segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ilegalidade?

Já aqui havia abordado de forma ligeira a questão deste concurso estar a reger-se por um aviso de abertura fundamentado num normativo legal entretanto revogado e por um manual de instruções baseado no normativo legal em vigor (e com uma disposição transitória dúbia).

Fico feliz que os sindicatos se estejam a mexer (leiam este comunicado da FENPROF) no sentido de repôr aquilo que aparenta ser uma ilegalidade. Assim, volto a salientar a importância dos colegas esperarem mais um ou dois dias antes de submeterem a manifestação de preferências.

Se os sindicatos forem realmente eficazes, poderemos ter alterações para breve ou então, uma nota informativa no sítio da DGAE. Na pior das hipóteses, alteram as coisas e não avisam (o que já é tradição no Ministério de Nuno Crato), como tal, convém estarmos muito atentos...

9 comentários:

  1. Ricardo, experimentei de diferentes maneiras e, matematicamente, respeitando os limites que este manual afirma, e por exemplo no segundo e terceiro ciclos (onde existem diferentes intervalos de horarios)ficam sempre, NO MINIMO 4 OU 5 QZP fora da manifestacao de preferencias!!!!!!!!!!! Numa altura em que as vagas sao cada vez menos, OBRIGAR os contratados a restringir ainda mais.... sera uma atitude DEMASIADO MALDOSA E HUMILHANTE!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente Ricardo não concordo que os Sindicatos façam um "grande" trabalho em torno dos contratados. Vê-se neste caso que foi enviado um "mero" ofício a solicitar a aplicação da lei prevista na abertura do concurso. No entanto ESTOU A SER OBRIGADO a colocar 2 qzp's nas minhas preferências. Ora, isso é a forçar a possibilidade de deslocar toda uma vida para outro lado. Não se esqueçam que há contratados com mais de 20 anos de serviço!
    Acho que está a ser feito pouco. Ficar de braços cruzados e indigarmo-nos é pouco. O poder... está nas nossas mãos.

    ResponderEliminar
  3. o meu sindicato até disse que este ano está melhor, por isso.... dele não espero grande coisa. O que me revolta é que posso dizer que já estou num estado em que podem fazer tudo sem olhar a leis
    país onde o estado é preverso, manipula as coisas a seu belo prazer e nada o consegue parar. onde está a fundamenteção legal para estabelecer o máximo de 23 preferências nos qzps.

    ResponderEliminar
  4. Todos os anos hão de inventar uma coisa nova... Todos os ministros de educacao querem por o seu dedo, mas sempre para pior... Realmente o nível de exigência dos professores desses políticos quando estudavam deviam ser aquem... nota-se no desempenho, ideias...
    Estou cada vez mais desiludido com a educacao, melhor com o ministerio da educacao... Que poder têm eles (políticos) para jogar com a vida das pessoas? Fazem leis, revogam leis... só mesmo o Homem para querem mandar na vida das pessoas... qualquer dia, vamos pagar impostos para tirar o carro da garagem... para ir a casa de banho...
    Tudo treta... Os grandes culpados somos Nós SER HUMANO

    ResponderEliminar
  5. Curioso é se forem a todas as páginas web dos inúmeros sindicatos de professores... não há qualquer informação sobre a OBRIGAÇÃO MÍNIMA DE PREFERÊNCIAS... e o SPN nem está atualizado. Portanto... somos mesmo maus uns para os outros e enquanto isso não mudar, nada feito.

    ResponderEliminar
  6. http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012/07/23/fne-pondera-pedir-alargamento-do-prazo-de-candidaturas-para-a-contratacao-de-professores

    mas nada fala do problemas das NOSSAS OBRIGAÇÕES NESTE CONCURSO!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia . Tenho uma dúvida. Se colocar a mesma escola com intervalo 1 e 2 conta como uma escola ou duas para a contagem do número mínimo?

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente, parece-me muito pouco por parte dos sindicatos perante esta "monstruosidade"...
    Obrigado, Ricardo por todo o trabalho que tens realizado (permite-me tratar-te assim).
    Este é o meu primeiro comentário no blog, mas sou, como muitos, frequentador assíduo.
    Um abraço desde o Rodo!

    ResponderEliminar
  9. UM DIA FOI O NETO VER O TOURO DO AVÓ, E VEIO DE LÁ A CORRER. O AVÓ ENCONTROU O NETO PELO CAMINHO E PERGUNTOU, PORQUE CORRES??

    O NETO DIZ:O BOI ESTÁ PRESO COM UM CORDEL, SE REBENTA AQUILO MATA-ME.

    O AVÔ RIU-SE E DISSE , AHAHA... NÃO TE PREOCUPES, O TOIRO NÃO SABE A FORÇA QUE TEM.

    Contratados não esperem pelos sindicatos.

    Já o meu avò me dizia, não corras e espera pela virgem.

    ResponderEliminar