terça-feira, 4 de outubro de 2011

Apenas uma chamada de atenção...

Tenho recebido de forma algo recorrente, pedidos de divulgação de petições... Por norma, antes de as divulgar neste blogue, leio-as. E se as leio é porque acredito nestas iniciativas e dou desde já os meus parabéns aos colegas que têm iniciativa para se "chegar à frente". Mas é importante ponderar sempre alguns aspectos, antes de assinarmos petições.

Isto para dizer exactamente o quê?

Que é de especial importância que os colegas signatários leiam com muita atenção o que estão a assinar, pois ao fazerem-no estão a assumir que concordam a 100% (volto a repetir... 100%) e assumem todas as eventuais consequências legais de o fazerem. Eu nunca assinei uma petição, concordando a 99,9% com a mesma. Para além disso, existe a verdade, a opinião, a discussão e a acusação... Todas elas dignas de cuidado, em especial a última, se não for acompanhada de provas irrefutáveis. Para já nem falar que uma petição deve ter um objectivo... um pedido concreto, por exemplo. Sem isso, estamos perante uma opinião (e não uma petição) assinada por vários colegas.

Compreendam que certas iniciativas, por melhor intencionadas que sejam, têm de ser organizadas, redigidas e implementadas com especial cuidado, principalmente quando estamos a falar de petições ou outros documentos escritos e que tenham valor legal. Não podemos, a esta altura, correr o risco de que o Governo arranje mais uns argumentos para "malhar" nos professores. Mesmo desesperados, cansados, desanimados ou mesmo frustrados, temos de ser estrategas...

Para terminar, deixo um dos muitos links (no caso, um da Assembleia da República) que tem informações claras acerca de petições: Procedimentos a seguir para apresentação de uma petição (AR).

2 comentários:

  1. Boa Noite! Ricardo, agradeço as tuas palavras, Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Para Milú: Ainda bem que as leste. Espero que leias bem as petições antes de as assinares. Andam por aí algumas um pouco "manhosas".

    ResponderEliminar