Gente que está 3000 números atrás de mim ficou com uma vaga até ao fim do ano e para a qual concorri, porque não me candidatei a vagas temporárias !!! Não concorri a vagas ATÉ AO FIM DO ANO , mas concorri a VAGAS ANUAIS !!! Parece ridículo ? Não , É !!!
Eu sou professor efectivo mas estou aqui por uma questão de solidariedade. Isto é uma vergonha que ultrapassa o razoável! A classe de professores não é um bando de idiotas com os quais se pode brincar desta forma. Coloquem esta gente nos tribunais mas avancem já para os tribunais europeus porque nas republicas das bananas, como a nossa, a justiça tarde e falha! São cidadãos de direito que merecem ser tratados com dignidade dado que para vos cobrarem impostos não se inibem. Força!
Isto é uma vergonha!! Eu tb fui ultrapassada por centenas de colegas! Até colegas que eu conheço! Ficaram em horários temporários que na realidade são ANUAIS!! INJUSTIÇA! Até conheço uma escola que lançou 2 horários completos temporários sendo ANUAIS! E colegas a 1000 lugares atrás de mim ficaram com esses horários!! Só porque não concorri a temporários! Nunca o fiz!! :(
Como sei que a equipa do nuno crato visita este e outros blogues, para vocês em geral e para o nuno crato em particular só tenho uma forma de vos adjectivar : BURROS DE MERDA!!!!!
Os colegas e o Ricardo que me desculpem a linguagem, mas depois de concursos, contratações teip e esta palhaçada da bolsa de recrutamento, a minha paciência chegou ao limite.
Os horários para o Algarve escasseiam e como se não bastasse tenho 3 colegas k me passaram à frente por terem concorrido a horários pseudo-temporários. O k fazer para contestar estas colocações?
No grupo 420 a Escola Secundária de Loulé também estabelece o final de colocação ate 31/07/2011. Além disso muitos horarios que apareceram na 1ª bolsa de recrutamento assim como na lista de 31de Agosto surgem agora como temporarios ( renovados mensalmente). É uma vergonha! Sinto me extremamente injustiçada e revoltada! As listas têm que ser retiradas!
POis é colegas, eu sou professora de QZP, Concorri a DACL no 1º ciclo. Fiquei num horário de 17 horas por um mês. Sei desta colocação pois tenho grandes amigos, professores contratados que viram o meu nome, porque se não, até agora ainda não sabia. Nós professores do QZP, não concorremos a BR, logo não temos acesso a qualquer lista, porque será?? Já perguntei ao ministério DGRHE e disseram-me que só por mail (se por acaso o mail estiver alguma coisa errada não recebemos) ou então pelo Verbete que não conseguimos abrir (eu pelo menos não consegui abrir até agora). É uma vergonha!!!
Isto é uma vergonha! Onde estão os sindicatos. Esta bolsa tem de ser rapidamente denunciada e impugnada, tal como os restantes colegas que aqui deixaram o seu desabafo, também eu fui ultrapassada por colegas que estão 600 lugares atrás de mim! Na Escola Secundária Dr.Manuel Laranjeira (Espinho) há dois horários completos, para o grupo 520 com data final de contrato de 19/09/2011, muito estranho! Há mais de uma centena de horários para o 520 a terminar a 19/09. Somos tratados como lixo e ninguém nos defende.
E diz o Sr. Ministro que o ano começa com normalidade!..Fantástico este Sr. nós levamos com a casa em cima e ele do lado de fora: que no passa nada!!! Enfim!...
Ouvi dizer que estes são os novos contratos exigidos pelo POPH. Em cursos profissionais, o vínculo termina em Julho (quem colocou horários até ao final do ano lectivo...adeus)!!! A confusão veio para ficar, mas mais uns milhões vão ficar retidos... Todos falam mal do A. J. Jardim; no entanto, é tudo farinha do mesmo saco! As pessoas que estão em casa, a sofrer, não contam para nada. Já tenho conhecimento de algumas irregularidades fenomenais... Há pessoas de 2ª prioridade (no grupo 300) que estão a entrar em supostas ofertas de escola... conheço uma ultrapassagem de 3000 lugares!!! Enfim, esta é a verdadeira república das bananas!!!
Também eu assisti a colocação de docentes com número de ordem superior ao meu ficarem em lugares anuais que segundo o que se apresenta na bolsa são temporarios: horários que duram até outubro qndo na realidade são até ao fim do ano! Todos os que concorreram a anuais estão a ser prejudicados por estas situações pouco claras e enganadoras! O que precisamos fazer para que nos escutem e se tome em consideração a necessidade de um verdadeiro e justo concurso?
A bandalheira está a chegar a um ponto de difícil sustentabilidade, os professores estão indignados com a bandidagem que está metida nos órgãos decisórios. O facto de se aperceberem que as D'sRE acabaram contribui para este sentimento de impunidade. Dos concursos aos horários passando pela distribuição do serviço, os cambalachos são o pão nosso de cada dia. Algo terá de ser feito a curto termo! Na verdade o Algarve é uma das zonas mais badaladas, mas não é única. O problema está generalizado ao país. É uma vergonha!
Façam todos RECURSO HIERARQUICO no dia 26!!! Só não entendo por que razão surgem na mesma horários como Anuais!!! Qual a diferença desses para os temporários que vão até fim do ano??Por que surgem uns como Anuais e outros como Temporários?? Que confusão!!! INCOMPETENTES!
Já enviei um mail para o meu sindicato com a lista de colocações da BR2 do meu grupo em anexo. Sugiro que exponham a situação aos vossos sindicatos. Mesmo que não sejam sindicalizados enviem também. Sem esquecer a Comunicação Social. "Venho por este meio dar a conhecer a ilegalidade cometida na 2ª Bolsa de Recrutamento no que à duração dos horários/contratos diz respeito. Vejamos o caso do grupo 400 (História): existem 12 horários anuais, 2 que terminam a 31/07/2012 (mas isto já não estava resolvido???) e que são apresentados como temporários e os restantes horários surgem com os contratos a terminar em Outubro, a grande maioria com datas inferiores a 1 mês. Que país é este? Foi desta que suspendemos a Democracia? As regras do concurso mudam a meio do jogo, sim pois estamos perante um jogo de sorte e de azar com as regras viciadas. Os colegas mais graduados, que só concorrem a horários anuais, como é o meu caso, ficam muito prejudicados com esta situação, pois parece que vamos ficar eternamente à espera de colocação. Gostaria que tudo isto fosse devidamente averiguado e denunciado. Com os melhores cumprimentos. Aguardo resposta." Colegas, vamos ficar parados?
Também é o meu caso!! Que quisessem poupar eu até entendia, mas que as regras fossem explicitadas desde o inicio!! Quem tem graduação mais alta ficou de fora!!!!!!!!!! Palhaçada só possível com o desrespeito que existe pela classe docente!! ESTAS LISTAS TÊM DE SER RETIRADAS!!
Os anuais não incluem cursos profissionais. Os contratos que vão até julho são de cursos profissionais e são pagos pelo POPH (organismo que gere os fundos comunitários e que não quer pagar o mês de agosto...)!!! Mas estes governantes não sabem fazer contas (provavelmente alguns não "passariam" no RVCC). Acabam por gastar mais dinheiro, pois vão andar a pagar subsídio de desemprego a mais pessoas durante um ano...
Mais um colega vosso, já um pouco mais afastado destas preocupações, que aqui deixa a sua solidariedade por quem ficou prejudicado. Faça-se justiça, retirando as listas. Reclamem, façam-se ouvir!
Como é que é possível, isto é ILEGAL!!! Eu tenho a graduação nº 316 do grupo 410 e entrou uma colega com o nº 509 para um horário de 18h que se diz mensal!!!!????? Contudo a direccão solicitou o horário até ao final do ano. Só podem estar a gozar!!!!
Amanhã vou escrever para toda a comunicação social e sindicatos, tudo no mesmo email! http://scratchpad.wikia.com/wiki/Contactos_dos_meios_de_comunica%C3%A7%C3%A3o_social
Mais uma indignada. Não se podem mudar as regras a meio do jogo e foi o que aconteceu este ano. Se soubessemos que os horários até ao fim do ano lectivo apareceriam como temporários, as nossas escolhas seriam diferentes. Tem de haver forma de corrigir e repor a justiça.
Eu sou um desses casos: tramada na recondução e tramada com esta palhaçada toda! E não sou a única! Temos de reagir, temos de enviar mails para os sindicatos e para a Comunicação Social. Temos de pressionar até ao limite, as listas têm de ser anuladas.
Isto realmente está a ficar impossível de aguentar! Onde é que isto irá parar? Critérios de selecção das TEIP injustos; a ideia absurda de ofertas de escola por um mês, agora também posta em prática em imensos horários que, como toda a gente sabe, SÃO ANUAIS. Nós que só concorremos a horários anuais ficamos agora em casa a ver os navios passarem qd os “supostamente” temporários eram nossos de direito! Pelo menos que explicassem como iria ser este ano que assim as pessoas concorriam e arriscavam de acordo. Agora como se irão resolver estas injustiças??? Os professores que se apresentarem amanhã não vão querer sair para deixar entrar os melhor graduados… Os sindicatos não fazem nada… Qd se recorre a tribunais, estes acabam por dar razão ao ministério… Assim é complicado!
concordo que o tempo de dizer BASTA já chegou!!! é necessário uma mobilização geral e massiva para denunciar estas situações. por todos os meios à disposição cada um deverá expor, denunciar o que se passa. só desta forma será possivel que esses burocratas que manipulam as regras à medida dos seus interesses possam ser parados... jornais, tvs, blogs, recurso shierárquicos, provedoria da justiça, grupos parlamentares, presidência da república, procuradoria da república... têm que ser informados!!!
uma palavra de solidariedade a todos os injustiçados.
Mais uma vez digo que o que se está a passar este ano, passou-se no ano transacto. Houve imensos horários anuais que saíram como temporarários...e se todos andávamos informados por este blogue e outros dos cortes devíamos era ter sido mais flexiveis (cautelosos) na hora da manifestação das preferências...ainda por cima foram só em agosto, quando já sabíamos dos cortes...
Mais uma vez digo que o que se está a passar este ano, passou-se no ano transacto. Houve imensos horários anuais que saíram como temporarários...e se todos andávamos informados por este blogue e outros dos cortes devíamos era ter sido mais flexiveis (cautelosos) na hora da manifestação das preferências...ainda por cima foram só em agosto, quando já sabíamos dos cortes...
Todas as razões aqui apresentadas são plausíveis de indignação, mas só quero deixar aqui um aparte, estou numa escola TEIP á 3 anos, na altura das vacas gordas os colegas gozaram comigo por estar num bairro complicado onde ninguém queria estar, um lugar constantemente recusado, mas eu destemido e audaz aceitei a oferta e desloquei me da minha zona de residência que fica a 300 km, nessa altura não vi ninguém a queixar se das ofertas de escola, aliás ainda era gozado por colegas que nunca tiraram o rabo de casa, e nunca tiveram de lidar com etnias de comportamento duvidoso. Mas agora que as coisa se complicaram já vêem ao terreiro reclamar. Isto também se chama hipocrisia. Por vezes também temos que perceber a consequência de alguns actos. Acham que ao fim de 3 anos a dar no duro, sim no duro porque trabalhar numa escola TEIP em Lisboa não é fácil, vir um colega e tirar me estes 3 anos de esforço e dedicação , quando há 3 anos ninguém queria o lugar???? ATENÇÂO: este aparte é só para alguns colegas
Desculpem mas as regras foram alteradas a meio do jogo!!!! Qd concorri estava longe de imaginar q sairiam estes "contratos falsos" c a duração de 1 mês mas q mtas vezes correspondem a lugares até ao final do ano letivo. Não teria, de todo, concorrido apenas a vagas anuais!!! INJUSTIÇA, INJUSTIÇA, INJUSTIÇA.
Nós devemos procurar as possíveis situações injustas (na transformação de horários anuais em temporários)e denunciá-las, caso a caso. Entregar esses dados ao Ricardo, aos sindicatos e à Comunicação Social. Unidos podemos vencer esta luta de tantos anos de serviço para amealhar tempo de serviço que hoje não teve valor (no meu caso são 13 anos).
No grupo 410 de 56 colocações só 7 são anuais.Não pode ser!Colegas contem as temporárias e anuais dos vossos grupos e vamos fazer uma petição em conjunto?Afinal os colegas menos graduados estão à nossa frente;isto não pode continuar!Sofia
COLEGA S QUE DIZEM A FAZER UMA MANIFESTAÇÃO QUARTA FEIRA FRENTE À DGRHE? aSSIM OS COLEGAS DE TODA A PARTE DO PAÍS TERIAM TEMPO DE PREPARAR A SUA VIAGEM ATÉ À CAPITAL! TEMOS QUE FAZER A REVOLUÇÃO!!!
O objectivo é claro e assumido, eliminar os contratados da escola pública e depois se verá quem mais. Não existem regras ou transparência, talvez quanto mais confuso melhor, assim é mais fácil vir apregoar o fim dos concursos.
Também há irregularidades nas colocações dos horários temporários. Eu fiquei colocada na minha opção 65, quando havia vaga na minha opção 44 (mais perto de casa). Nessa opção ficou uma colega posicionada cerca de 800 lugares abaixo . Ambos os horários são temporários por um mês. Não consigo compreender...
Se eu soubesse desta situação de contratos de MENOS de um mês para ser renovado até ao final do ano lectivo, tinha posto horários temporários. Como as regras mudam SEMPRE a meio do jogo, arrisco-me a ficar desempregado durante o ano inteiro por culpa das decisões económicas do ministério! Nunca ninguém vai entender como funcionam os concursos de professores neste país! Começo a odiar ser professor em Portugal!
Eia! Calma aí! Reconheço que muitos dos colegas que aqui desabafam, estão cheios de razão, orque as regras do jogo foram mudadas a meio. Concordo inteiramente. Agora não percebo que muitos deles não gostem de ser chamados de contratados pelos colegas do quadro, no entanto, constato aqui que afinal há contratados de 1ª e de 2ª. Os contratados bem graduados não admitem ser ultrapassados pelos de menor graduação - correcto! Mas daí a hostilizá-los, como se fossem uma praga, isso não! Esses colegas menos graduados têm-se sujeitado, todos os anos, aos horários temporários, para poderem trabalhar e acumular tempo de serviço. E como disse um colega, num comentário acima, neste blog fomos diversas vezes alertados para os cortes na nossa área. Não se pode contar com o ovo no cu da galinha, pois assim surgem surpresas desagradáveis. Só tenho pena que este assunto tenha visibilidade agora, porque isto vem passando há alguns anos. Quando é que aprendemos a unir-nos e a lutar por todos???? É que a classe dos professores só tem reagido por partes, consoante são tocadas. Não há uma classe por inteiro, a lutar por todos os seus membros. Mas hoje constatei 3 categorias de professores: dos quadros, contratados de 1ª e contratados de 2ª... com muita pena minha.
Ricardo, obrigada pelo serviço que nos prestas a todos, porque tu, sim, apoias-nos a todos! Parabéns pelo excelente trabalho e pelo espaço que nos permite tomar noção da realidade que nos envolve!
Fiquei colocada no 1º ciclo (2ª opção) e na última preferência enquanto que colegas menos graduados ficaram nas minhas primeiras preferências. E pior, sairam horários do 2º ciclo (1ª opção) e ficaram colegas que estão atrás de mim. Isto está tudo doido ou quê? Havendo horários para a 1ª opção colocam-me na 2ª?
Na Escola Secundária Júlio Dinis em Ovar apareceu uma colocação num horário de 14 horas existem 22horas.Onde estão as outras 8 horas?Quem as tem?Este horário de uma forma legal teria de ser de 22 horas.
Penso q aqui ninguém está contra colegas mas sim contra o sistema!!! Tb eu em inicio de carreira penei para conseguir tempo de serviço. Agora só quero q respeitem o meu lugar assim cm sempre respeitei aqueles q estavam à minha frente.
Não sou vosso colega mas sou informático alguém já pensou em fazer um comentário com pés cabeça e os derivados do resto no facebook na pagina do professor Aníbal cavaco silva (o Sr. Presidente da Republica actual) é só uma ideia agora façam
Hoje, em conversa com uma amiga que é Jurista, fui aconselhado a juntar todas as Ofertas de Escola com critérios "estranhos" e apresentar uma queixa ao Provedor de Justiça. É muito simples. Basta ir ao endereço:
http://www.provedor-jus.pt/queixa.htm
e fazer a apresentação da queixa. Podemos anexar os "print screen" de todas as que aparecerem e outros documentos que sejam importantes ao caso.
Já recorri ao PJ por 3 vezes e fui tratado com um respeito enorme para além de um profissionalismo a 100%, como tal, posso afirmar que se todos apresentarmos uma queixa, não vai dar mais trabalho porque o processo é apenas um mas vai dar mais força ao caso.
Apresentem queixa! Mesmo que já não tenham de passar por esse problema, não deixem isso para o ano... quando estiverem à rasca (não quero agoirar mas todos estamos sujeitos a isso)!
Não dispersem por favor!!! Ninguém está contra os colocados!!!Por amor de Deus! Estamos indignados com o sistema falido que nos rege. Também sou do G 400 e 10 colegas de graduação inferior ficaram colocados e eu não!!!! Vou andar pelo 18 ano consecutivo a apanhar 8/10 horas??? Ricardo, bem hajas.
Eu tb estou na mesma situação,sou do grupo 430 e foram colocados colegas que estão centenas de lugares abxo do meu e para escolas que eu escolhi, mas como são horários "pseudo" temporários não entrei e por este andar não entrarei nunca. Será que vale a pena fazer o recurso hierárquico?
Incrível!!! Já cá faltava os especialistas em demagogias líricas!! Vamos por partes para ver se entendi: 1- então no ano passado já ocorreram estas situações na bolsa de recrutamento?? Os colegas que o afirmam façam o favor de demonstrar pq não as vejo!! 2- Já estávamos avisados do que iria acontecer?? Tenho de mudar para um pacote da Meo pq pelos vistos na Zon os noticiários, blogs, sites e afins devem conter informações diferentes. 3- O colega Solidário deve estar a brincar não??? Deixe-me lhe dizer algo: Já trabalhei em escolas Teip e algumas antes de terem esta designação. O colega se concorreu para lá foi pq quis e nem todos são obrigados a o fazer. O colega quando entrou pela 1ª vez tb passou pela opção de ter leccionado no agrupamento??? Se calhar não... se calhar se tivesse sido assim tb não tinha ficado, outro menos graduado entrava no seu lugar e tb se sentiria injustiçado, não acha??? Por essa lógica eu como dou aulas há 10 anos em Lisboa, faço o sacrifício de me levantar todos os dias às 6h45 para fazer 1h30m de viagem tenho de ter sempre o meu horário pq trabalhei no duro!!! Os outros não...fui só eu e o colega!!! Não há paciência!!!
Fica-lhe muito mal, anónima,dizer que "há 3 tipos de professores: dos quadros os contratados de 1ª e de 2ª".Só está a aproveitar para achincalhar todos contratados.Você não tem lugar neste blogue.
Alguém para redigir um texto para servir de abaixo-assinado? Divulgando este abaixo-assinado por este e outros locais virtuais de maior visibilidade, pode-se reunir um número considerável de assinaturas a serem entregues a quem/onde de relevância. A comunicação social parece, finalmente, dar sinais de estar interessada neste tema,por isso, há-que evitar que os protesto fiquem dispersos.
Outro ponto importante a referir é: contactar as associações de pais e encarregados de educação, para que percebam que os seus filhos estão a ser privados de professores pelo Ministério, pelo governo e não por razões falsas e (dis)simuladas de doenças, licenças, etc.
Dois pontos: 1.Abaixo-assinado: texto de divulgação. Partindo deste blogue? Quem apresenta um texto?
2.Texto para: meios de comunicação, associações de pais, grupos parlamentares.
Eu sou uma das que ficou colocada num horário temporário de um mês e que, à partida, ficarei o ano todo.Trata-se de uma baixa médica que se arrasta há 3 anos letivos.Se é justo?Tenho 6 anos de serviço e nunca fiquei num horário anual. Já fiquei em temporários que duraram um ano inteiro e já fiquei meses a substituir colegas que foram de licença de maternidade, baixa médica ou pediram a reforma. Tal como muitos também já vi colegas com uma graduação inferior a serem colocados posteriormente em horários melhores e/ou mais perto de casa, mas trata-se de uma questão de sorte, pois esses horários foram pedidos mais tarde. A verdade é que, na altura dos concursos, foram dados alguns alertas acerca da (má) situação em que nos encontramos.Lembro-me , inclusivamente, do nosso colega Ricardo ter pedido bastante ponderação nessa altura. Injustiças sempre houve e haverá...temos é de tomar consciência (rapidamente)de que todos nós fazemos parte desta crise. Boa sorte para todos e obrigada Ricardo pelo teu excelente trabalho neste blog!
Como é possível? Nunca me senti tão injustiçado. Entre outros que conheço, deixo o caso do 1ºciclo do Agrupamento de Pinhal de Frades em que pelo menos uma das duas vagas é para uma turma em que a colega se reformou. Foi ocupada por uma pessoa que está 2500 lugares atrás de mim. Eu com um bocado de sorte vou arranjar uma vaga "mesmo temporária" em contratação de escola lá para janeiro ou fevereiro!!!!!! Que Mer....
sofro da mesma indignação e tremenda injustiça, graduação 516 no grupo 330 a ser passada por colegas de graduações muito inferiores... Se todos fizermos a divulgação destes erros pode ser que resulte. Enviei mail para jornais, grupos parlamentares, sindicatos...
Para o João.acho a tua ideia óptima!Os pais têm que sentir e perceber que qualquer dia não há professores para os seus filhos;já estivemos mais longe disso!As pessoas fartam-se de tanta trafulhice,tanta falta de moral ;mais,quem concorre sem cunhas e anda vinte anos a penar,sempre a pensar que as coisas poderão melhorar porque, no fundo é um direito, sente-se indignado;parafraseando Zeca Afonso:" QUANDO O PÃO QUE COMES TE SABE A MERDA,O QUE FAZ FALTA? O QUE FAZ FALTA É ANIMAR A MALTA, O QUE FAZ FALTA É DAR PODER À MALTA"Temos de fazer barulho,acreditem!Dulce
Para o João.acho a tua ideia óptima!Os pais têm que sentir e perceber que qualquer dia não há professores para os seus filhos;já estivemos mais longe disso!As pessoas fartam-se de tanta trafulhice,tanta falta de moral ;mais,quem concorre sem cunhas e anda vinte anos a penar,sempre a pensar que as coisas poderão melhorar porque, no fundo é um direito, sente-se indignado;parafraseando Zeca Afonso:" QUANDO O PÃO QUE COMES TE SABE A MERDA,O QUE FAZ FALTA? O QUE FAZ FALTA É ANIMAR A MALTA, O QUE FAZ FALTA É DAR PODER À MALTA"Temos de fazer barulho,acreditem!Dulce
Tive a ver as condiçoes do recurso hierárquico e só depois do dia 26!!! Isto é, qual a legitimidade que eu tenho em denunciar? É gritante a injustiça, fui abalrroada por dezenas de colegas, mas poderei fazer o recurso com que sustentação??? Provavelmente esses colegas escolheram temporarios e eu não!!! Ando nisto há 18 anos!!! trenho 10 de tempo de serviço (G 400). Quero manifestar a minha indignação mas junto do DGRHE não creio que possamos encontrar solução.
A questão não é essa! Eu sou professora profissionalizada de História há 12 anos e também já fiz muitas substituições, algumas até de 1 mês. A questão é que surgiram horários temporários que são anuais, não por se transformarem com o passar do tempo, mas por o serem já à partida, por essa já ser a intenção das escolas, mas a aplicação tranformou-os em temporários. Julgo que já todos leram o que se passou na ESEQ, que seguramente reflete a realidade nacional. Eu já enviei um mail, assim como a lista de colocação do meu grupo, para o meu sindicato e também para os restantes. Quem tiver sangue de barata que fique sentadinho à espera...
Não se que diga, perante este cenário não existem palavras para exprimir o meu descontentamento com tudo isto! As injustiças sentem-se cada vez mais e o cerco está a apertar à nossa volta! Falam de formas de luta mas de que é que adianta lutar contra um sistema corrupto que se alimenta de todos nós? A máquina é a mesma (suja e cheia de imperfeições escondidas nos seus meandros), só mudam as caras! Enquanto este esquema "politiqueiro", que não é nem nunca foi exemplo para nada, se mantiver, continuaremos a pagar os "buracos financeiros" e todos esses "esqueletos" que só agora começaram a sair do armário, enfim um povo que sofre e luta mas até agora com pouco resultados práticos. Acho que a união de todos nós sociedade afectada, poderá trazer algum mudança.
"Fica-lhe muito mal, anónima,dizer que "há 3 tipos de professores: dos quadros os contratados de 1ª e de 2ª".Só está a aproveitar para achincalhar todos contratados.Você não tem lugar neste blogue."
ANÓNIMO!!! Não sou anónima, aparece o meu nome! E quem está achincalhar quem? Não tenho lugar neste blog? E o anónimo, terá? Acabei o curso há 10 anos e ainda tenho cerca de 2000 dias de serviço, porque me tenho sujeitado aos temporários, com o pavor de não sair nada! E isto acontece todos os anos! O que me parece é que só agora descobriram esta situação. É que os horários temporários, são mesmo temporários. O meu deste ano, de 21 horas, terminou a 21 de julho. Portanto os que terminarem a 31 de julho, continuam a ser temporários. E ano após ano, perdem-se dias de tempo de serviço. E assim, não subimos na lista. E quantos colegas foram dispensados em junho passado? Ouviram falar? Foram muitos, mas ninguém se preocupou com eles. Com isto tudo, só queria fazer ver aos colegas, que há sempre uma ocasião em que a nossa posição é abalada. Por essas razões é que deveríamos ser mais unidos e não nos preocuparmo-nos apenas quando nos pisam os calcanhares. Com estes episódios, deveríamos aprender de uma vez por todas: UNIÃO!!!!!! Defesa da classe! Porque sem nós, professores, o futuro de um país está comprometido. Vitor Andrade, um comentário lúcido e elucidativo! Aí estão as orientações correctas de procedermos. Agora só precisamos de união!
caro"a" dzoSim passei por uma selecção normal, não, não tenho lugar por direito, mas sim porque me candidatei a ele e preenchia os requisitos, e estou a dar continuidade pedagógica, mas mais uma vez te digo na altura que tu entras te ou mesmo na minha altura alguma vez viste alguém a reclamar, esse tais colegas que dão aulas á dez ou mais reclamaram? Pois não ouvi nada e agora já se vêem lamentar, porque será… é como diz um colega aqui nos comentários alguns só lembram de reivindicar os seus direitos quando as coisas correm mal para o seu lado, mas quando as coisas lhe correm bem os outros que se lixem,,,
Ora ai esta sempre aprendo muito com professores já a minha mãe me dizia quando ia para a escola tu abre bem essas orelhas para ouvires a senhora professora bem mas neste caso com tantos professores e onde nem eu pertenço digo agora abram vós os ouvidos mas em vez de tentarem resolver um problema já estão a brigar uns com os outros porque uns são mais isto e outros menus aquilo e uns passaram a frente e outros não acordem não brigam uns com os outros fica mal a fossa classe de professores como podem reclamar se vós entre vós não se entendem querem reclamar assim?
Em vez de perderem tempo a discutir uns com os outros. Discutam com quem mudou as regras do jogo, já o fizeram justamente para criar confusão entre nós. É isso que eles querem mostrar que nem unidos nós somos...infelizmente tenho mesmo que dizer que na minha classe as pessoas não sabem se unir, até agora tenho sempre apelado a isso, ao longo destes anos. Colegas está aqui o que todos semeamos. NUNCA TODOS SE UNIRÃO de verdade. Quem safo estava acomodou-se Eis o resultado. Ribatejano tiveste bem.Costuma-se dizer quem tá de fora não racha lenha, tu partiste-a toda pelo meio bem rachada...he he
tenho um familiar contratado ,bastantas vezes lhe digo: abre a pestana... acreditam demasiado...mas,a tarimba mostra-nos que a polissemia da linguagem ,juntamente com o funil da lei levam-nos a estas injustiças. por vezes,acordamos tarde.
Cara Rosalina não devemos usar o nome de deus em vão mas por acaso aplica-se bem nesta situação!
Para Rt@... Nunca gostei de rachar lenha. mas deviam-se autoavaliar antes de escreverem o que escrevem em tempos de crise e stress basta uma palavra mal empregue e entra tudo em confusão logo palavras deita-se ao vento (não usem palavras como armas de arremesso)
O grande problema é que as regras não foram mudadas.O ministério mudou tudo sem qualquer regra.O sistema está todo abandalhado,subvertido!Isto não pode acontecer.Os sindicatos,o parlamento, ajudem-nos por favor e obriguem aquele senhor ministro a restabelecer a ordem.Sofia
Reclamamos porque é uma injustiça é a mesma coisa que você ocupar um lugar numa fábrica e dizerem não precisamos mais do seu serviço e passado um mês contratam alguém em que lhe vão renovando o contrato mês a mês. O injusto é não informarem antes do concurso como só concorri para anuais pois estava a contar com a renovação neste momento vejo-me numa situação condenada ou fracasso de não trabalhar durante este ano lectivo. Já todos sabemos como são as ofertas de escola, AECS a mesma coisa e neste maís quem não tem o apelido Cunha não se safa??? Sindicatos??não fazem nada só se lembram dos contratados quando é para as manifestações, para parecer muita gente!!É DIFÍCIL SER PROFESSOR E JOVEM NESTE PAÍS DE FAZ DE CONTA!!REDUZAM A ASSEMBLEIA E OS GESTORES PÚBLICOS!!
Boa noite a todos principalmente a todos os Contratados não Colocados
Agradeço o excelente trabalho feito pelo colega Ricardo e tb pelo Arlindo, só vi a minha lista através do vosso blog.
Quanto aos resultados são os mesmos. 1º Quando concorri as OE no 420 para Lisboa Norte e Lisboa... não vi determinadas Esc. que agora surgem, estou a falar de uma em Odivelas, outra na Cacém, no Estoril, Oeiras . 2º Quando concorri ao Concurso Nacional escolhi o QZ de Lisboa. Como continuo em concurso, não compreendo como não fiquei colocada numa dessas esc. que mencionei ou outras da QZ de Lisboa e outros colegas com nº de ordem mais baixo do que o meu ficaram colocados. NOTA: Eu concorri a horarios completos e imcompletos anuais e temporários. Será das máquinas que estão avariadas! O meu receio é o que vai acontecer na próxima BR!!! Outra coisa, não consigo abrir a pagina das escolas OE às quais concorri porque tb não constam na lista que hoje saíu.
Vergonha...não há mais adjectivos para qualificar o que se têm vindo a passar este ano nos concursos nacionais de professores! Concursos nas TEIP com critérios viciados baseados apenas em cunhas... bolsas de recrutamento nas quais se vêm professores mais de mil lugares na graduação abaixo de outros, a ficarem colocados e a destruirem projectos de vida e anos de sacrificio,como resultado de regras alteradas a meio. Isto só têm dois culpados, a saber: aqueles que colocaram estes senhores e os seus antecedentes no poder ( ex: Nuno Crato e Pedro Passos Coelho); os Sindicatos que não querem saber dos contratados, nem da vergonha a que temos assistido nestes concursos de colocão. Ps: Só espero que a comunicação social não se deixe controlar como aconteceu na ditadora salazarista (e não só...) e que relate este crime que está a destruir a vida a várias familias, como resultado destas injustiças que têm sido patrocinadas pelos graúdos bem falantes e engravatados. Ricardo Continua por favor a desenvolver este excelente trabalho
Está na hora de sermos tratados com dignidade. QUERO TRANSPARÊNCIA! Não podem mudar as regras a meio do jogo, é inconstitucional.
PS:Não alimentem o "monstro" que divide para reinar, não fomentem as distinções, as discórdias entre colegas. Temos que nos focar no essencial e não dispersar com divergências entre colegas, pois só agrava a nossa situação fortalece o monstro. TEMOS DE CRIAR UMA ORDEM, UMA UNIÃO.
Para Sofia… Ninguém mudou nada não se trata de mudar regras de tudo sem regra a única coisa que não é valido por lei é contratos de um mês, mas está na lei das regras de colocação que os lugares são só de um mês sempre foi assim qualquer um pode ir ver as leis e perguntam me agora mas antes não se falava no contrato de um mês. Ao qual eu respondo pois não mas antes a Sofia era colocada por um ano mas se a escola não acha-se que um certo professor preenchia os requisitos poderia mandar o professor embora sem nada lhe dizer mais sobre o assunto ao final de um mês está na lei e nas regras da candidatura dos professores alias os professores só recebem ou podem pedir o contrato ao final de um mês sempre foi assim… onde se lê contratos de um mês quer se dizer o que se diz na gíria o tal primeiro mês a experiencia penso ter esclarecido alguem
Estas listas têm que ser anuladas!Chega de barbárie e de se promover trapaçadas como esta!Gostava de saber se fossem os filhos dos politicos que nos governam que ficassem no desemprego por se terem alterado regras a meio de um processo! De certeza que isto não acontecia.Vergonha em ser professor e principalmente em ser Português e viver nesta República das Bananas. Ps: Isto nunca acontecerá com filhos de Graúdos, pois estes concerteza que já têm um lugarzito numa TEIPzinha qualquer.
para Ribatejano a minha maior indignação neste momento é que as escolas estão a lançar horários anuais como mensais, e o grande problema é que desconhecendo essa possibilidade eu só concorri para horários anuais e como tal fico de fora. se eu soubesse o que está acontecer gtinha concorrido doutra forma. adorava ter uma bola de cristal... e repito AS REGRAS TÊM DE SER CLARAS, mereço isso, merecem os meus colegas e merece todo o ser humano
Para geral e Sofia e Rosa… as regras não foram mudadas tenha estado a explicar a minha esposa que é professora contratada quase de topo de lista e esta de fora e então cá vai o que lhe acabei de explicar a Sofia diz mas as escolas tão a lançar horários anuais e sai como sendo de um mês sim é verdade e nas preferências meteram anual ate ai tudo bem então e a Sofia ou alguém queria ser metido nestes horários de um mês mas que pode mesmo ser só um mês porque falam muito por aqui mas ninguém explica estes mensais que se podem tornar em anuais não são certos de todo tem o seu Q da questão e ela é são lugares que vou dar um exemplo lugar X na escola Y um mês ao final de um mês vem alguém que ainda não se sabia se iria ficar com alguma pasta e esta pessoa é o verdadeiro TITULAR DA TURMA logo este mês se a pessoa voltar é um lugar só de um mês mas se não voltar torna se em anual então alguém quer correr esse risco é pior que meter logo de inicio anuais e temporários
É claro que as regras foram mudadas. Quando concorri, a aplicação pergunta se aceito horários anuais ou anuais e temporários. Escolhi anuais e agora muitos horários que são efectivamente anuais aparecem na bolsa como temporários e eu vejo-me ultrapassado por muitos colegas (que não tem culpa da situação)mas não deixa de ser uma injustiça. Para isso nem punham a opção de concorrer apenas a anuais!
Se as regras n mudaram então alguém que me explique a nota informativa da escola secundária Eça de Queirós, em q diz claramente, que os horários enviados a concurso eram anuais mas que efectivamente a aplicação da DGRHE os convertia em temporários??? Podem ir ver, isto se n desaparecer hoje! http://www.eseq.pt/
Pois é! A página da ESEQ evaporou-se NOT FOUND!!!! DEve ser para dizerem que andamos a sonhar com ladrões! Eu já denunciei a situação ao meu sindicato. MEXAM-SE E SE NÂO QUEREM SER COMIDOS!
Ribatejano e restantes colegas: Falas bem (Ribatejano) quando dizes que o professor titular pode volatar e esse lugar é dele, no entanto, nós estamos em crer que há muitos horários em que não há titular, não é uma substituição, seria mesmo um contrato anual, por isso é que as escolas pediram um docente por um ano e não por algum tempo. Ou os directores andam a dormir? Não sabem distinguir um contato temporário de um anual? Quer queiram quer não, é a primeira vez que isto está a acontecer. Eu sou daquelas primeiras que está sem colocação! Eu não estou contra este ou aquele contratado. Eu só concorri a anuais e se tudo isto fosse claro, eu estaria triste por ainda não ter sido colocada porque limitei o meu concurso. FOI UMA ESCOLHA MINHA. Agora que fiquei a saber que 4 escolas para onde concorri pediram professores para um ano lectivo (não há nenuhum titular doente, de licença... para voltar) e a DGRHE coloca lá pessoas por um mês, como querem que eu fique? Já pedi providência cautelar ao sindicato, vou enviar informação para os jornalistas, vou expor o caso ao Provedor e espero ter milhares de professores a apoiarem-me e a fazerem o mesmo. Entupam as caixas de correio desta gente.
Colegas não consigo de deixar de me sentir indignada com esta situação, lutei anos a fio para ter uma uma graduação aceitável e agora vejo colegas a ser colocados com graduação inferior à minha. Isto porque ninguém informou previamente que este ano os horários iriam ser todos temporários, coloco algumas questões e, por favor , se conseguirem ajudem: - Isto é legal? - O que fazer para sermos ouvidos e termos uma resposta em tempo útil? - Isto é um país democrático? - Isto não é para acabar com a dignidade no corpo docente? - Será propositadamente para dividir e criar conflitos entre os contratados? - Será que os pais se apercebem da " podridão" deste sistema?
Nunca fui reconduzido. Este ano tinha essa possibilidade, mas uma colega que estava depois de mim na lista de graduação e que também leccionava nessa escola foi reconduzida. Para os bem entendidos acho que não é preciso acrescentar mais nada!
Bom dia. Fi colocado na BR2 mas quando contactei a escola descobri que o horário que me esperava é maioritariamente para uma disciplina (Francês) para a qual não tenho habilitação. A colocação foi para o Grupo 300 (português), que é o meu, mas supostamente para substituir uma colega de Português/Francês. Já aconteceu isto a alguém por aqui? Como se resolve? Agradeço todas as ajudas. A Escola também não sabia o que fazer...
Lembram-se nas colocações de final de Agosto o ministro Nuno Crato ter admitido que havia 3700 lugares que não foram preenchidos por ineficiência do sistema?Façam as contas ao nº de horários "temporários" que surgiram agora.Está na hora de esse senhor explicar todas as ineficências.Sofia
S.B. Diga isso aos 700000 desempregados oficiais!!! Aos 2 milhões do privado!!!
Vim até aqui por causa das referencias ao blog na TV. Acham que ganham a opinião publica? Eu sou apenas um exemplo do que os portugueses que estão em casa com dificuldades pensam de vós!
Bem-Vindos ao que se passa em Portugal há anos!! Agora que sairam da vitrine!!
PS: Bora dar um passeio na faixa central da Av da Liberdade???
Pois.... e tu anónimo das 10.46 deves ser tão reles que nunca conseguiste trabalho no publico, deves ser um frustrado! Vai ao psicólogo. És o típico abutre que é mais feliz com a desgraça dos outros do que com a sua própria felicidade! Triste daquele q se regozija com a desgraça do seu vizinho, enfim..... Por ti sinto apenas desprezo! Gente como você n faz cá falta! N te rias do mal do teu vizinho que o teu vem a caminho! Identifica-te valente!
Fico preocupado ao ler alguns destes comentários. É interessante (ou não) verificar que alguns colegas com graduação mais elevada atacam as menos graduados como se esta situação (de os ultrapassarem) fosse 'culpa' deles. Quem criou estas regras, o sistema com este tipo de critérios não foram eles. Concordo com a vossa indignação, mas não se esqueçam que somos todos contratados, repito "todos" e precisamos de "união" e não de acusações prepotentes.
A minha namorada é professora há 7 anos e costumava concorrer apenas a horários completos e era colocada...
Este ano quando fizemos o concurso, verificámos que vinham aí tempos difíceis e de incerteza, achou por bem precaver-se e concorrer a ofertas temporárias (se não gostasse recusava e tentaria as ofertas de escola, pois já tem uma boa graduação para o grupo).
Ficou felicíssima! Foi colocada num horário "temporário" com 20 horas!!!
Abram os olhos, pois o que ai vem não será melhor do que já é!
A FENPROF já tomou posição no seu site. Não acredito na retirada das listas... isso daria imensa confusão. Mas seria o mais justo... seja como for, vamos ver se esta palhaçada vai continuar ou não: http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=226&doc=5829
Colegas não consigo de deixar de me sentir indignada com esta situação, lutei anos a fio para ter uma uma graduação aceitável e agora vejo colegas a ser colocados com graduação inferior à minha. Isto porque ninguém informou previamente que este ano os horários iriam ser todos temporários, coloco algumas questões e, por favor , se conseguirem ajudem: - Isto é legal? - O que fazer para sermos ouvidos e termos uma resposta em tempo útil? - Isto é um país democrático? - Isto não é para acabar com a dignidade no corpo docente? - Será propositadamente para dividir e criar conflitos entre os contratados?
Os professores contratados deste país não precisam de lições de ninguém sobre instabilidade e salários baixos! A maioria, como eu, trabalha já com muitos anos de serviço (mais de 15 efectivamente), se necessário longe de casa, vive em quartos alugados, gasta horrores em gasolina e portagens para ver a familia ao fim-de-semana, e ainda atura gente maluca. Mas também (graças a Deus!) muita muita gente nova que há-de endireitar este país. E vai faze-lo porque NÓS lhes damos o exemplo todos os dias, quando o exemplo não existe em casa! Por isso tento na lingua que a desgraça, a incorrecção nunca servem a ninguém. Se alguém pensa que pode sair a ganhar vai acabar sempre por apanhar por tabela.
Eu concorri a horários temporários e ainda não fui colocada.Quando começaram a falar de muitos cortes na educação eu resolvi concorrer a tudo e nem assim. Aprendi a lição, pois o ano passado só concorri a anuais e não fui colocada.Só fui posteriormente em ofertas de escola e em Janeiro. Agora como isto está não podemos facilitar e dar a colocação como garantida.Quem só quer o bom arrisca-se a ficar de sem nada...
Se és um dos professores que recebe o "ordenado mínimo" no privado, recebes demais para o nível que aparentas ter! Eu ficaria arrepiado se um meu educando pudesse ter um professor a afirmar isso. Qualquer aluno do privado ou do público merece melhor do que "isso"!!!! Espero que resolvam o teu problema rapidamente.
temporários que são anuais...bolsas de recrutamento....concurso anual...reconduções..."trata-se de uma questão de sorte". A forma como é processado todo o concurso é uma questão de sorte e não devia ser. Todo o processo tem de ser repensado e nunca, mesmo nunca, as regras devem ser mudadas a meio do jogo.
já tendo contribuido para artigos escritos por esta jornalista, e acreditando na qualidade do seu jornalismo. Gostaria de convidar-vos a contactar a Clara através cviana@publico.pt
Ricardo, Em primeiro lugar, agradeço-lhe a ajuda que tem dado a muitos professores através da informação do seu blogue. Em segundo lugar, pergunto-lhe: ainda será possível, este ano letivo, fazer alguma coisa face às injustiças que têm ocorrido nos concursos? Não é justo que horários que saíram temporários se tenham convertido em horários anuais, porque quem concorreu apenas a estes últimos, encontra-se, agora, numa situação desesperante ao ver colegas, com muito menos graduação, a serem colocados para todo o ano. Poderá o Ricardo, representando a voz de milhares de docentes, fazer chegar o conhecimento desta situação aos sindicatos? Cumprimentos Belita
Ricardo, Em primeiro lugar, agradeço-lhe a ajuda que tem dado a muitos professores através da informação do seu blogue. Em segundo lugar, pergunto-lhe: ainda será possível, este ano letivo, fazer alguma coisa face às injustiças que têm ocorrido nos concursos? Não é justo que horários que saíram temporários se tenham convertido em horários anuais, porque quem concorreu apenas a estes últimos, encontra-se, agora, numa situação desesperante ao ver colegas, com muito menos graduação, a serem colocados para todo o ano. Poderá o Ricardo, representando a voz de milhares de docentes, fazer chegar o conhecimento desta situação aos sindicatos? Cumprimentos Belita
Retirar as listas agora é impossível, porque n se pode voltar atrás. Para repor a justiça, os professores colocados ontem nos supostos horários temporários deveriam voltar à Bolsa de recrutamento dps do término do contrato (já que concorreram a temporários e por isso sabiam o q lhes esperava), rectifcava-se a data final de cada horário e novos professores (os que foram ultrapassados) preencheriam o lugar. Tenho medo qd leio comentários de pessoas (neste blog) a dizer q os professores merecem o que está a acontecer neste concurso e até pior! Mas esta gente só está bem com o mal dos outros???
Pois, colega Lara. Não podemos ficar bem com o mal dos outros. Por isso, também não deve sugerir o que sugeriu. Os colegas que ficaram colocados nos temporários, a isso se sujeitaram, mas sempre com a esperança que eles "estiquem", pois é isso que normalmente acontece. Esses colegas também querem e precisam de trabalhar, também se sacrificam por tempo de serviço, também se sujeitam a ficar a kms de distância das suas residências, também têm filhos, maridos, esposas, pais, UMA VIDA! Os bem graduados na lista foram muito prejudicados, concordo perfeitamente. Mas não se vinguem nos colegas menos graduados. Somos todos colegas. Queremos todos trabalhar! Gostaria de ter sido colocada num horário temporário e que lho retirassem ao fim de 1 mês, para ele voltar para a bolsa? Não acredita que concordasse. Acharia uma ilegalidade, certamente. O contrato temporário vigora enquanto a necessidade se justificar. Agora tirar a um para dar a outro? Imagine o estado de alguém nessa situação, já com quarto ou casa alugada e, às vezes, filho no infantário da área da escola. Porque há tantos colegas nossos a correr o país com os filhos atrás...
é uma vergonha, realmente, o que se passa neste país!!!!!!!!!!!!!! mas também é uma vergonha a falta de união existente entre colegas!!! Quanto aos sindicatos, andaram mais preocupados com o sistema de avaliação docente, numa altura em que já a embrulhada deste concurso ia a meio!!!!
Caros colegas, Quando deixarmos de atirar pedras uns aos outros, aí sim, haverá mudança! TEMOS DE NOS UNIR!!!! Só assim conseguiremos alguma coisa!
Todos os anos é a mesma história, com as mesmas personagens e mais algumas novas.....E já lá vão muitos anos.... Não acham estranho q as coisas ainda n tenham mudado para melhor???? Eu não acho e sabem porquê??? PORQUE SÓ SABEMOS CHORAR SOBRE O LEITE DERRAMADO, SÓ SABEMOS ATIRAR PEDRAS A QUEM NOS PASSOU POR CIMA EM VEZ DE NOS UNIRMOS E IR A LUTA!!! Repito: enquanto n houver uma união forte entre TODOS os professores, NAO HAVERÁ MUDANÇA!!!
já reperaram que, nesta altura, a aplicação de recurso está incessível? porque será???????????? E a diferença entre o prazo para aceitar uma colocação na bolsa e o inicio do periodo para o recurso??? É tudo fantástico neste concurso!!! Como é possível ser-se tão hipócrita?!?
já reperaram que, nesta altura, a aplicação de recurso está incessível? porque será???????????? E a diferença entre o prazo para aceitar uma colocação na bolsa e o inicio do periodo para o recurso??? É tudo fantástico neste concurso!!! Como é possível ser-se tão hipócrita?!?
Todos por uma unica lista e por colocações segundo a mesma. Mas também não permitir que se assuma o papel de docentes se habilitação para o mesmo. Como ocorre este ano no Agrupamento de Sousel onde as aecs forem assumidas pelo comanadante da protecção civil e também comandante dos bombeiros (12ºano), um engenheiro agro-alimentar (frenquentou o consrvatório) e uma licenciada em Historia. Como podem ver o descalabro total. Viva a autonomia das escolas!...
Então a colega Helena acha normal os professores que andam há mais tempo nisto, q esperaram anos para chegar... a meio da lista, vá, fiquem agora de fora. Porque se isto n mudar (e tal como deu agora na RTP1, a resposta do Governo é a de que tudo está a correr com normalidade) vamos continuar de fora, nas próximas bolsas de recrutamento. E continuo a dizer que quem concorreu a temporários sabia perfeitamente que podia ficar numa substituição só por um mês. Agr, quem só concorreu a anuais é q NUNCA pensou q estes horários se transformassem em temporários!!!
Sylvie: já nos estamos a unir trocando experiências, enviando e-mails para tudo o q possa constituir uma ajuda (os noticiários já estão a entrevistar professores), questionando as direcções das escolas que tb são contra esta situação, a reclamar, etc. Se tem sugestões para o q devemos fazer a seguir, enuncie-as. Sou toda "ouvidos"!
Colegas: concentremos as nossas energias em tentar repor a justiça de toda a situação... Não vale a pena estarmos a "pegar" uns com os outros. Estamos todos no mesmo barco! Vamos lá apresentar as nossas queixas ao provedor da justiça! Nota: e eu fui colocada num horário temporário até 7 de outubro... Incompleto, claro!
Tenho pena, mas em todos os sectores estão minados, sabem o que fiz em algumas ofertas de escola que colocam aqueles critériuos que todos sabemos?? Escrivi em todos " isto é uma fraude deviam ter vergonha" e se todos escrevessemos isso os diretores desses agrupamentos que arranjam horinhas para amiguinhos, viam que não andavamos a dormir!! Vi uma colega minha 1500 lugares atrás de mim a ficar num horário temporário que o agrupamento já lhe disse que é até ao final do ano pois é uma turma do 1º ano??? Alguém me explica isto?? Eu concorri como ela para esse QZP mas só ANUAL?? É justo isso?? O que podemos fazer?? Os sindicatos não fazem nada pelos contratados, a mensagem da fenprof não me convence!!
vejam esta notícia http://tv2.rtp.pt/noticias/index.php?t=Professores-mais-velhos-ficaram-fora-da-segunda-vaga-de-colocacoes.rtp&headline=20&visual=9&article=480602&tm=8
Parabéns susana pelo teu sentido prática de divulgar esta injustiça
Acham mmo que ainda se pode fazer alguma coisa contra a br2, depois de já terem sido colocados os colegas em horarios ainda que supostamente temporarios???? Como podemos ter a certeza que não nos vimos ultrapassados injustamente por colegas menos graduados, depois de termos conhecimento que há escolas que publicaram no seus sites, que os horarios enviados eram anuais e que por erro a degreh publicou-os como sendo mensais? Vi-me ultrapassada na lista por 13 colegas menos graduados que foram colocados em horarios mensais...e eu não fui colocada...
O sito da Eça de Queiros foi abaixo alguém pode disponibilizar o printscren aqui para o blog para poder copiar. Pretendo apresentar queixa junto do provedor e da DGRHE e estou a reunir o máximo de documentação. Sugiro o mesmo a todods os colegas e contactem JÁ os sindicatos (mesmo que não sejam sindicalizados). Eu sei que podemos ter muitas queixas deles mas em tempo de guerra não se limpam armas!
De facto muitos dos queixosos têm razão, também eu conheço horários com a "possível" duração de um mês na bolsa nº 2 e que serão anuais. Tudo isto é vergonhoso, assim como também é vergonhosa a situação em que me encontro enquanto Educadora do QZP a aguardar colocação. Tenho vergonha de ter que obrigatóriamente lidar com os funcionários da DGRHE, para tentar saber informações. E as bolsas de recrutamento são o critério mais injusto de colocação de professores, criada no tempo da sua Exª , Ministra da Educação: Maria de Lurdes Rodrigues. Essa senhora se tivesse estado a dormir teria feito melhor obra, pois da herança dela só resta "m**da". Lamento que os ministros seguintes não ponham cobro a esta rede de injustiças. Estou completamente indignada e ainda hoje farei chegar por e-mail, a minha indignação junto do Senhor Ministro, Secretário de Estado João Casanova de Almeida e junto do Sr. Director da DGRHE. Para as Dre`s não vale a pena remeter nada, retiraram-lhes toda a autonomia de decisão. A qualidade, agora, é superior porque a DGRHE está entupida de processos e reclamações dos docentes. Podem ir aguardando meses por uma resposta. Enfim...Muito vergonhoso. Quando à Provedoria de Justiça, de facto respondem ao E-mail, mas nada fazem se houver justificações na lei, mesmo que esta lei seja injusta. Este país, infelizmente, rege-se por dois pesos e duas medidas.
Fiz uma reclamacão sobre uma oferta de escola em meados de setwmbro de 2010...recebi ontem a resposta....enfim...um ano depois..para me dizerem que os directores têm autonomia....
Façam manifs.... Indignem-se... Malvado Socas... Lol... Pena é coisa que não tenho de vocês...Votaram neles??? Aguentem-se!! E quer queiram quer não, vão ter mesmo que ser avaliados.... LOLOLOLOLO
Indignação é pouco para exprimir o que senti quando vi a Br de ontem. Nunca imaginei que pudesse haver tanta tramóia e injustiça. Pela primeira vez só concorri a horários anuais, isto porque andar anos e anos a kms de distância também satura, tudo para investir num futuro um bocadinho melhor e nos permita pelo menos poder concorrer só a contratos anuais. Arriscarmos agora concorrer a contratos temporários, seria permitir-nos descer de cavalo para burro, passo a expressão. Portanto nunca imaginei este cenário, de colegas menos graduados, que estão muito atrás de mim, que ainda não passaram o que eu e muitos como eu já passaram, possam ficar com lugares até ao final do ano e aos quais eu concorri. Isto não se pode aceitar. Não se trata de o ano passado também ter acontecido e este ano previa-se, trata-se de que é injusto e ilegal. No meu grupo ficaram 3 colegas colocadas no mesmo agrupamento, para o qual concorri, com uma data final de colocação de 08-10-2011. É que nem sequer é um mês. Estão a fazer o que querem e isso é demais. Respeito muito todos os colegas que estão nesta situação e a sentir esta indignação, pois só quem não teve de andar com a casa às costas para conseguir um bocadinho de estabilidade, algum dia, é que não percebe. E este mundo, assim como este concurso, não devia ser dos espertos, mas sim dos que cumprem as regras e fazem sacríficos para conseguir trabalhar. Já contactei o sindicato, o agrupamento e deixo aqui o meu comentário porque acho que alguma coisa devia ser feita e esta bolsa devia ser retirada e totalmente alterada.
Isabel esta rede de injustiças só começou este ano. Tenho seguido anualmente a bolsa de recrutamento e nunca, mas repito nunca houve uma situação destas, claro que podem ter passado alguns erros mas não como desta vez. O que é mais criminoso ainda é a transformação dos horários de duração anual em horários temporários com a duração de 30 dias (Informação confirmada pessoalmente pelo director de uma escola, que tem solicitado horários de duração anual à DGRHE que esta transforma em horários de 30 dias). Ou seja, deixa de haver distinção entre horários de substituição por 1 mês devido a doença e horários de 1 mês renováveis até final do ano, e independentemente da nossa posição na lista quem concorre a temporários será colocado no tipo de horário que sair primeiro...VERGONHOSO! Deixa de haver coerência neste sistema de concursos. PS: Quanto ao Litlle River, nem comento a sua intervenção, mas tenho pena que neste país a ignorância ainda não pague imposto!
Há uns dias atrás, houve uma entrevista ao professor Fernando Charrua, num blog, que agora não recordo. O que ele afirmava era o seguinte, por outras palavras, claro: o ministério da educação pode ser outro, mas as máquinas instaladas são as mesmas e não vão descansar enquanto não descredibilizarem o sistema. Dá que pensar, depois de todas as polémicas que vêm surgindo, quase todos os dias, relativamente aos concursos. Há quem afirme (Manuela Moura Guedes, há dias no "5 para a Meia Noite")que a máquina está de tal maneira instalada, que têm pessoas a trabalhar, em que as suas funções são apenas comentar noticias e blogs, lançando farpas e a discórdia. Por comentários que vão aparecendo aqui, começo a acreditar em muita coisa. Há coisas que nos transcendem, a nós simples mortais, que queremos e precisamos de ter uma vida normal, trabalhar, sem interesses partidários. É a Máfia, colegas! A Máfia portuguesa. Só assim se explicam tantos impunes neste país...
Boa tarde a todos.Sou do grupo 200 e estou indignada e só vejo colegas a passarem à frente.... isto dos anuais e dos pseudo-temporários....O que podemos fazer?
Por aqui se nota a ralé de professores que somos...nas escolas fazemos vida negra uns aos outros, nos concursos vale tudo, nos blogs difamamo-nos...enquanto assim for, não chegamos aos calcanhares dos arquitetos, médicos, engenheiros...
O que está em causa é a injustiça, a corrupção... temos todos de nos unir e é já.
vamos para o ministério, até termos tudo resolvido. Confiar nos sindicatos e no Mário Nogueira é muito pouco.
Jorge Santos Sou professor contratado com o n.º de ordem 43 no meu grupo de recrutamento com 12 anos de serviço completos mais o estágio. A escola onde estava no ano lectivo passado manifestou a intenção de me renovar contrato, eu também, havia horário (até 2 completos), mas não fui reconduzido porque entraram 2 colegas DACL. Numa escola a 23Km um colega do mesmo grupo com mais de 100 lugares atrás na lista graduada foi reconduzido. Na primeira BR não fui colocado fiquei com 2 colegas à minha frente e entraram colegas com o n.º de ordem 700 e tal, claro em horários e escolas a que não concorri. na 2ª Br também não fui colocado sendo que mantenho os 2 colegas à minha frente e entraram mais 170 colegas do meu grupo, sendo que destes 11 entraram em escolas e horários para os quais concorri mas só para anuais. A minha responsabilidade foi concorrer, como sempre, só para horários completos e anuais. pode ser mas não me parece que seja o unico responsavél por este fim prematuro da minha carreira docente. juro que nunca mais serei professor neste pais.
Boa tarde, colegas! Eu sou mais uma às espera de colocação e que viu colegas com graduação inferior serem colocados em escolas às quais eu também dei preferência... enfim... ...mas à parte disto gostaria de saber como reclamar desta situação. Já agora, quando sairá a próxima BR? alguém sabe?
No forum do Educare há exemplos de mails que podem enviar, eu já cumpri a minha parte: Sindicatos, Comunicação Social, Presidência da República, partidos da oposição e Provedor de Justiça. Vão ficar parados à espera da BR3? Acreditam em milagres?
Para híbrida, Rosa, Sofia e mais alguém que não me lembro que ontem estava a responder, então depois de hoje voltar ao blog vi o que a híbrida me responde mais acima sobre o que eu tinha dito e disse bem (a Híbrida) e altera tudo o que eu disse com base no que li na lei em diário da republica e alterou o seguinte a híbrida fala nos 4 lugares numa escola que pediram anual e saiu na aplicação em temporário nesse caso e se houver mais era fundamental tentar saber de mais porque há um decreto de lei que fala sobre hipo negar um concurso e todo o concurso que sai em diário da republica pode ser hipo negado só me falta ler bem o decreto de lei mas penso que a vossa luta começa por hipo negar concurso ou seja falando em tuga claro anular esta palhaçada que esta a acontecer
Estive a ler os comentários de alguns colegas e gostaria de chamar a atenção para algumas coisas...
Não creio que seja verdade que apenas este ano a situação se tenha passado desta forma... Horários temporários que se tornam anuais apanhei 4 na minha carreira (duas deles licenças de maternidade que no 2º período se esticaram até 31 de Agosto, e outro uma baixa médica)... Tive sorte nesses anos, mas também arrisquei porque uma das vezes fui para a Madeira e outra para Lisboa.
Noutros anos já fui um mês para Castelo Branco, onde me disseram ser anual e depois voltaram atrás. Foi difícil, tinha casa alugada e já estava com turma que afinal era de outra colega de quadro! Mas era contrato, estava assim na Bolsa e nada a fazer... Logo por azar na Bolsa seguinte, uma semana depois, fui colocada no Baixo Alentejo, num horário anual mas a 500 km de minha casa... Era a minha penúltima opção, e eu concorri ao país todo. Um colega que estava mais de 1000 lugares abaixo de mim foi colocado a 50 km, na minha opção 80 e tal...Podem imaginar como fiquei! Fui para o Alentejo e reclamei, já depois de uma semana pois era esse o prazo. Recebi resposta da DGRHE passados uns dias a dizer que nada havia a fazer porque eu tinha concorrido àquele lugar. São as chamadas "colocações ao minuto", como diz um colega... Quando recebi essa resposta já tinha casa, fui super bem acolhida e estava muito contente com a vaga que me calhou... Se calhar há mesmo males que vêm por bem, apesar das 8h de viagem (para cada lado) que fazia cada 3 semanas para ver a família no Porto! No final do ano pedi recondução e infelizmente não pude ficar por questões burocráticas por onde nem quero entrar...
Questão onde queria chegar depois deste testamento: sempre aconteceram injustiças... Aparentemente este ano são mais visíveis e é tudo! Podemos reclamar mas DGRHE vai arranjar sempre desculpas, como me aconteceu... Devemos é pensar bem antes de concorrer e se calhar arriscar um pouco mais...
A sua exposição apenas refere horários temporários que eram, efectivamente, temporários. A situação actual nada tem a ver com o que descreve.
Uma coisa é haver pão quente e haver pão frio, facto que sempre ocorreu,mas este ano, cara colega, havia pão quente que deixaram arrefecer para transformarem em pão frio. E o padeiro esqueceu-se de avisar! Onde anda a Asae nestas alturas?!
Na verdade eram anuais... Todos sabiam disso quando inseriram horários... Concordo que talvez alguns horários estejam a ser alterados, como denunciado pela ESEQ, mas não todos. Há sempre muitos temporários que afinal são anuais, eu também fui ultrapassada nas listas e podia estar colocada por um mês(ou não) na zona Sul...
Penso que não será assim tão linear... Afinal não sabemos a razão dos horários, como acontece nas OE com o "Aumento de Turmas"... Esse sim é descarado e não parece que vá acabar pois ainda agora estive a concorrer a muitas TEIP que com esse motivo tem no contrato 1 mês...
Para ser muito sincera, no que respeita à Bolsa de Recrutamento, ao nível do 1º ciclo, a situação não está muito diferente do ano passado para este ano. Já no ano anterior saíam poucos contratos anuais e raros foram os temporários que apareceram com mais de 1 mês de duração. A grande diferença este ano foi o número de professores colocados na 1ª lista.
As pessoas agora estão é mais atentas, devido à polémica entretanto gerada pela durabilidade dos contratos na Ofertas de Escola, nomeadamente, quando o motivo da contratação de um professor é "aumento de turmas", pois é evidente que o professor será necessário até ao final do ano letivo.
Agrupamento de Escolas de Aristides de Sousa Mendes 219532430 Completo Agrupamento de Escolas de D. Maria II 252311365 18 Horas Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra 217540747 Completo Escola Secundária da Cidadela, Cascais, Cascais 214864080 20 Horas Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos 214420018 Completo Agrupamento de Escolas de São João do Estoril 214658440 20 Horas Agrupamento de Escolas Ibn Mucana 214607700 18 Horas eu entrava nestes horários e fui roubado......
Lara: 1º) Não tenho visto grande impacto nos noticiários, pois o buraco financeiro da Madeira parece ter mais interesse e abafar os nossos gritos de revolta!
2º) A minha sugestão é uma VERDADEIRA manifestação de professores, incluindo os q obtiveram colocação e os profs do quadro!!! é necessário sensibilizar os nossos colegas q se encontram a trabalhar e q, infelizmente,estão indiferentes ao q nos está a acontecer (a grande maioria).... qualquer um deles pode estar na nossa situação no proximo ano e muitos esquecem esse pormenor! POR ISSO, continuo a dizer que enquanto n houver uma TOTAL E ASSUMIDA UNIÃO ENTRE TODOS OS PROFESSORES N HAVERÁ MUDANÇA!!!!
Esta é a nossa oportunidade de mudar as coisas para melhor!!!
Sylvie: Teremos na sexta feira uma oportunidade de demonstrar essa união! Recebi sms de um sindicato a convocar para uma concentração à porta do MEC, às 15h. Eu lá estarei! Agora não posso obrigar todos os professores (os q obtiveram colocação e os do quadro, como dizes) a me acompanharem. Têm de ser eles a mexerem-se mas sei que este assunto está a passar ao lado de muitos deles. Se chegares a uma sala de professores amanhã e perguntares quem quer ir à concentração, mais de metade te responderá: qual concentração?
Gente que está 3000 números atrás de mim ficou com uma vaga até ao fim do ano e para a qual concorri, porque não me candidatei a vagas temporárias !!!
ResponderEliminarNão concorri a vagas ATÉ AO FIM DO ANO , mas concorri a VAGAS ANUAIS !!!
Parece ridículo ? Não , É !!!
No grupo 500 há um horário até 31 de Julho.... deve ter sido descuido, certamente. É UMA VERGONHA. TRAFULHICE atrás de TRAFULHICE.
ResponderEliminarPor esse motivo é que este ano concorri a temporárias. É que já o ano passado se verificaram muitas situações assim.
ResponderEliminarOlá colegas,
ResponderEliminarEu sou professor efectivo mas estou aqui por uma questão de solidariedade.
Isto é uma vergonha que ultrapassa o razoável! A classe de professores não é um bando de idiotas com os quais se pode brincar desta forma.
Coloquem esta gente nos tribunais mas avancem já para os tribunais europeus porque nas republicas das bananas, como a nossa, a justiça tarde e falha!
São cidadãos de direito que merecem ser tratados com dignidade dado que para vos cobrarem impostos não se inibem.
Força!
Mas por que raio uns horários aparecem como Anuais, e outros que também são anuais aparecem como temporários?!?!?!?!?!
ResponderEliminarQue sem vergonhice pegada! Tratam os professores como se fossem carne para canhão!
ResponderEliminarIsto é uma vergonha!! Eu tb fui ultrapassada por centenas de colegas! Até colegas que eu conheço! Ficaram em horários temporários que na realidade são ANUAIS!! INJUSTIÇA! Até conheço uma escola que lançou 2 horários completos temporários sendo ANUAIS! E colegas a 1000 lugares atrás de mim ficaram com esses horários!! Só porque não concorri a temporários! Nunca o fiz!! :(
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarE quase todos c a duração de aproximadamente um mês!! Estraaaaaanho!!!!
ResponderEliminarTb fui uma das lesadas. Colegas com 2000 números atrás de mim...
Como sei que a equipa do nuno crato visita este e outros blogues, para vocês em geral e para o nuno crato em particular só tenho uma forma de vos adjectivar : BURROS DE MERDA!!!!!
ResponderEliminarOs colegas e o Ricardo que me desculpem a linguagem, mas depois de concursos, contratações teip e esta palhaçada da bolsa de recrutamento, a minha paciência chegou ao limite.
RICARDO! A LISTA DO 910 QUE RETIRASTE ESTÁ MAL..TEM COLOCAÇÕES DA 1º BOLSA MISTURADAS COM A 2ºBOLSA! cUIDADO
ResponderEliminarANABELA.
Os horários para o Algarve escasseiam e como se não bastasse tenho 3 colegas k me passaram à frente por terem concorrido a horários pseudo-temporários. O k fazer para contestar estas colocações?
ResponderEliminarNo grupo 420 a Escola Secundária de Loulé também estabelece o final de colocação ate 31/07/2011. Além disso muitos horarios que apareceram na 1ª bolsa de recrutamento assim como na lista de 31de Agosto surgem agora como temporarios ( renovados mensalmente). É uma vergonha! Sinto me extremamente injustiçada e revoltada!
ResponderEliminarAs listas têm que ser retiradas!
Consultem o site desta escola http://www.eseq.pt/ e leiam a nota informativa do Director.
ResponderEliminarO que é que se passa aqui, afinal???
Subentende-se, claramente, que a aplicação informática da dgrhe converte os contratos anuais em temporários, com duração de um mês!!
Não nos podemos calar, nem ficar de braços cruzados! Tribunal com eles!!
POis é colegas, eu sou professora de QZP, Concorri a DACL no 1º ciclo. Fiquei num horário de 17 horas por um mês. Sei desta colocação pois tenho grandes amigos, professores contratados que viram o meu nome, porque se não, até agora ainda não sabia. Nós professores do QZP, não concorremos a BR, logo não temos acesso a qualquer lista, porque será?? Já perguntei ao ministério DGRHE e disseram-me que só por mail (se por acaso o mail estiver alguma coisa errada não recebemos) ou então pelo Verbete que não conseguimos abrir (eu pelo menos não consegui abrir até agora). É uma vergonha!!!
ResponderEliminarIsto é uma vergonha! Onde estão os sindicatos. Esta bolsa tem de ser rapidamente denunciada e impugnada, tal como os restantes colegas que aqui deixaram o seu desabafo, também eu fui ultrapassada por colegas que estão 600 lugares atrás de mim! Na Escola Secundária Dr.Manuel Laranjeira (Espinho) há dois horários completos, para o grupo 520 com data final de contrato de 19/09/2011, muito estranho! Há mais de uma centena de horários para o 520 a terminar a 19/09. Somos tratados como lixo e ninguém nos defende.
ResponderEliminarE diz o Sr. Ministro que o ano começa com normalidade!..Fantástico este Sr. nós levamos com a casa em cima e ele do lado de fora: que no passa nada!!! Enfim!...
ResponderEliminarOuvi dizer que estes são os novos contratos exigidos pelo POPH. Em cursos profissionais, o vínculo termina em Julho (quem colocou horários até ao final do ano lectivo...adeus)!!! A confusão veio para ficar, mas mais uns milhões vão ficar retidos... Todos falam mal do A. J. Jardim; no entanto, é tudo farinha do mesmo saco! As pessoas que estão em casa, a sofrer, não contam para nada. Já tenho conhecimento de algumas irregularidades fenomenais... Há pessoas de 2ª prioridade (no grupo 300) que estão a entrar em supostas ofertas de escola... conheço uma ultrapassagem de 3000 lugares!!! Enfim, esta é a verdadeira república das bananas!!!
ResponderEliminarTambém eu assisti a colocação de docentes com número de ordem superior ao meu ficarem em lugares anuais que segundo o que se apresenta na bolsa são temporarios: horários que duram até outubro qndo na realidade são até ao fim do ano! Todos os que concorreram a anuais estão a ser prejudicados por estas situações pouco claras e enganadoras!
ResponderEliminarO que precisamos fazer para que nos escutem e se tome em consideração a necessidade de um verdadeiro e justo concurso?
Existem horários "temporários" até 31 de Julho de 2012!!!!!! Isto é uma vergonha!!!!!!!
ResponderEliminarESTAS LISTAS TÊM DE SER RETIRADAS!!! É UMA VERGONHA!!!
ResponderEliminarEm Almancil há um caso de favorecimento gritante com o responsável pela tramóia a dizer que não se tinha apercebido. O que é isto? A tal autonomia?!!!
ResponderEliminarQd concorri pensei (mal!) q as vagas até ao final do ano eram ANUAIS. Cm só concorri a estas agora faço o quê?!!!!
ResponderEliminarA bandalheira está a chegar a um ponto de difícil sustentabilidade, os professores estão indignados com a bandidagem que está metida nos órgãos decisórios. O facto de se aperceberem que as D'sRE acabaram contribui para este sentimento de impunidade. Dos concursos aos horários passando pela distribuição do serviço, os cambalachos são o pão nosso de cada dia. Algo terá de ser feito a curto termo! Na verdade o Algarve é uma das zonas mais badaladas, mas não é única. O problema está generalizado ao país. É uma vergonha!
ResponderEliminarFaçam todos RECURSO HIERARQUICO no dia 26!!! Só não entendo por que razão surgem na mesma horários como Anuais!!! Qual a diferença desses para os temporários que vão até fim do ano??Por que surgem uns como Anuais e outros como Temporários?? Que confusão!!! INCOMPETENTES!
ResponderEliminarEstá-me a acontecer o mesmo. Concorri a horários anuais e estou a ser ultrapassado.
ResponderEliminarTenho conhecimento que muitos desses horários serão anuais mas foram lançados como temporários.
Nas listas do 410 Filosofia julgo que todos os temporários tem a duração de 1 mês. Estranho... é óbvio que a maior parte é anual.
Já enviei um mail para o meu sindicato com a lista de colocações da BR2 do meu grupo em anexo. Sugiro que exponham a situação aos vossos sindicatos. Mesmo que não sejam sindicalizados enviem também. Sem esquecer a Comunicação Social.
ResponderEliminar"Venho por este meio dar a conhecer a ilegalidade cometida na 2ª Bolsa de Recrutamento no que à duração dos horários/contratos diz respeito. Vejamos o caso do grupo 400 (História): existem 12 horários anuais, 2 que terminam a 31/07/2012 (mas isto já não estava resolvido???) e que são apresentados como temporários e os restantes horários surgem com os contratos a terminar em Outubro, a grande maioria com datas inferiores a 1 mês. Que país é este? Foi desta que suspendemos a Democracia? As regras do concurso mudam a meio do jogo, sim pois estamos perante um jogo de sorte e de azar com as regras viciadas. Os colegas mais graduados, que só concorrem a horários anuais, como é o meu caso, ficam muito prejudicados com esta situação, pois parece que vamos ficar eternamente à espera de colocação. Gostaria que tudo isto fosse devidamente averiguado e denunciado.
Com os melhores cumprimentos.
Aguardo resposta."
Colegas, vamos ficar parados?
Onde é que estão os sindicatos?
ResponderEliminarMostrem agora que também se preocupam com os contratados!
Não restam grandes dúvidas de que estamos perante uma total e inequívoca trapalhada.
ResponderEliminarIsto tem de ser corrigido, antes que a "bola de neve" se torne demasiado grande ao ponto de se perder o controle.
Também é o meu caso!!
ResponderEliminarQue quisessem poupar eu até entendia, mas que as regras fossem explicitadas desde o inicio!! Quem tem graduação mais alta ficou de fora!!!!!!!!!! Palhaçada só possível com o desrespeito que existe pela classe docente!! ESTAS LISTAS TÊM DE SER RETIRADAS!!
Os anuais não incluem cursos profissionais. Os contratos que vão até julho são de cursos profissionais e são pagos pelo POPH (organismo que gere os fundos comunitários e que não quer pagar o mês de agosto...)!!! Mas estes governantes não sabem fazer contas (provavelmente alguns não "passariam" no RVCC). Acabam por gastar mais dinheiro, pois vão andar a pagar subsídio de desemprego a mais pessoas durante um ano...
ResponderEliminarRicardo:
ResponderEliminarFaça um post a denunciar a situação.
Nunca é demais insistir.
Um post tem mais visibilidade do que os comentários.
Lídia
Só há uma solução: AMANHÃ deveria ser feita uma manifestação... sem sindicatos, porque esses...
ResponderEliminarConcordo com a Lídia! Ricardo, publique um "post" com algumas destas "denúncias"...
ResponderEliminarLuís
Mais um colega vosso, já um pouco mais afastado destas preocupações, que aqui deixa a sua solidariedade por quem ficou prejudicado. Faça-se justiça, retirando as listas. Reclamem, façam-se ouvir!
ResponderEliminarConvido-vos a ler a nota informativa desta escola, bastante esclarecedora:
ResponderEliminarhttp://www.eseq.pt/, tirem as vossas conclusões.
Manu
Por favor, dê voz às nossas que sozinhas não chegam! Obrigada!
ResponderEliminarComo é que é possível, isto é ILEGAL!!!
ResponderEliminarEu tenho a graduação nº 316 do grupo 410 e entrou uma colega com o nº 509 para um horário de 18h que se diz mensal!!!!????? Contudo a direccão solicitou o horário até ao final do ano.
Só podem estar a gozar!!!!
Amanhã vou escrever para toda a comunicação social e sindicatos, tudo no mesmo email! http://scratchpad.wikia.com/wiki/Contactos_dos_meios_de_comunica%C3%A7%C3%A3o_social
ResponderEliminarhttp://educar.wordpress.com/2011/09/19/e-a-vida-das-pessoas-pa-para-nao-vos-chamar-estupidos/
ResponderEliminarLeiam este post do GUINOTE.(e tem lá outros sobre o assunto) Vão lá e comentem!
Espalhemos a notícia!
Mais uma indignada. Não se podem mudar as regras a meio do jogo e foi o que aconteceu este ano. Se soubessemos que os horários até ao fim do ano lectivo apareceriam como temporários, as nossas escolhas seriam diferentes. Tem de haver forma de corrigir e repor a justiça.
ResponderEliminarVamos todos escrever para a comunicação social!! Vamos lá!!! Isto tem de ser anulado!!
ResponderEliminarhá colegas tramados na reconduçao e agora..
ResponderEliminarque vergonha.
Eu sou um desses casos: tramada na recondução e tramada com esta palhaçada toda! E não sou a única! Temos de reagir, temos de enviar mails para os sindicatos e para a Comunicação Social. Temos de pressionar até ao limite, as listas têm de ser anuladas.
ResponderEliminarIsto realmente está a ficar impossível de aguentar! Onde é que isto irá parar? Critérios de selecção das TEIP injustos; a ideia absurda de ofertas de escola por um mês, agora também posta em prática em imensos horários que, como toda a gente sabe, SÃO ANUAIS. Nós que só concorremos a horários anuais ficamos agora em casa a ver os navios passarem qd os “supostamente” temporários eram nossos de direito! Pelo menos que explicassem como iria ser este ano que assim as pessoas concorriam e arriscavam de acordo. Agora como se irão resolver estas injustiças??? Os professores que se apresentarem amanhã não vão querer sair para deixar entrar os melhor graduados… Os sindicatos não fazem nada… Qd se recorre a tribunais, estes acabam por dar razão ao ministério… Assim é complicado!
ResponderEliminarconcordo que o tempo de dizer BASTA já chegou!!! é necessário uma mobilização geral e massiva para denunciar estas situações. por todos os meios à disposição cada um deverá expor, denunciar o que se passa. só desta forma será possivel que esses burocratas que manipulam as regras à medida dos seus interesses possam ser parados...
ResponderEliminarjornais, tvs, blogs, recurso shierárquicos, provedoria da justiça, grupos parlamentares, presidência da república, procuradoria da república... têm que ser informados!!!
uma palavra de solidariedade a todos os injustiçados.
Dar razão ao Ministério numa situação destas? Só se estiver tudo louco! De qualquer modo não podemos ficar parados.
ResponderEliminarMais uma vez digo que o que se está a passar este ano, passou-se no ano transacto. Houve imensos horários anuais que saíram como temporarários...e se todos andávamos informados por este blogue e outros dos cortes devíamos era ter sido mais flexiveis (cautelosos) na hora da manifestação das preferências...ainda por cima foram só em agosto, quando já sabíamos dos cortes...
ResponderEliminarMais uma vez digo que o que se está a passar este ano, passou-se no ano transacto. Houve imensos horários anuais que saíram como temporarários...e se todos andávamos informados por este blogue e outros dos cortes devíamos era ter sido mais flexiveis (cautelosos) na hora da manifestação das preferências...ainda por cima foram só em agosto, quando já sabíamos dos cortes...
ResponderEliminarTodas as razões aqui apresentadas são plausíveis de indignação, mas só quero deixar aqui um aparte, estou numa escola TEIP á 3 anos, na altura das vacas gordas os colegas gozaram comigo por estar num bairro complicado onde ninguém queria estar, um lugar constantemente recusado, mas eu destemido e audaz aceitei a oferta e desloquei me da minha zona de residência que fica a 300 km, nessa altura não vi ninguém a queixar se das ofertas de escola, aliás ainda era gozado por colegas que nunca tiraram o rabo de casa, e nunca tiveram de lidar com etnias de comportamento duvidoso. Mas agora que as coisa se complicaram já vêem ao terreiro reclamar. Isto também se chama hipocrisia. Por vezes também temos que perceber a consequência de alguns actos. Acham que ao fim de 3 anos a dar no duro, sim no duro porque trabalhar numa escola TEIP em Lisboa não é fácil, vir um colega e tirar me estes 3 anos de esforço e dedicação , quando há 3 anos ninguém queria o lugar????
ResponderEliminarATENÇÂO: este aparte é só para alguns colegas
Desculpem mas as regras foram alteradas a meio do jogo!!!! Qd concorri estava longe de imaginar q sairiam estes "contratos falsos" c a duração de 1 mês mas q mtas vezes correspondem a lugares até ao final do ano letivo. Não teria, de todo, concorrido apenas a vagas anuais!!! INJUSTIÇA, INJUSTIÇA, INJUSTIÇA.
ResponderEliminarNós devemos procurar as possíveis situações injustas (na transformação de horários anuais em temporários)e denunciá-las, caso a caso. Entregar esses dados ao Ricardo, aos sindicatos e à Comunicação Social. Unidos podemos vencer esta luta de tantos anos de serviço para amealhar tempo de serviço que hoje não teve valor (no meu caso são 13 anos).
ResponderEliminarNo grupo 410 de 56 colocações só 7 são anuais.Não pode ser!Colegas contem as temporárias e anuais dos vossos grupos e vamos fazer uma petição em conjunto?Afinal os colegas menos graduados estão à nossa frente;isto não pode continuar!Sofia
ResponderEliminarCOLEGA S QUE DIZEM A FAZER UMA MANIFESTAÇÃO QUARTA FEIRA FRENTE À DGRHE? aSSIM OS COLEGAS DE TODA A PARTE DO PAÍS TERIAM TEMPO DE PREPARAR A SUA VIAGEM ATÉ À CAPITAL! TEMOS QUE FAZER A REVOLUÇÃO!!!
ResponderEliminarSubscrevo o que diz o COLEGA INDIGNADO.Raquel
ResponderEliminarSubscrevo o que diz a Joana Fonseca
ResponderEliminarO objectivo é claro e assumido, eliminar os contratados da escola pública e depois se verá quem mais.
ResponderEliminarNão existem regras ou transparência, talvez quanto mais confuso melhor, assim é mais fácil vir apregoar o fim dos concursos.
Se não alterassem as regras assim também tinha concorrido a horários temporários. Isto não se admite
ResponderEliminarSim, devemo-nos deslocar em massa à DGRHE.
ResponderEliminarANABELA
ResponderEliminarJá alterei essa lista e mais três que incluiam colocações da BR1.
Também há irregularidades nas colocações dos horários temporários. Eu fiquei colocada na minha opção 65, quando havia vaga na minha opção 44 (mais perto de casa). Nessa opção ficou uma colega posicionada cerca de 800 lugares abaixo . Ambos os horários são temporários por um mês. Não consigo compreender...
ResponderEliminarSe eu soubesse desta situação de contratos de MENOS de um mês para ser renovado até ao final do ano lectivo, tinha posto horários temporários. Como as regras mudam SEMPRE a meio do jogo, arrisco-me a ficar desempregado durante o ano inteiro por culpa das decisões económicas do ministério!
ResponderEliminarNunca ninguém vai entender como funcionam os concursos de professores neste país!
Começo a odiar ser professor em Portugal!
Eia! Calma aí!
ResponderEliminarReconheço que muitos dos colegas que aqui desabafam, estão cheios de razão, orque as regras do jogo foram mudadas a meio. Concordo inteiramente.
Agora não percebo que muitos deles não gostem de ser chamados de contratados pelos colegas do quadro, no entanto, constato aqui que afinal há contratados de 1ª e de 2ª. Os contratados bem graduados não admitem ser ultrapassados pelos de menor graduação - correcto! Mas daí a hostilizá-los, como se fossem uma praga, isso não! Esses colegas menos graduados têm-se sujeitado, todos os anos, aos horários temporários, para poderem trabalhar e acumular tempo de serviço.
E como disse um colega, num comentário acima, neste blog fomos diversas vezes alertados para os cortes na nossa área. Não se pode contar com o ovo no cu da galinha, pois assim surgem surpresas desagradáveis.
Só tenho pena que este assunto tenha visibilidade agora, porque isto vem passando há alguns anos.
Quando é que aprendemos a unir-nos e a lutar por todos????
É que a classe dos professores só tem reagido por partes, consoante são tocadas. Não há uma classe por inteiro, a lutar por todos os seus membros.
Mas hoje constatei 3 categorias de professores: dos quadros, contratados de 1ª e contratados de 2ª... com muita pena minha.
Ricardo, obrigada pelo serviço que nos prestas a todos, porque tu, sim, apoias-nos a todos! Parabéns pelo excelente trabalho e pelo espaço que nos permite tomar noção da realidade que nos envolve!
Fiquei colocada no 1º ciclo (2ª opção) e na última preferência enquanto que colegas menos graduados ficaram nas minhas primeiras preferências.
ResponderEliminarE pior, sairam horários do 2º ciclo (1ª opção) e ficaram colegas que estão atrás de mim. Isto está tudo doido ou quê?
Havendo horários para a 1ª opção colocam-me na 2ª?
Na Escola Secundária Júlio Dinis em Ovar apareceu uma colocação num horário de 14 horas existem 22horas.Onde estão as outras 8 horas?Quem as tem?Este horário de uma forma legal teria de ser de 22 horas.
ResponderEliminarPenso q aqui ninguém está contra colegas mas sim contra o sistema!!! Tb eu em inicio de carreira penei para conseguir tempo de serviço. Agora só quero q respeitem o meu lugar assim cm sempre respeitei aqueles q estavam à minha frente.
ResponderEliminarNão sou vosso colega mas sou informático alguém já pensou em fazer um comentário com pés cabeça e os derivados do resto no facebook na pagina do professor Aníbal cavaco silva (o Sr. Presidente da Republica actual) é só uma ideia agora façam
ResponderEliminarCompanheiros,
ResponderEliminarHoje, em conversa com uma amiga que é Jurista, fui aconselhado a juntar todas as Ofertas de Escola com critérios "estranhos" e apresentar uma queixa ao Provedor de Justiça.
É muito simples. Basta ir ao endereço:
http://www.provedor-jus.pt/queixa.htm
e fazer a apresentação da queixa. Podemos anexar os "print screen" de todas as que aparecerem e outros documentos que sejam importantes ao caso.
Já recorri ao PJ por 3 vezes e fui tratado com um respeito enorme para além de um profissionalismo a 100%, como tal, posso afirmar que se todos apresentarmos uma queixa, não vai dar mais trabalho porque o processo é apenas um mas vai dar mais força ao caso.
Apresentem queixa! Mesmo que já não tenham de passar por esse problema, não deixem isso para o ano... quando estiverem à rasca (não quero agoirar mas todos estamos sujeitos a isso)!
Cumprimentos a todos
Não dispersem por favor!!!
ResponderEliminarNinguém está contra os colocados!!!Por amor de Deus! Estamos indignados com o sistema falido que nos rege.
Também sou do G 400 e 10 colegas de graduação inferior ficaram colocados e eu não!!!! Vou andar pelo 18 ano consecutivo a apanhar 8/10 horas???
Ricardo, bem hajas.
Eu tb estou na mesma situação,sou do grupo 430 e foram colocados colegas que estão centenas de lugares abxo do meu e para escolas que eu escolhi, mas como são horários "pseudo" temporários não entrei e por este andar não entrarei nunca. Será que vale a pena fazer o recurso hierárquico?
ResponderEliminarIncrível!!! Já cá faltava os especialistas em demagogias líricas!!
ResponderEliminarVamos por partes para ver se entendi:
1- então no ano passado já ocorreram estas situações na bolsa de recrutamento?? Os colegas que o afirmam façam o favor de demonstrar pq não as vejo!!
2- Já estávamos avisados do que iria acontecer?? Tenho de mudar para um pacote da Meo pq pelos vistos na Zon os noticiários, blogs, sites e afins devem conter informações diferentes.
3- O colega Solidário deve estar a brincar não??? Deixe-me lhe dizer algo: Já trabalhei em escolas Teip e algumas antes de terem esta designação. O colega se concorreu para lá foi pq quis e nem todos são obrigados a o fazer. O colega quando entrou pela 1ª vez tb passou pela opção de ter leccionado no agrupamento??? Se calhar não... se calhar se tivesse sido assim tb não tinha ficado, outro menos graduado entrava no seu lugar e tb se sentiria injustiçado, não acha??? Por essa lógica eu como dou aulas há 10 anos em Lisboa, faço o sacrifício de me levantar todos os dias às 6h45 para fazer 1h30m de viagem tenho de ter sempre o meu horário pq trabalhei no duro!!! Os outros não...fui só eu e o colega!!!
Não há paciência!!!
Fica-lhe muito mal, anónima,dizer que "há 3 tipos de professores: dos quadros os contratados de 1ª e de 2ª".Só está a aproveitar para achincalhar todos contratados.Você não tem lugar neste blogue.
ResponderEliminarTemos fazer uma ação conjunta! Por favor temos unir esforços para denunciar estas barbaridades!
ResponderEliminarAlguém para redigir um texto para servir de abaixo-assinado? Divulgando este abaixo-assinado por este e outros locais virtuais de maior visibilidade, pode-se reunir um número considerável de assinaturas a serem entregues a quem/onde de relevância.
ResponderEliminarA comunicação social parece, finalmente, dar sinais de estar interessada neste tema,por isso, há-que evitar que os protesto fiquem dispersos.
Outro ponto importante a referir é: contactar as associações de pais e encarregados de educação, para que percebam que os seus filhos estão a ser privados de professores pelo Ministério, pelo governo e não por razões falsas e (dis)simuladas de doenças, licenças, etc.
Dois pontos:
1.Abaixo-assinado: texto de divulgação. Partindo deste blogue? Quem apresenta um texto?
2.Texto para: meios de comunicação, associações de pais, grupos parlamentares.
O que dizem?
João
Eu sou uma das que ficou colocada num horário temporário de um mês e que, à partida, ficarei o ano todo.Trata-se de uma baixa médica que se arrasta há 3 anos letivos.Se é justo?Tenho 6 anos de serviço e nunca fiquei num horário anual. Já fiquei em temporários que duraram um ano inteiro e já fiquei meses a substituir colegas que foram de licença de maternidade, baixa médica ou pediram a reforma. Tal como muitos também já vi colegas com uma graduação inferior a serem colocados posteriormente em horários melhores e/ou mais perto de casa, mas trata-se de uma questão de sorte, pois esses horários foram pedidos mais tarde.
ResponderEliminarA verdade é que, na altura dos concursos, foram dados alguns alertas acerca da (má) situação em que nos encontramos.Lembro-me , inclusivamente, do nosso colega Ricardo ter pedido bastante ponderação nessa altura. Injustiças sempre houve e haverá...temos é de tomar consciência (rapidamente)de que todos nós fazemos parte desta crise. Boa sorte para todos e obrigada Ricardo pelo teu excelente trabalho neste blog!
Como é possível? Nunca me senti tão injustiçado. Entre outros que conheço, deixo o caso do 1ºciclo do Agrupamento de Pinhal de Frades em que pelo menos uma das duas vagas é para uma turma em que a colega se reformou. Foi ocupada por uma pessoa que está 2500 lugares atrás de mim. Eu com um bocado de sorte vou arranjar uma vaga "mesmo temporária" em contratação de escola lá para janeiro ou fevereiro!!!!!! Que Mer....
ResponderEliminarsofro da mesma indignação e tremenda injustiça, graduação 516 no grupo 330 a ser passada por colegas de graduações muito inferiores...
ResponderEliminarSe todos fizermos a divulgação destes erros pode ser que resulte. Enviei mail para jornais, grupos parlamentares, sindicatos...
Isto é absolutamente ridículo. Este governo decidiu estragar o resto de dignidade que ainda existia na docência...
ResponderEliminarPara o João.acho a tua ideia óptima!Os pais têm que sentir e perceber que qualquer dia não há professores para os seus filhos;já estivemos mais longe disso!As pessoas fartam-se de tanta trafulhice,tanta falta de moral ;mais,quem concorre sem cunhas e anda vinte anos a penar,sempre a pensar que as coisas poderão melhorar porque, no fundo é um direito, sente-se indignado;parafraseando Zeca Afonso:" QUANDO O PÃO QUE COMES TE SABE A MERDA,O QUE FAZ FALTA? O QUE FAZ FALTA É ANIMAR A MALTA, O QUE FAZ FALTA É DAR PODER À MALTA"Temos de fazer barulho,acreditem!Dulce
ResponderEliminarPara o João.acho a tua ideia óptima!Os pais têm que sentir e perceber que qualquer dia não há professores para os seus filhos;já estivemos mais longe disso!As pessoas fartam-se de tanta trafulhice,tanta falta de moral ;mais,quem concorre sem cunhas e anda vinte anos a penar,sempre a pensar que as coisas poderão melhorar porque, no fundo é um direito, sente-se indignado;parafraseando Zeca Afonso:" QUANDO O PÃO QUE COMES TE SABE A MERDA,O QUE FAZ FALTA? O QUE FAZ FALTA É ANIMAR A MALTA, O QUE FAZ FALTA É DAR PODER À MALTA"Temos de fazer barulho,acreditem!Dulce
ResponderEliminarTive a ver as condiçoes do recurso hierárquico e só depois do dia 26!!! Isto é, qual a legitimidade que eu tenho em denunciar? É gritante a injustiça, fui abalrroada por dezenas de colegas, mas poderei fazer o recurso com que sustentação??? Provavelmente esses colegas escolheram temporarios e eu não!!! Ando nisto há 18 anos!!! trenho 10 de tempo de serviço (G 400). Quero manifestar a minha indignação mas junto do DGRHE não creio que possamos encontrar solução.
ResponderEliminarA questão não é essa! Eu sou professora profissionalizada de História há 12 anos e também já fiz muitas substituições, algumas até de 1 mês. A questão é que surgiram horários temporários que são anuais, não por se transformarem com o passar do tempo, mas por o serem já à partida, por essa já ser a intenção das escolas, mas a aplicação tranformou-os em temporários. Julgo que já todos leram o que se passou na ESEQ, que seguramente reflete a realidade nacional. Eu já enviei um mail, assim como a lista de colocação do meu grupo, para o meu sindicato e também para os restantes. Quem tiver sangue de barata que fique sentadinho à espera...
ResponderEliminarNão se que diga, perante este cenário não existem palavras para exprimir o meu descontentamento com tudo isto!
ResponderEliminarAs injustiças sentem-se cada vez mais e o cerco está a apertar à nossa volta! Falam de formas de luta mas de que é que adianta lutar contra um sistema corrupto que se alimenta de todos nós? A máquina é a mesma (suja e cheia de imperfeições escondidas nos seus meandros), só mudam as caras! Enquanto este esquema "politiqueiro", que não é nem nunca foi exemplo para nada, se mantiver, continuaremos a pagar os "buracos financeiros" e todos esses "esqueletos" que só agora começaram a sair do armário, enfim um povo que sofre e luta mas até agora com pouco resultados práticos. Acho que a união de todos nós sociedade afectada, poderá trazer algum mudança.
PS: Desculpem o desabafo mas teve de ser!
"Fica-lhe muito mal, anónima,dizer que "há 3 tipos de professores: dos quadros os contratados de 1ª e de 2ª".Só está a aproveitar para achincalhar todos contratados.Você não tem lugar neste blogue."
ResponderEliminarANÓNIMO!!! Não sou anónima, aparece o meu nome! E quem está achincalhar quem? Não tenho lugar neste blog? E o anónimo, terá? Acabei o curso há 10 anos e ainda tenho cerca de 2000 dias de serviço, porque me tenho sujeitado aos temporários, com o pavor de não sair nada! E isto acontece todos os anos! O que me parece é que só agora descobriram esta situação. É que os horários temporários, são mesmo temporários. O meu deste ano, de 21 horas, terminou a 21 de julho. Portanto os que terminarem a 31 de julho, continuam a ser temporários. E ano após ano, perdem-se dias de tempo de serviço. E assim, não subimos na lista. E quantos colegas foram dispensados em junho passado? Ouviram falar? Foram muitos, mas ninguém se preocupou com eles.
Com isto tudo, só queria fazer ver aos colegas, que há sempre uma ocasião em que a nossa posição é abalada. Por essas razões é que deveríamos ser mais unidos e não nos preocuparmo-nos apenas quando nos pisam os calcanhares.
Com estes episódios, deveríamos aprender de uma vez por todas: UNIÃO!!!!!! Defesa da classe! Porque sem nós, professores, o futuro de um país está comprometido.
Vitor Andrade, um comentário lúcido e elucidativo! Aí estão as orientações correctas de procedermos. Agora só precisamos de união!
caro"a" dzoSim passei por uma selecção normal, não, não tenho lugar por direito, mas sim porque me candidatei a ele e preenchia os requisitos, e estou a dar continuidade pedagógica, mas mais uma vez te digo na altura que tu entras te ou mesmo na minha altura alguma vez viste alguém a reclamar, esse tais colegas que dão aulas á dez ou mais reclamaram? Pois não ouvi nada e agora já se vêem lamentar, porque será… é como diz um colega aqui nos comentários alguns só lembram de reivindicar os seus direitos quando as coisas correm mal para o seu lado, mas quando as coisas lhe correm bem os outros que se lixem,,,
ResponderEliminarA Helena é invejosa!Por isso diz que há professores do quadro a (quem engraxa!)e os contratados de 1ª e de 2ª.Dulce
ResponderEliminarDulce, nem vou reagir...
ResponderEliminarOra ai esta sempre aprendo muito com professores já a minha mãe me dizia quando ia para a escola tu abre bem essas orelhas para ouvires a senhora professora bem mas neste caso com tantos professores e onde nem eu pertenço digo agora abram vós os ouvidos mas em vez de tentarem resolver um problema já estão a brigar uns com os outros porque uns são mais isto e outros menus aquilo e uns passaram a frente e outros não acordem não brigam uns com os outros fica mal a fossa classe de professores como podem reclamar se vós entre vós não se entendem querem reclamar assim?
ResponderEliminarRibatejano, disse tudo.
ResponderEliminarNão acordem não. Fiquem a entreter-se uns com os outros.
meu deus...
ResponderEliminarEm vez de perderem tempo a discutir uns com os outros. Discutam com quem mudou as regras do jogo, já o fizeram justamente para criar confusão entre nós. É isso que eles querem mostrar que nem unidos nós somos...infelizmente tenho mesmo que dizer que na minha classe as pessoas não sabem se unir, até agora tenho sempre apelado a isso, ao longo destes anos. Colegas está aqui o que todos semeamos. NUNCA TODOS SE UNIRÃO de verdade. Quem safo estava acomodou-se Eis o resultado.
ResponderEliminarRibatejano tiveste bem.Costuma-se dizer quem tá de fora não racha lenha, tu partiste-a toda pelo meio bem rachada...he he
tenho um familiar contratado ,bastantas vezes lhe digo:
ResponderEliminarabre a pestana...
acreditam demasiado...mas,a tarimba mostra-nos que a polissemia da linguagem ,juntamente com o funil da lei levam-nos a estas injustiças.
por vezes,acordamos tarde.
Rosalina Afonso disse...
ResponderEliminarmeu deus...
Cara Rosalina não devemos usar o nome de deus em vão mas por acaso aplica-se bem nesta situação!
Para Rt@...
Nunca gostei de rachar lenha. mas deviam-se autoavaliar antes de escreverem o que escrevem em tempos de crise e stress basta uma palavra mal empregue e entra tudo em confusão logo palavras deita-se ao vento (não usem palavras como armas de arremesso)
O grande problema é que as regras não foram mudadas.O ministério mudou tudo sem qualquer regra.O sistema está todo abandalhado,subvertido!Isto não pode acontecer.Os sindicatos,o parlamento, ajudem-nos por favor e obriguem aquele senhor ministro a restabelecer a ordem.Sofia
ResponderEliminarReclamamos porque é uma injustiça é a mesma coisa que você ocupar um lugar numa fábrica e dizerem não precisamos mais do seu serviço e passado um mês contratam alguém em que lhe vão renovando o contrato mês a mês. O injusto é não informarem antes do concurso como só concorri para anuais pois estava a contar com a renovação neste momento vejo-me numa situação condenada ou fracasso de não trabalhar durante este ano lectivo. Já todos sabemos como são as ofertas de escola, AECS a mesma coisa e neste maís quem não tem o apelido Cunha não se safa??? Sindicatos??não fazem nada só se lembram dos contratados quando é para as manifestações, para parecer muita gente!!É DIFÍCIL SER PROFESSOR E JOVEM NESTE PAÍS DE FAZ DE CONTA!!REDUZAM A ASSEMBLEIA E OS GESTORES PÚBLICOS!!
ResponderEliminarBoa noite a todos principalmente a todos os Contratados não Colocados
ResponderEliminarAgradeço o excelente trabalho feito pelo colega Ricardo e tb pelo Arlindo, só vi a minha lista através do vosso blog.
Quanto aos resultados são os mesmos. 1º Quando concorri as OE no 420 para Lisboa Norte e Lisboa... não vi determinadas Esc. que agora surgem, estou a falar de uma em Odivelas, outra na Cacém, no Estoril, Oeiras .
2º Quando concorri ao Concurso Nacional escolhi o QZ de Lisboa. Como continuo em concurso, não compreendo como não fiquei colocada numa dessas esc. que mencionei ou outras da QZ de Lisboa e outros colegas com nº de ordem mais baixo do que o meu ficaram colocados. NOTA: Eu concorri a horarios completos e imcompletos anuais e temporários.
Será das máquinas que estão avariadas! O meu receio é o que vai acontecer na próxima BR!!! Outra coisa, não consigo abrir a pagina das escolas OE às quais concorri porque tb não constam na lista que hoje saíu.
Vergonha...não há mais adjectivos para qualificar o que se têm vindo a passar este ano nos concursos nacionais de professores! Concursos nas TEIP com critérios viciados baseados apenas em cunhas... bolsas de recrutamento nas quais se vêm professores mais de mil lugares na graduação abaixo de outros, a ficarem colocados e a destruirem projectos de vida e anos de sacrificio,como resultado de regras alteradas a meio. Isto só têm dois culpados, a saber: aqueles que colocaram estes senhores e os seus antecedentes no poder ( ex: Nuno Crato e Pedro Passos Coelho); os Sindicatos que não querem saber dos contratados, nem da vergonha a que temos assistido nestes concursos de colocão.
ResponderEliminarPs: Só espero que a comunicação social não se deixe controlar como aconteceu na ditadora salazarista (e não só...) e que relate este crime que está a destruir a vida a várias familias, como resultado destas injustiças que têm sido patrocinadas pelos graúdos bem falantes e engravatados.
Ricardo Continua por favor a desenvolver este excelente trabalho
Alguém me diz POR FAVOR como é que eu sei ao certo quais são os horários temporários falsos??????????????
ResponderEliminarEstá na hora de sermos tratados com dignidade. QUERO TRANSPARÊNCIA!
ResponderEliminarNão podem mudar as regras a meio do jogo, é inconstitucional.
PS:Não alimentem o "monstro" que divide para reinar, não fomentem as distinções, as discórdias entre colegas. Temos que nos focar no essencial e não dispersar com divergências entre colegas, pois só agrava a nossa situação fortalece o monstro. TEMOS DE CRIAR UMA ORDEM, UMA UNIÃO.
ESTAS LISTAS TÊM DE SER ANULADAS!
Para Sofia…
ResponderEliminarNinguém mudou nada não se trata de mudar regras de tudo sem regra a única coisa que não é valido por lei é contratos de um mês, mas está na lei das regras de colocação que os lugares são só de um mês sempre foi assim qualquer um pode ir ver as leis e perguntam me agora mas antes não se falava no contrato de um mês. Ao qual eu respondo pois não mas antes a Sofia era colocada por um ano mas se a escola não acha-se que um certo professor preenchia os requisitos poderia mandar o professor embora sem nada lhe dizer mais sobre o assunto ao final de um mês está na lei e nas regras da candidatura dos professores alias os professores só recebem ou podem pedir o contrato ao final de um mês sempre foi assim… onde se lê contratos de um mês quer se dizer o que se diz na gíria o tal primeiro mês a experiencia penso ter esclarecido alguem
ribatejano. as escolas pediram horários até 31 de Agosto... e não temporários de 1 mês de renovação automática. até porque nem estava previsto
ResponderEliminarEstas listas têm que ser anuladas!Chega de barbárie e de se promover trapaçadas como esta!Gostava de saber se fossem os filhos dos politicos que nos governam que ficassem no desemprego por se terem alterado regras a meio de um processo! De certeza que isto não acontecia.Vergonha em ser professor e principalmente em ser Português e viver nesta República das Bananas.
ResponderEliminarPs: Isto nunca acontecerá com filhos de Graúdos, pois estes concerteza que já têm um lugarzito numa TEIPzinha qualquer.
para Ribatejano
ResponderEliminara minha maior indignação neste momento é que as escolas estão a lançar horários anuais como mensais, e o grande problema é que desconhecendo essa possibilidade eu só concorri para horários anuais e como tal fico de fora. se eu soubesse o que está acontecer gtinha concorrido doutra forma. adorava ter uma bola de cristal...
e repito AS REGRAS TÊM DE SER CLARAS, mereço isso, merecem os meus colegas e merece todo o ser humano
gostava muito de saber quais as ferramentas legais que se podem accionar ou se nem vale a pena...
ResponderEliminarPara geral e Sofia e Rosa… as regras não foram mudadas tenha estado a explicar a minha esposa que é professora contratada quase de topo de lista e esta de fora e então cá vai o que lhe acabei de explicar a Sofia diz mas as escolas tão a lançar horários anuais e sai como sendo de um mês sim é verdade e nas preferências meteram anual ate ai tudo bem então e a Sofia ou alguém queria ser metido nestes horários de um mês mas que pode mesmo ser só um mês porque falam muito por aqui mas ninguém explica estes mensais que se podem tornar em anuais não são certos de todo tem o seu Q da questão e ela é são lugares que vou dar um exemplo lugar X na escola Y um mês ao final de um mês vem alguém que ainda não se sabia se iria ficar com alguma pasta e esta pessoa é o verdadeiro TITULAR DA TURMA logo este mês se a pessoa voltar é um lugar só de um mês mas se não voltar torna se em anual então alguém quer correr esse risco é pior que meter logo de inicio anuais e temporários
ResponderEliminarÉ claro que as regras foram mudadas. Quando concorri, a aplicação pergunta se aceito horários anuais ou anuais e temporários. Escolhi anuais e agora muitos horários que são efectivamente anuais aparecem na bolsa como temporários e eu vejo-me ultrapassado por muitos colegas (que não tem culpa da situação)mas não deixa de ser uma injustiça.
ResponderEliminarPara isso nem punham a opção de concorrer apenas a anuais!
Se as regras n mudaram então alguém que me explique a nota informativa da escola secundária Eça de Queirós, em q diz claramente, que os horários enviados a concurso eram anuais mas que efectivamente a aplicação da DGRHE os convertia em temporários??? Podem ir ver, isto se n desaparecer hoje! http://www.eseq.pt/
ResponderEliminarNELA
Pois é! A página da ESEQ evaporou-se NOT FOUND!!!! DEve ser para dizerem que andamos a sonhar com ladrões! Eu já denunciei a situação ao meu sindicato. MEXAM-SE E SE NÂO QUEREM SER COMIDOS!
ResponderEliminarEsta ilegalidade foi denunciada no forum do Educare:
ResponderEliminarhttp://smartforum.educare.pt/index.php?id=207689
Horário do 400 que a 31 de Agosto é anual, a colega lá colocada rescindiu o contrato e ele agora surge com a duração de um mês. Não é magnífico?
Há que partir para aqui http://www.provedor-jus.pt/queixa.htm
ResponderEliminarRibatejano e restantes colegas: Falas bem (Ribatejano) quando dizes que o professor titular pode volatar e esse lugar é dele, no entanto, nós estamos em crer que há muitos horários em que não há titular, não é uma substituição, seria mesmo um contrato anual, por isso é que as escolas pediram um docente por um ano e não por algum tempo. Ou os directores andam a dormir? Não sabem distinguir um contato temporário de um anual? Quer queiram quer não, é a primeira vez que isto está a acontecer. Eu sou daquelas primeiras que está sem colocação! Eu não estou contra este ou aquele contratado. Eu só concorri a anuais e se tudo isto fosse claro, eu estaria triste por ainda não ter sido colocada porque limitei o meu concurso. FOI UMA ESCOLHA MINHA. Agora que fiquei a saber que 4 escolas para onde concorri pediram professores para um ano lectivo (não há nenuhum titular doente, de licença... para voltar) e a DGRHE coloca lá pessoas por um mês, como querem que eu fique? Já pedi providência cautelar ao sindicato, vou enviar informação para os jornalistas, vou expor o caso ao Provedor e espero ter milhares de professores a apoiarem-me e a fazerem o mesmo. Entupam as caixas de correio desta gente.
ResponderEliminarColegas não consigo de deixar de me sentir indignada com esta situação, lutei anos a fio para ter uma uma graduação aceitável e agora vejo colegas a ser colocados com graduação inferior à minha. Isto porque ninguém informou previamente que este ano os horários iriam ser todos temporários, coloco algumas questões e, por favor , se conseguirem ajudem:
ResponderEliminar- Isto é legal?
- O que fazer para sermos ouvidos e termos uma resposta em tempo útil?
- Isto é um país democrático?
- Isto não é para acabar com a dignidade no corpo docente?
- Será propositadamente para dividir e criar conflitos entre os contratados?
- Será que os pais se apercebem da " podridão" deste sistema?
Nunca fui reconduzido. Este ano tinha essa possibilidade, mas uma colega que estava depois de mim na lista de graduação e que também leccionava nessa escola foi reconduzida. Para os bem entendidos acho que não é preciso acrescentar mais nada!
ResponderEliminarPois, por isso é q eu fiz um print-screen da pagina! Está o caos instalado!
ResponderEliminarNela
É para verem o que sofrem os trablhadores dos privados!!!
ResponderEliminarContratos mensais, pelo ordenado minimo! Agora que vos começam a tocar nos direitos já tão todos ofendidos!!
Espero que isto seja só o começo!!
Bom dia. Fi colocado na BR2 mas quando contactei a escola descobri que o horário que me esperava é maioritariamente para uma disciplina (Francês) para a qual não tenho habilitação. A colocação foi para o Grupo 300 (português), que é o meu, mas supostamente para substituir uma colega de Português/Francês. Já aconteceu isto a alguém por aqui? Como se resolve? Agradeço todas as ajudas. A Escola também não sabia o que fazer...
ResponderEliminarLembram-se nas colocações de final de Agosto o ministro Nuno Crato ter admitido que havia 3700 lugares que não foram preenchidos por ineficiência do sistema?Façam as contas ao nº de horários "temporários" que surgiram agora.Está na hora de esse senhor explicar todas as ineficências.Sofia
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarS.B. Diga isso aos 700000 desempregados oficiais!!! Aos 2 milhões do privado!!!
ResponderEliminarVim até aqui por causa das referencias ao blog na TV. Acham que ganham a opinião publica? Eu sou apenas um exemplo do que os portugueses que estão em casa com dificuldades pensam de vós!
Bem-Vindos ao que se passa em Portugal há anos!! Agora que sairam da vitrine!!
PS: Bora dar um passeio na faixa central da Av da Liberdade???
Pois.... e tu anónimo das 10.46 deves ser tão reles que nunca conseguiste trabalho no publico, deves ser um frustrado! Vai ao psicólogo. És o típico abutre que é mais feliz com a desgraça dos outros do que com a sua própria felicidade! Triste daquele q se regozija com a desgraça do seu vizinho, enfim..... Por ti sinto apenas desprezo! Gente como você n faz cá falta! N te rias do mal do teu vizinho que o teu vem a caminho!
ResponderEliminarIdentifica-te valente!
Maria Martins
Fico preocupado ao ler alguns destes comentários. É interessante (ou não) verificar que alguns colegas com graduação mais elevada atacam as menos graduados como se esta situação (de os ultrapassarem) fosse 'culpa' deles. Quem criou estas regras, o sistema com este tipo de critérios não foram eles. Concordo com a vossa indignação, mas não se esqueçam que somos todos contratados, repito "todos" e precisamos de "união" e não de acusações prepotentes.
ResponderEliminarA minha namorada é professora há 7 anos e costumava concorrer apenas a horários completos e era colocada...
ResponderEliminarEste ano quando fizemos o concurso, verificámos que vinham aí tempos difíceis e de incerteza, achou por bem precaver-se e concorrer a ofertas temporárias (se não gostasse recusava e tentaria as ofertas de escola, pois já tem uma boa graduação para o grupo).
Ficou felicíssima! Foi colocada num horário "temporário" com 20 horas!!!
Abram os olhos, pois o que ai vem não será melhor do que já é!
A FENPROF já tomou posição no seu site. Não acredito na retirada das listas... isso daria imensa confusão. Mas seria o mais justo... seja como for, vamos ver se esta palhaçada vai continuar ou não: http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=226&doc=5829
ResponderEliminarColegas não consigo de deixar de me sentir indignada com esta situação, lutei anos a fio para ter uma uma graduação aceitável e agora vejo colegas a ser colocados com graduação inferior à minha. Isto porque ninguém informou previamente que este ano os horários iriam ser todos temporários, coloco algumas questões e, por favor , se conseguirem ajudem:
ResponderEliminar- Isto é legal?
- O que fazer para sermos ouvidos e termos uma resposta em tempo útil?
- Isto é um país democrático?
- Isto não é para acabar com a dignidade no corpo docente?
- Será propositadamente para dividir e criar conflitos entre os contratados?
Os professores contratados deste país não precisam de lições de ninguém sobre instabilidade e salários baixos! A maioria, como eu, trabalha já com muitos anos de serviço (mais de 15 efectivamente), se necessário longe de casa, vive em quartos alugados, gasta horrores em gasolina e portagens para ver a familia ao fim-de-semana, e ainda atura gente maluca. Mas também (graças a Deus!) muita muita gente nova que há-de endireitar este país. E vai faze-lo porque NÓS lhes damos o exemplo todos os dias, quando o exemplo não existe em casa! Por isso tento na lingua que a desgraça, a incorrecção nunca servem a ninguém. Se alguém pensa que pode sair a ganhar vai acabar sempre por apanhar por tabela.
ResponderEliminarEu concorri a horários temporários e ainda não fui colocada.Quando começaram a falar de muitos cortes na educação eu resolvi concorrer a tudo e nem assim.
ResponderEliminarAprendi a lição, pois o ano passado só concorri a anuais e não fui colocada.Só fui posteriormente em ofertas de escola e em Janeiro.
Agora como isto está não podemos facilitar e dar a colocação como garantida.Quem só quer o bom arrisca-se a ficar de sem nada...
Anónimo das 10.28
ResponderEliminarSe és um dos professores que recebe o "ordenado mínimo" no privado, recebes demais para o nível que aparentas ter!
Eu ficaria arrepiado se um meu educando pudesse ter um professor a afirmar isso.
Qualquer aluno do privado ou do público merece melhor do que "isso"!!!! Espero que resolvam o teu problema rapidamente.
Convido os colegas a irem até http://www.linkedin.com/ registarem-se e entrarem no grupo "Professores de Portugal".
ResponderEliminartemporários que são anuais...bolsas de recrutamento....concurso anual...reconduções..."trata-se de uma questão de sorte". A forma como é processado todo o concurso é uma questão de sorte e não devia ser. Todo o processo tem de ser repensado e nunca, mesmo nunca, as regras devem ser mudadas a meio do jogo.
ResponderEliminarJornalista Clara Viana (Público)
ResponderEliminarViva,
já tendo contribuido para artigos escritos por esta jornalista, e acreditando na qualidade do seu jornalismo. Gostaria de convidar-vos a contactar a Clara através cviana@publico.pt
Por favor, enviem.
Ricardo,
ResponderEliminarEm primeiro lugar, agradeço-lhe a ajuda que tem dado a muitos professores através da informação do seu blogue.
Em segundo lugar, pergunto-lhe: ainda será possível, este ano letivo, fazer alguma coisa face às injustiças que têm ocorrido nos concursos? Não é justo que horários que saíram temporários se tenham convertido em horários anuais, porque quem concorreu apenas a estes últimos, encontra-se, agora, numa situação desesperante ao ver colegas, com muito menos graduação, a serem colocados para todo o ano. Poderá o Ricardo, representando a voz de milhares de docentes, fazer chegar o conhecimento desta situação aos sindicatos?
Cumprimentos
Belita
As ofertas de Escola estão todas minadas...
ResponderEliminarProfessores do 1ºCiclo a dar Informática por terem uma formação de 130horas (equivale a 5dias e meio!!!)
Aqui fica o nome da candidata que irá dar aulas de Informática no Ag. de Escolas de Vila d'Este:
Telma Cristina António de Magalhães
(nº6291- NÃO colocados no 1ºCiclo)
É preciso ter vergonha na cara!!!!!
Ricardo,
ResponderEliminarEm primeiro lugar, agradeço-lhe a ajuda que tem dado a muitos professores através da informação do seu blogue.
Em segundo lugar, pergunto-lhe: ainda será possível, este ano letivo, fazer alguma coisa face às injustiças que têm ocorrido nos concursos? Não é justo que horários que saíram temporários se tenham convertido em horários anuais, porque quem concorreu apenas a estes últimos, encontra-se, agora, numa situação desesperante ao ver colegas, com muito menos graduação, a serem colocados para todo o ano. Poderá o Ricardo, representando a voz de milhares de docentes, fazer chegar o conhecimento desta situação aos sindicatos?
Cumprimentos
Belita
Retirar as listas agora é impossível, porque n se pode voltar atrás. Para repor a justiça, os professores colocados ontem nos supostos horários temporários deveriam voltar à Bolsa de recrutamento dps do término do contrato (já que concorreram a temporários e por isso sabiam o q lhes esperava), rectifcava-se a data final de cada horário e novos professores (os que foram ultrapassados) preencheriam o lugar.
ResponderEliminarTenho medo qd leio comentários de pessoas (neste blog) a dizer q os professores merecem o que está a acontecer neste concurso e até pior! Mas esta gente só está bem com o mal dos outros???
Pois, colega Lara. Não podemos ficar bem com o mal dos outros. Por isso, também não deve sugerir o que sugeriu. Os colegas que ficaram colocados nos temporários, a isso se sujeitaram, mas sempre com a esperança que eles "estiquem", pois é isso que normalmente acontece. Esses colegas também querem e precisam de trabalhar, também se sacrificam por tempo de serviço, também se sujeitam a ficar a kms de distância das suas residências, também têm filhos, maridos, esposas, pais, UMA VIDA!
ResponderEliminarOs bem graduados na lista foram muito prejudicados, concordo perfeitamente. Mas não se vinguem nos colegas menos graduados. Somos todos colegas. Queremos todos trabalhar!
Gostaria de ter sido colocada num horário temporário e que lho retirassem ao fim de 1 mês, para ele voltar para a bolsa? Não acredita que concordasse. Acharia uma ilegalidade, certamente. O contrato temporário vigora enquanto a necessidade se justificar. Agora tirar a um para dar a outro? Imagine o estado de alguém nessa situação, já com quarto ou casa alugada e, às vezes, filho no infantário da área da escola. Porque há tantos colegas nossos a correr o país com os filhos atrás...
By the way, eu ainda não estou colocada.
é uma vergonha, realmente, o que se passa neste país!!!!!!!!!!!!!! mas também é uma vergonha a falta de união existente entre colegas!!! Quanto aos sindicatos, andaram mais preocupados com o sistema de avaliação docente, numa altura em que já a embrulhada deste concurso ia a meio!!!!
ResponderEliminarLARA:podemos voltar atrás sim.Quando os PSDs estiveram no governo há uns anos atrás tiveram que anular o concurso!
ResponderEliminarCaros colegas,
ResponderEliminarQuando deixarmos de atirar pedras uns aos outros, aí sim, haverá mudança!
TEMOS DE NOS UNIR!!!! Só assim conseguiremos alguma coisa!
Todos os anos é a mesma história, com as mesmas personagens e mais algumas novas.....E já lá vão muitos anos.... Não acham estranho q as coisas ainda n tenham mudado para melhor???? Eu não acho e sabem porquê??? PORQUE SÓ SABEMOS CHORAR SOBRE O LEITE DERRAMADO, SÓ SABEMOS ATIRAR PEDRAS A QUEM NOS PASSOU POR CIMA EM VEZ DE NOS UNIRMOS E IR A LUTA!!!
Repito: enquanto n houver uma união forte entre TODOS os professores, NAO HAVERÁ MUDANÇA!!!
jÁ AGORA, concordo plenamente com a Helena!
já reperaram que, nesta altura, a aplicação de recurso está incessível? porque será????????????
ResponderEliminarE a diferença entre o prazo para aceitar uma colocação na bolsa e o inicio do periodo para o recurso???
É tudo fantástico neste concurso!!! Como é possível ser-se tão hipócrita?!?
já reperaram que, nesta altura, a aplicação de recurso está incessível? porque será????????????
ResponderEliminarE a diferença entre o prazo para aceitar uma colocação na bolsa e o inicio do periodo para o recurso???
É tudo fantástico neste concurso!!! Como é possível ser-se tão hipócrita?!?
Todos por uma unica lista e por colocações segundo a mesma. Mas também não permitir que se assuma o papel de docentes se habilitação para o mesmo. Como ocorre este ano no Agrupamento de Sousel onde as aecs forem assumidas pelo comanadante da protecção civil e também comandante dos bombeiros (12ºano), um engenheiro agro-alimentar (frenquentou o consrvatório) e uma licenciada em Historia.
ResponderEliminarComo podem ver o descalabro total.
Viva a autonomia das escolas!...
Então a colega Helena acha normal os professores que andam há mais tempo nisto, q esperaram anos para chegar... a meio da lista, vá, fiquem agora de fora. Porque se isto n mudar (e tal como deu agora na RTP1, a resposta do Governo é a de que tudo está a correr com normalidade) vamos continuar de fora, nas próximas bolsas de recrutamento. E continuo a dizer que quem concorreu a temporários sabia perfeitamente que podia ficar numa substituição só por um mês. Agr, quem só concorreu a anuais é q NUNCA pensou q estes horários se transformassem em temporários!!!
ResponderEliminarSylvie: já nos estamos a unir trocando experiências, enviando e-mails para tudo o q possa constituir uma ajuda (os noticiários já estão a entrevistar professores), questionando as direcções das escolas que tb são contra esta situação, a reclamar, etc. Se tem sugestões para o q devemos fazer a seguir, enuncie-as. Sou toda "ouvidos"!
Colegas: concentremos as nossas energias em tentar repor a justiça de toda a situação... Não vale a pena estarmos a "pegar" uns com os outros. Estamos todos no mesmo barco! Vamos lá apresentar as nossas queixas ao provedor da justiça! Nota: e eu fui colocada num horário temporário até 7 de outubro... Incompleto, claro!
ResponderEliminarCarta de indignação
ResponderEliminarhttp://professorescontratados.blogspot.com/2011/09/carta-de-indignacao.html
Tenho pena, mas em todos os sectores estão minados, sabem o que fiz em algumas ofertas de escola que colocam aqueles critériuos que todos sabemos?? Escrivi em todos " isto é uma fraude deviam ter vergonha" e se todos escrevessemos isso os diretores desses agrupamentos que arranjam horinhas para amiguinhos, viam que não andavamos a dormir!! Vi uma colega minha 1500 lugares atrás de mim a ficar num horário temporário que o agrupamento já lhe disse que é até ao final do ano pois é uma turma do 1º ano??? Alguém me explica isto?? Eu concorri como ela para esse QZP mas só ANUAL?? É justo isso?? O que podemos fazer?? Os sindicatos não fazem nada pelos contratados, a mensagem da fenprof não me convence!!
ResponderEliminarDsclp as gralhas, mas estou tão alterada que nem escrevo direito!!
ResponderEliminarvejam esta notícia
ResponderEliminarhttp://tv2.rtp.pt/noticias/index.php?t=Professores-mais-velhos-ficaram-fora-da-segunda-vaga-de-colocacoes.rtp&headline=20&visual=9&article=480602&tm=8
Parabéns susana pelo teu sentido prática de divulgar esta injustiça
Acham mmo que ainda se pode fazer alguma coisa contra a br2, depois de já terem sido colocados os colegas em horarios ainda que supostamente temporarios???? Como podemos ter a certeza que não nos vimos ultrapassados injustamente por colegas menos graduados, depois de termos conhecimento que há escolas que publicaram no seus sites, que os horarios enviados eram anuais e que por erro a degreh publicou-os como sendo mensais? Vi-me ultrapassada na lista por 13 colegas menos graduados que foram colocados em horarios mensais...e eu não fui colocada...
ResponderEliminarO que quero este ano como prenda de Natal? Um Director de Escola na família...mas sem escrúpulos.
ResponderEliminarO sito da Eça de Queiros foi abaixo alguém pode disponibilizar o printscren aqui para o blog para poder copiar. Pretendo apresentar queixa junto do provedor e da DGRHE e estou a reunir o máximo de documentação. Sugiro o mesmo a todods os colegas e contactem JÁ os sindicatos (mesmo que não sejam sindicalizados). Eu sei que podemos ter muitas queixas deles mas em tempo de guerra não se limpam armas!
ResponderEliminarDe facto muitos dos queixosos têm razão, também eu conheço horários com a "possível" duração de um mês na bolsa nº 2 e que serão anuais. Tudo isto é vergonhoso, assim como também é vergonhosa a situação em que me encontro enquanto Educadora do QZP a aguardar colocação.
ResponderEliminarTenho vergonha de ter que obrigatóriamente lidar com os funcionários da DGRHE, para tentar saber informações.
E as bolsas de recrutamento são o critério mais injusto de colocação de professores, criada no tempo da sua Exª , Ministra da Educação: Maria de Lurdes Rodrigues. Essa senhora se tivesse estado a dormir teria feito melhor obra, pois da herança dela só resta "m**da".
Lamento que os ministros seguintes não ponham cobro a esta rede de injustiças.
Estou completamente indignada e ainda hoje farei chegar por e-mail, a minha indignação junto do Senhor Ministro, Secretário de Estado João Casanova de Almeida e junto do Sr. Director da DGRHE.
Para as Dre`s não vale a pena remeter nada, retiraram-lhes toda a autonomia de decisão.
A qualidade, agora, é superior porque a DGRHE está entupida de processos e reclamações dos docentes. Podem ir aguardando meses por uma resposta.
Enfim...Muito vergonhoso.
Quando à Provedoria de Justiça, de facto respondem ao E-mail, mas nada fazem se houver justificações na lei, mesmo que esta lei seja injusta.
Este país, infelizmente, rege-se por dois pesos e duas medidas.
Fiz uma reclamacão sobre uma oferta de escola em meados de setwmbro de 2010...recebi ontem a resposta....enfim...um ano depois..para me dizerem que os directores têm autonomia....
ResponderEliminarFaçam manifs.... Indignem-se... Malvado Socas... Lol... Pena é coisa que não tenho de vocês...Votaram neles??? Aguentem-se!!
ResponderEliminarE quer queiram quer não, vão ter mesmo que ser avaliados.... LOLOLOLOLO
Indignação é pouco para exprimir o que senti quando vi a Br de ontem. Nunca imaginei que pudesse haver tanta tramóia e injustiça. Pela primeira vez só concorri a horários anuais, isto porque andar anos e anos a kms de distância também satura, tudo para investir num futuro um bocadinho melhor e nos permita pelo menos poder concorrer só a contratos anuais. Arriscarmos agora concorrer a contratos temporários, seria permitir-nos descer de cavalo para burro, passo a expressão. Portanto nunca imaginei este cenário, de colegas menos graduados, que estão muito atrás de mim, que ainda não passaram o que eu e muitos como eu já passaram, possam ficar com lugares até ao final do ano e aos quais eu concorri. Isto não se pode aceitar. Não se trata de o ano passado também ter acontecido e este ano previa-se, trata-se de que é injusto e ilegal.
ResponderEliminarNo meu grupo ficaram 3 colegas colocadas no mesmo agrupamento, para o qual concorri, com uma data final de colocação de 08-10-2011. É que nem sequer é um mês. Estão a fazer o que querem e isso é demais.
Respeito muito todos os colegas que estão nesta situação e a sentir esta indignação, pois só quem não teve de andar com a casa às costas para conseguir um bocadinho de estabilidade, algum dia, é que não percebe. E este mundo, assim como este concurso, não devia ser dos espertos, mas sim dos que cumprem as regras e fazem sacríficos para conseguir trabalhar.
Já contactei o sindicato, o agrupamento e deixo aqui o meu comentário porque acho que alguma coisa devia ser feita e esta bolsa devia ser retirada e totalmente alterada.
Isabel esta rede de injustiças só começou este ano. Tenho seguido anualmente a bolsa de recrutamento e nunca, mas repito nunca houve uma situação destas, claro que podem ter passado alguns erros mas não como desta vez.
ResponderEliminarO que é mais criminoso ainda é a transformação dos horários de duração anual em horários temporários com a duração de 30 dias (Informação confirmada pessoalmente pelo director de uma escola, que tem solicitado horários de duração anual à DGRHE que esta transforma em horários de 30 dias). Ou seja, deixa de haver distinção entre horários de substituição por 1 mês devido a doença e horários de 1 mês renováveis até final do ano, e independentemente da nossa posição na lista quem concorre a temporários será colocado no tipo de horário que sair primeiro...VERGONHOSO! Deixa de haver coerência neste sistema de concursos.
PS: Quanto ao Litlle River, nem comento a sua intervenção, mas tenho pena que neste país a ignorância ainda não pague imposto!
E quem não ficar colocado ,não têm avaliação acrescida de 1 ponto nem tempo de serviço.Logo perde 2 pontos na graduação!
ResponderEliminarVolta Isabel!! Estás perdoada!! Não queremos esta AVENTURA!!!
ResponderEliminarBoa ideia era ir partir as montras da 5 de Outubro e levar as pedras da calçada para atirar ao Palácio das Laranjeiras
ResponderEliminarQuem puder, apareça na 5 de Outubro às 17h.
ResponderEliminarHá uns dias atrás, houve uma entrevista ao professor Fernando Charrua, num blog, que agora não recordo.
ResponderEliminarO que ele afirmava era o seguinte, por outras palavras, claro: o ministério da educação pode ser outro, mas as máquinas instaladas são as mesmas e não vão descansar enquanto não descredibilizarem o sistema.
Dá que pensar, depois de todas as polémicas que vêm surgindo, quase todos os dias, relativamente aos concursos.
Há quem afirme (Manuela Moura Guedes, há dias no "5 para a Meia Noite")que a máquina está de tal maneira instalada, que têm pessoas a trabalhar, em que as suas funções são apenas comentar noticias e blogs, lançando farpas e a discórdia.
Por comentários que vão aparecendo aqui, começo a acreditar em muita coisa.
Há coisas que nos transcendem, a nós simples mortais, que queremos e precisamos de ter uma vida normal, trabalhar, sem interesses partidários.
É a Máfia, colegas! A Máfia portuguesa. Só assim se explicam tantos impunes neste país...
Boa tarde a todos.Sou do grupo 200 e estou indignada e só vejo colegas a passarem à frente.... isto dos anuais e dos pseudo-temporários....O que podemos fazer?
ResponderEliminarObrigada,
Patrícia Paraíso
Por aqui se nota a ralé de professores que somos...nas escolas fazemos vida negra uns aos outros, nos concursos vale tudo, nos blogs difamamo-nos...enquanto assim for, não chegamos aos calcanhares dos arquitetos, médicos, engenheiros...
ResponderEliminarO que está em causa é a injustiça, a corrupção... temos todos de nos unir e é já.
vamos para o ministério, até termos tudo resolvido. Confiar nos sindicatos e no Mário Nogueira é muito pouco.
Jorge Santos
ResponderEliminarSou professor contratado com o n.º de ordem 43 no meu grupo de recrutamento com 12 anos de serviço completos mais o estágio.
A escola onde estava no ano lectivo passado manifestou a intenção de me renovar contrato, eu também, havia horário (até 2 completos), mas não fui reconduzido porque entraram 2 colegas DACL. Numa escola a 23Km um colega do mesmo grupo com mais de 100 lugares atrás na lista graduada foi reconduzido.
Na primeira BR não fui colocado fiquei com 2 colegas à minha frente e entraram colegas com o n.º de ordem 700 e tal, claro em horários e escolas a que não concorri. na 2ª Br também não fui colocado sendo que mantenho os 2 colegas à minha frente e entraram mais 170 colegas do meu grupo, sendo que destes 11 entraram em escolas e horários para os quais concorri mas só para anuais.
A minha responsabilidade foi concorrer, como sempre, só para horários completos e anuais. pode ser mas não me parece que seja o unico responsavél por este fim prematuro da minha carreira docente. juro que nunca mais serei professor neste pais.
Boa tarde, colegas!
ResponderEliminarEu sou mais uma às espera de colocação e que viu colegas com graduação inferior serem colocados em escolas às quais eu também dei preferência... enfim...
...mas à parte disto gostaria de saber como reclamar desta situação.
Já agora, quando sairá a próxima BR? alguém sabe?
MariaB
No forum do Educare há exemplos de mails que podem enviar, eu já cumpri a minha parte: Sindicatos, Comunicação Social, Presidência da República, partidos da oposição e Provedor de Justiça. Vão ficar parados à espera da BR3? Acreditam em milagres?
ResponderEliminarMais um fabuloso critério
ResponderEliminarhttp://professorescontratados.blogspot.com/2011/09/ser-de-etnia-cigana.html
Para híbrida, Rosa, Sofia e mais alguém que não me lembro que ontem estava a responder, então depois de hoje voltar ao blog vi o que a híbrida me responde mais acima sobre o que eu tinha dito e disse bem (a Híbrida) e altera tudo o que eu disse com base no que li na lei em diário da republica e alterou o seguinte a híbrida fala nos 4 lugares numa escola que pediram anual e saiu na aplicação em temporário nesse caso e se houver mais era fundamental tentar saber de mais porque há um decreto de lei que fala sobre hipo negar um concurso e todo o concurso que sai em diário da republica pode ser hipo negado só me falta ler bem o decreto de lei mas penso que a vossa luta começa por hipo negar concurso ou seja falando em tuga claro anular esta palhaçada que esta a acontecer
ResponderEliminarvejam:
ResponderEliminarhttp://www.publico.pt/Educação/milhares-de-professores-ficam-sem-lugares-nas-escolas-1512771
Algarve
Estive a ler os comentários de alguns colegas e gostaria de chamar a atenção para algumas coisas...
ResponderEliminarNão creio que seja verdade que apenas este ano a situação se tenha passado desta forma... Horários temporários que se tornam anuais apanhei 4 na minha carreira (duas deles licenças de maternidade que no 2º período se esticaram até 31 de Agosto, e outro uma baixa médica)... Tive sorte nesses anos, mas também arrisquei porque uma das vezes fui para a Madeira e outra para Lisboa.
Noutros anos já fui um mês para Castelo Branco, onde me disseram ser anual e depois voltaram atrás. Foi difícil, tinha casa alugada e já estava com turma que afinal era de outra colega de quadro! Mas era contrato, estava assim na Bolsa e nada a fazer... Logo por azar na Bolsa seguinte, uma semana depois, fui colocada no Baixo Alentejo, num horário anual mas a 500 km de minha casa... Era a minha penúltima opção, e eu concorri ao país todo. Um colega que estava mais de 1000 lugares abaixo de mim foi colocado a 50 km, na minha opção 80 e tal...Podem imaginar como fiquei! Fui para o Alentejo e reclamei, já depois de uma semana pois era esse o prazo. Recebi resposta da DGRHE passados uns dias a dizer que nada havia a fazer porque eu tinha concorrido àquele lugar. São as chamadas "colocações ao minuto", como diz um colega...
Quando recebi essa resposta já tinha casa, fui super bem acolhida e estava muito contente com a vaga que me calhou... Se calhar há mesmo males que vêm por bem, apesar das 8h de viagem (para cada lado) que fazia cada 3 semanas para ver a família no Porto! No final do ano pedi recondução e infelizmente não pude ficar por questões burocráticas por onde nem quero entrar...
Questão onde queria chegar depois deste testamento: sempre aconteceram injustiças... Aparentemente este ano são mais visíveis e é tudo!
Podemos reclamar mas DGRHE vai arranjar sempre desculpas, como me aconteceu... Devemos é pensar bem antes de concorrer e se calhar arriscar um pouco mais...
A melhor das sortes para todos!
Impugnar e não hipo negar que engano enorme devia estar a pensar em hipopótamos na altura só pode
ResponderEliminarCara colega Sofia,
ResponderEliminarA sua exposição apenas refere horários temporários que eram, efectivamente, temporários. A situação actual nada tem a ver com o que descreve.
Uma coisa é haver pão quente e haver pão frio, facto que sempre ocorreu,mas este ano, cara colega, havia pão quente que deixaram arrefecer para transformarem em pão frio. E o padeiro esqueceu-se de avisar! Onde anda a Asae nestas alturas?!
http://www.dgrhe.min-edu.pt/Acordaos/PDF/385_05.pdf penso que isto tira algumas duvidas
ResponderEliminarColega Macaco na República das Bananas...
ResponderEliminarNa verdade eram anuais... Todos sabiam disso quando inseriram horários... Concordo que talvez alguns horários estejam a ser alterados, como denunciado pela ESEQ, mas não todos. Há sempre muitos temporários que afinal são anuais, eu também fui ultrapassada nas listas e podia estar colocada por um mês(ou não) na zona Sul...
Penso que não será assim tão linear... Afinal não sabemos a razão dos horários, como acontece nas OE com o "Aumento de Turmas"... Esse sim é descarado e não parece que vá acabar pois ainda agora estive a concorrer a muitas TEIP que com esse motivo tem no contrato 1 mês...
Para ser muito sincera, no que respeita à Bolsa de Recrutamento, ao nível do 1º ciclo, a situação não está muito diferente do ano passado para este ano. Já no ano anterior saíam poucos contratos anuais e raros foram os temporários que apareceram com mais de 1 mês de duração. A grande diferença este ano foi o número de professores colocados na 1ª lista.
ResponderEliminarAs pessoas agora estão é mais atentas, devido à polémica entretanto gerada pela durabilidade dos contratos na Ofertas de Escola, nomeadamente, quando o motivo da contratação de um professor é "aumento de turmas", pois é evidente que o professor será necessário até ao final do ano letivo.
Agrupamento de Escolas de Aristides de Sousa Mendes 219532430 Completo
ResponderEliminarAgrupamento de Escolas de D. Maria II 252311365 18 Horas
Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra 217540747 Completo
Escola Secundária da Cidadela, Cascais, Cascais 214864080 20 Horas
Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos 214420018 Completo
Agrupamento de Escolas de São João do Estoril 214658440 20 Horas
Agrupamento de Escolas Ibn Mucana 214607700 18 Horas
eu entrava nestes horários e fui roubado......
Lara:
ResponderEliminar1º) Não tenho visto grande impacto nos noticiários, pois o buraco financeiro da Madeira parece ter mais interesse e abafar os nossos gritos de revolta!
2º) A minha sugestão é uma VERDADEIRA manifestação de professores, incluindo os q obtiveram colocação e os profs do quadro!!! é necessário sensibilizar os nossos colegas q se encontram a trabalhar e q, infelizmente,estão indiferentes ao q nos está a acontecer (a grande maioria).... qualquer um deles pode estar na nossa situação no proximo ano e muitos esquecem esse pormenor!
POR ISSO, continuo a dizer que enquanto n houver uma TOTAL E ASSUMIDA UNIÃO ENTRE TODOS OS PROFESSORES N HAVERÁ MUDANÇA!!!!
Esta é a nossa oportunidade de mudar as coisas para melhor!!!
Sylvie: Teremos na sexta feira uma oportunidade de demonstrar essa união! Recebi sms de um sindicato a convocar para uma concentração à porta do MEC, às 15h.
ResponderEliminarEu lá estarei! Agora não posso obrigar todos os professores (os q obtiveram colocação e os do quadro, como dizes) a me acompanharem. Têm de ser eles a mexerem-se mas sei que este assunto está a passar ao lado de muitos deles.
Se chegares a uma sala de professores amanhã e perguntares quem quer ir à concentração, mais de metade te responderá: qual concentração?