sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Pequena "inversão de marcha"


Hoje, a DGRHE faz inversão de marcha e lá resolve cumprir com o estipulado na lei... Ainda dizem que não vale a pena passar informação para os jornais e televisão. Ora leiam:

"(...)Noutro âmbito, a Fenprof acusou ontem o MEC de cometer "uma grosseira ilegalidade", ao "retirar um mês de serviço aos docentes contratados" até final do ano, ao introduzir "um automatismo no formulário electrónico dos contratos que estabelece o termo do contrato em 31 de Julho".

O MEC esclareceu que apenas os "horários de Contratação de Escola que dêem origem a contratos pedidos a partir de 12 de Setembro" terão como tempo-limite o termo do ano escolar, 31 de Julho de 2012. A tutela garante o pagamento de "subsídios de alimentação, férias e Natal, tendo em conta a duração do contrato, conforme disposto na lei.(...)"

Perceberam a ideia? O melhor mesmo será, depois de dia 12, os sindicatos voltarem a fazer mais alertas e divulgações... Se quisermos ser justos.

43 comentários:

  1. Eu ontem disse para não acreditarem em tudo o que se diz, não foi?
    Já sabia de fonte segura que isso iria acontecer. Os sindicatos não se andam a portar muito bem, não. A especulação só traz mais nervosismo. Depois de segunda-feira veremos. Até lá, a úlcera que aguarde mais um pouco.

    ResponderEliminar
  2. Qual a justificação para o facto de dia 12 de Setembro ser assim tão importante a ponto de ser agora a charneira entre os filhos e os enteados desta história? Será que acham que este aviso torna as coisas correctas?? Eu não conto ficar já colocada nesta primeira bolsa e só concorri para horários completos... Por alma de quem é que vão mudar as regras do jogo nesta altura do campeonato?? A ilegalidade mantém-se!!!

    ResponderEliminar
  3. grande história da carochinha!
    agora é só até 12 de setembro, deve ser uma promoção qualquer como fazem os hipermercados...
    andam a brincar com a cara de quem afinal?!

    ResponderEliminar
  4. O problema é que os horários já foram submetidos e a aplicação automaticamente colocava em 31/07/2012.Parece-me que a inversão é só para não haver mais alarido mas as coisas ficam na mesma.

    ResponderEliminar
  5. Corrijo o que disse atrás sobre o 31/07.Mesmo agora cheguei à plataforma e foi introduzido pela própria DGRHE o termo até 31/08/2012.

    ResponderEliminar
  6. Já alguém disse "os professores são como esparguete, separados partem todos!". Este post do Ricardo (mais uma vez, obrigada, é um bom exemplo de que juntos temos algum poder, se nos virarmos um para cada lado, caímos na desgraça.
    Continuemos a lutar unidos.

    ResponderEliminar
  7. Muito pequena essa inversão, pequeníssima diria até! Parece-me que é uma "manobra de diversão" e que quando chegar lá, irei deparar-me com a situação que mais lhes convier. Sim, porque espero chegar lá... sem atalhos, mas com trabalhos!

    :)

    ResponderEliminar
  8. Regras dos Concursos duvidosas:
    Muito já se tem falado aqui de que por vezes de denotam irregularidades questionáveis e pouco ou nada credíveis.
    Quero partilhar mais um caso aos de muitos que vão surgindo como aparições alienígenas.
    De fonte segura, voltando aqueles primeiros horários completos que surgiram no suporte da DGRHE de contratação de escola e que posteriormente desapareceram de maneira um tanto ou quanto duvidosa, estão lembrados?...pois bem um colega tinha se candidatado logo mal o horário surgiu, mas como se devem recordar, os horários foram retirados antes da data de fim de candidatura prevista expirar, foi contactado pela escola para assumir funções uma vez que ficou selecionado. Obviamente, que fico contente pela colocação do meu colega, mas numa visão critica e imparcial, leva-me a questionar:
    - li (corrijam-me se estiver errado) que a desculpa para o desaparecimento desses horários se devia ao facto de irem primeiro para as Bolsas de Recrutamento, então ?! Como é possível?
    - Quantos mais candidatos não teriam se candidatado à mesma vaga do meu colega se a plataforma tivesse mantido a data prevista para candidatura, que possuíam melhores qualificações mediante os critérios exigidos?
    - Será isto, uma forma igualitária num jogo que cada vez mais se vão juntando pontas soltas de carácter duvidoso quanto à igualdade de oportunidades?
    Eis aqui mais um caso dos tantos que todos os dias vão surgindo divulgados e considero mesmo legitima a indignação generalizada.

    ResponderEliminar
  9. há pulga no horizonte.. mesmo com o "retrocesso" ... enfim...de qualquer forma não é claro. estamos a falar de ofertas de escola que estão agora no site da dgrhe ou também falamos da bolsa de recrutamento (que sairá segunda) e é uma realidade diferente das ofertas? quanto mais "barulho" fizermos e acordarmos as moscas, mais eles se apercebem que não estamos a dormir...

    ResponderEliminar
  10. Isto é gozar com aqueles que ficam de fora, além de entrarem mais tarde fica sonegado um mês em relação a quem entrou no dia 01 de Setembro.
    Quem é desgraçado continua a ser mais desgraçado.
    Continuem a dar poder aos mesmos, eles agradecem.

    ResponderEliminar
  11. Temos de ficar muito atentos colegas, eles já estão a apontar o caminho que vão seguir...

    ResponderEliminar
  12. Segundo o que percebi, os horários com termo a 31 de Julho são os de Oferta de Escola e não os da Bolsa. Nas Ofertas as escolas são livres de escolherem as datas do fim dos contratos. Mas sempre foi assim. Acho que estão a confundir as coisas...

    ResponderEliminar
  13. É de mais...até ao momento nada da 1º BR fui seleccionada para um horário reduzido e nem sei o que devo fazer....

    ResponderEliminar
  14. Tento entrar nas ofertas de escolas e nada será que vai sair algo mais? Começou a acontecer á uns minutos..

    ResponderEliminar
  15. aqueles que tiverem sorte com esta bolsa,talvez se safem....embora,prejudicados já fossem...em tempo serviço,monetariamente e com a interrupçao do contrato(que leva agua no bico....o tempo...
    esclarecerá);
    agora,os outros...têm muito que penar...e infelizmente ninguem tentou averiguar as reconduçoes feitas nalgumas escolas com autonomias abusivas e colocaçoes feitas com avaliaçoes e criterios feitos por medida.
    É vergonhoso ,quando está em causa o que é mantido com os nossos impostos...
    nunca tive cartão,mas tenho de ir procurar algum...

    ResponderEliminar
  16. as iregularidades são duvidosas e pouco ou nada crediveis ,porque no ministerio ninguem procura averiguar como se fizeram as ultimas avaliaçoes em algumas escolas,como foram cozinhados horarios e como se distribuiram as reconduçoes...
    os criterios por medida denunciam-se aos montes,estão generalizados...as reconduçoes estão abafadas porque embora se fale no interior,para fora nada transpira...
    os pais dos alunos devem ser envolvidos neste processo ,para haver transparencia.

    ResponderEliminar
  17. Que grande trapalhada...estão a cavar um fosso cheio de lodo e nós (sobretudo contratados) que nos safemos!! Já estou farta de ser desrespeitada por este ministério!! Já nem as leis respeitam! República das bananas!!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo
    Como é possível mudar as regras do jogo após o inicio do mesmo. Aquando do concurso os contratos eram até 31 de Agosto, como tal deveriam se manter.
    É lamentável como tratam os professores quando um dos Pilares de um País é a Educação...
    Os sindicatos nada fazem se não salvaguardarem o seu posto de trabalho e as regalias associadas. Apenas o preponderante é “ Quotas de Avaliação” não estando a dar a importância aos direitos dos professores e não os defendem; mas para pagamento de quotas do sindicato estão na 1ª linha da frente.
    Somos o Bode expiatório do esbanjamento dos Políticos deste País.

    ResponderEliminar
  19. Serviço indisponível! Será alguma novidade?

    ResponderEliminar
  20. Será que alguém me pode ajudar na seguinte questão:
    tendo sido colocada em horário incompleto a 31/08/2011 pretendo agora concorrer as ofertas de escola. Contudo, concorrendo a varias opções, posso ser seleccionada tb para varios horarios? Como se procede nestas situações?

    Agradeço ajuda...

    ResponderEliminar
  21. Caros colegas o problema está resolvido. Ainda não perceberam?? Até 31 de Julho são apenas os horários de Oferta de Escola. Mas isso sempre aconteceu. As escolas são livres de colocar o prazo do contrato nesses casos. São as Ofertas e não a Bolsa!!! Entendido?! Por isso está tudo como sempre foi.

    ResponderEliminar
  22. Continua serviço indisponível!

    ResponderEliminar
  23. Não sei se se passa o mesmo com alguns de vocês,mas em duas escolas para onde concorri em contratação de escola, a minha candidatura está em análise desde o dia 1 de setembro... Se alguém tiver horários na mesma situação que se acuse.

    ResponderEliminar
  24. Ficam já avisados que só vão sair horários completos na 1.ª Bolsa. Ou seja, horários incompletos só na 2ª.

    Quem não ficar colocado na 1.* Bolsa pode dizer adeus ao mês de Agosto.

    ResponderEliminar
  25. Para Jorge:
    onde foi buscar essa informação?

    ResponderEliminar
  26. Jorge: onde obteve essa informação?

    ResponderEliminar
  27. E a pouca vergonha continua:

    Agrupamento de escolas António Sérgio, critérios:

    - Tenha leccionado com bom desempenho no Agrupamento de Escolas António Sérgio, num dos anos anteriores.

    - Tenha leccionado no concelho de Sintra nos últimos dois anos.

    - Graduação profissional ( o único critério decente).

    A única vontade que tenho é responder a gozar com a cara deles.

    ResponderEliminar
  28. Jorge onde foi buscar essa ideia? O problema aqui é que as pessoas gostam muito de falar sem saberem. O esclarecimento do ministério é bem claro: OS CONTRATOS QUE SÃO ATE 31 DE JULHO DE 2012 SÃO OS CONTRATOS LANÇADOS EM CONTRATAÇÃO DE ESCOLA, OU SEJA, OFERTAS DE ESCOLA, QUE NADA TEM A VER COM A BOLSA!!! Agora por favor, parem de inventar!

    ResponderEliminar
  29. Foi ontem enviado um mail para os Directores de Agrupamento.

    ResponderEliminar
  30. E, já agora, a minha incredulidade é igual à vossa, não pensem o contrário.

    ResponderEliminar
  31. Ontem? Mas as escolas não estão a enviar os horários desde dia 6? Já devem ter enviados muitos horários incompletos. E agora? Ficam a olhar para eles a ver se aumentam?

    ResponderEliminar
  32. Posso garantir com toda a certeza que os horários anuais de Bolsa de Recrutamento eram até 31/07. Quando se introduzia um horário anual, a plataforma assumia automaticamente o 31/07. Neste momento mudaram as regras e a plataforma para horários anuais de BR assume automaticamente o 31/07.Parece magia mas é verdade.Quando foi introduzido um horário anual pela minha escola ficou automaticamente assumido o seu termo em 31/07. Depois de ser levantado este problema pelos blogs e alguma comunicação social passaram para 31/08 mesmo sem a escola mexer na plataforma BR.

    ResponderEliminar
  33. Corrijo, deve ler-se "Neste momento mudaram as regras e a plataforma para horários anuais de BR assume automaticamente o 31/08."

    ResponderEliminar
  34. Ora aí está! Vamos parar de falar sobre o 31/7... e imagino que também tenham sido enviados horários incompletos. Certo?

    ResponderEliminar
  35. Com toda a certeza que foram muitos incompletos. A 1ª BR é para horários anuais que podem ser incompletos ou completos.

    ResponderEliminar
  36. Alguem me sabe dizer se as vagas das escolas TEIP vão entrar na BR?Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  37. Não confundam os assuntos, por favor: o que dizia o mail é que na 1.ª BR só sairáo horários completos! E nenhum incompleto.
    Nada deste desespero aconteceria se o MEC esclarecesse as coisas logo no início, certo? (Eu votei neles, bolas.)
    O que se passa é o seguinte: posso garantir-vos que ontem é que se estava a decidir isto nas altas esferas. O mesmo blá-blá de sempre: atiram o barro à parede a ver se cola e analisam a opinião pública. Estão a jogar com as possibilidades financeiras que têm (orçamento), o que infelizmente implica por inerência estarem a jogar com muitas vidas...

    ResponderEliminar
  38. Arte por um canudo 2: obrigada pelos esclarecimentos.

    ResponderEliminar
  39. Fora de tópico, mas para quem puder/quiser concorrer para França:

    http://www.instituto-camoes.pt/files/aviso_franca.pdf

    Eu já fiz a experiência e vale a pena:-)

    ResponderEliminar
  40. Só espero que continue a haver quem lute por nós para que não fiquemos numa situação ainda mais miserável...

    ResponderEliminar
  41. Jorge:
    No mail chegado às escolas no dia 8 diz e cito"Informa-se também que, para a 1ª Bolsa de Recrutamento (BR), apenas serão considerados horários anuais. Os horários temporários serão considerados a partir da 2ª Bolsa de Recrutamento."
    Não diz horários completos mas anuais que podem ser incompletos ou completos, segundo meu entendimento.

    ResponderEliminar