segunda-feira, 19 de março de 2012

Concurso de professores 2012/2013 pelas atuais regras?

O Arlindo não "dá ponto sem nó"... Como inside man da FNE, consegue sempre algumas informações privilegiadas. E ainda bem para nós, professores. Desta vez, neste post, deixa algumas questões bastante interessantes e que deixam indiciar algo mais:

"Por força da máquina concursal que tem prazos limites para arrancar, os concursos para contratação abrirem com as atuais regras mantendo em primeira prioridade os docentes que tenham trabalhado num dos dois últimos anos imediatamente anteriores ao concurso em escolas públicas?

E se a mobilidade interna para docentes dos quadros só abrir depois da publicação do novo diploma de concursos?

Achariam estranho?"

Na realidade não acharia estranho, até porque já estamos na terceira semana de março. Se pensarmos que é hábito da DGAE (ex-DGRHE) abrir a fase de submissão de candidatura por volta da última semana de abril, não existe um grande intervalo de tempo que permita "afinar" a máquina segundo as novas regras entretanto acordadas. Mais, ainda existe um pedido de negociação suplementar e um período de espera necessário até que o acordo seja aprovado e vertido em Diário da República.

3 comentários:

  1. Quanto aos contratados, não acharia estranho; já relativamente à mobilidade não me parece que não saia atempadamente, uma vez que os concursos para estes professores costuma ocorrer apenas em Agosto. Estarei a pensar mal?!

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente acho que esperam pela semana da Páscoa, é costume!!!!
    SC210

    ResponderEliminar
  3. Neste país nada me espanta
    Só que encontro alguns problemas com essa possibilidade.
    Vou apenas falar na que pode gerar uma grande confusão, as renovações.
    Segundo o modelo ainda em vigor, uma das condições para renovar énão existirem DACL que tenham concorrido para essa escola.
    O novo modelo alarga essa condição aos antigos DAR.
    Aqui está uma "pequena" incompatibilidade entre os dois modelos. Com essa solução, quer os "DAR", quer os contratados renovados podem ficar com o mesmo
    horário!!!


    Outro problema é que, tal como acontece com a contratação, também estão previstas listas provisórias e uma fase de reclamação para a mobilidade interna. Isto não é um pequeno detalhe. É este período de reclamação que "obriga" o concurso a começar até meados de maio.

    ResponderEliminar