terça-feira, 13 de março de 2012

Sobre o novo diploma dos concursos e as TEIP


Tenho encontrado nos vários blog´s e fóruns muitos colegas preocupados com a inexistência de qualquer referência às TEIP e escolas com contratos de autonomia na secção dedicada às contratações de escolas.

Receiam estes colegas que tal ausência de referência significa que as novas regras das contratações de escola não se aplicam a estas escolas.
Caros colegas, a vossa preocupação deve ser  a oposta. Devem estar preocupados com a existência de referências a estas escolas. Se lerem a única referência a estas escolas no diploma, o artigo 32º, ficarão logo a saber as vossas qual deve ser a vossa real preocupação:

SECÇÃO III
Contratação Inicial
Artigo 32.º
Âmbito de aplicação
A presente secção não é aplicada aos estabelecimentos do ensino artístico e ensino artístico especializado, às escolas com contrato de autonomia, aos territórios educativos de intervenção prioritária, às escolas profissionais de referência e ao ensino do português no estrangeiro.

21 comentários:

  1. Está a ver como encontras boas notícias no diploma de concursos?

    É sinal que para o concurso interno e externo as escolas TEIP deixam de estar sujeitas aos critérios que antes existiam - concurso local.

    :D

    ResponderEliminar
  2. Pois Arlindo
    Um aspeto positivo torna aquele acordo um bom acordo.
    Vamos esquecer os privados na 1ª prioridade, aqueles casos pontuais que ainda hoje indicaste, a continuação das contratações de escola para as TEIP e escolas com autonomia, o fim da reserva de recrutamento em Dezembro, os "DACL" passarem a ser sub 6 horas, as renovações, os concursos de 4 em 4 anos e temos um acordo perfeito.


    Só uma pergunta. Quantos contratados é que vão ficar desempregados só com a história dos DACL?

    ResponderEliminar
  3. A resposta à tua pergunta é: nenhum.
    Os DACL já tinham de ir a concurso desde que não tivessem pelo menos uma turma, e na monodocência seriam obrigados a concorrer caso não tivessem uma turma (25 horas). Nesse aspeto melhorou já que na monodocência basta agora a existência do mínimo de 6 horas de apoios educativos para se manter o lugar de um professor do quadro.

    A minha grande preocupação pelos contratados passa por serem abertos todos os lugares do quadro necessários ao sistema (independentemente de terem 10 anos de serviço ou não) e pela transparência nas colocações.

    Se o acordo foi bom?
    Em alguns aspetos sim noutros não.
    E reconheço todos eles.

    ResponderEliminar
  4. tem razão,ver sempre pelo lado positivo...o pior,é que muita gentinha atingiu um grau de saturação que....tudo lhe caí em cima.
    nós ainda vamos recebendo,mas há muitos já em lista de espera.

    ResponderEliminar
  5. mas,é 10 anos de serviço ou andar há 10 anos com contrato no estado?
    acredito que vão criar mais injustiças e deixar de fora quem está há 13,14...15...e infelizmente não completou 10;
    quem serão os azarentos?

    ResponderEliminar
  6. Arlindo
    A situação da monodocência não é bem como dizes.
    O despacho de organização do ano lectivo já permitia essa situação.


    Quando avalio um acordo vejo a sua totalidade. Não é por ter um ou outro aspecto positivo que faz com que seja um bom acordo. Se queres ir por esse lado, dificilmente terás (ou tiveste) um mau acordo, pois qualquer um terá algo de positivo.
    Este acordo, por ter muito mais aspectos negativos que positivos, é um mau acordo.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite colegas,
    desculpem a minha duvida. Isso quer dizer que as TEIPs e afins vão continuar a fazer o mesmo tipo de concurso manhoso que faziam até agora?

    Se assim é o que andaram os sindicatos a fazer já que isso´era um dos aspetos mais importantes para a maior parte dos contratados e que tantas queixas levantaram inclusiv neste blog no inicio do ano lectivo.

    ResponderEliminar
  8. HD fiquei com a mesma duvida que tu...Se as teips continuarem a corrupção...de nada serviu..
    Lurdes

    ResponderEliminar
  9. HD
    Tem a certeza que leu com atenção o que foi escrito?
    Com muita, muita, muita, muita, muita muita, muita. atenção?

    ResponderEliminar
  10. Para advogado.
    Não entendi se está esta a falar serio ou a gozar com a minha cara. assim, agradeço que se explique pq não estou "com muita, muita, muita, muita muita, muita" vontade para aguentar sarcasmo.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Advogado li e depreendo que as teips/autonomias não estão enquadradas na contratação inicial. Os critérios é que devem ser usados os tais definidos na proposta. No entanto o que me assuta é que se começam a renovar já este ano os colegas que ficaram nas teips...vai dar ao mesmo.
    Margarida

    ResponderEliminar
  12. E além disso, quem está em TEIP ou autónomas, com horário anual completo será reconduzido (no caso de haver vags)

    ResponderEliminar
  13. Alguém me explica o que isto quer dizer? Depreendo uma coisa com a leitura do diploma e através de alguns comentários feitos parece-me que é outra coisa.
    Aguardo

    ResponderEliminar
  14. Ok. Já vi que não sou o unico a ver que a saga das teip vai continuar. Mas, vou ser sincero não estava a contar com a parte das renovações nas TEIP.
    iSSO É MESMO INCRIVEL

    Ps. não sei se os colegas do quadro já pensaram que no proximo ano os colegas do privado tb se vão candidatar na 1º p logo poucos são os que vão conseguir mudar de quadro de escola (tb pode ser que os do priv não queiram andar de "cavalo para burro").

    ResponderEliminar
  15. As TEIPS e as com autonomia só não "vão a jogo" para contratação inicial e reserva de recrutamento (ex-BR). O que significa, que são aplicados os critérios iguais a essas escolas como às outras no que se refere concurso interno, externo e contratação de escola!
    Logo, para contratação de escola, as TEIPS e as com autonomia terão de cumprir com o que está escrito no acordo (futuro decreto)...

    ResponderEliminar
  16. BMG eu depreendo o mesmo no entanto existe algo mais gravoso: QUEM ENTROU ESTE ANO EM TEIPS/AUTONOMIAS COM HORARIOS ANUAL E COMPLETO VAI JÁ RENOVAR PARA O PRÓXIMO ANO...
    Margarida:)

    ResponderEliminar
  17. HD
    Os colegas dos quadros não vão estar preocupados com os dos privados, porque os dos privados concorrem ao concurso externo e os dos quadros aos internos.
    Neste momento não são concorrência!

    ResponderEliminar
  18. Margarida:
    Mas isso poderá acontecer tanto nas TEIPs/Autonimia como em todas as outras escolas... A diferença será que nas TEIPs/Autonomia os contratados foram colocados nesses horários por contratação de escola. Poderão todos renovar, havendo vaga... e não havendo docentes do quadro que tenham concorrido para esse lugar!

    ResponderEliminar
  19. Os colegas colocados num horário completo e anual este ano lectivo (2011-2012) já poderão renovar para o próximo? Isto é, se continuar a existir a vaga de nada serve os novos critérios de OE pq estes colegas terão contrato renovado e a vaga não vai a concurso?

    ResponderEliminar
  20. Para advogado:

    Mas quem disse que eu estou a falar deste concurso? eu estou a falar do concurso do proximo ano (o famoso concurso para efetivar) e tambem estou a falar dos colegas que estão nos quadros do privado. Esses se o governo seguir a mesma ideia que está a seguir para os contratados tambem se irão candidatar numa 1º p do interno.
    Entende o meu ponto de vista...

    ResponderEliminar
  21. HD:
    E o Advogado também estava a falar no concurso do próximo ano!!!
    O concurso interno é apenas para os docentes de carreira das ESCOLAS PÚBLICAS! Concurso externo para quem pretende integrar na carreira, que é o caso dos contratados e os docentes (sejam contratados ou efetivos) dos colégios)!

    ResponderEliminar