segunda-feira, 30 de julho de 2012

E a pouco mais de 24 horas para terminar a fase de manifestação de preferências...

Desde ontem ao final da noite que me chegam relatos da tremenda dificuldade em aceder à plataforma SIGRHE (relativa à manifestação de preferências). Infelizmente é uma situação que era de alguma forma previsível, na medida em que milhares de colegas contratados terão deixado para estes últimos dias a colocação de preferência e consequente submissão.

Foi por estas e por outras, que na 6.ª feira passada, deixei aqui alguns conselhos. Bem sei os motivos de muitos terem deixado para o fim do prazo para manifestarem as suas preferências. Exemplos: "Alguma coisa na plataforma podia mudar"; "Nunca se sabe se falo com um(a) colega com outra opinião/decisão que me faz concluir que concorri mal" e "Posso ter percebido mal como manifestar as preferências".

Pois bem... Não creio que algo irá mudar na plataforma de manifestação de preferências. Quanto aos restantes receios, nada vos dá garantias acerca do modo mais correto e/ou seguro de concorrer. É preferível a esta altura colocarem mais opções de candidatura e depois desistirem de algumas a 6 e 7 de agosto. O contrário é que não dá para fazer, ou seja, colocarem opções por defeito e depois acrescentarem.

Assim, volto a repetir que o melhor que têm a fazer é submeter o mais rapidamente possível. Confirmem uma última vez, introduzam de novo a palavra-chave e submetam. Depois guardem o documento pdf no vosso computador e imprimam uma cópia.

Boa sorte para o concurso...

31 comentários:

  1. Olá!
    Eu submeti as minhas preferências ontem, por volta das 21h, e não tive qualquer problema. A aplicação funcionou bem...
    Não tive qualquer problema.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Ricardo!
    tenho uma dúvida e gostaria muito que me esclarecesses;
    Submeti a minha candidatura no dia 23 por volta das 21 horas.
    Existe um aviso de que todos os colegas que submeteram até ao dia 25 iriam ser contactados, mas eu não pretendo mudar nada na minha, e já tenho o recibo onde posso verificar que está tudo correcto.
    Como ainda não fui contactada achas que devo ligar para o cat?
    obrigada!!!

    ResponderEliminar
  3. Para pearl: Por segurança eu contactaria a DGAE... Mas considero estranho ainda não te terem contactado, quando o prazo termina amanhã.

    ResponderEliminar
  4. Para Joana: Ainda bem que não tiveste qualquer problema, no entanto, parece-me que ontem não foi assim para todos os que queriam aceder à aplicação.

    ResponderEliminar
  5. Ricardo tenho ligado toda a manhã para o numero que está no manual de manifestação de preferências e diz para tentar mais tarde!!!!o que faço???

    ResponderEliminar
  6. Para pearl: Só te posso dizer que continues a insistir ou se estiveres perto de Lisboa ires pessoalmente à DGAE.

    Que raio de situação... Espero mesmo que a resolvas.

    ResponderEliminar
  7. Ricardo tou em Serpa e não consigo ir lá!
    Achas que uma vez que aminha candidatura foi submetida vai haver problema?

    ResponderEliminar
  8. já mandei um mail para a dgae...

    ResponderEliminar
  9. Para pearl: Se tens o recibo da submissão de candidatura não terás problema. Mas poderás ter sido prejudicada no sentido em que na altura a plataforma não permitia concorrer de forma tão abrangente a todos os níveis...

    Vê se não te enviaram um email (confirma por aquele que tens na candidatura).

    Mas continua a insistir com a DGAE, ok?

    ResponderEliminar
  10. Ricardo falei agora com o meu sindicato, e disseram-me que uma vez que não quero alterar nada e que tenho o recibo, não haverá problema.
    Tenho é que estar atenta ao mail e telefone porque entre hoje e amanhã poderei ser contactada para submeter novamente.
    Como sou do grupo 100 e lecciono em regime de monodocência e sempre com horário completo, não tive dificuldade na introdução dos códigos!
    obrigada mais uma vez Ricardo!

    ResponderEliminar
  11. Ricardo,
    Acabei de receber um mail da dgae a dizer que coloquei escolas com autonomia e caso pretendesse corrigir para reencaminhar o mail com a palavra CorrAuton.
    UFA!!!que alívio!
    OBRIGADA

    ResponderEliminar
  12. Olá,

    Eu não sei como fazer a minha candidatura.
    Estou terrivelmente confusa com toa esta situação.
    Estive no estrangeiro até ontem e fiquei muito aliviada com o alargamento.

    Lecciono há 23 anos e sou contratada - dadas opções que tive que tomar.
    Preciso mesmo de ficar num contrato anual e completo, por várias razões.
    Sou o número
    - 58 no Grupo 200 e o número
    - 419 no Grupo 400.

    Só tenho concorrido a horários completos e anuais.
    Ainda posso, estando em 58.º lugar, concorrer assim?

    Que acham?
    Socorro!!!!

    Maria da Luz.

    ResponderEliminar
  13. Boas!
    Bem.. Não entendo a lógica de a 6 de Agosto retirar algumas das preferências!!! GOD... Não entendo por parte do MEC nem por parte dos profs que decidirem 6 dias após terem concorrido mudar as suas manifestações.. Concluo que o ser humano é mesma muitaaaa complicaddoooooo e eu devo ser um ET... Concorri.. está feito.. agora é só aguardar por 31 Ago.
    Pedro_Norte (chat)

    ResponderEliminar
  14. Já submeti mas não consigo imprimir o comprovativo nem para pdf nem em papel. Já tentei vários browsers (não é aquele problema do explorer). Alguém teve um problema semelhante e sabe como resolver?

    ResponderEliminar
  15. Para pearl: É por isso que nunca se deve desistir ou ficar sentado à espera. Agiste de forma correta e foste recompensada por isso.

    Fico feliz...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Para Maria da Luz: Ninguém te pode dar uma resposta a essa tua questão. Embora considere que estás numa posição relativamente boa, não sei o que vai acontecer em números de horários...

    ResponderEliminar
  17. Para Pedro_Norte (chat): É uma fase "tradicional" nos concursos... Os colegas contratados terão desta forma (e de acordo com quem legislou) um período de reflexão.

    Se é necessário? Talvez não, mas para alguns até pode fazer sentido.

    Desejo-te tudo de bom para este concurso, ou seja, uma colocação. De preferência em horário completo e anual.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Para Sandra Monteiro: Entra na plataforma, depois abre a aba da consulta de documentos e procuras um documento em pdf com a data em que submeteste.

    Depois é só fazeres o download desse mesmo documento e imprimires.

    Espero ter ajudado

    ResponderEliminar
  19. Muito, muito obrigada. Vou tentar.

    ResponderEliminar
  20. Muito Obrigada.
    Maria da Luz.

    ResponderEliminar
  21. Só hoje fui contactado pela DGAE para se quiser puder alterar as minha preferência visto que já as tinha submetido no passado dia 24 de Julho.

    Isto é mais uma demonstração da incompetência deste Ministério.

    Esperar pela véspera para contactar quem já tinha submetido a candidatura há 5 dias?

    E o mais "engraçado" é que se quiser alterar ainda tenho que lhe enviar um email e aguardar uma resposta. Quando é que ela virá?

    ResponderEliminar
  22. cONFERE O CÓDIGO NA SECRETARIA, NÃO TERÁ MUDADO?

    PODE ACONTECER.

    ResponderEliminar
  23. olá, Ricardo
    Recebi hj um mail da dgae a dizer q tinha concorrido a escolas em autonomia e se queria corrigir; acontece q na aplicação não me deixam mexer em nada, uma vez que ja tenho a candidatura submetida... ligo para lá e SEMPRE impedido, desde as 14... O que faço??? se retirarem essas escolas da minha candidatura, não fico com as 25 que era suposto escolher... será q posso substituir??

    ResponderEliminar
  24. cris 300
    Verifica mais uma vez as preferências, eles a mim eliminaram-me as duas escolas com autonomia que tinha automaticamente

    ResponderEliminar
  25. Recebi hj um mail da dgae a dizer q tinha concorrido a escolas em autonomia

    QUE GRANDE BERBICACHO.CRATO NÃO ACERTAS UMA.

    COMO A CULPA É INTEIRAMENTE DELES E O PROGRAMA BLOQUEIA TUDO, SÓ ELES LÁ É QUE MEXEM, POIS SE MEXEM PARA FAVORECER ALGUNS, TB MEXEM PARA ELIMINAR ERROS DELES.

    PORTANTO, COMO EU ESTAVA DIZENDO, SE RESPONDESTE SIM A ELES, NAO TE PREOCUPES QUE ELES VAO ARRANJAR UMA MANEIRA (ILEGAL) DE TE RETIRAREM AS ESCOLAS DE LÁ. SE RETIRAM NAO CUMPREM A LEI E PARA CUMPRIR A LEI , TÊM QUE ACRESCENTAR, MAS SÓ TU PODES ACRESCENTAR, SENÃO SÃO ELES É QUE CONCORREM POR TI, RESUMINDO SE HAVER PORCARIA, ABRE UMA QUEIXA CRIME CONTRA OS HOMENS DO AVENTAL E PEDE UMA BRUTAL INDMNIZAÇÃO.

    ResponderEliminar
  26. Uma dúvida antes de submeter... se concorrer aos 23 QZP com horário 1 e aos mesmos com horário 2 isso conta como 23 ou 46?

    ResponderEliminar
  27. para Pearl

    Obrigada, pearl, mas como verificaste q eles é q tiraram as escolas? no recibo? e qt tempo demoraram a fazer isso?

    ResponderEliminar
  28. cris300 a mim aconteceu-me o mesmo e o que fiz foi enviar email, conforme dizem no email enviado, e agora estou à espera.

    É uma vergonha é fazer-se isto na véspera da data limite e provavelmente, se é que o vão fazer, amanhã é que destrancam a aplicação para que possam eliminar as escolas de autonomia.

    ResponderEliminar
  29. Olá!
    Não consigo obter o resumo, nem imprimir o recibo da minha manifestação de preferências.
    Na aplicação já foi verificar ao menu consulta de documentos, mas mesmo assim continuo sem conseguir fazer o donwload do recibo em pdf e a respetiva impressão.
    O que deve fazer???

    ResponderEliminar
  30. Susana verifica se não tens o bloqueador de pop-ups activo no browser pois o recibo é gerado numa nova janela e caso esteja activo essa nova janela não se irá abrir.

    ResponderEliminar