segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Estrutura dos concursos

Retirei este esquema do "Guia de Sobrevivência do Professor e Educador Contratado e Desempregado" por achar relevante para alguns colegas mais novatos nestas andanças e que por vezes se confundem no que a tipologias de concurso diz respeito. Espero que ajude a atenuar algumas confusões...


No que concerne à Bolsa de Recrutamento, ficam aqui 3 esclarecimentos:

1) A DGRHE não publicita as listas de colocação resultantes das Bolsas de Recrutamento (BR). Cada colega apenas consegue ver a lista da BR do seu grupo de recrutamento, entrando na aplicação para o efeito, ou seja, o "público" em geral não tem acesso às listas das diversas BR. Para solucionar este problema, a publicitação destas listas é feita através de printscreen´s que os colegas tiram e enviam para mim ou para o colega Arlindo e que posteriormente são organizados e divulgados;

2) As colocações por BR apenas ocorrem até Dezembro.

3) Se o contrato celebrado for temporário e terminar antes de 31 de Dezembro, o colega após terminar o contrato pode regressar à BR para eventual nova colocação, mas terá de o requerer na aplicação informática.


Para terminar, apenas isto: muita gente me tem questionado acerca da data da publicitação das listas da primeira BR... Sinceramente não tenho qualquer informação oficial ou oficiosa da data da mesma, mas creio que entre 7 e 9 de Setembro algo deverá surgir. Como os colegas tinham até hoje (5 de Setembro) para se apresentarem nas escolas, somamos mais um ou dois dias para indicação das escolas dos horários em falta e  para o processamento de dados e teremos as primeiras colocação por BR.

10 comentários:

  1. Olá Ricardo

    Antes de mais quero dar-lhe os meus sinceros parabéns pelo blog e pelos conteúdos nele abordados. Obrigada pela atitude. É um blog que visito diariamente.
    Gostava que me esclarecesse sff à seguinte questão: O que acontece a um prof QA não colocado? Fica a desempenhar funções administrativas na escola a que estava agrupado, com horário zero ou perde o "estatuto" de QA e fica sujeito a uma colocação aleatória feita pelos serviços do ME (imaginando que apenas manifestou 1 ou 2 preferências no concurso). Desde já agradeço por tudo. Cumprimentos
    Helena Simões

    ResponderEliminar
  2. Para Helena: Por aquilo que sei, um QA colocado numa escola com horário zero passará a desempenhar outras funções que não as lectivas (obviamente), mas em horário de "secretaria". Eventualmente apoios, aulas de substituição, biblioteca... Dependerá da direcção da escola.

    Quanto à colocação, se não for administrativa será eventualmente em uma das primeiras bolsas de recrutamento.

    Espero não me ter enganado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo esclarecimento.
    Então dessa forma o QA continuará agregado à escola não sendo vantajoso arriscar muitas preferências no momento da candidatura ... é que nos tempos que correm isto levantava-me algumas dúvidas!!
    Mais uma vez agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
  4. Atenção que da maneira como este Governo está a levar a sério a contenção orçamental na educação, eu não arriscaria a ficar muitos anos com horário zero...

    Eu sei que posso estar a exagerar, mas é melhor arriscar com consciência.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Ricardo, sou contratada do 3º ciclo (grupo 520) com cerca de 75 colegas à frente.

    O que pensa (e sei que é só isso) dos horários que restaram para a BR?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo das 10:06, também sou do grupo 520 e tenho menos de 10 colegas à frente. Ando nisto há 12 anos... Também não sei o que me vai acontecer porque pelo que sei, nas escolas mais próximas de mim não há horários. De onde é? Eu sou da região de Viseu e concorri a Viseu, Aveiro e parte de Entre Douro e Vouga. Um Abraço e boa Sorte.

    ResponderEliminar
  7. Olá “híbrida”. Fico satisfeita de ver alguém BG aqui. Não há muitos….

    Eu sou de Viana do Castelo e concorri a zonas de Viana, Braga e Porto a horários 1 e 2.
    Tenho 78 à frente (o que inicialmente ma pareceu bom, mas com o passar dos dias parece-me que esses 78 se multiplicam como bactérias!).
    Na net lê-se que há escolas que quiseram pedir horários e não conseguiram e saíram agora; outros dizem que o que sairá será uma miséria. Não sei em quem acreditar!

    A minha esperança é ter colocado horários tipo 2 e o nicho do Porto. Mas não sei não….

    Que lhe parece a minha visão?

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde! Eu sou do Algarve e na escola onde estive no ano lectivo anterior informaram-me que a primeira Bolsa de Recrutamento será no dia 12.

    Boa sorte a todos e...para mim também!

    ResponderEliminar
  9. Se a espera valer a pena até poderiam sair no 13 ou 14 :)

    Mas a espera desespera.....

    Boa sorte

    ResponderEliminar
  10. Anónimo de Biologia e Geologia:
    Parece-me que poderá ter mais sorte do que eu. Pode ser que consiga mais perto de casa, se assim não for, terá sempre a possibilidade dos horários 2 no Porto. Eu encontro-me numa região muito difícil já há anos e o mais próximo do Porto que concorri foi Espinho, como tal, não lhe farei sombra! Espero que tenhamos sorte e que se estenda a todos estes que trabalham há anos para o MEC e que estão em casa, tal como nós. Deixe que lhe diga que pode, por enquanto, aproveitar para desfrutar mais uns dias da sua bela terra. Gosto muiiiito do Minho! Boa sorte.

    ResponderEliminar