Os resultados da consulta aos professores acerca da última proposta de modelo de Avaliação do Desempenho Docente, apresentados pelas duas maiores são inequívocos.
Quer os 2000 professores que aderiram à consulta online da FNE quer os 1500 professores que aderiram aos plenários descentralizados da FENPROF, parecem não concordar com a assinatura de um eventual acordo.
Conclusão possível e imediata: não há condições para assinaturas de acordos com o MEC... Mas, se nos lembrarmos que há uns tempos atrás eram bem mais de 3500 aqueles que discordavam da assinatura de um acordo e deu no que deu. O Mário Nogueira... Opps... A FENPROF, a FNE e os outros sindicatos de menores dimensões não se podem dar ao luxo de repetir asneiras. Pior, todas as iniciativas que resultem em anúncios de manifestações devem ser tratadas com muito cuidado. Obviamente que as iniciativas terão adesão, mas é necessário reconstruir a confiança nos sindicatos.
sei que estou a ser repetitiva, mas estou tão farta disto :-(
ResponderEliminarFartos estamos todos... É essencial mudar de rumo. O "de sempre" está mais que esgotado. Os professores sabem disso, mas parece-me que alguns dirigentes sindicais, não.
ResponderEliminarAguardemos para constatar a mudança... ou não!
Lembro-me da traição da FNE. E parece-me que a Fenprof agora só quer sangue. Sindicatos de mim não levam mais um tusto que seja. Estou farto!
ResponderEliminarRicardo
ResponderEliminarSe o de sempre está esgotado, qual é a alternativa?
Se nem numa simples consulta online participam (não há deculpas para não terem participado nesta consulta), vão fazer mais alguma coisa, além da tradicional reclamação oral e virtual?
Sinto que a FNE não tem passado facilmente as suas posições para a opinião pública, pelo que sugiro a consulta do PDF neste link:
ResponderEliminarhttp://www.fne.pt/content/item/show/id/4844
Muitas pessoas deveriam primeiro ler o documento em vez de andar a atirar uma moeda ao ar, na tentativa de saber se a FNE assina ou não um acordo com o MEC; até havia aquela de que a FNE queria ser diferente da FENPROF ...
Participei na consulta online e pelo que tenho lido, conferenciado, ouvido de colegas, etc e etc...
ResponderEliminarTambém fiquei desiludido com os números de adesão por parte dos professores.
Mas...interrogo-me se esses indicadores de adesão serão realmente credíveis…pois a minha opinião relativamente aos sindicatos é…um pouco controversa. Este espaço é muito reduzido para esmiuçar o porquê.
Convido o Ricardo, o Advogado do Diabo (de quem me tornei fiel seguidor) e todos quanto o assim desejarem a visitar http://prof-admin.blogspot.com , sou mais uma voz pela nossa luta incansável.
E a conclusão deste post, e de outros como este espalhados pelos "blogues da luta" é... a culpa de os professores não quererem participar nas iniciativas promovidas pelos sindicatos de professores (para ouvirem a sua voz) é dos sindicatos de professores.
ResponderEliminarResta saber se, tal como o director do Ionline propões que se "parta a espinha aos sindicatos" ou se, pelo contrário, preconizas que no futuro os sindicatso vão a casa de cada professor buscá-lo para este dizer o que acha importante.
haja paciência