segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os "critérios manhosos" divulgados na SIC...


Para quem ainda não sabe a situação no Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa foi divulgada aqui no blogue em primeira mão... Os critérios "manhosos" neste Agrupamento são tão direccionados que até me custou a acreditar na veracidade dos printscreen quando os recebi. Afinal, muitos colegas confirmaram assim como o agrupamento em questão...

18 comentários:

  1. Para o representante dos directores de escola a situação parece-lhe perfeitamente normal....

    ResponderEliminar
  2. Finalmente chegou a TV!!

    É só impunidade!!

    Raios pra isto


    Parabéns Ricardo!!

    ResponderEliminar
  3. Agora calmo e sem euforia...gostaria de acrescentar o seguinte:


    1) Parabéns ao Blog do Ricardo e do Arlindo pela constante luta e pela adesão dos professores que insistem e bem em denunciar estes casos;

    2) Finalmente os sindicatos tomam uma posição (tardia) numa situação que dura à anos e eles nada fizeram (tendo já lesado milhares de docentes até a actualidade);

    3) A posição "cega" do representante dos directores é a mesma que temos assistido por parte de todas as estâncias, que é a de cegueira total e desinteresse.

    ResponderEliminar
  4. Será que com isto poderemos ter alguma esperança que as coisas vão melhorar um pouco?

    ResponderEliminar
  5. Ricardo! A Narnia mandou-me avisar-te de que não tem net até quarta-feira!
    Bj LU110 do chat

    ResponderEliminar
  6. Para RS: Se os colegas não enviassem as imagens das ofertas de escola nada disto seria possível. Tenho tantos destes atropelos na minha caixa de correio que daria para publicar um livro.

    Já não tenho dúvidas... Estamos perante uma regra com grande abrangência nacional. Quando comecei a divulgar pensei mesmo que o número não fosse tão elevado.

    Quanto à posição dos "outros", não me interessam muito a não ser a dos sindicatos que são pagos para nos defenderem. Nesta situação em particular, parece-me que estão a intervir.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Para Eu: Vamos esperar mais uns tempos, para ver se esta divulgação pelos meios de comunicação social traz alguma consequência.

    Estamos perante uma nova tipologia de MEC... Tipologia reactiva. Quando assim é, temos de aprender a esperar.

    ResponderEliminar
  8. MENCIONO DE NOVO....pois é :( uns são filhos de presidentes, outros de professores da própria escola como em Pedome, outros, e na sua maioria por ter dado aulas no ao anterior, uma vergonha..., outros é... Qqer motivo que seja, mesmo estando contemplado pela legislação, são o retrato do País que temos, de colegas, sim colegas, sem escrúpulos. Vivemos numa anarquia disfarçada, em que vale tudo e quem tem um olho é rei, não fôssemos a terra de Camões.
    A culpa é de quem legislou a lei, de quem a aplica nas escolas, dos que nos representam nos sindicatos e de nós, uns porque se sujam neste estrume sem valores e princípios e outros, onde me incluo, se acomodam e nada ou pouco fazem. Um abraço aos que lutam... e espero mais é que este cheiro acabe...

    muitos estão acomodados e só quando a pinmenta lhes chega ao nariz é que incomodados ficam. è triste saber que meio Xxx os outros.

    ResponderEliminar
  9. A corrupçãozinha das escolas, parecendo pouco grave, faz escola. O que se passou em Almancil, e se passa em várias escolas, reflecte a falência de um regime de gestão e administração insustentável para a dimensão reduzida das instituições. Essas pequenas insituições mergulhadas na manhosice de contornar a lei dificilmente lidarão com regras que não aquelas que a camarilha produz para proveito próprio. E um serviço público como é o da educação sem administração capaz é o que está à vista de todos: um barco que encalhado em água conspurcada. Ou há administração a sério ou será melhor incentivar o privado utilizando, por exemplo, o cheque ensino. Talvez essa concorrência acabasse de vez com esses oportunistas descarados que por aí andam a fazer de conta que têm autoridade para o desempenho dos cargos.

    ResponderEliminar
  10. Almancil....escandaloso demais e nem os critérios conseguem justificar a colocação da colega com 0 dias de serviço! A Tv não pegou na notícia ...infelizmente...é pena!

    ResponderEliminar
  11. O autor do blogue devia esclarecer, para a informação ser mais rigorosa, que se trata do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa de Lisboa,uma vez que existe um outro Agrupamento com a mesma designação em Santa Maria da Feira.

    ResponderEliminar
  12. Será que os professores contratados com horário incompleto não podem ter direito à recondução como têm os outros ? Será que o princípio da continuidade pedagógica não se pode aplicar a estes docentes ? Será que os diretores das escolas são todos desonestos ? Sejam mais rigorosos na análise e não julguem os outros de forma tão leviana. Essa não é a melhor forma de defendermos a nossa classe.

    ResponderEliminar
  13. Critérios de Selecção

    · • 1.Experiência a lecionar no Agrupamento de Escolas de Souselo (Colocar o nº de dias de serviço docente neste agrupamento). A pontuação é calculada, dividindo o tempo de serviço prestado no agrupamento de escolas de Souselo, por 10.

    · • 2.Conhecimento da realidade social em que se insere o agrupamento. A pontuação é calculada da seguinte forma: a) Apresenta argumentos justificativos do seu conhecimento – 40 pontos b) Não apresenta argumentos / Responde apenas “sim” / Copia informação existente na internet – Zero pontos

    · • 3. Tempo de serviço total (indicar a totalidade do tempo de serviço até 31 de Agosto de 2011, e não a graduação profissional). A pontuação é calculada, dividindo o tempo de serviço total por 100. A pontuação global do candidato é obtida somando os pontos dos critérios 1, 2 e 3(este cálculo é efetuado pelo agrupamento)

    ResponderEliminar
  14. Critérios de Selecção

    · 1-Continuidade Pedagógica;

    · 2-Ter exercido funções no Agrupamento;

    · 3-Por ordem de graduação, sendo os candidatos graduados conforme o disposto no artigo 14º do Decreto-Lei nº 20/2006,de 31 de Janeiro , com a redacção dada pelo Decreto-Lei nº51/2009,de 27 de Fevereiro, devendo os candidatos indicar : a) Qualificação Profissional(indicar designação do curso e respectiva classificação final/nota);

    · b)Tempo de serviço até 31/08/2011 (antes da profissionalização/após profissionalização);

    · c) Como factor de desempate será utilizada a idade dos candidatos (indicar data de nascimento).

    ResponderEliminar
  15. Leccionei no Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa no passado ano lectivo. Entrei em baixa por gravidez de risco e depois em licença de maternidade. Em Agosto quando sairam as ofertas de escolas para as vagas na meu grupo, os critérios claramente que me excluiam. Critérios como "ter leccionado na escola no ano lectivo 2010/2011 (não contamos com quaisquer tipos de baixas ou licenças)". Nunca tinha visto tais critérios.. E estive 2 anos nessa escola. A mim ninguém me convence de que esse critério não foi feito para mim, mas neste caso para me excluir.

    ResponderEliminar
  16. Nunca fui reconduzido. Este ano tinha essa possibilidade, mas uma colega que estava depois de mim na lista de graduação e que também leccionava nessa escola foi reconduzida. Para os bem entendidos acho que não é preciso acrescentar mais nada!

    ResponderEliminar
  17. Na escola Secundária Pinheiro e Rosa em Faro, as ofertas de escola têm como observação, após a apresentação dos critérios, o ter-se prioridade sobre os restantes candidatos,caso já tenha leccionado na escola.Logo,os horários encontram-se restritos a uma minoria. Uma vergonha.

    ResponderEliminar