quinta-feira, 12 de julho de 2012

As dispensas sindicais


Dispensas Sindicais Para 2012-13 – A Lista Completa

Comentário: O Paulo disponibilizou uma lista (versão 2012/2013) onde constam os nomes dos sindicalistas que irão ter dispensa de componente laboral... As dispensas oscilam entre os 100%  e os 16% (se não me enganei a ler) e abarcam todos os sindicatos de professores. 

Não vou tecer grandes comentários, até porque não conheço a esmagadora maioria dos professores que consta da mesma. Conheço sim o trabalho feito pelo Arlindo (em concreto no seu blogue), que é excelente e que merece totalmente os 100% de dispensa... Que assim continue por muito tempo e que não ligue a quem tem "dor de cotovelo".

Para acederem diretamente à lista, cliquem aqui.

11 comentários:

  1. Seria interessante saber se existe proporcionalidade em número de horas de dispensa, por sindicato e respectivo número de professores sindicalizados.

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=sh5-g6r-sDA&feature=related

    ResponderEliminar
  3. Um disparate igual aquele que promove os professores que não dão aulas. Defendo que os sindicalistas como os adjuntos deveriam ter no máximo 50% de redução à componente letiva. Jamais o afastamento total dos alunos. É um erro brutal que conduz ao laxismo.

    ResponderEliminar
  4. Professores do Quadro em Processo de Despedimento...
    Professores Coadjuvantes ou professores adjuntos/auxiliares de professores titulares de turma, a designação é irrelevante.
    Mas estes professores serão os que concorrerão em DACL que se não forem colocados, em outra escola, regressarão às origens.
    Este infeliz regresso irá marcá-los como um estigma, durante o resto do próximo ano lectivo...


    Taparão buracos, ajudarão outros a leccionarem as aulas, farão de babysitter de alunos com maiores dificuldades de integração comportamental ou com maiores dificuldades de aprendizagem.

    Receberão o vencimento, como os outros, mas têm o destino traçado: despedimento através de rescisões (recebem uma indemnização, quiçá sujeita a taxa máxima de IRS, embora o Governo reconheça não ter verba suficiente), mobilidade interna no MEC ou mobilidade externa dentro do Estado; nestes dois últimos casos, os 50 km não existem, porque o Governo quer criar o caos familiar, de forma a reduzir a despesa primária, ou...

    O Governo há-de massacrar a opinião pública, intoxicando-a sobre o facto de, por estar a sustentar cerca de 10 000 professores de quadro sem horário, nunca poderá ter controlo do deficie (quando foi o próprio Governo a criar essa situação) e serão inevitavelmente despedidos (através de criação de situações insustentáveis, em termos de instabilidade emocional)pelo Governo.

    Mas, no final do próximo ano, Nuno Crato defenderá que o sucesso escolar só será uma realidade, quando as turmas passarem de 30 para 34/5 alunos, o que conduzirá à criação de outra bolsa de professores parasitas, que em 2014 ou 2015 também terão de ser dispensados.


    As palavras do Primeiro, proferidas no dia 7 de Julho são bem objectivas e prometem endurecer as condições de vida de muitos professores, quando afirma que, segundo o jornal Público, os orçamentos mais significativos, são o da Saúde e o da Educação. Quem hoje disser que temos de substituir a poupança gerada pela suspensão do 13.º e do 14.º mês em redução de despesa pública tem de dizer quanto é que quer que se corte no Serviço Nacional de Saúde e nas escolas públicas em Portugal.

    ResponderEliminar
  5. desempregada do fim- do- mundojulho 13, 2012 9:57 da manhã

    Isto está a ser feito com o intuito de no próximo concurso (em que os colegas do interno entrarem) obrigarem a por esses DACL a candidatarem –se para longe de casa e em desespero, já que muitos deles este já será o ultimo concurso que podem recusar ir pra “bué –bué longe”.
    Isto vai fazer com que mais profs contratados saltem.
    Só não sei como há colegas contratados das TEIP que dizem que vão ficar outra vez nas “escolinhas da cunha” e continuam a dar a graxa aos directores. Será que nem se deram ao trabalho de saber que as regras mudaram e que agora o que conta é a lista? o amigo director só consegue colocar esses artistas se eles tiverem nos 5 que vão fazer entrevista e para isso existe a lista nacional.
    E o facto de existiram centenas de colegas com menos de 5 anos de serviço que se estão a candidatar para a educação especial… Eu tive de esperar 7 anos para ser chamado para estagio pois sem esse não podia fazer a especialização e agora vejo colegas com menos de 1 ano de serviço nas listas… como com 12 anos de serviço vou estar no desemprego em Setembro, vou- me divertir a fazer a queixa de todos esses senhores. E o problema é que as escolas reclamaram desse facto e o ministério argumentou que isso não era a função das escolas que as faculdades não deviam passar esses certificados.

    ResponderEliminar
  6. Fiquei contente em saber que o colega Arlindo ficou com 100% de dispensa da componente lectiva. Assim, poderá dedicar todo o seu horário laboral (e mais algumas horas mensais, decerto) a fazer aquilo que tão bem sabe fazer: ajudar os professores. Cada vez mais, precisamos de gente que esclareça, que responda às dúvidas dos professores (que são cada vez mais, como se vê), que ajude a clarificar o emaranhado de subterfúgios linguisticos dos normativos legais aplicados à profissão docente. O colega Arlindo faz um trabalho magnífico no seu blogue... Que assim continue por muitos, muitos anos. Nós agradecemos!

    ResponderEliminar
  7. Gostaria, também, de agradecer a Ricardo Monte, o autor deste blogue, pela dedicação e empenho que coloca no esclarecimento e ajuda aos professores. O seu trabalho merece todo o meu agradecimento e respeito. Felicidades!

    ResponderEliminar
  8. Vamos ver é se agora dispensado continua a fazer o bom trabalho que tem feito....

    ResponderEliminar
  9. Como é obvio haverá colegas dispensados que estarão dispensados que pouco ou nada estarão a fazer num sindicato.... mas outros há(o meu sindicato por exemplo...) que estão a 100% merecem e muito...

    ResponderEliminar
  10. ttObsceno! Que parte do que resta aos contratados teria sido dada em troca? Qual é a utilidade pública desta gente, que tem a pouca vergonha de afirmar, e praticar, que só tem o dever de representar os sócios? Cambada de parasitas!julho 13, 2012 8:13 da tarde

    Obsceno!
    Que parte do que resta aos contratados teria sido dada em troca?
    Qual é a utilidade pública desta gente, que tem a pouca vergonha de afirmar, e praticar, que só tem o dever de representar os sócios?

    Cambada de parasitas!

    ResponderEliminar
  11. Um grande bem-haja para o Arlindo! : )

    ResponderEliminar