quinta-feira, 19 de julho de 2012

Irra que isto já começa a ser demais...

Professores contratados há vários anos passam aos quadros

Nuno Crato quer professores contratados nos quadros

Comentário: Depois de alguma ponderação relativa às últimas notícias relativas à vinculação dos colegas contratados ainda este ano, só me surgem três hipóteses:

a) Alguém se meteu recentemente no consumo de substâncias psicotrópicas;

b) A publicidade enganosa é muito gira e até funciona na classe docente;

c) Existência de um plano em marcha que permitirá justificar uma posterior inversão de discurso.

Nuno Crato está em (aparente) "plano inclinado" e começa a perder a réstia de credibilidade que ainda tem. Mas quem é que acredita que no meio de tanto corte, de tanta contenção, de tanto desrespeito, agora surge uma bonança tão grande, que permite aos colegas dos quadros com "horário zero" deixarem de o ser e aos colegas contratados passarem rapidamente para os quadros? Agora só falta dizerem que vai haver um reforço nas contratações de professores de todos os grupos de recrutamento, para me fazerem acreditar que a única opção que tenho é dar entrada num manicómio, uma vez que andei a delirar estes últimos meses. E acreditem que quero mesmo acreditar que estou perante um delírio prolongado ou que estes últimos 2 dias têm sido resultado de alguma mobilização docente. Infelizmente, de ingénuo já tenho pouco.

29 comentários:

  1. https://www.facebook.com/Florgata#!/photo.php?fbid=355740724496618&set=a.104814422922584.7332.100001820808846&type=1&theater

    ResponderEliminar
  2. é só mais um ministro a achar que os professores são estúpidos....

    ResponderEliminar
  3. Não, é só mais um ministro incompetente assustado com o facto de os professores se começarem a mexer...

    ResponderEliminar
  4. Ele está a trabalhar nessa ideia, não vai passar de uma ideia. E sim ele hoje estava no mundo da lua, super distraído e lunático.

    Guida

    ResponderEliminar
  5. Realmente não faz sentido algum,mas como neste país a Demagogia continua nua e crua veremos o que acontecerá quando o SR Crato acordar e beber o seu café no Chiado ...claro,qual será a próxima medida que irá implementar de forma a ferir a inteligência de todos nós.

    ResponderEliminar
  6. O gajo anda metido naquilo que faz rir... só pode, pois aquele sorriso parvo estampado na cara... ou então tipo... estou a rir pq não percebo nada disto.

    ResponderEliminar
  7. O Crato como comentador,grande senhor,como ministro simplesmente é sinistro.



    maria gomes

    ResponderEliminar
  8. Ricardo,
    Fez uma analise, como sempre, muito realistica. Espero que os colegas contratados não se deixem desmobilizar com esta conversa para adormecer boi. Esta gente sabe bem o que está a fazer, o que quer. Só há um senão, em minha opinião, estão a considerar que os professores são tolos e não percebem a estratégia deles.
    Espero que o Ministro não tenha convencido ninguém com esta conversa da treta.

    ResponderEliminar
  9. Só há uma palavra para definir este senhor Ministro, nada mais nada menos que MENTIROSO!!!

    ResponderEliminar
  10. ...depois de TANTA mentira, resta-lhes acrescentar que as horas de componente letiva serão reduzidas e os indices salariais vão ser "atualizados/aumentados" e depois ...."ACORDAVAMOS"!!! :P

    ResponderEliminar
  11. se isto fosse verdade as turmas nunca passariam para 30 alunos

    ResponderEliminar
  12. Ricardo
    Ninguém, no seu juízo perfeito, acredita ainda neste ministro.
    Das duas uma: ou é maquiavélico e urdiu um plano infame, ou então está literalmente aos papéis e deveria demitir-se.
    Para mim perdeu toda a credibilidade.
    Eu que até fiquei contente e esperançosa com a sua nomeação para o cargo. Bem enganada andei.
    Um abraço e parabéns pelo teu excelente trabalho, pela tua franqueza e honestidade.

    ResponderEliminar
  13. Os professores dos quadros é que vão passar a contratados...não sei, não...

    ResponderEliminar
  14. Ninguém se deixa enganar com mentiras do tipo "1º de abril"...

    ResponderEliminar
  15. Boa Noite!

    Considero esta "..." uma forma de calar os mais distraídos... Como é possivel colegas de quadro com horario zero, e este vir com a piada de contrataçoes constarem como "vinculados" ou são a quadrilha dos amigos ou então está novamente a tomar-nos por "tolos" somos professores "esclarecidos" por isso isto é "isco" para muitos piarem fino na esperança de serem os escolhidos. Só Pode!!!

    Há muitos anos, quando havia respeito pela profissão de ambos os lados, a greve aos exames era a postura para estas BESTAS. Nós precisamos dos alunos, mas os alunos tb precisam de nós (é justo é!!!) mas os interesses das faculdades particulares vem na frente por isso essa hipotese atualmente é considerada por muitos impensavel. Agora, temos o que mereçemos "sermos GOZADOS" por uma quadrilha.

    ResponderEliminar
  16. Não sei o que pense... estou sem palavras... O pai Natal existe e chama-se Crato e vai trazer de volta, num dia de nevoeiro, os nossos subsídios, vai descongelar as carreiras, vai aumentar os ordenados de acordo com a inflação, vai criar turmas pequenas e dar os apoios aos alunos que precisam, vai investir na escola pública, vai criar vagas a rodos e seremos todos muito felizes no país da Troika!!!! WAKE UP! O que ele quer é que os nosso ânimos acalmem porque em agosto está aí a Troika para ver como decorre a implementação do Plano de austeridade e ele não quer confusão e insurreição. Para quem acredita no Pai Natal, esta é uma boa notícia. Não acordemos rapidamente não que vamos parar ao desemprego. E o pessoal do Quadro (onde me encontro) que não acorde que vai ter pesadelos nos próximos tempos. Ou nos mexemos a fazer uma greve decente (AOS EXAMES, ÀS AVALIAÇÕES) ou estamos todos perdidos... sigamos o exemplo dos médicos que conseguiram o que queriam do ministro.

    ResponderEliminar
  17. Com todo o respeito pelas opiniões anteriores e pela do Ricardo, mas acredito que existirão vinculações extraordinárias. Os amigos dos senhores ministros e secretários de estado que nos últimos 15, 20, 25 anos têm lecionado no ensino particular e cooperativo - que têm estado a fechar e a despedir devido ao êxodo de alunos para o ensino público proporcionado pela crise económica - e que agora podem concorrer na 1ª prioridade. Alguma estratégia teriam de arranjar para os amiguinhos. Não são palavras inocentes, nem pó para os nossos olhos. Acredito que será uma realidade... podre, mas realidade.

    ResponderEliminar
  18. No meio de tanta "tanga" acho este cenário relativamente plausível.
    Já sei que vou destoar mas cá fica a justificação.
    A recente alteração às prioridades de ordenação do concurso externo foi feita por medida para permitir a "ultrapassagem" dos colegas eventualmente dispensáveis do privado.
    Se repararem nas listas provisórias, nos primeiros lugar há muito "intruso" bem graduado...de onde são?...
    Portanto, uma eventual vinculação extraordinária e feita por medida permitiria que alguns colegas do privado vinculassem no público e, no próximo concurso, com as graduações que alguns apresentam até passariam à frente de muitos dos atuais efetivos.
    No privado seriam, caso necessário, substituídos pelos contratados dispensados do público. Dado o excesso de oferta, o preço a pagar seria mais baixo. Logo, o lucro privado aumenta.
    No caso do setor público, se houver excesso, há-de haver uma mobilidade especial para fazer o acerto...

    Espero estar enganado...mas de psicotrópica em psicotrópica, de burro já vou tendo menos.

    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  19. Este ministro está a pôr os pés pelas mãos e já não sabe o que anda a fazer!!!

    ResponderEliminar
  20. Mas que é isto?Atão esta malta, que ainda por cima é "docente",deixou-se enganar"?Ai é?Pensavam o quê?Porque è que, o nojo do Mário Crespo, andou 6 aninhos a levar aos seus programas tantos amigalháços?Nomes?Assenta aí: Cantigas Esteves, João Duque, Nuno Crato, Miguel Relvas,etc,etc.!!A máquina estava bem montad!!É evidente que, com um governo de merda xuxialista corrupto, era uma questão de tempo...
    Como diz o outro merdoso da Opus Dei, (César da Neves),: «não há almoços grátis»...
    Está tudo a olhar para o Crato, e esquecem-se, quem é o secretário? é vosso colega, e é um cínico parvalhão,de quem os colegas dizem cobras e lagartos, que dá aulas em Almada no secundário. É o chefão cá do burgo do CDS-PP!Foi este merdoso que o Crato foi buscar para o "ajudar"....
    Cada um que tire as suas conclusões, agora o que causa náuseas, é vir alguém (professor/a), afirmar que "foi enganado"....dass!

    Nascimento.

    ResponderEliminar
  21. Só digo para terem cuidado com os colegas que sairam dos privados e agora estão na 1º pr.
    Aprendam com os Medicos e com os Juizes.

    ResponderEliminar
  22. OS CONTRATADOS SEM CUNHAS E SEM AMIGALHAÇOS TÊM VINDO A SER PREJUDICADOS, AO VER MUITA GENTINHA A ARRECADAR TEMPO DE SERVIÇO ATRAVÉS DE RECONDUÇOES E .. OUTROS COM MENOS SORTE A VÊ-LOS PASSAR...
    ISTO TEM ACONTECIDO NA PRIVADA,MAS MUITO NO PÚBLICO...
    OS HONESTOS FORAM E CONTINUAM TRAMADOS...
    VEJAM COMO FOI NO ULTIMO CONCURSO...
    NUNCA SE ASSISTIU A TANTAS INJUSTIÇAS...QUE TÊM ACUMULADO DESIGUALDADES...
    A REDE ESTÁ MONTADA,PUBLICO E PRIVADO.
    OS PREJUDICADOS SÃO OS NOSSOS FILHOS.

    ResponderEliminar
  23. Como é possivel ser-se tão mentiroso: é impossível vincular professores contratados ao quadro este ano. O Kapo diz não saber os números de horários-zero, então mas as escolas não enviaram o número de professores nesta situação até sexta-feira passada?? Têm a informação mas não sabem?? Esta gente pensa que a malta nasceu ontem! Como é possível mentir-se com tamanha leviandade?? Ou então andam a funcionar à base de substâncias ilícitas.

    ResponderEliminar
  24. Professora Desterradajulho 20, 2012 4:54 da tarde

    Acredito que isto possa vir a acontecer em alguns grupos mas obedecendo a uma série de condições (abrir a vaga na escola A B ou C - poder concorrer quem tenha mais de 10 anos de serviço por exemplo, a determinada escola) e concordo. Assim espero que venha a acontecer.

    ResponderEliminar
  25. Em resposta à professora desterrada, só tenho uma pergunta:como é possível abrir vagas este ano, se nem todos concorrem? Então a colega acha bem que os professores do Quadro que estão longe e outros que ficaram sem vaga este ano, alguns com vinte anos de serviço, fiquem impedidos de concorrer a essas vagas que vão ser dadas de "mão beijada" a uma minoria de privilegiados, alguns dos quais viram o contrato renovado ano após ano porque tinham cunha, enquanto outros contratados mais graduados andaram estes anos a apanhar bonés? Desculpe lá, aja decência... Se abrirem vagas sem um concurso aberto a TODOS, vai correr mesmo mal para este governo. Não tenho nada contra ninguém, só conto com justiça e igualdade no acesso às vagas de quadro.

    ResponderEliminar
  26. Acho muito bem, mas atenção aos docentes de QZP.Esses também têm de passar para os quadros de agrupamento!

    ResponderEliminar
  27. Em resposta a alguns "colegas".
    Sou educadora de infância com 20 anos de serviço no particular e cooperativo. Não sou amiga de ministros nem de secretários de estado mas sim uma profissional de educação como todos vós. Trabalhei 6 a 7 diárias no direto, 11 meses por ano, sem interrupções letivas. Nunca recebi como licenciada e paguei toda a minha formação continua. Estou à 2 anos no ensino público por oferta de escola (não entrei por cunha, mas por currículo e mantive por mérito). Estou em 1ª prioridade e acho que o mereço, não mais que os colegas que têm 21 anos mas mais dos que têm 19. Também eu prestei um serviço ao país, à sociedade e à educação. Bem haja.

    ResponderEliminar
  28. Sendo todos professores os que aqui expressam a sua opinião, este é um sítio onde a Língua Portuguesa é muito mal tratada... :((

    ResponderEliminar