segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A prova de ingresso regressa

Isabel Leite, Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário deu uma curtíssima entrevista ao Expresso (de 12 de Novembro) onde entre outros esclarecimentos, surge com a novidade de que a muito falada "prova de ingresso" irá ser finalmente implementada já no próximo ano lectivo.

Mas fica a questão... Para quem? Para professores que ingressem na carreira para leccionar nos dois primeiros ciclos de escolaridade. Ingresso na carreira? Em 2012? Vão abrir concursos para entrada nos quadros em 2012? Mais areia para os olhos.

Isto se não aparecer Nuno Crato, daqui a meia dúzia de dias a dizer que afinal esta medida ainda está em estudo e que nada é definitivo... que está tudo em aberto... blá blá blá.

9 comentários:

  1. Disparate total.
    Qual "ingresso nos Quadros?"
    Aqui seria realmente de se tomar uma posição, antes de se apressar tudo a fazer a Provazinha em 2012 para " 2013".
    Sem "ingresso nos Quadros" que se veja, para tudo o que mexe ( e não apenas para as 100 de Espanhol que seriam as primeiras) ninguém faria a provazinha.
    Mas que "ingresso nos Quadros"??
    Então, e se por absurdo, abrir concurso para Quadros, pq é que um recém-saído de uma UNIV está à cabeça mais apta a leccionar do que eu que já ando aqui a comer broa há uma carrada de anos( 1º/2º vs 3º/Sec)????
    Mais valia a senhora ter estado calada pq isto vai funcionar como a ADD ( e não vai garantir nem colocação e , muuuito menos, "ingresso nos Quadros" a ninguém).
    Fica o repto: não se faz provazinha sem ingressinho nos Quadrinhos em todos os grupinhos- mas coisa que se veja.

    Além do mais, o ME anda a esmifrar-me há uma carrada de anos e, agora que estou velha, vai pôr.me à Prova?? Mas esta gente passa-se??

    Jake


    ~Certo?

    ResponderEliminar
  2. Pode ser mais uma daquelas habilidades do sistema de habilitações português. Cria-se um novo requisito para acesso à profissão - não há por aí uns novos cursos 2 em 1 para o primeiro e segundo ciclo? Cria-se a ilusão de haver mercado de trabalho para esses recém formados, o que, por sua vez, alimenta com mais clientes ingénuos as escolas de ensino superior. Para os que já leccionam, inventam-se uns cursos de actualização com equiparação a mestrado, o que, de novo, dá um pouco mais de oxigénio ao superior. Não me parece que a preocupação seja a qualidade mas a sobrevivência de certos sectores das universidades e politécnicos.

    ResponderEliminar
  3. Cambada de palhaços é o que é! Antes de falarem deviam pensar no que vão dizer! Andam a brincar com as pessoas e com a vida delas!? Mas afinal qual o objetivo da prova de ingresso? Muitos dos que estão no ministério é que deveriam fazer uma prova para o lugar que ocupam, pois muitos deles nem sabem do que falam!!!
    Mas infelizmente neste país esses lugares são ocupados pelos amigos, pelos familiares e afins e nem sequer interessa se têm ou não vocação para eles...
    É o país que temos...

    ResponderEliminar
  4. Já há alguns anos que esta prova de ingresso consta no ECD, mas até agora tem estado em "banho maria". Agora querem ressuscitá-la não sei muito bem porquê, mas parece-me mais uma daquelas medidas publicitárias sem qualquer consequência.

    Ingresso na carreira? Para quando?

    ResponderEliminar
  5. EStou a ver que há aqui colegas com MUITO mais esperiência que eu.... logo questiono: O que querem ele com a prova de ingresso? Sobre o quê? Psicologia, metodologia, conteúdos???? O que vão eles avaliar? Se fomos avaliados na faculdade nas diversas áreas, e aqui estamos.... ok, se calhar deveriam era apertar mais com as faculdades para serem mais exigentes, ai concordo. Mas para quem já de lá saiu....

    ResponderEliminar
  6. Para alice: De acordo com o que escreveste. O filtro deveria ter sido feito nas instituições de ensino superior. Querem corrigir a jusante aquilo que deveria ser corrigido a montante...

    ResponderEliminar
  7. Atenção que na versão actual, a prova é de acesso à carreira e não de ingresso (como era na versão inicial). Parece que é a mesma coisa, mas não é. O ingresso faz-se por concurso, mas esse concurso não serve apenas para o ingresso. Também serve para a contratação!!!

    ResponderEliminar
  8. Prova de ingresso ou prova de acesso à carreira não é a mesma coisa? Se é Prova de Ingresso é para ingressar na carreira. Se é Prova de Acesso à carreira,é para aceder à carreira..., ou seja, o actual concurso para contratação é anual ou temporário, não é para ingressar ou para aceder à carreira. Além disso, os contratados não têm carreira.

    ResponderEliminar
  9. @Advogado do Diabo:
    Explica-me como se eu tivesse 3 anos, sff..
    Acesso? Ingresso? Qual a diferença?Os contratados, como disse mapmp;m, não têm carreira.
    O que se pode entender por acesso à carreira?
    Acesso ao concurso?
    Juro que não percebi a distinção.

    Jake

    ResponderEliminar