segunda-feira, 23 de abril de 2012

Iniciativas sindicais...

Professores vão realizar tribuna pública junto ao ministério

Comentário: A tribuna pública foi marcada pela FENPROF para o dia 3 de maio (5.ª feira) e contará com a participação de professores, representantes das associações profissionais e científicas, deputados, entre outros. No dia seguinte seguir-se-ão concentrações de professores junto das Direções Regionais de Educação.

Agora a análise: Julgo que esta ação é importante, mas peca por tardia. Agora que tudo foi "negociado" será que com uma iniciativa deste tipo se conseguirão resultados positivos? Talvez... Mas mais do que eventuais consequências positivas (pessoalmente não acredito que as haja) a FENPROF está a arriscar demasiado. Neste momento, os sindicatos de professores têm à sua frente professores altamente desmotivados e desagradados. E se nem mesmo um dos maiores ataques à classe (se não o maior, desde 2005) motivar a mobilização dos professores, sinceramente não sei o que terá de acontecer.

2 comentários:

  1. Quando estivemos todos unidos os sindicatos reuniram com a Ministra (aquela que nós sabemos...) e lá estiveram em amena cavaqueira, comendo pizzas e afins, em vez de anunciarem lutas para partirmos tudo de uma vez.
    Agora, é o forrobodó do costume. Não contem comigo para palhaçadas.

    ResponderEliminar
  2. O que arrisca a FENPROF?
    Não percebo.
    A FENPROF não existe em proveito próprio, mas sim para apoiar os professores.
    Arriscar é o que faz todos os dias ao tomar decisões: arriscar desagradar; arriscar receber bocas (como a anterior que suponho ainda [AINDA!] se refere ao memorando; arriscar a que as suas iniciativas de luta não sejam respondidas pelos professores; arriscar a ser acusada de não ligar aos professores e ragir sem os ouvir se tomar decisões rápidas; arriscar ser acusada de ter tomado decisões tardias por ter levado tempo em ouvir os professores; arriscar tomar decisões sendo acusada de as tomar para defender interesses internos... Com um pouco de imaginação, ainda se pode inventar mais algumas.
    Arriscar, arrisca sempre. Se fossem desanimar como a classe dos professores, estávamos bem arranjados.

    ResponderEliminar