segunda-feira, 16 de julho de 2012

Concorri a mobilidade interna (ex-DACL) e não obtive colocação, em que escola me apresento?

A questão que coloquei como título do post tem sido colocada com bastante insistência por parte de vários colegas... Só para terem uma referência, desde a 6.ª feira passada e até à hora em que escrevo este texto o número de colegas que me fez esta mesma questão ultrapassou o número 30.

É perfeitamente compreensível...

As notícias e os rumores relativos aos elevadíssimos números de colegas de quadro que estão a ser sujeitos a mobilidade interna é esmagador. Até mesmo um colega com " nervos de aço" acaba por se sentir algo beliscado em questões de confiança na obtenção de um horário a 31 de agosto. Assim, e antecipando a insistência na questão, fica a resposta (adaptada do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 132/2012de 27 de junho):

Os docentes de carreira (Quadro de Escola / Quadro de Agrupamento / Quadro de Zona Pedagógica) integrados na reserva de recrutamento sem serviço atribuído (ou seja, que não ficaram colocados a 31 de agosto de 2012) devem apresentar-se no 1.º dia útil do mês de setembro no último agrupamento de escolas ou escola não agrupada onde exerceram funções para aguardar nova colocação.

30 comentários:

  1. É obrigatório concorrer às escolas do concelho onde somos efetivos?

    ResponderEliminar
  2. Para Carla: Leia este post, que julgo esclarecedor:

    http://profslusos.blogspot.pt/2012/07/concurso-nacional-de-docentes-20122013_12.html

    ResponderEliminar
  3. Em 1º lugar quero agradecer a sua atenção.
    O artigo 29º refere-se ao "concelho de vinculação".
    Na sua opinião "concelho de vinculação" refere-se ao concelho da escola de provimento ou da escola de colocação?
    Mais uma vez obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Para Carla: Na minha interpretação trata-se do concelho da sua escola de provimento ou vinculação.

    Mas a minha opinião vale o que vale. ;)

    ResponderEliminar
  5. Ricardo
    Quem é o "colega com nervos de aço"?
    ;P ;P ;P

    ResponderEliminar
  6. Para Advogado do Diabo: Eu conheço um, mas não digo quem é. Eh eh eh

    ResponderEliminar
  7. Ainda em relação ao post colocado pela Carla: Sou QA, não estou destacada e tenho horário 0. Concorro ou não ao meu concelho de provimento, dado que neste concelho só existe um agrupamento? Pela leitura, acho que sim, mas da escola já me disseram que é um disparate e que posso vir a ser excluída ...

    ResponderEliminar
  8. Tanto “Umbigo Grande”… tantos e tantas a “ver se se orientam”…
    Afinal, fizeram algo para não ter também chegado a vossa hora?...
    Bem, vejamos uma lista de perguntas às quais devem responder sinceramente, podem responder com sinceridade pois ficam só nas vossas consciências… pois bem aqui vão elas:
    - Informaram os vossos alunos, nos últimos 16 anos, desde a ”maravilhosa” Autonomia das Escolas” de que se pretendia destruir o Sistema de Ensino Público descrebilizando-o?
    - Informaram do mesmo os Encarregados de Educação e explicaram-lhes que a Escola deve ser exigente e ter condições?
    - Sabiam que ao votarem nos partidos do sistema neo-liberal (PSD-PS-CDS), não dando hipótese a outro tipo de governação, estavam a colaborar na destruição do Ensino Público em particular e de Portugal em geral?
    - Algumas vezes pensaram que a moeda de troca de não efectivar os colegas contratados, em troca da criação de mais e mais novos um escalões remuneratórios, não seria mais do que “uma cenoura à frente do…”?
    - Alguma vez pensaram que chegaria um dia em que o sistema neo-liberal vos pagaria com a sua moeda habitual, a da injustiça?
    - Sabiam que no próximo Ano Lectivo de 2012/2013 seriam criadas condições para serem despedidos 40% dos Professores dos Quadro e 90% dos Professores eternamente contratados?
    - Sabiam que no Ano Lectivo de 2013/2014 serão despedidos 70% Professores dos Quadro, dos que poucos que ainda ficaram de 2012/2013, bem como 95% dos Professores eternamente contratados, dos que poucos que ainda ficaram de 2012/2013?
    - Sabiam que na realidade só se pretende que hajam 10 professores nos Quadros de cada Giga-Agrupamento de Escolas, para chefiarem os Departamentos, sendo que as próprias Direcções das Escolas será efectuada por “colarinhos brancos” que não tenham qualquer formação no Ensino, sendo posteriormente os Professores contratados por empresas paralelas, de lavagem de dinheiro, a 2 ou 3 Euros à Hora Lectiva?
    - Se fosse hoje não olhariam só para o vosso umbigo?...

    ResponderEliminar
  9. anonimo das 11:17
    Na minha opinião, deve concorrer, pois caso nao fique colocado vai para a reserva de recrutamento e se nao tiver la o codigo na escola, se surgir uma vaga em outubro o novembro (e caso nao esteja colcoado ainda) nunca la poderá ficar

    ResponderEliminar
  10. É nestas alturas que os Sindicatos deveriam ter nas suas páginas, um icone com questões que veem surgindo ao longo do concurso. As questões são quase sempre as mesmas. Estou a pensar mal, acho que já foram de Férias, até já saiu a autorizações para eles.

    ResponderEliminar
  11. Para Rogério:

    De ferias não devem ter ido, mas devem estar nas filas do centro de emprego como eu estive ontem. Este ano que me venham pedir a cota no periodo em que estiver desempregado como me fizeram no ano passado e ainda disseram "está a ganhar Sub de desemprego". Uma vez posso aceitar como um erro/engano mais do que isso é mentira...

    ResponderEliminar
  12. Sindicatos= alacaios/chupistas

    ResponderEliminar
  13. Questão simples e curta mas que a DGAE não responde porque não atende: quem concorreu a DCE está impedido de concorrer a DAR?
    As colocações por DCE ainda não saíram, nos casos que forem indeferidos não existe a possibilidade de tentarem o DAR?
    Agradeço a quem souber responder.

    ResponderEliminar
  14. Já liguei para o DGAE a resposta foi que no campo 7, podia colocar outros códigos de agrupamento, de outros QZP, sem ser o meu.

    ResponderEliminar
  15. Estou baralhada...sou Ex-Dacl, não tenho componente letiva nem na escola de provimento nem na de colocação, mas ao preencher a minha candidatura o campo 4.1 (tipo de mobilidade) está bloqueado o que pressupõe que algum agrupamento se esqueceu de dar o meu nome para o concurso...ou estou errada???
    Luísa

    ResponderEliminar
  16. ATENÇÂO: Segundo a sinpose da DGAE, os EX-DCE de QE em destacamento noutra escola são os únicos que são obrigados a indicar como escola de colocação/provimento a sua escola de origem, o que implica que também vão ter de colocar as escolas do seu cocelho de colocação como prioritárias, ao contrário dos restantes que poderão colocar as escolas do concelho onde estão destacados. Não percebo esta discriminação! Todos os outros colegas (DCE, DAR,DACL) colocam escola de destacamento e indicam a de provimento, o que pressupõe que não havendo colocação vão continuar a aguardar na escola onde estão destacados. Porque é não acontece o mesmo connosco? Basta de injustiças!!!

    ResponderEliminar
  17. Para o Rogério Quelhas:
    Sendo assim, o que se coloca no quadro 7.1, já que no quadro 7 se pode colocar escolas de outros quadros de zona?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  18. Para a Carla
    Colocas um Agrupamento de outro QZP, guardas um do 7, porque és obrigada a colocar um, apesar de já teres colocado no 7. No entanto, aguardo informação por escrito, coloquei a mesma questão por mai na página do DGAE.

    ResponderEliminar
  19. Quando responderem por favor coloca aqui a resposta.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  20. mas será que somos uma carneirada acéfala?Já viram bem o que os médicos fizeram? já viram o que nos fazem a nós? somos pessoal de 2ª.Tristeza.O que fazemos? lamuriamos.Porque não fizemos greve aos exames? porque não mandamos os incompetentes dos sindicatos para o outro sítio? Porque NÃO RECUSAMOS O INÍCIO DAS AULAS POR CICLOS?

    ResponderEliminar
  21. olá,

    preciso de uma ajuda: no campo 4- situação de mobilidade onde diz "Existindo disponibilidade de horário letivo com um mínimo de
    6 horas na escola de origem, manifesta interesse
    em regressar à referida escola? : Sim Não
    Notas: O regresso à escola de origem encontra-se condicionado à confirmação da existência ou não de horário com um mínimo de 6 horas à data da 2ª disponibilização da ICL, significa que se eu colocar sim serei colocada lá se houver as 6 horas ou primeiro passará pela minha lista de preferências?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  22. Quando se indica o código de um concelho, manifesta-se preferência também pelas escolas TEIP desse concelho?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  23. Para a Carla. Ok.

    ResponderEliminar
  24. Sese colocar sim regressa a escola onde e efetivo sem ir a concurso

    ResponderEliminar
  25. Já obtive resposta: quem concorreu a DCE, obrigatoriamente, tem que concorrer à mobilidade interna, já que, a sua escola teve que, obrigatoriamente, o indicar para DACL (independentemente de ter horário 0 ou não).

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde. Sou DAR e vou concorrer a DACL. Depois de ver as FAQ do SPN (pergunta 1)dirigi-me ao spn que confirmaram a situação. Ainda assim liguei para o CAT e ao fim de 3h40 min informaram-me que para a DGAE o CONCELHO de VINCULAÇÂO que está no n.º3 do artº 29 refere-se à escola em que estamos destacados e não ao concelho onde somos efectivos. Antes de conseguir a chamada já tinha colocado a questão no econcurso. Aguardo a resposta no papel.

    ResponderEliminar
  27. Para a anonima das 12h55:
    A sua situação é igual à minha. A escola de colocação esqueceu-se de colocar o nosso nome em ICL. Agora ninguem quer assumir consequências. Querem que coloquemos, em vez de escola de colocação, a escola de provimento nos dois campos (2.2.3.1 e 2.2.3.2)para a coisa funcionar. O meu diretor já disse que não me valida a candidatura. O tempo está a passar e por escrito: ZERO!

    ResponderEliminar
  28. Boa noite! Preciso de ajuda, pois a minha situação é complicada..
    Estou colocado por mobilidade em DCE a titulo excepcional por despacho do sr. Secretário de estado.

    Qual a escola que devo colocar como escola de colocação?

    ResponderEliminar
  29. anónimo das 2:30 AM
    Estava na mesma situação e do CAT informaram-me que inserimos sempre o código da escola de provimento, pois o nosso destacamento não foi concursal. Antes de o saber inseri o código da escola onde estou "destacada" no campo "escola de colocação" e, como essa não foi chamada a informar,em ICL, para nós(mobilidade excepcional extra- concurso)a aplicação assumia que tinha lá componente lectiva e obrigava-me a concorrer na 2ª prioridade. Por isso contactei o CAT e, se se ler bem a sinopse da candidatura percebe-se que só os destacados concursais inserem o código da escola de colocação.

    ResponderEliminar