quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Comunicado de Imprensa do MEC - DACL e DCE por colocar

Tal como anunciado pela FNE, o MEC surge agora com um comunicado de imprensa que vem esclarecer toda a situação.

Curioso que a FNE afirma que esta resolução apenas foi conseguida por ter ocorrido uma reunião hoje e a FENPROF afirma que esta mesma resolução resulta da ameaça de deslocação ao MEC. Sinceramente nem me interessa muito de quem foi a responsabilidade por esta situação se resolver, mas achei interessante a existência de duas leituras para uma situação.

Segue a transcrição do comunicado e alguns "negritos" nas partes mais relevantes:

"MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

Comunicado de Imprensa

O Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, Dr. João Casanova de Almeida, assinou dois despachos internos que permitem resolver situações pendentes de professores que solicitaram Destacamento por Condições Específicas (DCE) e Destacamento por Ausência de Componente Lectiva (DACL). Estas decisões foram anunciadas em Agosto e ficam agora formalizadas de modo a atender a estes docentes.

Fica autorizada, a título excepcional, a mobilidade de todos os docentes que foram opositores ao concurso para DCE, nomeadamente por motivos de doença sua ou de familiares, e que não foram colocados nas escolas da sua preferência. Estes docentes ficarão afectos a estas mesmas escolas, de modo a poderem exercer a sua profissão na proximidade das suas casas ou das instituições onde realizam ou acompanham os respectivos tratamentos. Responde-se assim a situações dramáticas e de grande injustiça social e humana e cumpre-se um desejo justificado de mais de 400 professores, que há muito ambicionavam por esta posição do Ministério da Educação e Ciência.

Relativamente aos mais de 600 docentes opositores ao concurso de DACL, estes serão deslocados a título excepcional, desde que o solicitem, para um agrupamento de escolas ou escola não agrupada próximo das suas residências, até à obtenção de uma colocação através da bolsa de recrutamento.

Os dois despachos foram já enviados à Direcção Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) para que se efectuem os respectivos procedimentos.

Lisboa, 13 de Outubro de 2011
O Gabinete de Comunicação do MEC"

1 comentário:

  1. Ricardo viste o espectáculo triste e degradante em que hoje entrou o nosso Portugal? Continuas ainda com a tua opinião que nem agora nós Portugueses de bem tentaremos tomar as rédeas da Liberdade e de Portugal nas nossas mãos?!...

    ResponderEliminar