segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Stress e burnout...


Comentário: Segundo um estudo do Projeto StressLess feito em 9 países europeus, Portugal surge em primeiro lugar (resultado médio de 5 pontos numa escala de 0 a 8), no que concerne ao estado-limite de stress associado ao trabalho (o tal burnout). Mas não nos ficamos por aqui... Também no conflito entre trabalho e família, os professores portugueses apresentam os valores mais elevados.

Todos nós sabemos que desde há uns bons 5 anos para cá, as condições laborais dos professores deterioraram-se e muito. Ainda na semana passada conversava com um colega acerca disto... Constatámos que o tempo para relaxar, para conviver, para desanuviar, foi tremendamente reduzido. Quando antes, num qualquer jantar de convívio, os professores se juntavam até à meia-noite, agora chegamos às 22h e já tudo tem que ir para casa porque existe trabalho que ainda não foi feito. A burocracia aumentou exponencialmente assim como as solicitações.

É fácil, muito fácil, atingir níveis excessivos de stress e entrar em depressão (um fase posterior ao burnout). Difícil é encontrar um professor que diga o contrário. 

13 comentários:

  1. E cada vez ganham menos...
    http://arteagostinho.blogs.sapo.pt/428889.html

    ResponderEliminar
  2. ganham menos e são em muitas escolas ofendidos diariamente por miúdos malcriados que põem os cabelos em pé...chegam a oferecer pancada aos profs...
    o tempo que se preocupam com exames,deviam preocupar-se em criar escolas, para pais ou colocar os senhores doutores e mestres com tais criaturas...
    mas,acontece o contrario,o pior ..é para o contratado...que ,pelo menos vai tendo trabalho...

    ResponderEliminar
  3. O que mais me preocupa,para além da falta de tempo para desanuviar, para conviver, enfim... é a falta de tempo para a família: as constantes reuniões onde se discute tudo menos o que é necessário, que se prolongam por tempo indeterminado, e as NOSSAS crianças à espera em casa.
    Quando chegamos estamos cansados, exaustos, e ainda é preciso ajudá-los a fazer os tpc's.

    Numa palavra: andamos "enfiados" na escola para tentar "salvar" aqueles que muitas vezes não querem ser "salvos" e quem se ocupa dos nossos? :(

    ResponderEliminar
  4. E quando acresce a estas condições de trabalho, ameaças, não veladas, de despedimento por parte dos directores?

    ResponderEliminar
  5. Para ML: Sem dúvida que o tempo com a família é cada vez menor e de menor qualidade. E para quem tem filhos, o panorama será bem pior.

    Quanto à salvação dos que não querem ser salvos, fica a resposta: não dou mais para esse peditório. Chega!

    ResponderEliminar
  6. Ricardo: Este ano não dou para este peditório porque ainda estou em casa, no entanto, quando dei aulas (ao longo de 13 anos), se tivesse conseguido dizer: "Chega! Não dou mais para esse peditório", teria sido muito mais feliz!
    A todos aqueles que passam momentos difíceis na escola por causa de quem não merece, tentem seguir o conselho do Ricardo. Tenho a certeza de que serão mais felizes!
    Fiquem bem!
    Boa sorte para todos (quer para os que trabalham, quer para os que aguardam por ele).

    ResponderEliminar
  7. Para Híbrida: Não percas a esperança... Tenta as Ofertas de Escola. Mesmo que com poucas horas ou numa escola mais distante, não deves nunca desistir.

    Abraço e força.

    ResponderEliminar
  8. Para a Híbrida e Ricardo: pois este ano aínda estou em casa. Mas no ano passado leccinei o 11º ano de Geografia, eram 18 alunos foram todos a exame passaram todos a nota mais elevada 18 valores a menor 13 valores. Fui colocada a 1 de Setembro de 2010, num horário de 18 horas (como não era completo fui dispensada). Qual é o prazer de dar o nosso melhor (sei que é a minha obrigação) e depois levar um tremendo chuto no traseiro? Tb sei que a colega que foi colocada menos tempo de serviço, bem como graduação. Já não vale apena !!!

    ResponderEliminar
  9. Tenho 18 anos de serviço.Este ano não fui colocada.Relativamente ao stress acho que este tem muito a haver com a postura dos professores.Nestes últimos anos, os professores,de um modo geral,-preocuparam-se mais em tramar-se um aos outros,comportaram-se como pessoas mal formadas para terem uma avaliação que não lhes serve para nada.Tudo valeu!Não digam que a culpa é toda do sistema!
    Não têm cabecinha para pensar?
    Não tem valores?
    Não tiveram instrução?
    Não chega ter um canudo!
    É preciso ter educação que não vem apenas de casa,mas do interesse em crescer intelectual e espiritualmente.
    quem não quer crescer espiritualmente não pode exigir nada de ninguém,nem dos colegas e muito menos dos alunos.
    Temos a porcaria do sistema que temos por culpa nossa.
    Não se queixem.
    Seria bastante útil e salutar que todos levassem um batefundo,para acordarem e pensarem no contributo que deram para o desemprego de alguns colegas ,com os seus mexericos para ficarem bem vistos aos olhos dos Directores,trepando,trepando para ter uma avaliação,repito,que agora não serve para nada.
    Hoje chove,está vento e faz frio!
    Eu estou em casa no quentinho!
    E muitos de vocês já estão na escola a pensar ,não na aula que estão ou vão dar,mas na palhaçada mais bonita e engraçada( que já foi feita noutras escolas) com a ilusão de que ainda podem galgar por cima dos outros para manter o lugarzito!
    Sabem que mais?
    Roma não paga a traidores!
    Sofia

    ResponderEliminar
  10. Somos muitos.Todos nos queixamos do mesmo.Podemos ter muita força.Porque não fazer greve,não às aulas, mas a determinados serviços?Não, não é possível porque o português não tem fibra e prefere aproveitar o que o sistema tem de negativo para sobreviver.Acredito ,que podemos viver de outra forma,sem resignação e sem conformismo.É uma questão de irmos além do queixume,do individualismo e passarmos à acção.

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada, Ricardo. Esse teu apoio não tem preço.
    Para anónimo (sofia):
    Tanta revolta vai por ai!
    Eu sou uma das pessoas mais stressadas que conheço no ensino e, ao contrário do que dizes, não é na tentativa de ficar bem vista, de ter boas avaliações, ou de tentar trepar... Pelo contrário, estou sem colocação devido às dezenas de pessoas que me passaram à frente pelo MBom que tiveram e que eu nunca pedi. O meu stesse vem, geralmente, da tentativa de fazer na sala de aula boas omeletas sem ovos, de lutar por aqueles que já desistiram...
    Nunca generalizes. Eu atrevia-me até a dizer que esse poderá ser o retrato de uma minoria dos professores, pois na maioria temos bons profissionais, que lutam até por causas perdidas. Se falarmos então dos contratados, tenho muito boa imagem deles e acredito que eles são a alma de uma escola.

    ResponderEliminar
  12. Para Margarida:
    Eu sei que é muito triste sermos dispensados depois de tanto termos dado por esta profissão.
    Fomos vítimas do sistema e não tenho nada contra os que estão por aí a ocupar lugares que poderiam ser meus. Também não me arrependo de ter feito tudo o que fiz pelos alunos. Ainda assim, fico triste e a sentir muita falta de ir para a escola todos os dias.

    ResponderEliminar
  13. Para anónimo (Sofia).
    "Relativamente ao stress acho que este tem muito a haver com a postura dos professores"

    Sofia, em vez de perderes tempo a criticar os colegas, falando daquilo que não sabes nem consegues fundamentar de forma racional, preocupa-te em ter aulas de língua portuguesa: "tem muito a ver", é assim que se escreve. Estás a usar o verbo ver e não haver!
    Aí está uma boa oportunidade que perdeste de estar caladinha.
    Carla

    ResponderEliminar