segunda-feira, 12 de março de 2012

Como comentar ou colocar dúvidas?

De tempos a tempos deparo-me com emails de colegas relativos à dificuldade de colocar comentários neste blogue. Antes de mais saliento que não é necessária qualquer inscrição no blogger ou fornecimento de dados pessoais para a minha caixa de correio eletrónica. A participação (através de comentários) é algo que me agrada profundamente (constitui mais de 80% da minha motivação para atualizar o blogue) e que faço questão de fomentar.

Depois, existem os eternos "anónimos" (que até sabem como comentar, mas que por qualquer motivo preferem nem colocar um nickname), mas esses já sabem que não obterão resposta da minha parte. E se não a obtêm, é porque por vezes num único post tenho inúmeros "anónimos" e como devem compreender é complicado (e moroso) estabelecer qualquer tipo de "diálogo".

Assim, volto a transcrever aquilo que já coloquei aqui e acolá, para que mais colegas possam ter acesso aos comentários:


1.º Passo: Procurem o fim do post e cliquem em "0 comentários" (atenção que o número varia de acordo com os comentários que forem sendo feitos);

2.º Passo: Depois de procederem de acordo com passo anterior, irá surgir uma janela similar à que coloquei abaixo.



3.º Passo: Escrevam o que pretendem (a vossa opinião) na caixa maior que vos aparece logo no topo da janela (1). Uma vez terminado o texto, cliquem em "Nome/URL". Quando o fizerem, vão aparecer dois campos novos (2): um para vocês colocarem o vosso nome e outro para o URL. Insiram um nome ou uma alcunha e ignorem o campo URL. Agora é só clicar em "Publicar o seu comentário" e esperar que ele apareça nos comentários ao post (o que deverá ocorrer em segundos).



Espero ter ajudado...

8 comentários:

  1. ola, no DAR pode se concorrer so as escolas ou ainda existe a obrigatoriedade de concorrer a quador de zona?

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde ricardo,
    posso levar "emprestadado" o seu tutorial em como comentar no blogger? ser-me-ia muito util, já que tenho um blogue de sala e tenho muitos pais a queixarem-se que não sabem como comentar.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Para cesar ferreira: Colega, o melhor mesmo será ler o diploma entretanto acordado, antes de colocar questões.

    ResponderEliminar
  4. Para Maria Antonieta: Obviamente que sim... Espero que seja útil.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Experiência...obrigada por tudo

    ResponderEliminar
  6. eu li. mas nisto de legislaçao da para termos as interpretaçoes que quisermos. era so para confirmar. eu interpretto que para a mobilidade interna, onde esta o DAR, nao ha limites minimos para se concorrer a escolas, concelhos e qz. portanto se eu quiser concorrer em DAR apenas a uma so escola, posso. era so para confirmar se tem a mesma interpretaçao que eu.obrigado

    ResponderEliminar
  7. Para cesar ferreira: Tenho dúvidas quando estamos a falar de colegas QZP, mas penso que o seu raciocínio estará correto.

    ResponderEliminar