terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Comparação das matrizes curriculares no 3.º ciclo do ensino básico

Mais um daqueles trabalhos hercúleos, ao qual devemos dar os parabéns e que muito facilitam a análise de qual poderá ser o nosso futuro (em termos de horários completos) a partir de Setembro de 2012.


As tabelas que a seguir coloco são da autoria dos colegas do blogue Ad Duo (aqui), e deveriam constituir leitura obrigatória, para quem pelo menos quer ter uma ideia dos "cortes".



Se clicarem nas imagens poderão ver as mesmas ampliadas, no entanto, aconselho o download dos documentos. Para tal, cliquem aqui (7.º ano), acolá (8.º ano) e ali (9.º ano).

Deixo-vos ainda para reflexão, dois parágrafos que furtei:

"As implicações para os professores, relativa à matriz curricular deste ano letivo traduz-se, por turma, numa redução de 4 horas no 7.º ano, 5 horas no 8.º ano e 7 horas no 9.º ano.

Em suma, as implicações em termos de necessidade de docentes para o sistema, traduz-se, por turma, na redução de 22 horas no 2.º ciclo e de 16 horas para o 3.º ciclo."

6 comentários:

  1. Olá a todos….Segundo a proposta da tutela, hist e geo teriam de dividir os tempos semanais atribuidos,. Posto isto, gostaria de saber porque é que a hist aparece com 1, 5(blocos 90 minutos) para os 3 anos do 3º ciclo e a geo com 1+1+1,5 (blocos noventa minutos). Será que já houve uma repartição e eu ainda não tomei conhecimento…Agradecia um possível esclarecimento. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. No 3.º Ciclo aparece sempre HGP mas é História.
    Pelo que vi nestas propostas, em relação à Geografia, não aumenta nada, só aumenta na História um tempo de 45' para o 7.º e outro para o 9.º, o que é EXCELENTE! Embora ache que a Geografia merecia mais!

    ResponderEliminar
  3. A Geografia vai ter mais um tempo, e devia ser 8 tempos para cada no total do ciclo.

    ResponderEliminar
  4. Já foram rectificadas as ciências experimentais no original. Como estava anteriormente os alunos só tinham 5 tempos por semana e os professores 6.
    A rectificação refere os alunos terão 6 tempos semanais e os professores 8. No entanto na reunião com os directores foi dito que só haverá 6 tempos para professores... logo a versão final não terás desdobramentos.

    ResponderEliminar
  5. A alternância de turnos entre as disciplinas de Físico-Química e de Ciências Naturais do 3.º ciclo foi pensada de modo a manter 2 tempos letivos semanais de 45 minutos para cada uma das disciplinas, sem desdobramento. Os outros dois tempos de 45 minutos são lecionados com a turma desdobrada. Assim, na semana A metade da turma tem aula numa das disciplinas, por exemplo FQ (45+45), enquanto a outra metade tem aula em CN (45+45). Na semana B a situação inverte-se. No entanto, as escolas, no âmbito da sua autonomia, podem encontrar outras formas de concretização da distribuição da carga horária, respeitando sempre o valor global previsto nos horários de alunos e professores.

    ResponderEliminar
  6. Colegas, peço desculpa, mas isto anda a baralhar todos....já vi q em relação às ciências experimentais 7º e 8º anos é uma coisa, 9º é outra....afinal os tempos mantém-se para nós em relação aos outros anos, diminuem ou aumentam?? Obrigada

    ResponderEliminar