Todos os anos acontece a mesma coisa. Na altura dos concursos, sou presenteado com um(a) comentador(a) anónimo(a) (independentemente de utilizar diversas alcunhas) que destila por mim (e pelos meus) um sentimento menos bom. Alguns chamar-lhe-iam inveja… Outros, falta de qualquer coisa… Para mim, será apenas alguém profundamente revoltado que me elegeu como alvo. Eu compreendo. Os motivos desta revolta não conheço (embora tenhas as minhas suspeitas), mas conheço os sintomas.
O último destes “sintomas”, provocou o seguinte comentário:
“Alerta disse...
O controle da cabeça perdes tu um dia e já não deve demorar muito. Como será possível tanta demagogia e tão pouca seriedade num local público, como este. Para seres rigoroso como apregoas tens de deixar ficar registado as opiniões que te são desfavoráveis, para que todos possam ver que aqui não há unanimidade como queres fazer crer.Tens que ser sério....é como a mulher de César…”
Tentando desmontar o “sintoma” por pontos:
a) Na realidade este é um local público, e como tal, acessível a todos. Quem cuida deste local público sou eu… Tal como eu não bato nem admito que batam ao jardineiro que trata do jardim do meu bairro, apenas porque não gosto da cara dele ou porque é do Benfica, também não posso admitir que o façam comigo ou com outros neste blogue;
b) A coisa pública não obriga a ter as paredes grafitadas de insultos e asneiradas. Para isso existem as paredes lá de casa… Na rua, a Câmara Municipal manda pintar de branco. Aqui, apaga-se com a velocidade de um clique;
c) “Para seres rigorosos como apregoas tens de deixar ficar registado as opiniões que te são desfavoráveis (…)”. Pois sim… Opiniões? Claro que sim… É só fazê-las que eu deixá-las-ei registadas e até as discutirei. Enquanto não forem colocadas opiniões irei sempre apagá-las. Insultos pessoais, ódios e mesquinhices? Não as deixarei registadas. Sou rigoroso? Absolutamente. Masoquista? Não… Nem sádico;
d) Unanimidade neste blogue? Pois sim. Um dos meus grandes amigos costuma comentar aqui e quase sempre, discorda comigo. E como o faz? Com respeito… Discute as minhas opiniões e não aquilo que sou.
Para encerrar os 5 minutos de fama deste(a) comentador(a), resta dizer isto: Queres comentar? Queres discutir opiniões? Dirimir pontos de vista? Força… Terás o meu apoio e as minhas palavras. Queres insultar-me? Gozar comigo? Exprimires a tua revolta pessoal em relação a mim? Nem penses… Para isso tens outros bloggers que te darão exactamente aquilo que queres. De mim, apenas terás a minha absoluta indiferença e obviamente, todos os comentários que eu considerar, devidamente apagados. Não gostas? "Azarito".
Apenas terei de te dar razão na parte do "não ser sério"... Daí a fotografia que coloquei no post e a questão: Dói, não dói?
Next...
Apenas terei de te dar razão na parte do "não ser sério"... Daí a fotografia que coloquei no post e a questão: Dói, não dói?
Next...
A esse rapaz convinha fixar-se num ditado mais de acordo com o que precisa. Uma vez que o problema que o atormenta é o da possibilidade de descontrole da cabeça, sugiro-lhe este que certamente desconhce: "Mais vale meter a cabeça na coisa que coisas na cabeça."
ResponderEliminarO blog é seu e tem o direito de fazer dele o que quiser.
ResponderEliminarQuem gosta, vem. Quem não gosta, deve ir para outro lado.
Eu gosto.
Jaculina
Parabéns Ricardo!! Está brilhante!;D
ResponderEliminarEh, eh, a verdadeira dor de cotovelo :-)
ResponderEliminarAo longo dos anos nunca senti que o Ricardo não respeitasse a opinião dos outros, mas percebi facilmente de haver alguém que não respeita nenhuma opinião do Ricardo.
Muito bom Ricardo!!!
ResponderEliminar;)
Brilhante Ricardo, infelizmente andam por ai muitos invejosos.
ResponderEliminarOs melhores cumprimentos,
ADFQ
Ricardo elogio o teu trabalho e tenho divulgado o teu blogue por muitos colegas, no entanto também tenho reparado ao longo destes anos de fidelidade que nem todos os comentários que faço são publicados. Se os acho insultuosos? Acho que não (pelo menos para mim). Ao deixar ir comentários anónimos em tempos era por pura ignorância, hoje porque me apetece e se te apetecer a ti nem o divulgues, já não é o primeiro... (estou rabujento, e com falta de, de, de...chocolate...lool). Óbvio que não precisas de um nick para saberes quais os comentários que cada pc publica...
ResponderEliminarDor de cotovelo? Talvez alguma pela incapacidade de não conseguir fazer um blogue desta categoria (É um elogio, lool)...
Um pequeno exercício que devemos fazer: ler o mesmo comentário um dia de boa disposição e lermos o mesmo comentário num dia "nublado", concerteza lhe daremos uma interpretação diferente...
Quantas vezes no quotidiano um gesto banal é considerado uma ofensa e nasce daí uma grande bronca?
Resta-me felicitar-te pelos trabalhos de casa que fazes por todos nós!
Relendo o que escrevo aplica-se a velha máxima "duas para a frente e três para trás"...tou mesmo rabugento...
e com falta de.........
Ass:Anónimo
Somos tratados pior que o Lixo!!
ResponderEliminarsou professora,mas já dei o lugar a outro.
ResponderEliminarvenho muitas vezes oa profs lusos e vou-me mantendo actualizada.
sempre vivi a minha profissão e doi-me muito ,ver o que vejo.
nunca fui de extremos,mas na minha profissao sempre lutei para que os nossos meninos tivessem uma escola publica de qualidade.
sempre houve gente invejosa ,mas agora...como,são premiados,existem aos montões.
continue,bom trabalho.
Sempre que posso consulto o seu blog e com mais de 30 anos de carreira admiro o seu trabalho. Criterioso, fiável e simples. Aconselho a muitos colegas o seu blog. Quanto a esse tipo de pessoas sobre as quais soltou este desabafo... temos pena.
ResponderEliminarOu como dizia um jovem que conheci há uns anos: "uns morrem e outros ficam assim..."
Os meus sinceros parabéns Ricardo pela resposta diplomática, aí está uma bofetadinha de luva branca…pena é que se tenha que perder tempo com pessoas insultuosas que não sabem discutir construtivamente assuntos que preocupam todos quantos que aqui vêem (diariamente) e são expostos aqui neste blog.
ResponderEliminarUma única palavra: “O que vem de baixo não nos atinge, só nos fortalece para tornar este blog o ponto de encontro de docentes unidos por um único objectivo – Sermos os Melhores.”
Olá pessoal, olá Ricardo!
ResponderEliminarBem...espremido o comentário do anónimo é vazio!
Nem devias ter gasto tanto caracter a elaborar a excelente resposta!
[oxalá ele a saiba interpretar]
Tu, como sempre, estiveste sublime! Não há gentinha que te chegue nem aos calcanhares!
Keep on going! ;)
o que é que ele que dizer com a isto??
ResponderEliminar"...é como a mulher de César..."
sem outro assunto de momento aguardo uma breve resposta.
Cumprimentos,
César
Adorei César! Quer-se dizer, não se anda por aí a difamar a mulher dos outros!! :P
ResponderEliminarDeixa lá Ricardo... já a minha avó dizia: "vozes de burro, não chegam ao céu..."
ResponderEliminarO melhor é mesmo ignorar...
Filomena disse:
ResponderEliminarOlá Ricardo, na minha opinião merece uma medalha de mérito... Somos muitos nesta classe, contudo muito egoístas. Gosto de saber a sua opinião. Sinto que faz imensos esforços para reunir todas as informações que dizem respeito à nossa classe. Por tudo isto o meu muito obrigada. Lamento que muitos não consigam compreender a importância que este blog tem.
Bom dia Ricardo e aos presentes. Quero felicitar-te por este excelente trabalho que aqui realizas. Sinto "conhecer-te" há muito tempo, numa fase bem má da minha vida, aqui encontrei sempre informação objectiva sobre os nossos interesses, desabafos e, acima de tudo companhia,tua e de alguns colegas mais participativos, com os seus comentários castiços. Dás o teu melhor e a mais não és obrigado. Tal como diz o meu pai; "Dizem mal de mim? É sinal que sou importante!" Um abraço a todos vocês, por fazerem deste espaço "o nosso café".
ResponderEliminarRicardo, obrigada pelo seu trabalho. Desde que descobri o seu blogue a minha vida ficou bem mais fácil. Quanto ao Senhor do comentário, enfim... Se nem o Filho de Deus conseguiu agradar a todos, o Ricardo também não vai conseguir.
ResponderEliminar"Os cães ladram e a caravana passa"
ResponderEliminarIndiferença é o melhor! Muitas vezes a saliva ou a tinta que se gasta com este tipo de pessoas é mal empregue!
Parabéns pelo trabalho aqui prestado!