhares e eu carreguei no botão com um pensamento final...seja o que Deus quiser!

    Boa sorte a todos, visto que a lógica POUCO se relaciona com a nossa situação :("

    Sendo eu Professor,Pai de uma criança de 3 anos e casado com um professora, ao ler isto senti um arrepio na espinha.
    Ambos somos do quadro, ambos temos (???) alguma estabilidade, mas ambos já fomos contratados e andámos durante 4 anos a saltar de terra em terra.
    Ao ler estes comentários compreendo perfeitamente a vossa ansiedade e angustia, a noite de 30 de Agosto é daquelas que demora muito tempo a passar.
    A todos vós, amigos PROFESSORES, desejo-vos toda a sorte do mundo, e espero ver alguns de vós na minha escola no dia 1 de Setembro.
    Obrigado pela vossa dedicação! Bem haja a todos.

    P.S- Para ti Ricardo em especial, um grande abraço de respeito e consideração pelo teu trabalho.

    ResponderEliminar
  27. Toda a razão colegas, toda a razão, depois da presão no trabalho, da pressão do concurso, da pressão de não saber se temos ou não trabalho, é tempo do descaso merecido.
    Mas deixo um apelo, o mesmo que deixei aqui há precisamente um ano, não podemos deixar cair na indiferença aquelas colegas que não tiverem trabalho, este ano lectivo exige da nossa parte que lutemos por aqueles que perdrem o trabalho.
    E sim, este é um "ganda" blog ;)

    ResponderEliminar
  28. Olá Ricardo, gostaria de lhe colocar uma questão.
    Tenho um bébé com 1 mês e como tal tenho direito a 6 horas de amamentação. Se concorrer para horários entre 15 e 21 h as horas de amamentação servem para completar o horário. Obrigada

    ResponderEliminar
  29. Sim,servem,pelo menos aconteceu isso a uma colega minha este ano!

    ResponderEliminar
  30. Olá Anónimo(a). Na minha escola uma colega nessa situação "usou" as horas de redução de amamentação para completar o horário. Portanto, à partida, a resposta à sua pergunta é afirmativa (e também conheço mais um caso de quem usou essas horas para "aumentar" o horário).

    ResponderEliminar
  31. Só tenho uma coisa a dizer...faço anos no dia 26 de Agosto...estão a imaginar a altura dos meus anos...não????

    ResponderEliminar
  32. Boa tarde!
    Gostaria que me esclarecesse uma duviva, sábado e domingo também podemos submeter?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  33. Ora nem mais. Acabei de submeter a candidatura. Preciso de paz no fim de semana.
    Bem haja Ricardo, pelos conselhos e esclarecimentos úteis.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  34. Olá Ricardo
    Um OBRIGADA enorme pelo excelente trabalho neste blog que todos os dias me faz companhia.
    Foi de lágrimas nos olhos que li este post... E nos 3 minutos seguintes submeti a minha candidadtura. Também eu com 2 filhotes pequenos e a incerteza da distância que me poderá separar deles e da restante família...
    Este concurso tem sido muito complicado, sobretudo pelas imposições e pela incerteza de vagas que possam haver.
    Agora já está. Vou tentar viver as férias com entusiasmo e... no dia 30/08 lá estarei eu outra vez com um friozinho na barriga...
    Colegas, muito, mas mesmo muito boa sorte para todos e otimas férias.
    Mais uma vez, Ricardo agradeço toda esta força que nos dás, todo o apoio e partilhar de preocupações. Obrigada! Boas férias

    ResponderEliminar
  35. OS CONTRATADOS SUBMETEM QUANDO QUISEREM.

    POSSÍVELMENTE A VONTADE É BAICOTAR ESTA POUCA VERGONHA DE APLICAÇÃO INFORMÁTICA, E ESTA VERGONHA DE CONCURSO QUE OBRIGADA A CONCORRER PARA ONDE NÃO SE QUER.E O PIOR É QUE DAI NÃO HAVERÁ QUALQUER CONTRIBUTO POSITIVO, QUER PARA A ESCOLAS, PROFESSORES, ALUNOS OU MESMO O PAIS, É ILÓGICO E SÓ PODE PERTENCER A UAM POLITICA DE ANALFABRUTOS OU ENTÃO DE GENTE MAL INTECIONADA,
    JÁ SE ESPERA TUDO.

    ESTE PAIS É UMA VERGONHA E NÃO TEM FUTURO.

    ResponderEliminar
  36. PARA QUE PROLONGAR MAIS O SOFRIMENTO??

    Manda-te logo para o abismo amigo.

    Se voltares atrás és morto a fio de espada.

    ResponderEliminar
  37. Olá Ricardo.
    Ainda não submeti porque ando às voltas com uma questão: no grupo 910 só consigo pôr horários completos. Já li a legislação e o manual de apoio de fio a pavio e os únicos grupos que manifestam preferências exclusivamente em horários completos são o 100 e o 110. Em nenhum lado é mencionada a Educação Especial... Alguém teve o mesmo problema???
    Já agora, Ricardo, obrigada. Muito obrigada por tudo. Bem haja pelo verdadeiro serviço público que presta.
    P.S.- Aguardo ansiosamente o dia de amanhã. Espero que sejam boas notícias...

    ResponderEliminar
  38. Eu bem tento, mas não dá! Introduzi 2 QZP, 35 concelhos e 36 escolas e surge-me uma caixa a dizer que tenho de selecionar pelo menos 02 QZP, 10 concelhos e 25 escolas, mas já o fiz! Não entendo. O que faço agora??

    ResponderEliminar
  39. A descrição está perfeita :-D

    Já concorri às 14:30
    Rosária

    ResponderEliminar
  40. Já submeti... trabalho há mais de 10 anos no mesmo QZP, casada e com o marido a terminar um mestrado... grávida e (Já) com uma gravidez de risco... concorrer para 2 QZPs parte-me o coração, sabendo que posso acabar bem longe de casa :(
    Não sou o tipo de pessoa que fica a chorar pelos cantos e acredito que tenho uma estrelinha a torcer por mim, mas este ano foi mesmo difícil clicar no botão de submissão :(
    já está... resta esperar!
    Obrigada,

    ResponderEliminar
  41. Foi mesmo esse o pensamento que tive. Tinha de ser hoje, antes do fim-de-semana. Não fosse o sistema dar o berro ao fim de semana como aconteceu durante as ofertas de escola deste ano que passou.

    Por isso, liguei mais uma vez ao marido (que trabalha a 300km de casa), deixei o miúdo dormir a sesta e lá coloquei as 155 preferências...

    BOA SORTE PARA TODOS!!

    E parabéns pelo bom trabalho Ricardo!

    ResponderEliminar
  42. Para: E. Vieira

    Realmente, vá-se lá saber porquê? O grupo 910 não consegue submeter horários incompletos. Mais vale não perder muito tempo com isso, porque parece-me que (de há 2 anos para cá) essa opção já não é possível.

    ResponderEliminar
  43. Frontalmente, os contratados são descartavéis e sempre o foram.Esta é (e sempre foi) a atitude de quem emprega (público ou privado). Gerações de pessoas olhadas como bocados de carne que servem para produzir algo: eis a tal escravatura que foi abolida no século 19...

    O processo parece ser irreversível, confirmado por convições de comentadores catedráticos de economia quando afirmam que a diferença entre o trabalhador do setor público e do privado, é que no setor privado produz e no setor público é despesa (dixit João César das Neves)...
    Com os membros da classe profissional docente em modo de sobrevivência, onde adotam campanhas de marketing agressivas para cativar inscrições de alunos nas opções dos cursos do ensino secundário para obterem turmas para completar horários, a tutela já pode fazer o que lhe aprouver na mais completa negligência e incompetência, que não haverá risco de reação…

    ResponderEliminar
  44. Todos os dias venho visitar o blog e desta vez pareceu-me "ouvir conselhos de mãe/pai". Obrigada pela imensa dedicação.

    ResponderEliminar
  45. Acabo de submeter a manifestação de preferências.
    Imprimi o documento e na última folha o código aparece em branco, o que não é normal, pois a minha irmã apareceu um código.
    Estou preocupada, o que devo fazer?

    ResponderEliminar
  46. Sabem o que vos digo? Lá meti o nariz vermelho e submeti as preferências. Viva a palhaçada!

    ResponderEliminar
  47. Boa noite, será que alguém me pode ajudar explicando-me
    Para que serve o código, pois já reparei que não sou a única que não tem o código impresso no documento de manifestação de preferências.
    Boa sorte para todos e obrigado.

    ResponderEliminar
  48. Boa noite, será que alguém me pode ajudar explicando-me
    Para que serve o código, pois já reparei que não sou a única que não tem o código impresso no documento de manifestação de preferências.
    Boa sorte para todos e obrigado.

    ResponderEliminar
  49. Para Cristina M: obrigada Cristina. Realmente não faz sentido só dar para pôr horários completos uma vez que não se trata de monodocência. O manual só refere essa obrigação para a ed inf e 1 ceb. Já falei com três colegas a quem aparece o mesmo. É mais uma pérola da aplicação. Estão a guardar os horários incompletos para quê (ou para quem?)? Só se vai tudo para oferta de escola?!!!! Que grande palhaçada!!!!

    ResponderEliminar
  50. Uma história:
    MINI- CONCURSOS [2004 - 2005]
    Que saudades do dia em que viajei no regional da CP de S. Bento para sair às 4 da manhã em Setil onde passada uma hora no silêncio do Tejo, apanhei a automotora para ir a Évora entregar a minha candidatura "em mãos". Levava gesso no braço esquerdo e os meus diplomas numa saca a "tiracolo". Depois de umas fotocópias à pressa dos meus diplomas, lá segui para Portalegre num Expresso e ainda cheguei a tempo de entregar mais uma candidatura na respectiva escola - ainda tive tempo de ir conhecer o CAE e excelentes colegas que muito me ajudaram com os códigos das escolas onde se podia leccionar o já extinto grupo 27 de mecanotecnia.
    Ao fim do dia e já coberto de uma capa de suor e cansaço lá segui para lisboa no mesmo expresso e depois de muito esforço e persistência finalmente arranjei uma dormida na Pousada da Juventude.
    Na manhã seguinte ainda com o braço ao peito, Sta. Apolónia e eis-me chegado a SANTARÉM!
    Mais uma escola, mais uma candidatura, mais fotocópias, mais comprovativos e mais uma viagem de regresso.
    Nesse ano acabei por ficar colocado através do CAE de Aveiro! Foi uma sorte ficar ao pé do Porto!
    Mas lembro-me perfeitamente dos horários "guardados na gaveta" para irem às ofertas de escola e dos currículos que iam para os caixotes do lixo!
    Passados quase dez anos tenho a sensação que nada mudou no que diz respeito a "guardar lugar para amigos" e aos compadrios que existem entre algumas Direcções de escolas e o poder central de LX
    Este desabafo surgiu-me agora porque sou um dos que até agora tem tido sempre trabalho nesta área profissional, mas que sempre viu as imensas injustiças de que este sector está repleto - eu sempre tive um enorme desagrado pela chamada "progressão na carreira" e pela diferenciação de colegas pelas suas qualificações académicas, escalões remuneratórios, e mais umas tantas regalias que sempre achei absurdas, como por exemplo as reduções excessivas que certos "quadros" usufruíam!
    Ainda não concorri este ano, e mesmo que concorra, espero sinceramente não ficar colocado!
    ESTOU FARTO!

    ResponderEliminar
  51. Para o Nuno
    Mesmo depois de tanto sacrificio, não é agora que vai entregar o que tem de melhor a sua DIGNIDADE , avance e enfrente o que aí vem, pois creia que tem apoiantes. Um HOMEM pode "vergar" mas não quebra quando o seu ideal é mais forte que a vontade. Faça o quanto antes porque depois pode arrepender-se, não pode criticar porque nao participou. Vá aregaçar as mangas e vá em frente é só submeter (os alunos vão precisar de si).

    ResponderEliminar
  52. Apesar de ter 11 QZP, 49 Concelhos e 39 escolas não consigo submeter a candidatura. Aparece um aviso relativamente ao artigo nº9 em que é obrigatório manifestar um mínimo de 2 QZP, 10 concelhos e 25 escolas. Esta situação esta a acontecer a mais algum colega? Não entendo o que se passa????!

    ResponderEliminar
  53. Bom dia a todos, o meu está a começar mto mal,que desespero.Já perdi a conta as horas que estou nesta aplicação. Depois de inserir todos os concelhos qdo vou submeter o tal aviso: relativamento ao artigo nº9, blá, bla, bla...se volto a carregar no botão para submeter: aparece. Este documento foi alterado enquanto o editava.
    Escolha" Cnacelar para não gravar" ou " gravar de qualquer maneira" escolho a segundo e não faz rigorosamente nada. Que palhaçada é esta . Alguem me pode ajudar?!!!

    ResponderEliminar
  54. Estou exatamente com o mesmo problema desde sábado....não entendo estou a respeitar os mínimos e máximos das preferências e da-me o mesmo erro.
    Está a aplicação é maior m3rda que já vi....

    ResponderEliminar
  55. Ricardo eu submeti a minha candidatura no dia 23 pelas 19h.
    segundo o aviso serei contactada pela dgrhe, mas não pretendo alterar nada, uma vez que verifiquei o recibo e está tudo correcto. achas que devo telefonar para o cat?

    ResponderEliminar