segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Revisão da Estrutura Curricular — dúvidas mais frequentes

Hoje em discussão (aqui) relativa ao desdobramento das aulas de Ciências Naturais e Físico-Químicas fiquei a saber que existia um documento da DGIDC com as respostas a algumas das dúvidas mais frequentes... Se quiserem aceder ao documento, cliquem na imagem abaixo.


18 comentários:

  1. Não faz sentido...se bem percebi:
    FQ - 90min turma toda
    CN - 90min turma toda
    FQ - semana 1: 45 turno A+45 turno B
    CN - semana 2: 45 turno A+45 turno B

    Sendo assim quantas horas semanais tem um professor de FQ e CN por semana com a turma? Depende da semana se for a semana 1 o professor de FQ tem 4 horas e na semana 2 tem 2 horas...mas isto tem alguma lógica? já para não falar dos alunos que ficam 45mim à espera que chegue o seu turno...SOCORRO

    ResponderEliminar
  2. Ao anónimo anterior:

    "Os outros dois tempos de 45 minutos são lecionados com a turma desdobrada. Assim, na semana A metade da turma tem aula numa das disciplinas, por exemplo FQ (45+45), enquanto a outra metade tem aula em CN (45+45). Na semana B a situação inverte-se."

    Assim, o professor de FQ, por exemplo tem sempre 4 tempos por semana. Só que numa semana tem 90 min (turma junta) + 90 min (turno A). Na semana seguinte tem 90min (turma junta) + 90 min (turno B).
    Estou a analisar bem?

    ResponderEliminar
  3. Sim, segundo o que li vai ser mesmo assim... é mau, porque os alunos não vão associar a atividade experimental à teoria, mas os iluminados querem assim e a raia pequena tem mais é que comer, resmungar e engolir...

    ResponderEliminar
  4. O grande problema "deste" desdobramento é que o Professor não terá todos os alunos na mesma fase de aprendizagem pois ao avançar com o turno A numa semana, na semana seguinte reencontra a turma TODA em 90 minutos e só depois retoma com o turno B, supostamente no lugar onde estava antes...

    Muito confuso!!!

    Estas medidas só são eficazes se forem feitas por quem está no terremo. Há que contribuir com sugestões já que estas almas pensantes não vêm isso...

    Nós na escola já fizemos um documento para enviar...

    **sandra*

    ResponderEliminar
  5. A minha leitura é igual ao "Anónimo 2". Pertinente é a questão colocada pela "Centrípeta".

    ResponderEliminar
  6. Se lerem bem o esclarecimento da DGIDC concluirão que não há uma única solução para a questão dos desdobramentos das Ciências no 3ºCiclo.
    Assim, deixo-vos, em esquema, dois dos modelos possíveis a adoptar pelas escolas no âmbito da autonomia que lhes é conferida nesta matéria.

    http://educaraeducacao.blogspot.com/2012/01/desdobramento-nas-ciencias-do-3-ciclo.html

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Aqui vai o meu contributo para o desdobramento de CN e FQ:
    Os professores de CN vai ter no seu horário 90m + 45m por semana tal como o professor de FQ. Deste modo, o desdobramento irá processar-se da seguinte forma:
    Prof CN: 90m t completa + 45m turno A
    Prof FQ: 90m t completa + 45m turno B
    Na semana seguinte troca:
    Prof CN: 90m t completa + 45m turno B
    Prof FQ: 90m t completa + 45m turno A
    Telma Espada

    ResponderEliminar
  8. Telma,
    Os professores não vão ter no seu horário semanal 90m+45m. Ou têm 90m+90m, ou então 90m+45m+45m. Analise bem o esclarecimento da DGIDC.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Acho 45 minutos por semana de TIC muito pouco, seja em que ano letivo for... aliás, acho que qq disciplina só 45 min, é muito pouco.
    Marta

    ResponderEliminar
  10. Então, cada turno vai andar com um avanço de 90m, em relação ao outro, em cada uma das disciplinas.
    Faz mais sentido, deixar como está.
    Telma Espada

    ResponderEliminar
  11. Colegas, por favor já chega de baralhação, até parece que querem complicar ainda mais:))) Peço desculpa, mas já é tempo de deixar as especulações!!! O que vai acontecer é o que o "Anónimo 2" referiu, vai ser uma bagunçada total, é verdade, mas é melhor ficarmos assim do que com menos horas, até que se tivéssemos apenas 45 min de laboratório, nunca se fazia nada.....Eu já confirmei com várias pessoas e é o q o "anónimo 2" referiu.
    Abreijos a todos!!!

    ResponderEliminar
  12. Falei com um colega que assistiu a uma reunião no Alentejo com o Crato e directores, é de lamentar, mas o próprio ministro fez uma confusão infinita entre 1 bloco e 1 tempo,para ele é tudo igual, vejam bem, a pessoa que ministra o ensino e deu a entender q desconhecia a divisão das turmas em CN e CFQ.

    ResponderEliminar
  13. Eu penso que a Telma Espada tem razão, antes não tivesse.
    Segundo o "relato" da Secretária de estado, é isso mesmo Telma, sem tirar nem por.
    Estes tipos só estão lá para cortar, metam isso na cabeça. A não ser que os números do desemprego os façam recuar, caso contrario, os Profs.CN e FQ vão perder um tempo e os alunos ganham um tempo de 15 em 15 dias. Assim se enganam os "tolos" Pais, e Profs.

    ResponderEliminar
  14. Para RR:

    http://educaraeducacao.blogspot.com/2012/01/desdobramento-nas-ciencias-do-3-ciclo.html

    Foi assim que eu também analisei.

    DC

    ResponderEliminar
  15. Para RR:

    Quando a secretária de estado falou, ela referia-se ao 9º ano e a senhora tb baralhou 1 tempo com 1 bloco...

    Sara

    ResponderEliminar
  16. Cara Sara e DC espero que assim seja, mas só no próximo ano é que vamos ter a certeza.
    Até lá, vou estar com um pé atrás. Para mim o ideal deveria ser: 90 minutos desdobrados e 45 a turma toda, mas isso, só em sonhos.

    ResponderEliminar
  17. Caro colega RR,
    eu apenas analisei o caso dos colegas de CN e FQ de um ponto de vista economicista, mas espero estar errada, pois desejo o melhor para este grupo.
    Telma Espada

    ResponderEliminar
  18. Com base no esclarecimento, os profs possuem no seu horário 2 blocos (90+90). Os alunos também possuem 90+90, mas numa semana 1 bloco é com FQ (turma desdobrada) e na semana seguinte o mesmo bloco é com CN.
    Conclusão: em termos de nº de horas fica igual ao que existe mas é a proposta pedagógica mais estúpida que li até hoje, fruto de quem ignora como funciona a prática letiva...

    ResponderEliminar