segunda-feira, 16 de julho de 2012

Concurso nacional de docente 2012/2013 - Mobilidade interna (sinopse)

O documento que a seguir coloco (e que foi disponibilizado durante a tarde, pela DGAE) consegue esclarecer diversas dúvidas, em concreto, uma que foi aqui vários vezes referida e que está relacionada com a dúvida que alguns colegas tinham relativamente indicação por parte das escolas (de provimento ou de colocação) da não existência de componente letiva (mínimo de 6 horas letivas).

Cliquem na imagem para aceder ao documento.

Assim, e de acordo com o que pode ser lido na sinopse "se o campo 4.1 estiver assinalado com ‘Sim’, o docente é obrigatoriamente opositor à 1.ª prioridade da mobilidade interna" (como tal, poderão concluir que a escola de provimento e/ou de colocação vos enviou a concurso). Pelo contrário, e na maioria das situações, "se o campo 4.1 estiver assinalado com ‘Não’, o docente não é obrigado a apresentar-se à 1.ª prioridade da mobilidade interna, estando, não obstante, disponível a opção facultativa de candidatura à 2.ª prioridade da referida mobilidade" (traduzindo, uma das escolas não indicou a ausência de componente letiva, pelo que poderão concorrer em 2.ª prioridade, ou seja, o equivalente a Destacamento por Aproximação à Residência).

10 comentários:

  1. Não consigo perceber o que pretendem no quadro 7.1
    Se no quadro 7 podemos colocar as escolas (quer do QZP de vinculação, quer do outro Qzp)alternadamente, porquê repetir as escolas do outro qzp no quadro 7.1?
    Agradeço a quem me puder esclarecer.

    ResponderEliminar
  2. Para Alcina: São diversos os colegas com essa dúvida... Eu incluído.

    ResponderEliminar
  3. Tanto “Umbigo Grande”… tantos e tantas a “ver se se orientam”…
    Afinal, fizeram algo para não ter também chegado a vossa hora?...
    Bem, vejamos uma lista de perguntas às quais devem responder sinceramente, podem responder com sinceridade pois ficam só nas vossas consciências… pois bem aqui vão elas:
    - Informaram os vossos alunos, nos últimos 16 anos, desde a ”maravilhosa” Autonomia das Escolas” de que se pretendia destruir o Sistema de Ensino Público descrebilizando-o?
    - Informaram do mesmo os Encarregados de Educação e explicaram-lhes que a Escola deve ser exigente e ter condições?
    - Sabiam que ao votarem nos partidos do sistema neo-liberal (PSD-PS-CDS), não dando hipótese a outro tipo de governação, estavam a colaborar na destruição do Ensino Público em particular e de Portugal em geral?
    - Algumas vezes pensaram que a moeda de troca de não efectivar os colegas contratados, em troca da criação de mais e mais novos um escalões remuneratórios, não seria mais do que “uma cenoura à frente do…”?
    - Alguma vez pensaram que chegaria um dia em que o sistema neo-liberal vos pagaria com a sua moeda habitual, a da injustiça?
    - Sabiam que no próximo Ano Lectivo de 2012/2013 seriam criadas condições para serem despedidos 40% dos Professores dos Quadro e 90% dos Professores eternamente contratados?
    - Sabiam que no Ano Lectivo de 2013/2014 serão despedidos 70% Professores dos Quadro, dos que poucos que ainda ficaram de 2012/2013, bem como 95% dos Professores eternamente contratados, dos que poucos que ainda ficaram de 2012/2013?
    - Sabiam que na realidade só se pretende que hajam 10 professores nos Quadros de cada Giga-Agrupamento de Escolas, para chefiarem os Departamentos, sendo que as próprias Direcções das Escolas será efectuada por “colarinhos brancos” que não tenham qualquer formação no Ensino, sendo posteriormente os Professores contratados por empresas paralelas, de lavagem de dinheiro, a 2 ou 3 Euros à Hora Lectiva?
    - Se fosse hoje não olhariam só para o vosso umbigo?...

    ResponderEliminar
  4. boa noite... a minha duvida é mesmo com o ponto 4.1... tendo sim nesse ponto (sou Q.E e a escola mandou-me a concurso) que opção tenho/devo escolher no quadro seguinte, 4.2... sim ou não?... confesso que não percebo... se tenho que concorrer posso dizer que não quero ir para outra escola?...
    Graça Ribeiro

    ResponderEliminar
  5. Sou QA mas estive neste ano lectivo colocada em destacamento por condições especificas.Nesta escola disseram-me que não tinham horário para mim e a minha escola de provimento indicou-me para DACL.Acontece que acedi a aplicação para a candidatura a DACL e no campo 4.1 está indicado " nã0",e eu penso que devia estar indicado o "SIM" para concorrer na 1ª prioridade, certo?
    Alguém me poderá ajudar com esta dúvida?
    Obrigado
    Beatriz

    ResponderEliminar
  6. Segundo informações do spn, está a contecer esta situação a várias pessoas.

    ResponderEliminar
  7. Sou QA e pretendo concorrer pela primeira vez por DCE e deram-me indicações para concorrer por ausência de componente letiva. no ponto 4.1 já estava colocado o sim.... mas depois? vou por horário zero ? estranho pois há vaga na escola de provimento ou vou por outros??? estou mesmo a precisar de ajuda!

    ResponderEliminar
  8. O "concurso" para DCE, agora designado por " Mobilidade por doença" já foi.
    Penso que neste momento a ese não poderá concorrer.Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  9. Caso um professor QA/QE concorra na 2ª prioridade à mobilidade interna e consiga colocação numa escola diferente da de origem, no final do próximo ano letivo, se a escola de colocação não tiver no mínimo seis horas, mas a escola de provimento/origem tiver no mínimo seis horas, este docente é enviado para DACL ou tem lugar garantido na escola de origem?
    Pode este docente voltar à escola de origem no final do 1º ano ou tem obrigatoriamente de ficar na escola de colocação até 4 anos se lá tiver no mínimo 6 horas?

    ResponderEliminar
  10. Boa Noite. Estou também com dúvida no ponto 4.1
    A minha escola de provimento enviou-me uma notificação informando a não existência de horário e que terei que concorrer a DACL.Na escola onde estou em DAR existe horário. No campo 4.1 tenho assinalado um "não" o que significa que há horário. Então submeto ou não candidatura se pretender ficar na escola de DAR?

    ResponderEliminar